Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 1083
- Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
- Cidade: Belo Horizonte
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
É Rafaelo, tendo em vista o que você pesquisou, o preço de coletor está mais em conta mesmo, a solda fica INVIÁVEL mesmo.
Agora, tenho acesso a solda TIG, e eu mesmo faria o serviço de solda e machiamento, MAS SÓ PARA DEIXAR O COLETOR COMO RESERVA, E NÃO VENDER COMO SUCATA, compraria um inteiro para colocar no carro.
Agora, tenho acesso a solda TIG, e eu mesmo faria o serviço de solda e machiamento, MAS SÓ PARA DEIXAR O COLETOR COMO RESERVA, E NÃO VENDER COMO SUCATA, compraria um inteiro para colocar no carro.
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
por sorte eu tenho esses dois conectores em nylon aqui na minha oficina. estao na caixa novos originais gm.
eu medi a rosca dele e consegui 1.5 o passo, é conico ainda por cima. diametro 16.5 min e 17.5 max na rosca do conector. so esse macho deve custar carissimo.
Jorge tua MIG é AC ? tem que ser.
eu nao botaria em risco o motor por vazamento dagua ou ruptura por conta de 50 pila arrumando esse e colocando de reserva. na minha visao é melhor por no ferro e ganhar uns troco e compra um usado em bom estado.
eu medi a rosca dele e consegui 1.5 o passo, é conico ainda por cima. diametro 16.5 min e 17.5 max na rosca do conector. so esse macho deve custar carissimo.
Jorge tua MIG é AC ? tem que ser.
eu nao botaria em risco o motor por vazamento dagua ou ruptura por conta de 50 pila arrumando esse e colocando de reserva. na minha visao é melhor por no ferro e ganhar uns troco e compra um usado em bom estado.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 1083
- Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
- Cidade: Belo Horizonte
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
Não é MIG Rafaelo, é "TIG", usa uma vareta e um eletrodo não consumível de "tungstênio". A vareta pode ser para soldar alumínio, aço inox, aço de diversas especificações, ferro fundido. depende da composição e aplicação da vareta. solda inclusive ligas de magnésio. dependendo do resultado exigido não precisa de adição de material consumível.
Fiz um curso no SENAI em 2004, e já tinha alguma prática com soldas de aço carbono, mas não com o o processo TIG, DAÍ o curso foi bom para conhecimento, e na verdade nunca trabalhei ativamente com o processo, mas a habilidade exigida é a mesma para quem solda com maçarico, CLARO com mais qualidade.
A máquina não é minha, está numa oficina pequena de tornearia que já fui sócio.
Fiz um curso no SENAI em 2004, e já tinha alguma prática com soldas de aço carbono, mas não com o o processo TIG, DAÍ o curso foi bom para conhecimento, e na verdade nunca trabalhei ativamente com o processo, mas a habilidade exigida é a mesma para quem solda com maçarico, CLARO com mais qualidade.
A máquina não é minha, está numa oficina pequena de tornearia que já fui sócio.
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
ok, li na correria MIG... mas vale da mesma forma é AC essa maquina? se a maquina for DC esquece, nao vai soldar alumínio. pra soldar aluminio somente uma AC ela faz inversão de polaridade na freq 60hz isso remove os oxido de aluminio do cordao. DC nao tem como faz isso por ser corrente direta.
tb trabalho com TIG e MMA. inclusive tem alguns videos meus que mostro na pratica reparos em estampa automotiva. no meu monza por exemplo.
resumindo é mais facil pagar apenas 50 pila num coletor usado e largar esse num canto.
eu aqui na minha oficina tenho varios machos "conicos" 1/8 BSP - 1/8 NPT - 1/4 G - etc e sao bem carinhos... fico imaginando um desse porte que é bem raro e "maior". dificilmente alguem vai ter essa medida, essas 3 que falei sao bem comuns e quase toda oficina ou casa de fresagem e tornearia tem.
que diga de passagem 3/8 NPT sao usado no cavalete dagua do monza.
tb trabalho com TIG e MMA. inclusive tem alguns videos meus que mostro na pratica reparos em estampa automotiva. no meu monza por exemplo.
resumindo é mais facil pagar apenas 50 pila num coletor usado e largar esse num canto.
eu aqui na minha oficina tenho varios machos "conicos" 1/8 BSP - 1/8 NPT - 1/4 G - etc e sao bem carinhos... fico imaginando um desse porte que é bem raro e "maior". dificilmente alguem vai ter essa medida, essas 3 que falei sao bem comuns e quase toda oficina ou casa de fresagem e tornearia tem.
que diga de passagem 3/8 NPT sao usado no cavalete dagua do monza.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 1083
- Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
- Cidade: Belo Horizonte
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
Em si tratando de rosca cônica aí aperta né Rafaelo, Se fosse só o processo de solda tava na mão.
Agora uma rosca normal não daria ali não?
Qual necessidade de uma rosca cônica ali? É só para dificultar a manutenção e obrigar o compra de uma peça nova?
TÔ QUESTIONANDO SÓ POR CURIOSIDADE, PORQUE JÁ NOS CONVENCEMOS QUE UMA PEÇA DE DESMANCHE SAÍ BEM MAIS EM CONTA. VALEU!!!
Agora uma rosca normal não daria ali não?
Qual necessidade de uma rosca cônica ali? É só para dificultar a manutenção e obrigar o compra de uma peça nova?
TÔ QUESTIONANDO SÓ POR CURIOSIDADE, PORQUE JÁ NOS CONVENCEMOS QUE UMA PEÇA DE DESMANCHE SAÍ BEM MAIS EM CONTA. VALEU!!!
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
pois é Jorge, se tu usar sistema M18 1.5 ate daria... é oque mais se aproxima da rosca que eu vi hoje na peça. vo postar uma imagem. so que tem um problema, a peça é rosca conica e a area de aperto seria limitada. mas funciona tb se usar fita de rosca. a peça nao leva torque algum praticamente, acredito eu que funciona, teria que testar antes numa peça de "sacrifício".
o problema do amigo do topico que aconteceu a quebra, certamente foi rosca incomparável. tem que ter um certo cuidado ao tentar rosquear e ver que nao vai... se forçar acontece isso, ainda mais latao como foi o caso, por ser cônico como comentei quebrou. essa medida do coletor é bem estranha! nunca vi isso antes, me mostrou sendo métrico 1.5mm o passo, porem cônico, mas não tem cônico métrico ate onde sei. no meu pente polegada não "casou" nenhum FPP... somente metrico, muito estranho.



