Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por fontana »

isso, tem que continua dando remdio pra tira a dor, cura a doença pra que???
o derretimento não foi por falta de lubrificação, ta ali desenhado o pistão derretido por fogo.....
alta taxa e gasolina não combinam....
alguns anos atras um chapeador aqui da cidade vez a mesma porcaria, ele tinha um monza efi original a alcool, ele tiro gasolina de um tanque de um carro que ele ta reformando e coloco no motor dele, ando na cidade, derreteu o motor......
motor efi é o mais facil do mundo pra converter pro alcool, é so trocar o bico, e a mencal do modulo pela original a alcool.....
fica tudo original como de fabrica, não quebra, não solta as tiras e não deforma....
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
Rafaelo
MODERADOR
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

fontana escreveu:o derretimento não foi por falta de lubrificação, ta ali desenhado o pistão derretido por fogo.....
tu nao entendeu merd-a nenhuma do que falei.

nao to dizendo que foi a falta de lubrificaçao que derreteu o pistao cara. eu dize que isso foi da pre igniçao devido a carbonização. oque eu acho que tem algo de errado é esse pistao ta mais carbonizado do que os demais, é so tu olhar esse anel raspador todo grosso de oleo e carvao. conseguiu entende isso?

e denovo, isso nao tem nada a ver com taxa e gasolina. tem mais coisa atras disso, lubrificaçao deficiente(pra mais ou pra menos), vedação de anel, janela de anel, e a propria ventilação do carter, ele tinha ou tem um negocio que coleta oleo e uma vez isso deu problema e saturou de agua e oleo. como disse, nao sei se tu acompanhou todo esse topico eu sim.

ficou claro?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Rafaelo escreveu:
fontana escreveu:o derretimento não foi por falta de lubrificação, ta ali desenhado o pistão derretido por fogo.....
tu nao entendeu merd-a nenhuma do que falei.

nao to dizendo que foi a falta de lubrificaçao que derreteu o pistao cara. eu dize que isso foi da pre igniçao devido a carbonização. oque eu acho que tem algo de errado é esse pistao ta mais carbonizado do que os demais, é so tu olhar esse anel raspador todo grosso de oleo e carvao. conseguiu entende isso?

e denovo, isso nao tem nada a ver com taxa e gasolina. tem mais coisa atras disso, lubrificaçao deficiente(pra mais ou pra menos), vedação de anel, janela de anel, e a propria ventilação do carter, ele tinha ou tem um negocio que coleta oleo e uma vez isso deu problema e saturou de agua e oleo. como disse, nao sei se tu acompanhou todo esse topico eu sim.

ficou claro?
tapa o sol com a peneira e quebra mais uma vez o motor......
carvão é do exesso de combustivel mal queimado, se esse motor ta "regulado" pro alcool, coloco gasolina vai lava, como a gasolina do PTrobras é uma jóia, vai bate pino, detona, grila sempre, vai cria carvão, por exesso e ignição deficiente, vai derrete tudo......
motor lavado dissolve o óleo, cria gas dentro do carter, etc e tal.......
só olhar pra vela que ela conta tudo, se tava quente, frio, se tinha solvente, mistura pobre ou rica, falta exesso etc........
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
Rafaelo
MODERADOR

fontana escreveu:tapa o sol com a peneira e quebra mais uma vez o motor......
pois é, a medidas pra corrigir isso eu falei antes e senao achar o problema vai quebra pela 4 vez.
fontana escreveu:só olhar pra vela que ela conta tudo, se tava quente, frio, se tinha solvente, mistura pobre ou rica, falta exesso etc........
é verdade, mas nao vimos ainda.

se tu tivesse acompado desde o inicio e nao so agora pra ver esse problema dele, teria uma outra opniao. por isso que estou dizendo que nao foi so a detonaçao e a pre igniçao o problema.

a detonaçao sabemos que venho da taxa + gasolina + avanço excessivo(alcool)
ja o deterrimento da pre igniçao, isso nao foi causado pela gasolina isso ja vem de tempos.... e quem é o causador? é isso que me questiono e isso tem que ser arrumado :smt023 senao vai quebrar denovo.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Fariaswolf »

não é só esse que tá carbonizado, todos estão assim, quando eu tirei a segunda vez os quatro para verificar os anéis, estavam todos carbonizados.
acho normal isso num motor "carburado", quando desmontei o motor do opala, cabia uma chave de fenda entre o pistão e a camisa, e mesmo assim rodava, fumando, mas rodava. quando tirei os pistões, cairam os pedaços de anéis e canaletas no chão, tenho até um pistão aqui em cima da mesa do ex opala.

quando abri o cabeçote do astra 2005 com 47mil km, os pistões estavam quase novos, sem nenhuma carbonização grossa.

quando travou a bronzina pela primeira vez, provavelmente foi por má montagem, ou ficou apertado demais e travou quando dilatou, pois todas as outras bronzinas (verifiquei mês passado todas) estão lisas, sem nenhuma marca, como se fossem novas.

então vamos deixar a bomba do 16v de lado, pq o problema não é ela.

passei a noite em claro pensando no que houve realmente.

*a primeira vez que derreteu, na hora a mistura estava rica, pois eu estava de olho na WB na estrada. então não foi por falta. falta de lubrificação eu duvido também, mesmo "aerado" o óleo, cheio de bolhas, teria travado o primeiro pistão também, e não só o ultimo.

