Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
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dbzronaldo
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Depois de algum tempo, terminei a conversão do meu ar condicionado!

E gostaria que vocês vissem como ficou! eu particularmente achei o cofre muito mais lindo, pois sempre quis ter essas mangueiras(tubulação) do Monza 96 no meu Monza 93/93.
Depois de um longo tempo, consegui concluir esse projeto!

Levando as peças para serem limpas com o gas 141b
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Todas as Mangueiras com Sensores / Filtro secador / Compressor / Valvula Canetinha do Monza 96 para gas R134a Prontos para serem colocadas
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Pressostatos originais do Sistema R134a
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Evaporador que encontrei novo, e original GM para Monza R134a (Peça Rarissima)
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Colocando a Valvula Canetinha Nova
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Chicote Eletrico do AC do Monza 96 deve ser trocado, pois os Conectores dos pressostato são diferentes!
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Eu terminando a limpeza externa das mangueiras! kkkkkkkkkkk
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O Condensador ainda não tenho fotos, esqueci de tirar! depois atualizarei o topico com fotos do meu condensador R134a
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Depois de um longo tempo nesse projeto! Tudo em seu devido Lugar! Coisa Linda de se ver!
As tão sonhadas mangueiras do gas r134a estao em seu devido lugar!

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BONUS
Proteção para o compressor que comprei! OBS: Meu monza desde q comprei tava sem!
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Filtro de Cabine para Monza 91 a 96 com AC que eu inventei!
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Editado pela última vez por dbzronaldo em 24 Jan 2015, 11:03, em um total de 1 vez.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

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Robson Lott
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por Robson Lott »

Muito bom, Ronaldo!

Agooooooora sim!!!!! Muuuuuuito mais bonito com as mangueiras novinhas, hein!? Aquele jeito feio tava enfeiando o carro, deixando com menos cara de Vectra, num é!? :lol:

Tirando a zueira, deixa eu comentar com vc uma coisa q vc tava encacucado antes: a presença desse "filtro", como o sistema do ventilador não foi previsto pra receber um filtro, pode ocasionar a impressão de um "vento" fraco no habitáculo, OK!? Me lembro que explicou sobre essa sua percepção e tem coisa aí que faz sentido. E não só a presença de um filtro como esse, como também as aletas sujas, motor cansado, sujeira nas escovas, etc... Bem simples de conferir. É só sacar o motor fora.

Abraços!

Robson
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vrsilva
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por vrsilva »

Bacana Ronaldo... espero mesmo que todo seu esforço aí valha a pena, e tenho certeza que valerá... Show de bola...

Quanto ao assunto que o Robson levantou...

Eu vi num site de uma empresa especializada em condicionamento de ar automotivo, e eles colocam as impressões deles ao fazer manutenção em alguns veículos, e ele comentam que quando o veículo não tem o filtro anti-polem eles o colocam, e quando o carro já o tem de fabrica eles comentam quanto sua posição no sistema... E pelo que vi, a melhor maneira é sempre antes do ventilador... Mas no caso do Monza que tem um sistema um tanto "curioso" é melhor mesmo colocar o filtro na entrada de ar externo, assim evita de ir muita sujeira e pó para a caixa de ventilação...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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pablopttm
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por pablopttm »

E a pergunta que não quer calar !

Tá gelando bem? Você colocou uma ventoinha auxiliar no condensador ?
Cofre ficou muito bonito mesmo , parabéns !!!
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dbzronaldo
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Robson Lott escreveu:Muito bom, Ronaldo!

Agooooooora sim!!!!! Muuuuuuito mais bonito com as mangueiras novinhas, hein!? Aquele jeito feio tava enfeiando o carro, deixando com menos cara de Vectra, num é!? :lol:

Tirando a zueira, deixa eu comentar com vc uma coisa q vc tava encacucado antes: a presença desse "filtro", como o sistema do ventilador não foi previsto pra receber um filtro, pode ocasionar a impressão de um "vento" fraco no habitáculo, OK!? Me lembro que explicou sobre essa sua percepção e tem coisa aí que faz sentido. E não só a presença de um filtro como esse, como também as aletas sujas, motor cansado, sujeira nas escovas, etc... Bem simples de conferir. É só sacar o motor fora.

