Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
kikocorreia
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por kikocorreia »

Acho que agora chega! Em um encontro converso ao vivo com os interessados no assunto. Como falei, cada um tem uma versão e alguns chegam a ser incisivos com respostas fazendo com que pareça que distorço a informação. Convivi com muita gente do meio desde pequeno e tive acesso a o que muitos não imaginam. Obrigado de novo. Acompanharei e escreverei o mínimo daqui por diante.
ACREDITA-SE SER INÚTIL FALAR SOBRE SI MESMO, SOU INENARRÁVEL, DIZ-SE QUE. - Kiko Correia
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

kikocorreia escreveu:Acho que agora chega! Em um encontro converso ao vivo com os interessados no assunto. Como falei, cada um tem uma versão e alguns chegam a ser incisivos com respostas fazendo com que pareça que distorço a informação. Convivi com muita gente do meio desde pequeno e tive acesso a o que muitos não imaginam. Obrigado de novo. Acompanharei e escreverei o mínimo daqui por diante.
Naaaaaoooo!!!!

Kiko, vc tem dado verdadeiras aulas aqui nesse topico. Por favor, continue escrevendo!!!!!

O debate enriquece nosso conhecimento e apura nosso poder de argumentacao.

A proposito: como creio que ja tenha escrito aqui, nosso amigo Jonatas levantou junto 'a ANFAVEA os Monzas Hatch fabricados em 88 e 89. Em 88 foram 300 e poucos. Em 89, zero. Ou seja, todas as evidencias levam a confirmacao de que eles partiam como CKD daqui para a Venezuela, e definitivamente nao foram montados no Brasil. Mas certamente a GM teve um bom trabalho para nacionalizar ou abrasileirar esses carros. O chassis e' 9B, ou seja, America do Sul-Brasil. Eles "abrasileiraram" esses Monzas. E realmente o numero de chassis esta em outra parte do carro (nesse caso, porta malas). Tanto e' a "gambiarra" que a GM fez para colocar esses carros da maneira mais rapida possivel no mercado, que a etiqueta de calibragem de pneus e o manual sao do Monza sedan.

Se eu fosse escrever um artigo, certamente citaria as duas versoes, sendo a primeira, identificada como "a lenda urbana" sobre esse carro, e a segunda, a "versao real". Ambas as versoes, a lendaria e a de fato, fazem parte da historia do carro. O que temos que deixar claro, como ficou aqui nessa discussao, e' que a segunda e' a correta, e a primeira versao, e' a lenda. Mas, como disse, a propria confusao faz parte da historia desse modelo... :smt021

A proposito, recebi sua MP, vou te adicionar no meu MSN para falarmos mais "de estos coches".

Grande abraco

Evandro
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
jcseujcs
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por jcseujcs »

Muito bom esse topico, extremamente informativo!
Kiko continue a nos agraciar com seus comentarios que nos enriquecem a cada nova leitura...
Esses carros são uma lenda que continua viva graças a pessoas como o Kiko e o Evandro, parabéns a vcs por resgatarem essa historia

Abraços

Julio Cesar da Silva
MONZEIROS.COM CRISTO

Ex-SL/e 92 2.0 alcool Completo
Album de Fotos: picasaweb.google.com/118269738781584223230/Monza?authkey=Gv1sRgCP3jzb2Y0Ju88AE

Atual XR3 89 1.6 cht alcool
viewtopic.php?f=23&t=25245
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

kikocorreia escreveu:Acho que agora chega! Em um encontro converso ao vivo com os interessados no assunto. Como falei, cada um tem uma versão e alguns chegam a ser incisivos com respostas fazendo com que pareça que distorço a informação. Convivi com muita gente do meio desde pequeno e tive acesso a o que muitos não imaginam. Obrigado de novo. Acompanharei e escreverei o mínimo daqui por diante.
Kiko, muito obrigado pelas informações.
Desculpa a minha falta de informações no assunto, mas, o que seria essa "ficha de montagem"?

A 2 semanas atrás tudo o que eu sabia sobre esses Venezuelanos é que eram "Monzas que vieram pra cá".
Agora, graças as pesqusias do Evandro e as aulas do Kiko aqui no tópico, percebi que é um assunto muito mais rico e interessante.

:smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
LCDBEST
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por LCDBEST »

Evandro, meu caro,

Esse tópico acabou ficando uma “coisa” de alto nível! Parabéns a vc por ter comprado esse S/R e ter trazido à tona essa discussão tão interessante de carros idem.
Um amigo meu procurou um S/R automático com afinco no final dos anos 90, nós vimos 3 carros, um vermelho, um prata e um branco, que ele acabou comprando. Vi esse carro depois em 2009 totalmente detonado, dava pena.
Vejam as fotos desse branco, que pertenceu a esse ex-amigo meu.http://imageshack.us/g/809/dsc0119pc.jpg/

Na época, não gostei muito dos S/R venezuelanos porque não tinham bancos Recaro, relógio digital (economia idiota, só porque o toca fitas tinha relógio integrado?? E o charme do reloginho laranja??) e desembaçador traseiro. O fato de ser automático eu achava e ainda acho muito legal, embora o câmbio sem o lock-up da terceira marcha seja um pé no saco a qq. coisa acima dos 100 km/h.

