Coletor 4x1 ou 4x2

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por luiz sle »

Mesmo aspirado? E se um dia vier um SC? :smt077

Pois é, mas o cara que eu tinha visto só vendia tubo com 6 metros. Indo 2,5 já me alivia muito! Cairia pra cerca de R$200,00 só o cano reto.

Então só de material, quanto vamos gastar? Acho que o sei vai dar a mais por ser mais engenhoso, o meu só o cano. Gostaria de fazer a réplica do escape do S/R pra abafar no final, em inox, mas aí já é pra um futuro distante. Por enquanto vai ser o mais simples possível. Quando o barulho começar incomodar eu coloco abafador. kkkkkkk
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

existem 2 motivos pra aumentar o diametro do sistema de escapamento.

deslocamento volumetrico ou sobrealimentadores. 2" atende perfeitamente um motor forte 2.0 mais nao atenderia um 2.0 turbo... ae entra oque vc tiver em mente no futuro, caso queira um SC ate daria pra deixar em 2" ja que os SC stock mandam apenas 0.5 ou 0.8 upgraded dae ficaria pequeno os 2". se pensa um SC em 2" vai te atender muito bem, se usar um compressor M45 stock por exemplo.

agora 2" aspirado entra muita potencia. no meu caso vai ser 2" nao pretendo sobrealimentar, senao teria que forjar o motor nessa minha config. dae ja nao é pra mim esse tipo de coisa.

dae nao rola, fala com esse cara que ele te fornece a medida que for, e as peças prontinhas. eu terminei o meu coletor hoje, agora vou pro main pipe... dae ja to falando com ele novamente hehehe.

olha, eu cotei 8 curvas de 90° 2" pro main pipe + 3 metros de 2" ainda nao vi o valor mais passa dos 300,00. o down pipe 500mm + curva 90° 2.5" 90,00 (sem flexivel, sem soldas, sem suporte, sem flanges) apenas tubos. o coletor foram 6 curvas 90° 1 1/2" + 1000mm 1 1/2" todos os materias polido 304 1.5mm 270,00 e poucos... nao lembro. o flexivel 100% 304 gastei 180,00, 8mm diametro de barra 304 pro suporte 50,00, soldas MMA 304 1kg 2.5mm, chapa 9.5mm 304 350X450mm 450,00, sem contar o CNC, suporte especial da rosca sonda lambda 304 38,00

as flange em 304 CNC que encarece pra valer. e se forem feitas no CNC nem se fala. pra mim saiu de graça o CNC tenho um amigo que tem ela.

sem duvida, o teu (monza) tem mais curva que o meu. o meu sai reto bem no meio do tunel original do N20XF. entao o teu tera um custo maior, mais curvas vao ser usadas... mais soldas... em fim. esse foi meu custo, tu ja tem uma base agora. a chapa 9.5mm 350X450mm ganhei do meu pai, com ajuda de um amigo do nosso ramo conseguimos por meros 130,00 na sucata. chapa novinha porem "usada". procura por ae que acha, em metalurgica nova com NF custa oque falei acima... dae nao da né muito caro.

eu tb to no mesmo barco. vou por 3 magnaflow USA inox 304 (1 catalizador alto fluxo. 1 silencioso intermediario. 1 ponteira. todos em 2" de perfil original "monza" ovais de mesmo layout ) so nisso vai 1500,00 rsrsrsrs porem sao eternos tambem... la de rocha, soldado em TIG,alto fluxos... mais nao tenho grana agora vo fazer como vc, deixa retao so no tubo 2" inox... quando comprar os silenciosos faço a instalaçao final, ja esta no projeto isso. eu tb to no futuro distante, o meu escape vai ser direto so pra fim de teste/ajuste/locomoçao simples. so vai me custar <400,00, contra 1500,00 + 400(main pipe)
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por rafael_club »

é como dizem 2pol pra original ou aspirado e 2,5 carros turbo geralmente :D ,coletor 4x1 é show de bola
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

rafael_club escreveu:é como dizem 2pol pra original ou aspirado e 2,5 carros turbo geralmente :D ,coletor 4x1 é show de bola
Depende da potência.

