O antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por coy »

Finalmente fiz o tampão, mas para não perder o costume tinha de acontecer algo:
O torneiro me cobrou R$ 30,00, em 10 minutos estava pronto, porém ao me entregar eu estava no telefone, abri a carteira paguei e fui embora ao chegar em casa percebi que na verdade eu tinha lhe dado uma nota de R $50,00 ao invés de uma de vinte, mas mesmo assim estou no lucro, pois tinha achado apenas a 70,00 e só faria na semana que vem.
Obrigado Rafaelo, coube certinho.
Para montar congelei o tampão e dei um calor no bloco com um soprador térmico (secador de cabelo, kkkkkkkkkkkkkkkk!).
Imagem
CAM00225 por coyrj, no Flickr
Imagem
CAM00227 por coyrj, no Flickr
Imagem
CAM00228 por coyrj, no Flickr

Umas coisinhas que consegui, nem sei usar a pistola de ponto se alguém souber de um tutorial me passa ai.
Imagem
CAM00232 por coyrj, no Flickr

Agora vem um problema:
Comecei a montagem, até hoje não tinha tirado o motor da caixa.
Todos os parafusos, bomba de água e furações batem certinho (só não testei a parte de volante, polias e esticadores), porém os parafusos originais do cárter do Monza não deram, pois a rosca do bloco é mais grossa coloquei quase todos os parafusos em seus lugares e só estes 14 do cárter e um que fixa o pescador não deram.
Amanhã vou ter de levar o motor com uma caminhonete, a uma loja de parafusos para medir os parafusos apropriados.
Não comprei o torquímetro, pois um amigo iria me emprestar um de estalo, mas hoje ele me disse que não esta achando (ele acha que foi roubado), então vou ter de comprar, pelo visto isto vai me atrasar mais.
Outra pergunta:
Como se tira as guias do cabeçote?
Estão presas no motor velho.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Tenho acompanhado com muito interesse este seu tópico.

Mas este óleo do seu câmbio, hein? Caramba, deve ser original de fábrica!! Ainda bem que vc trocou. :D
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

coy escreveu:Finalmente fiz o tampão, mas para não perder o costume tinha de acontecer algo:
O torneiro me cobrou R$ 30,00, em 10 minutos estava pronto porem ao me entregar eu estava no telefone, abri a carteira paguei e fui embora ao chegar em casa percebi que na verdade eu tinha lhe dado uma nota de R $50,00 ao invés de uma de vinte, mas mesmo assim to no lucro, pois tinha achado apenas a 70 e só faria na semana que vem.
Obrigado Rafaelo, coube certinho.
Hehehe! Ainda bem que o ano está acabando, toma um banho de sal grosso para tirar o mal olhado. O torneiro foi justo no preço e na confecção da peça, não está valendo apena ir buscar os outros 20,00 ou sai mais caro ir atrás deles?

De qualquer forma 50,00 está no preço da peça. Acho que nem vale apena sair correndo atrás dos 20,00, é capaz do cara se fazer de loco e perder mais ainda, né?
coy escreveu:Para montar congelei o tampão e dei um calor no bloco com um soprador térmico(secador de cabelo, kkkkkkkkkkkkkkkk!).
Haha! Já ajuda isso, a peça tem uma diferença de 0.1mm entre o alojamento e a peça, essa diferença é que faz a vedação. É um padrão que se usa 1 décimo. Ficou muito boa a peça, original, sem adaptação, reversível, quando quiser é só bater com um punção por dentro do cárter que tira o tampão.
O cara que queria soldar tem que prender um pinta desse, soldar um bloco zero é muita boquetagem. Não me espanto mais com isso, o nível aqui (Brasil) de trabalho e estudo está muito ruim, essa "MO" é bem comum até.

Que bom que conseguiu fazer a peça, agora é só curtir.

Esqueci de mencionar, a furação mudou nos bloco FGP. Antigamente era M6 (fracos para o projeto) hoje aumentaram pra M8 (mais resistente devido o cárter alumínio ser mais resistente). É so trocar o padrão para M8. É so pedir M8 8.8 X 14mm acho que o comprimento para cárter de Monza é 14mm o comprimento. Só levar o M6 e pedir um M8 do mesmo comprimento que da certo, desde que seja 8.8

Talvez precise aumentar a furação do cárter pra entrar o M8, mas isso é coisa simples de fazer que faz em casa mesmo em 3 min aumentou o furo do cárter, isso se precisar. Não precisa levar o bloco na casa de parafusos.

o pescador é M8 mudou também para um mais resistente. Só troca o parafuso para um equivalente bem fácil.

