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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Enviado: 22 Dez 2013, 13:13
por Rafaelo
xande do abv escreveu:Será que com as galerias mais abertas deve melhorar a refrigeração do motor :smt017 , pois deve circular mais água
O que acontecem são duas coisa de melhor.
1° Não cria mais borra nessa região apertada como era no Monza (bloco GM), ou seja a água passa mais facilmente, já que é mais aberto. Antigamente era muito comum criar borra e vedar a passagem da água podendo até queimar a junta, por isso.
2° A transferência térmica é mais eficiente, já que a água flui com menos barreira.
Não é que o motor vai esfriar mais, ou menos agora, isso não muda é igual. O que muda é a prevenção mesmo de problemas :smt023
Sá para constar, o bloco FGP foi implementado de 2003~presente na linha dos seguintes carros:
*Astra todos modelos
*Vectra
*Zafira
*S10 4 cil
Fabricaram algum motor FGP

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Enviado: 22 Dez 2013, 13:33
por coy
Valeu Rafaelo, obrigado pelas respostas.
Mas aproveitando;
Mas vc pode me explicar melhor sobre medidas do cabeçote e cálculo de potencia?
É o seguinte quando peguei o cabeçote na retífica o cara me disse que estava com 95.5 mm, mas fui medir com um paquímetro e deu 94,5mm, se meu paquímetro não for diferente do dele acho que ele errou na medida.
Quais os riscos que tenho com esta medida?
Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Enviado: 22 Dez 2013, 13:49
por Rafaelo
Posso sim. Faça o seguinte.
Medir altura do cabeçote pode dar interferência usando paquímetros pequenos. Como tu não deve ter um grande é mais fácil usar o teu e medir a "meia lua".
Meça ela e me passe a medida da profundidade dai calculo aqui a taxa.
Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Enviado: 22 Dez 2013, 15:31
por xande do abv
Rafaelo escreveu:O que acontecem são duas coisa de melhor.
1° Não cria mais borra nessa região apertada como era no Monza (bloco GM), ou seja a água passa mais facilmente, já que é mais aberto. Antigamente era muito comum criar borra e vedar a passagem da água podendo até queimar a junta, por isso.
2° A transferência térmica é mais eficiente, já que a água flui com menos barreira.
Não é que o motor vai esfriar mais, ou menos agora, isso não muda é igual. O que muda é a prevenção mesmo de problemas :smt023
Sá para constar, o bloco FGP foi implementado de 2003~presente na linha dos seguintes carros:
*Astra todos modelos
*Vectra
*Zafira
*S10 4 cil
Fabricaram algum motor FGP

:smt023 :smt023 :smt023 :smt023

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Enviado: 22 Dez 2013, 15:36
por eduardo_saura
Para dar o torque angular, pode usar essa ferramenta, eu tenho uma, achei boa e barata.
https://www.lojadomecanico.com.br/produ ... orquimetro
Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Enviado: 22 Dez 2013, 16:11
por coy
Também achei boa e barata, mas está esgotado há tempos.
Eu tentei comprar.
Aqui vc não acha nada nesta base de preço.
Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Enviado: 22 Dez 2013, 16:14
por Diego Paiva
Como eu não sou mecânico, e uma ferramenta dessas teria o uso muito reduzido pra mim. Então para dar o torque angular, fiz uma marca de referência no cabeçote, e como o parafuso é sextavado, cada aresta corresponde a 60º... então foi só girar o parafuso me baseando pelas arestas e pela marca de referência... bem tranquilo

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Enviado: 22 Dez 2013, 21:23
por rafamts
A dica do Diego é boa.
Eu, como sou cabeça dura, quando montei meu cabeçote acabei comprando o goniômetro (torquímetro para aperto angular)!