Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)

Mensagem não lida por Fariaswolf »

coy escreveu:No site da nafil vc consegue as juntas da taranto ou da sabo por um bom preço, ja postei o link pra vc, mas acho que se perdeu.
com relação ao que vc fez nos pistões, será que vc não correu o risco de desbalancear a peça?
Continuo aqui aprendendo.
sim, mas tem o frete, aqui na cidade um jogo sabó em outra loja, sai R$102,00, e as juntas universal, saem por R$60,00.

desbalancear não, a fábrica deve ter uma tolerância, pois ninguém que trabalhe lá vai ficar pesando os pistões e limando eles "cirurgicamente". então creio que essas 10g não faça diferença no motor, mas já "equalizei" tudo.

veja as fotos, não foi nada demais.

Imagem

Imagem
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

Eu não arriscaria com juntas, nunca ouvi falar sobre esta marca.

Realmente acho que não ficam medindo e pesando na hora da construção das peças, mas acho que isto se deve por serem feitas em uma forma que ja tem todas as medidas, principalmente sendo uma peça genuina GM.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Fariaswolf escreveu:agora me diga, eu tenho uma morsa de 4'' aqui, o pistão cabe com o pino todo pra fora, com folga nela.

se eu usar capas do mordente, de aluminio pra não machucar o pistão nem o pino, não posso usar ela pra por o pino na biela?? ai não preciso fazer toda essa traquitana ai.
tambem funciona, e melhor ainda pq é mais firme, so precisa encapar com cantoneira de aluminio os mordentes que funciona muito bem, embale o pistao com fita crepe pra nao raspar em nada. e tambem nao cair sujeira nas canaletas e aneis. quando terminar o serviço so desembrulhar. simule antes, vai treinando.

sobre a junta nao conheço. se londrina ta dificil imagina eu no interior! aqui so nas vizinhas e olhe la...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fariaswolf

Rafaelo escreveu:
Fariaswolf escreveu:agora me diga, eu tenho uma morsa de 4'' aqui, o pistão cabe com o pino todo pra fora, com folga nela.

se eu usar capas do mordente, de aluminio pra não machucar o pistão nem o pino, não posso usar ela pra por o pino na biela?? ai não preciso fazer toda essa traquitana ai.
tambem funciona, e melhor ainda pq é mais firme, so precisa encapar com cantoneira de aluminio os mordentes que funciona muito bem, embale o pistao com fita crepe pra nao raspar em nada. e tambem nao cair sujeira nas canaletas e aneis. quando terminar o serviço so desembrulhar. simule antes, vai treinando.

sobre a junta nao conheço. se londrina ta dificil imagina eu no interior! aqui so nas vizinhas e olhe la...

beleza vou encapar os mordentes e vou treinando na biela com os pistões velhos!

ps: deixei um pino de pistão que sobrou do opala no congelador, já faz um dia, amanhã vou tirar e ver se contraiu bastante. o pistão ta bem oxidado, então o pino mal encaixa nele se não for na base da porrada.

-------------------------------------------------------

chegou mais uma capetada, as pestanas e as borrachas dos vidros.

Imagem

fui lá no carro agora, todo feliz, desloquei a borracha em que o vidro corre, e comecei a puxar.. puxar, puxar, puxar, e saiu um metro de borracha lá de dentro.

nessa hora comecei a suar igual um porco na sauna, pensando que teria que tirar o forro da porta (mas isso ja estava nos planos, vou encapar com courvin).

o problema é, como coloca essa borracha no cajado, lá embaixo pro vidro correr?

eu sei que aqui não é lugar, mas então procurei no google e aqui, e não encontrei muita informação disso, só como troca-se a pestana. alguem já trocou?
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

tem que tirar o forro senao nao tem como puxar ela la de baixo. empurrando por cima nao desce, ate pq precisa encaixar na canaleta(empurrar). uma vaselina ajuda, mais nao resolve. vai precisar remover o forro, puxar por baixo a ponta da pestana, depois ir encaixando com os dedos ate entrar na canaleta. é uma barbada so fazer... da mais trabalho tirar e colocar o forro do que outra coisa. nao precisa tirar o vidro.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Para trocar a pestana o ideal é tirar os forros...