Para turbo acima de 200cv, já pode começar a pensar em 3".

Eu uso 3" direto, com curvas prontas, sem nada dobrado nem amassado e só um abafador direto lá no final.

Imagem

Aí vão dizer. Ah! 2,5" dá... é o que todo mundo usa.

Vai ver esse é um dos detalhes que ajuda meu carro na pegada da turbina vir cedo e forte (quem viu os vídeos sabe do que estou falando), a não estrangular em alta, não aquecer o motor andando por muito tempo de pé embaixo, etc. :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Mas num monza original, ainda mais no EFI isso vai causar uma elevação do torque máximo, ou seja, invés dele vir a 3200 rpm vai vir mais tarde, estou certo? Parece me que, o estrangulamento do escape no EFI tem função importante de ajudar a deixar o torque em baixa e até no aquecimento rápido do motor, principalmente nos EFI álcool. Estou certo? Ou estou falando besteiras?

Me corrijam aí...!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR

escapamento nao é uma coisa simples, um mal projeto pode interferir em tudo. existe a equalizaçao na escolha dos dutos(diametro). muito aberto(motor nao aquece,perde torque em baixa,baixo desempenho em baixa, alta poluiçao interna exagerada), muito fechado(motor aquece rapido,baixo desempenho em alta). entao tem que saber qual bitola usar.

2" 50mm é mais do que suficiente pra aspirados monstro, ja que nao é a potencia que importa pq isso é o resultado da queima, oque importa é o deslocamento volumetrico de um motor. pra motores 2.0 o aspirado desloca sempre oque diz o motor. deslocamente volumetrico por ciclo completo. ja adicionando um compressor a coisa muda. oque antes era 2" agora pode ser 2 1/4 ou 2 1/2"...

Vinicius, a faixa de torque em um escapamento ela praticamente nao se altera. oque acontece que "perde" torque quando os gases esfriam(mal dimensionamento) dae da a sensaçao que mudou de lugar, dae tem que aquecer mais acelerando mais a rpm... ate pode mudar algo de 100 rpm pra mais por tabela... quem tida isso mudar a faixa é o comando de valvulas escape 99% é a sua funçao. por isso que os comando variaveis deixam o motor melhor em qualquer situaçao. seja ele frio, seja ele quente. os coletores "dimensionados" 4X1 de prateleira sao pra pista onde nao importa torque. dae o pessoal compra ele pra andar no frio, no urbado e sente um pequeno vazio em baixa. oque é natural ja que ele foi feito pra alta rpm. por isso que os originais 4X1 sao curto assim como eu fiz no meu, pra deixar mais aquecido o rolo de gases. junção curta dos cilindro faz isso. ate melhora a resposta da sonda inclusive, especialmente as narrow.

tem sim fundamento no que diz respeito a aquecer os gases, especialmente os motores alcool onde esfriam o motor, se o carro se encontra no frio entao... ajuda recursos pra melhorar isso. nao sei se voces ja viram, mais o ferro fundido(coletor do monza) é um "otimo" condutor termico em palavras simples, ele transpira muito calor, irradia muita caloria, esfriando os gases la dentro e compromentendo o torque. por isso que eles antigamente apertavam o escapamento. o monza é um exemplo classico disso.

hoje em dia nao! hoje em dia temos o inox que é um pessimo condutor termico, transpira menos calorias, e deixa os gases mais quente, oque resulta em um aquecimento mais rapido e nao perde torque em baixa. isso é assunto de engenharia, nos simuladores CFD que utilizo me mostraram essa diferença na confecçao do meu coletor. ferro fundido X 304 X carbono baixo. nem preciso dizer que o 304 obteve melhor calor interno.

nao é atoa que grande parte dos fabricantes de motores fabricam escapamento em inox 304/308/316/ ou mesmo a familia 400(mais vagal que enferruja magnetico * utilizado no N20XF baixo custo). pena que acordaram tarde rsrsrs. a maioria dos leigos enchergar um inox pela sua belessa fisica e esquecem seu proprosito. que sao varioooooosss
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Então na verdade o maior problema do escape do monza não é tanto o fato de ser estreito para segurar os gases, e sim porque ele VAZA muito o calor, ou seja, ele solta o calor que deveria ser mantido dentro, para resolver isso eles reduziram o diametro e fizeram aquelas minhocas torcidas no 2x1?