Abraços!

Robson
hehehe, agora sim!! ficou com mais cara de Vectra né? heheheh

Robson, sim... o ventilador perde um pouco a eficiencia com o filtro anti polen, mas é melhor com ele pois fica mais limpo o sistema!
Meu motor ta 100%, aletas limpas, tudo foi limpo! ele esta com toda a eficiencia q o monza pode proporcionar, apenas te disse q comparado a outros carros como o vectra era fraco..
mas não é fraco não... ^^



vrsilva escreveu:Bacana Ronaldo... espero mesmo que todo seu esforço aí valha a pena, e tenho certeza que valerá... Show de bola...
Quanto ao assunto que o Robson levantou...
Eu vi num site de uma empresa especializada em condicionamento de ar automotivo, e eles colocam as impressões deles ao fazer manutenção em alguns veículos, e ele comentam que quando o veículo não tem o filtro anti-polem eles o colocam, e quando o carro já o tem de fabrica eles comentam quanto sua posição no sistema... E pelo que vi, a melhor maneira é sempre antes do ventilador... Mas no caso do Monza que tem um sistema um tanto "curioso" é melhor mesmo colocar o filtro na entrada de ar externo, assim evita de ir muita sujeira e pó para a caixa de ventilação...
Vinicius, converteza valera sim, muito a pena.. já fiquei contente apenas de ver as mangueiras no lugar. kkkkkkkkk
Foi oq eu fiz vinicius, coloquei o filtro antipolen na entrada, a onde o ventilador pega o vento... ficou uns 4cm das aletas do ventilador...

Como eu disse no whatts, é temporario.. o rafaelo vai fazer uma nova tampa, com suporte para um filtro de cabine.. la ele sera colocado em um lugar melhor e nao era reduzir o fluxo de ar!
assim que tivermos alguma coisa pronta disso eu postarei aqui pra vcs acompanharem!

pablopttm escreveu:E a pergunta que não quer calar !

Tá gelando bem? Você colocou uma ventoinha auxiliar no condensador ?
Cofre ficou muito bonito mesmo , parabéns !!!
hahahhaha, eu já ia criar esse post pra falar sobre o funcionamento do mesmo!

Ainda não coloquei a ventoinha, mas pretendo colocar sim! hehe
O ar não esta 100% ainda.... Pesquisei bastante o reparador antes de ir, Preferi ir em um que tivesse a maquina para inserir o gas por peso!
porem, quando cheguei la, ele começou a usar aquela maquina, que faz vacuo, remove gas, e insere!
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Porem, a maquina dele estava com problemas e nao conseguia inserir mais que 400g de gas R134a.
ele me falou q tava com problemas q que ia ter q colocar de forma manual, por pressão!

Não gostei nada quando ele disse aquilo, porem era o meu ultimo dia no parana antes da viagem, entao, não teria tempo pra ir procurar outro lugar! foi la mesmo!

ele inseriu, na hora eu até fiquei feliz com os resultados...
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Poremmmmmm.... Como o gas foi inserido por pressão não ficou a quantidade correta!
talvez tem mais e talvez tem menos!

- Eu já notei que esta congelando o evaporador, ou tem pouco gas, porque o compressor nao para ligado!
ele desliga de 2 em 2 segundos.... fica dando aqueles estalos no rele la dentro quando ele desarma, mas toda hora mesmo! de 2 em 2 segundos ele desarma.

Antes de eu sair da loja percebi q tava desligando muito, dai voltei la e ele pego e tiro um monte de gas... dai parou um pouco a frequencia de desligar!
fui embora... e depois começou dinovu!