Li todo esse fantástico tópico e tendo a concordar com o que disse nosso amigo Kiko, tb. já ouvi a história de um lote que encalhou na Venezuela em 1989 e voltou para o Brasil. Só não sabia que tinha carros com injeção, porque era preciso de autorização do governo para importar os jogos de injeção em regime de drawback e em quantidade limitada para instalação nos carros nacionais, por isso em 1989 só equipou o Gol GTi. Aquela "fantástica" injeção analógica Bosch LE-Jetronic, custava quase a metade do preço do carro, pobre país aquele Brasil antigo.....

Essa história dos 226 carros me parece muito plausível, tão plausível que eu quase fecho a questão com ela e pretendo coloca-la no livro que estou escrevendo sobre o Monza, na forma de teoria plausível.... Evandro e Kiko, se possível, gostaria de me corresponder com vcs pelo e-mail: [email protected]. Evandro, seu carro ilustraria esse capítulo, e com isso deixaria de ser uma nota de rodapé para se tornar um dos mais importantes do livro....

Vão aí algumas informações adicionais que eu já sei sobre esses carros venezuelanos: Saiu sim S/R venezuelano sem bancos em couro e com cambio manual. Naquela época, em fins dos anos 90, vi vários desses carros pq meu amigo queria um S/R venezuelano, e não o brasileiro, e dois não tinha couro, inclusive um azul calcinha lindo. O banco sem couro tem um tecido muito parecido com o dos Recaros dos S/R nacionais 86/87, mas fica feio naquele banquinho fino de SL/E..... Pq os venezuelanos não saíam com os Recaros? Ficariam tão mais desejáveis.....

Eu acho o "nosso" S/R com os Recaros e aquelas rodas mais bonitas que os venezuelanos mas, enfim, gosto é gosto....

Sei ainda onde tem um S/R venezuelano 1989 vinho com cambio manual. Vou tentar providenciar fotos e mandar para vcs.
E aqui perto de casa foi vendido há pouco tempo um Classic venezuelano azul escuro, muito bonito. Segue uma foto que tirei. Essa roda venezuelana tinha que ter sido padrão nos Classics, acho que combina demais com eles....
http://imageshack.us/photo/my-images/508/img0567sl.jpg/

Ainda falando desses carros venezuelanos que sob certo prisma me fascinam, tentei comprar um S/R venezuelano azul recentemente. Por duas vezes, coloquei um papelzinho no vidro desse azul, mas o cara nunca respondeu. Não deve querer vender, e, infelizmente, mais um pouco o carro (que sobretudo dentro está muito bom) vai se perder para sempre. Vejam as fotos.
http://imageshack.us/g/195/dsc02238ah.jpg/

Acho que todos aqueles que gostam de carros antigos e/ou são colecionadores gostam de modelos exóticos, diferentes e, se possível, que tenham algum tipo de mistério envolvido. Os Monzas venezuelanos trazem isso de sobra. Sobretudo os S/Rs automáticos, com seu exotismo, ainda mais se considerando o mercado brasileiro na época em que foram vendidos, deve ter sido difícil achar os compradores para um esportivo automático....

Sugiro um tópico sobre alguns Monzas raros, tão ou mais raros do que os venezuelanos, tenho até uma pauta, mas não sei como iniciá-lo. De repente o moderador me ensina ou alguém inicia o tópico e eu dou minha contribuição.....

E parabéns a todos mais uma vez pelo elevado nível desse tópico!!

Abraços, LCD
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

LCD, muito interessante teus relatos! Bem, me diga uma coisa, não seria o Monza SR, o primeiro esportivo vendido no Brasil com cambio automático? Ou os Maveco GT, Charger RT vinham com câmbio automático?

Outra coisa, os SR Venezuelano, não tinham o Lock-up? Que eu saiba (E o meu era AT e tinha Lock-UP), os 89 em diante saiam com lockup, ou é porque o cambio vinha de outro lugar?
No mais, quero um livro do Monza!!! Abraços!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Murillo
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por Murillo »

As informações referente a este lendário Venezuela está criando forma, acho que depois de compilar as informações conseguiremos tirar ao menos algumas conclusões sensatas do que a GM fez com estes carros, é um mistério um tanto incomum.

Com os contatos e informações do Kiko creio que conseguiremos desvendar este mistério e ajudar o Luiz a redigir o livro do Monza, este paradigma de dúvidas e respostas deixa esta história mais emocionante para o desfecho.

Estou acompanhando e agradeço o Kiko e o LCD com estas informações riquíssimas!

Abs
Monza S/R 1986 Vermelho Bonanza
kikocorreia
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por kikocorreia »

Como disse, não falo mais sobre. Somente compartilhei o que me foi passado quando comprei o meu Monza Classic SE Venezuelano de um casal de idosos onde a Senhora que era a proprietária foi funcionária da GMB em São Caetano do Sul.
ACREDITA-SE SER INÚTIL FALAR SOBRE SI MESMO, SOU INENARRÁVEL, DIZ-SE QUE. - Kiko Correia
Responder