coy escreveu:Como se tira as guias do cabeçote? Estão presas no motor velho.
Aqueça o bloco onde está a guia, com cubo de gelo aperte contra a guia, a água vai entrar em contato com a guia e contrair, dai com um alicate de pressão prenda ele na horizontal e vai girando ate ele sair.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
coy

de qualquer forma 50,00 está no preço da peça. Acho que nem vale apena sair correndo atrás dos 20,00, é capaz do cara se fazer de loco e perder mais ainda, né?
50 não 60 dei uma nota de 50 e uma de 10, mas melhor deixar para lá, só o tempo que vou perder para ir lá, já não compensa, sem contar a distância. E ele deve estar precisando mais do que eu.
MARCONI ALBERT
coy

Ontem tive um tempinho a tarde:
Só pra comparar as condiçoes da junta
Imagem
CAM00245 por coyrj, no Flickr

olha como estava este calço:
Imagem
CAM00239 por coyrj, no Flickr

e agora o motor prontinho pra ir pro lugar:
Imagem
CAM00243 por coyrj, no Flickr
Só para registrar, tive de fazer uma pequena alteração no defletor de óleo do cárter. Tive de desdobrar três "orelhas" dele, para não ter risco de o eixo tocar nele após apertar o cárter e para a furação do mesmo bater certo nas do bloco.

Mais tarde o motor vai estar no lugar.

Uma pergunta:
Vcs acham melhor usar o anel de vedação da bomba d'água que veio junto a bomba (lembrando que comprei uma Nakata) ou do jogo de juntas da Sabó?
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR

coy escreveu:Só para registrar, tive de fazer uma pequena alteração no defletor de óleo do cárter, tive de desdobrar três "orelhas" dele para não ter risco de o eixo tocar nele após apertar o cárter e para a furação do mesmo bater certo nas do bloco.
Explica melhor isso Marconi, até onde sei não precisava fazer isso. O resto do pessoal não o fez. Até onde lembro, essa junta com defletor é a mesma do Vectra A, que utiliza as mesma coisa e não precisa de ajuste. E ainda tem o Kadett >97 usa o mesmo cárter "fase 2 Monza" e a mesma junta c/defletor e o mesmo bloco com roda fônica e não tem problema algum. Se observar a parte onde a roda fônica gira é aberto na junta, e os munhões passam distante dessas "abas". Se tinha dúvida sobre, era só colocar o defletor e girar o motor para ver se "ia pegar".

Não precisava ter feito isso. Bom, de qualquer forma está feito.

O calço estava só na rapa, hehehe!
coy

Para ilustrar vamos as fotos:
Imagem
EXPL por coyrj, no Flickr
No motor velho, não tem estas roscas do novo( lembra da minha duvida do balanceador, apesar de neste motor não ser usado as roscas estão ai, assim como outras não usadas) e apesar de nas fotos não parecer o vão entre o bloco e o eixo é milímetros menor no motor novo. Eu vi que não iria pegar no defletor mais as abas do defletor ficavam encostando-se ao bloco de forma que as furações não batem certinho na verdade apenas um furo que a lata ficou milímetros em cima do furo tampando rosca do bloco.

Como não tirei fotos peguei esta como referência:
Imagem
DEFLETOR por coyrj, no Flickr
As abas que foram viradas foram as marcadas com uma seta.
Repare que a roda fônica não atrapalha, mas o espaço entre as abas do defletor e do bloco existem e no bloco novo não existe.
Fotos originais comparem:
Imagem
DSCF0103 por coyrj, no Flickr
Imagem
CAM00248 por coyrj, no Flickr

E como novidade olha o coração no lugar.
Imagem
CAM00247 por coyrj, no Flickr

Abraços.
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR

coy escreveu:No motor velho, não tem estas roscas do novo( lembra da minha duvida do balanceador, apesar de neste motor não ser usado as roscas estão ai, assim como outras não usadas) e apesar de nas fotos não parecer o vão entre o bloco e o eixo é milímetros menor no motor novo. Eu vi que não iria pegar no defletor mais as abas do defletor ficavam encostando-se ao bloco de forma que as furações não batem certinho na verdade apenas um furo que a lata ficou milímetros em cima do furo tampando rosca do bloco.
Agora entendi, é esses locais de fixação é do defletor de cárter moderno como no meu caso, ou balanceador é o mesmo local de fixação. Nos outros blocos que citei ainda são GM, então não tinham.

O Nizer e o Leocastro não me relataram esse ajuste. Por isso achei estranho. De qualquer forma é algo muito simples de arrumar e não vai prejudicar em nada. Talvez a tua junta já veio "meio torta" de fábrica, e no bloco GM como não tem a tolerância é bem maior, se reparar a peça (defletor) é cortada na máquina e depois dobrada sendo uma lata muito fina pode ficar mais perto dos furos ou não... e qualquer variação na dobragem onde é estreito como é teu caso agora da essa encostada no bloco.

Está ficando bonito, hehehe! Tudo novo por dentro é outra coisa. Repare que a galeria de água dos FGP são mais abertas agora.
Como foi o cárter e os parafusos M8, é bom deixar tudo bem esclarecido para futuras consultas.
Responder