foi métrico M18-1.5 consultei meu quadro de rosca aqui na oficina e as "Normas conicas" BSP-NPT-etc não tem metrico. se re-passar la no coletor esse macho sinceramente nao sei oque aconteceria.
-----------
é que tudo que envolve agua/pressão se deve usar sistema Cônico. por padrao na eng. mecanica é assim. massssss é possivel usar o sistema comum. a pressao ali é baixa e não justificaria, o conico veda por si só. por isso se opta por fazerem isso. Agora oque eu nao entendo é a medida fora de padrão. oque me parece limitar a comprar peças deles e evitar reparos.
o problema do amigo do topico que aconteceu a quebra, certamente foi rosca incomparável. tem que ter um certo cuidado ao tentar rosquear e ver que nao vai... se forçar acontece isso, ainda mais latao como foi o caso, por ser cônico como comentei quebrou. essa medida do coletor é bem estranha! nunca vi isso antes, me mostrou sendo métrico 1.5mm o passo, porem cônico, mas não tem cônico métrico ate onde sei. no meu pente polegada não "casou" nenhum FPP... somente metrico, muito estranho.



foi métrico M18-1.5 consultei meu quadro de rosca aqui na oficina e as "Normas conicas" BSP-NPT-etc não tem metrico. se re-passar la no coletor esse macho sinceramente nao sei oque aconteceria.
-----------
é que tudo que envolve agua/pressão se deve usar sistema Cônico. por padrao na eng. mecanica é assim. massssss é possivel usar o sistema comum. a pressao ali é baixa e não justificaria, o conico veda por si só. por isso se opta por fazerem isso. Agora oque eu nao entendo é a medida fora de padrão. oque me parece limitar a comprar peças deles e evitar reparos.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 1083
- Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
- Cidade: Belo Horizonte
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
Com certeza a engenharia quis dificultar o reparo, obrigando a compra de peças originais.
Numa peça de rosca externa fica fácil fazer uma rosca cônica Mk18 com passo 1,5, com o CNC se faz peças seriadas. Já as roscas internas com macho cônico o preço da hora/máquina não compensa o risco de quebra e desgaste da ferramenta, A GM assumiu o custo por conta da exclusividade da peça original não aceitar paralelas.
Numa peça de rosca externa fica fácil fazer uma rosca cônica Mk18 com passo 1,5, com o CNC se faz peças seriadas. Já as roscas internas com macho cônico o preço da hora/máquina não compensa o risco de quebra e desgaste da ferramenta, A GM assumiu o custo por conta da exclusividade da peça original não aceitar paralelas.
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4252
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
Acho que, mesmo que a rosca das peças de latão seja igual à da peça original, o aperto pode ter causado as rachaduras.
Saindo um pouco da área automotiva, tínhamos um problema parecido nas instalações hidráulicas domésticas, onde, ao instalar torneiras e exceder no aperto (às vezes é necessário exceder, para que a torneira fique na posição correta), o joelho ou luva plástica rachasse.
Resolveram isso inserindo um reforço metálico no joelho ou luva.

Voltando ao caso do coletor, se as peças fossem plásticas, provavelmente não teria ocorrido a quebra, pois o metal do coletor seria mais forte do que as pecinhas plásticas. A corda sempre arrebenta no lugar mais fraco...lembram do dito popular?
Abs
Saindo um pouco da área automotiva, tínhamos um problema parecido nas instalações hidráulicas domésticas, onde, ao instalar torneiras e exceder no aperto (às vezes é necessário exceder, para que a torneira fique na posição correta), o joelho ou luva plástica rachasse.
Resolveram isso inserindo um reforço metálico no joelho ou luva.

Voltando ao caso do coletor, se as peças fossem plásticas, provavelmente não teria ocorrido a quebra, pois o metal do coletor seria mais forte do que as pecinhas plásticas. A corda sempre arrebenta no lugar mais fraco...lembram do dito popular?

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