*a camisa estava justa e recem feita, os anéis novos, deve ter superaquecido por atrito, dilatou o pistão + pré detonação, trincou a canaleta, e ela dilatou mais ainda, forçando contra a camisa, até fundir.

*a segunda vez, foi erro meu, 5 reais de gasolina em 15 de alcool, rodou uma semana assim até que quebrou a canaleta, mas sem derretimento dessa vez, provavel que a camisa já tenha desgastado um pouco e os anéis também, o motor ja estava amaciado.

*a terceira vez, erro do frentista, 20 reais de gasolina em um tanque vazio sem alcool. rodou com gasolina pura sem eu saber.

*o motor rodou por meses, sem grilar, sem superaquecer, sem bater, só com alcool puro, até eu colocar gasolina. tanto no frio, quanto no calor, transito pesado, etc.

*o catch tank nada mais é do que um reservatório de oleo, que evita que entre óleo pela TBI queimando mais ainda a cabeça do pistão.

*quando lavou o óleo com alcool, foi por ter pressão errada, MAP defeituoso, EPROM gasolina. o problema do catch tank em restringir a passagem do fluxo de gases já foi resolvida, troquei os niples pra maiores, e o fluxo flui normalmente até a TBI.

*essa carbonização vista no anel, provavelmente é pela detonação vazando pra baixo, por causa da canaleta quebrada. os outros três pistões estavam normais, só com a cabeça suja.

a dúvida é:

volto os pistões a gasolina, ou continuo usando os flex, e tomo cuidado pra não entrar uma gota de gasolina no tanque?

como disse, rodou por meses nessa configuração, só com alcool, sem grilar, sem bater, até ele provar um shot de gasolina.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Fariaswolf »

qual é a utilidade da chapa defletora no carter?
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Fariaswolf escreveu:não é só esse que tá carbonizado, todos estão assim, quando eu tirei a segunda vez os quatro para verificar os anéis, estavam todos carbonizados.
acho normal isso num motor "carburado", quando desmontei o motor do opala, cabia uma chave de fenda entre o pistão e a camisa, e mesmo assim rodava, fumando, mas rodava. quando tirei os pistões, cairam os pedaços de anéis e canaletas no chão, tenho até um pistão aqui em cima da mesa do ex opala.

quando abri o cabeçote do astra 2005 com 47mil km, os pistões estavam quase novos, sem nenhuma carbonização grossa.

quando travou a bronzina pela primeira vez, provavelmente foi por má montagem, ou ficou apertado demais e travou quando dilatou, pois todas as outras bronzinas (verifiquei mês passado todas) estão lisas, sem nenhuma marca, como se fossem novas.

então vamos deixar a bomba do 16v de lado, pq o problema não é ela.

passei a noite em claro pensando no que houve realmente.

*a primeira vez que derreteu, na hora a mistura estava rica, pois eu estava de olho na WB na estrada. então não foi por falta. falta de lubrificação eu duvido também, mesmo "aerado" o óleo, cheio de bolhas, teria travado o primeiro pistão também, e não só o ultimo.

*a camisa estava justa e recem feita, os anéis novos, deve ter superaquecido por atrito, dilatou o pistão + pré detonação, trincou a canaleta, e ela dilatou mais ainda, forçando contra a camisa, até fundir.

*a segunda vez, foi erro meu, 5 reais de gasolina em 15 de alcool, rodou uma semana assim até que quebrou a canaleta, mas sem derretimento dessa vez, provavel que a camisa já tenha desgastado um pouco e os anéis também, o motor ja estava amaciado.

*a terceira vez, erro do frentista, 20 reais de gasolina em um tanque vazio sem alcool. rodou com gasolina pura sem eu saber.

*o motor rodou por meses, sem grilar, sem superaquecer, sem bater, só com alcool puro, até eu colocar gasolina. tanto no frio, quanto no calor, transito pesado, etc.

*o catch tank nada mais é do que um reservatório de oleo, que evita que entre óleo pela TBI queimando mais ainda a cabeça do pistão.

*quando lavou o óleo com alcool, foi por ter pressão errada, MAP defeituoso, EPROM gasolina. o problema do catch tank em restringir a passagem do fluxo de gases já foi resolvida, troquei os niples pra maiores, e o fluxo flui normalmente até a TBI.

*essa carbonização vista no anel, provavelmente é pela detonação vazando pra baixo, por causa da canaleta quebrada. os outros três pistões estavam normais, só com a cabeça suja.

a dúvida é:

volto os pistões a gasolina, ou continuo usando os flex, e tomo cuidado pra não entrar uma gota de gasolina no tanque?

como disse, rodou por meses nessa configuração, só com alcool, sem grilar, sem bater, até ele provar um shot de gasolina.
se quebra canaleta, derrete pistão é ponto adiantado......gasolina e taxa e ponto alto não combinam.......
eu uso taxa alta alcool a vida toda e nunca quebrei nada....
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
Rafaelo
MODERADOR

essa imagem me perturba bastante, ela nao explica a taxa + gasolina. e tb nao explica pq ta queimando de forma irregular, Desculpa Guilherme mas tem diferença sim entre pistoes. essa foto é tua e atual ne? pois entao... isso nao é normal(da direita), um ta feito pinxe e o outro esta normal(pistao da esquerda)
Imagem

como falei antes, esse pistao que quebrou tava carbonizando muito. e isso pode ser ate baixa compessao, janela de anel se encontrando ou ate mesmo problema de medidas. a distancia nao tem muito oque palpitar.
Responder