- Outro problema que notei é que, o filtro secador não fica umido igual na foto acima, jamais ele ficou assim.. só ficou quando o cara tava inserindo o gas!
eu perguntei pq ele não ficou mais assim e ele falou que só ficava soado daquela forma quando tava inserindo o gas! mas eu sei que eh mentira, pq antes ele ficava todo soado o tempo todo, igual na foto acima!
nem gelado ele fica!


Assim q me sobrar um dinheiro, irei em uma loja boa e conhecida aqui na minha cidade! la eles tem a maquina que funciona! kkkk


Fiz uma viagem de 1600 KM de ida e volta, fui e voltei com meu ar condicionado não desliguei ele nenhuma vez!
esta funcionando até hoje da mesma forma! até as 13:00 da tarde ele gela bem(todo mundo passa friu), mas depois q fica super calorsao, ele não gela muito... gela muito pouco mesmo!
apenas refresca a cabine.... o pessoal de traz passa calor de certa forma!

Estou achando estranho porque não esta soando meu filtro secador! que por sinal é novo! era pra soar!
alguem sabe oq pode ser isso?

Essa é a marca do gas que foi colocado:
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Abrass
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por pablopttm »

- Eu já notei que esta congelando o evaporador, ou tem pouco gas, porque o compressor nao para ligado!
ele desliga de 2 em 2 segundos.... fica dando aqueles estalos no rele la dentro quando ele desarma, mas toda hora mesmo! de 2 em 2 segundos ele desarma.
tem pouco gás. 2 em 2 segundos aconteceu comigo e uma semana depois acabou o gás pois tinha um vazamento em um oring.
Pro evaporador congelar tem que tá gelando muuuito , e você notaria a intensidade do vento diminuir o que não foi o caso.
Antes de eu sair da loja percebi q tava desligando muito, dai voltei la e ele pego e tiro um monte de gas... dai parou um pouco a frequencia de desligar!
fui embora... e depois começou dinovu!
Já tinha pouco , e ele tirou ainda mais ! Esses " profissionais " gostam de usar a técnica da tentativa e erro !! E o $$ indo pro bolso deles é claro !
- Outro problema que notei é que, o filtro secador não fica umido igual na foto acima, jamais ele ficou assim.. só ficou quando o cara tava inserindo o gas!
eu perguntei pq ele não ficou mais assim e ele falou que só ficava soado daquela forma quando tava inserindo o gas! mas eu sei que eh mentira, pq antes ele ficava todo soado o tempo todo, igual na foto acima!
nem gelado ele fica!
Com certeza , você está certo ! Esse filtro secador quando você liga o AC é impossível ficar mais que 5 segundos com a mão nele.
Essa é a marca do gas que foi colocado:
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No meu sistema foi usado essa marca também. e o meu ac funciona normal.
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Ele está acelerando nessa imagem? a 4000rpm? igual na outra foto? Ronaldo , tem que gelar mais que isso e no maximo a 1500rpm. Quem anda com o carro a 4000rpm na cidade , ou no engarrafamento !?
Como comparação . Uso gás 134 da mesma marca que você e na foto eu estava em marcha lenta
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pedro peixoto
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por pedro peixoto »

gostaria de agradecer a todos pelas dicas e conhecimento passado aqui no topico! meu ar ta funcionando blza agora! o problema era a valvula de expansao ( block) q tava ruim... troquei ela em casa, coloquei orings novos (vermelhos, proprios pra 134), levei pra por o gas e ficou show! so nao gostei q o cara nao pesou o gas :( , ai nao da pra saber se colocou a quantidade correta, mas ta gelando ta, so nao sei se poderia ficar melhor
pedro peixoto
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por pedro peixoto »

dei uma pesquisada aqui e vi que limpam o condensador com zennith ou solupan (limpa bau), alguem ja fez? vou tentar com o q achar primeiro...
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