Véi, toda vez racho de rir...

Fantona! É o do Astra funerário, num é!?
Falando agora de coisa séria: Colocaram meu nome no ar ai... E no caso dos Monzas que tem somente VAF (Léo e Rettore), a leitura do fluxo de ar é dada NÃO no momento de "reconhecimento do ambiente" pela ECU, e sim meio que em tempo-real, não!? Suponhamos que ao subir, com a densidade do ar diminuindo, a sugada do motor vai ser a mesma com a descida do pistão, mas a qtd de ar passando na palheta do VAF vai fazer com que a abertura seja menor. É assim que a LE-Jetronic faria o "reconhecimento da altitude" e regulando a qtd de combustível dessa maneira?
Agora q pude ver a matéria do Vrum q o Rettore mandou na pg. anterior... Vale mto a pena ler! Eu não sabia que a propoção de altitude e perda de força fosse irregular... eu tinha a ideia que era 10% e pronto! Mas parece que o calculo pra 2.500m onde eu tô aqui no Ecuador não é -25% e sim -31% de perda!!!
Bem que dá pra perceber que a 4.000m de altitude o Vectra e o Volks velho que são os carros que guiei por essas banda, perdem mtaaaaaaaa força!!! E de acordo com os cálculos, seria mais da metade da potência do carro perdida!!!!
Só que tem um erro... mesmo as ECUs que não fazem o ajuste em runtime, tem-se um detalhe que eles meio q "fuçaram" na reportagem:
Na verdade, alguns engenheiros são categóricos em afirmar que até 2.500 metros de altitude a maioria desses carros vai bem. Acima disso é que o bicho começa a pegar, pois como o oxigênio é necessário para queimar o combustível e ele é mais escasso nessas altitudes, o motor vai trabalhar com a chamada mistura rica, que vai aumentar o consumo e a emissão de gases poluentes. O sistema de refrigeração também fica mais sensível a um possível superaquecimento.
Ok, o motor vai trabalhar com mistura rica... mas se desligar o carro (o que tem grandes chances disso acontecer devido à fadiga humana: mijão, lanche, fotos de paisagem, etc.), ao ligar o carro novamente, tudo se resovle! E o sistema de refrigeração sofre mesmo! É impressionante (tenho até um pequeno vídeo do Vectra) do quanto o motor tá em uma put@ carga, vai aquecendo a 50km/h numa subida íngreme a 4.000m e leeeeeento... daí da pra ver no instrumento o ponteiro subindo vagarosamente... arma-se a ventoinha e abaixa... e esse ciclo vaaaaaaaaarias vezes em intervalo de minutos! Daí quando fica mais plano, esse ciclo fica menos frequente.
(recordação boooooa, viu!

)
Rettore e Zé Leal,
no caso da ECU que tem EZ-K intercomunicando, tem-se o VAF e o sensor de altitude da EZ-K, e o reconhecimento da altitude pode ser que seja em runtime, será?! Até pq a EZ-K é digital (processa dinamicamente os parâmetros e tem mais canais de comunicação entre sensores e outputs) e inclusive tem questão de haver um canal de comunicação com a ECU, o que faria com que a EZ-K manipulasse a LE-Jetronic :smt014 hehehe!!
Abraços!
Robson
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km