Sendo o INOX um melhor isolador térmico, não teria esse problema, já que, ele iria conter com muita eficiência o calor dentro dele, não deixando vazar para o cofre?

Aí já estou começando a ver novamente possibilidades (bem) futuras de um 4x1 inox igual ao seu para motor perfil original...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR

sim, tambem por isso. o ferro fundido nao retem o calor, e tao pouco tolera ele. diferente do inox em especial familia 300(nao ferrosos)

tambem, o monza é muito estrangulado, passaram do limite(a maioria, senao todas as pessoas que colocaram um 4X1 de pista notaram a melhor em alta, oque ja é esperado). o raio da curva é muito fechada no coletor do monza,por dentro é corrugado atrapalhando todo o fluxo gerando turbolencia,é ferroso, contamina muito os silencisos, cria muito poluente dentro. nao tem beneficios algum pra falar a verdade. só o custo mesmo.

como falei pra voces precisa de um equilibrio, se deixa muito apertado vai penar em algum ponto, se deixar muito aberto em outro ponto. oque precisa é de um equilibrio(equalizaçao). o sistema de escape do monza ta longe de ser algo bom, pra voces terem uma ideia o duto condutor principal é pouco menos que 2" isso pra motor 2.0 !. é so olhar os vectra BC como aumentaram o diametro e reduziram as curvas pra melhorar o fluxo, mesmo assim utilizando carbono baixo e fundido no coletor. ja com o N20XF entrou o inox 400 melhorando ainda mais. no nosso i30 2.0 é 2" o main pipe. mede com um paquimetro os teus carros ae Vinícius, dae vai ter uma ideia de como o conceito mudou.

vou falar um exemplo didatico: meu pai fez uma churrasqueira portatil de grande porte pesando 180kg toda ela em inox 304,soldada na TIG e MMA,refratario etc. antigamente no modelo(carbono baixo) ele tinha que colocar mais carvao e lenha. hoje ele faz com a metade do que usava... pq? pq inox 304 tem uma alta taxa de inercia, demora pra aquecer, mais quando aquece segura muito mais o calor ja que é um pessimo condutor termico. segura mais o calor. no motor é "parecido" custou caro, mais os beneficios nem se fala.

sim, esse é um outro beneficio. como ele irradia menos calor pra fora, acaba aquecendo menos o cofre,tunel. boa parte da caloria fica retida dentro do tubo.

vale apena fazer em inox 304 de prefencia tudo ele inox flanges + dutos.

FLANGES CARBONO + TUBOS 304:
fica o alerta! isso é muito importante a quem queira usar o "mixto quente" flanges carbono baixo + inox 304. como voces ja sabem ambos tem diferencial na dilataçao termica correto? um puxa mais de um lado do que o outro quando aquecem juntos. oque pode gerar trincas... sim é verdade, é ate comum achar na net gente falando sobre isso que inox cria trinca... ela cria se nao souberem oque estao fazendo, ou se concordou sabendo com a mistura de materiais nao é legal.

eu nao aprovo o uso de materiais diferentes por esse motivo, velocidade de dilataçao termica serem diferentes... se der façam TUDO em 304 sei que é caro, mais a qualidade e durabilidade esta justamente ae. assim se livram de trincas indesejadas. no meu ate os parafusos,porcas,arruela é em 304 pra evitar ferrugem e serem o mesmo material do restante do sistema. assim todos estao na mesma sincronia.

pra voces nao acharam que to criando e mirabolando coisas hauahauahuaua
Condutividade termica(transferencia):
ferro fundido: 45 W (bom)
inox 304: 16 W (pessimo, oque é na verdade é otimo, os gases la dentro ficam mais quente que no ferro fundido)

304
Imagem

ferro fundido
Imagem

da praver que ele é ate mais pesado, os dados estao na tabela de comporaçao, o inox 304 é muito mais resistente a impacto, e a traçao(nao importante a escapamentos).
Responder