Mas porque tanto medo de tirar os forros? Não tem segredo...
Só tirar a tela do alto falante, e o parafuso do puxador, gira ele para baixo que ele sai, tirar a moldura da maçaneta... Depois com uma chave de fenda com a ponta protegida para não riscar a lataria, colocar no vão do forro com a porta lá no canto inferior, e puxa com cuidado para poder localizar as presilhas, localizando elas é só colocar a chave próxima à elas e ir forçando de maneira a soltar-las... Depois de ter soltado tudo, com o vidro totalmente abaixado, puxar o forro para cima.

Para poder tirar as pestanas externas com cuidado, é recomendado que retire o espelho fora, para tal, é só tirar o acabamento interno com cuidado, são duas travas neles somente, e saem com facilidade, debaixo do acabamento tem 3 parafusos, cuidado para não tirar tudo sem ao menos estar segurando o espelho...
Tirando o espelho a pestana externa fica totalmente livre, porém ela é bem presa na lataria, acho bom usar uma ferramenta para auxiliar na retirada...

Para a colocação da canaleta de borracha dos vidros, eu consigo colocar por cima mesmo, baixo o vidro todo, com uma mão puxando o vidro empurro a borracha com a outra, com jeito vai tranquilo... Mas isso é na minha que já está velha, nas novas realmente devem ser necessário retirar os forros para tal...
Mas já que vai precisar tirar por conta da pestana externa, faz tudo de uma vez só...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Fariaswolf

vrsilva,

eu não expliquei direito, eu tirei os forros já, e já troquei as pestanas do lado de fora.

o problema é a canaleta do vidro, eu tentei fazer do jeito que expliquei, empurrando por cima, mas ela não desce pelo trilho.

peguei vaselina já, vou tentar fazer isso amanhã, que já foi uns 2 litros de suor.

ai que tá o problema Rafaelo, como eu vou puxar ela se o vidro tá na frente?

será que o seu carro é diferente nisso? pensei que seria algo simples, tive que pegar um pedaço da canaleta velha e soquei lá, pra não ficar batendo o vidro.

bom, primeira coisa que eu vou fazer é testar com vaselina, se der sorte, ela vai.

ah, a canaleta que estava na porta, estava COLADA, tem que fazer isso?

uma surpresa desagradavel, na hora de tirar a pestana exterior, o friso saiu junto, e ... ferrugem na porta.

obrigado amigos!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

A pestana externa sai com o friso junto mesmo, já que são presas por presilhas, a ferrugem ocorre por conta das presilhas que, com o acúmulo de água na pestana enferrujam as presilhas... O meu não tem ferrugem alguma, se tiver apenas superficial, as presilhas estão feias superficialmente, mas não podres...

Estranho você não estar conseguindo por, pois com o vidro todo baixado, coloque primeiro o lado maior do vidro, ou seja, a parte que fica na coluna B, sem o outro lado o vidro fica com folga, puxando ele com a mão, ou melhor ainda, pedindo a "mãozinha" de algum ajudante, é super tranquilo de colocar, se precisar puxa por baixo por um lado apenas, não precisa pegar a canaleta inteira...
Colocado este lado o outro é MUITO mais tranquilo, pois é só um trecho pequeno do vidro que corre ali, comece colocando a pestana lá por baixo já no vidro, depois é só encaixar...

Acredito que não tenha necessidade de colar as canaletas de borracha não, pois como são novas, elas vão ficar firmes no vidro... E não coloque nada nelas, para "facilitar" a subida e descida dos vidros, pois com o tempo vira meleca, nem grafite é bom...

As minhas eu lavei na porta do carona, e ficou MUITO bom a subida do vidro, chega a subir quase 1 segundo mais rápida que a do motorista, sem contar que, o vidro sobe continuamente numa mesma velocidade, na do motorista ele da umas enroscaras em determinadas partes... Vou fazer isso logo logo nessa porta também...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder