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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 13 Dez 2013, 23:40
por eduardo_saura
E a conta vai subindo...

Vi que comprou coxim Axios. Fez a melhor escolha, é caro, mas vai durar 20 anos.

O óleo é bom sim, usava no meu 207

Fiquei espantado por não achar coisas básicas, como o silicone cinza e os parafusos do cabeçote :shock:. Ah! Não achar um torneiro p/ fazer uma peça simples!

A graxa de alumínio/cobre, ainda vai, pois até aqui em SP é difícil achar.

É que estou sem carro, pois roubaram meu 207 esses dias e estou a pé, pq se vc não tiver com pressa, posso comprar o silicone cinza e os parafusos do cabeçote aqui em SP e te enviar. Consigo comprar isso no domingo, só p/ enviar que poderia enviar só na quinta feira. Final de ano corrido no trabalho que não dá tempo nem de mijar :smt030 e ainda sem carro.

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 14 Dez 2013, 18:47
por coy
Já faço para deixar para mais gente, se interessar vejo para ti se consigo isso
Valeu Rafaelo, mas não quero te incomodar com mais isto, sem contar que estou louco para montar logo este carro.
Segunda feira irei atrás de uma solução para este problema e caso não consiga ai vou ter de apelar pra te incomodar mesmo!
Fim de ano e estou doido para colocar meu azulão na pista.

Correia eu comprei a mesma é super boa bem silenciosa
Correia sempre uso a Gates.

Só não compre Gund. Comprei esse porcaria e deslocou o sensor quando aqueceu. Simplesmente derreteu. Ai me irritei e comprei um sensor Bosch GM. E aquilo do barato que sai caro me pegou.
No seu caso vc esta usando o sensor né? Não é apenas para tampar o buraco?
Vi que comprou coxim Axios, fez a melhor escolha, é caro, mas vai durar 20 anos.
É Eduardo, sou meio chato com meu carro, sempre procuro logo as melhores marcas pois o barato acaba saindo caro!

O óleo é bom sim, usava no meu 207
Valeu pela dica, assim me sinto mais aliviado, pois assim já conheço mais pessoas que o usam.
Este é classificado como semi sintético.
Fiquei espantado por não achar coisas básicas, como o silicone cinza e os parafusos do cabeçote :shock: . Ah! Não achar um torneiro p/ fazer uma peça simples!
Os parafusos eu ate tinha achado mais só tinha 5 parafusos na Accioly, ai fui procurar em outras lojas e não achei voltando a Accioly eles me informaram que já tinham vendido, estou muito inclinado a usar os parafusos antigos já até conversei com o Leo Castro a este respeito.
Quanto ao torneiro, a cidade esta em franca expansão (grandes obras como construção do maior porto do país, construção de um estaleiro de submarinos nucleares, construção de uma base naval, construção de importantes estradas ai coisas pequenas eles ignoram.

É que estou sem carro, pois roubaram meu 207 esses dias e estou a pé
Tenho acompanhado este triste acontecimento e continuo na torcida pra vc resolver logo com o seguro para pegar logo outro carro.
Pq se vc não tiver com pressa, posso comprar o silicone cinza e os parafusos do cabeçote aqui em SP e te enviar.
Poxa pressa?
Estou louco de pressa, hoje foi f... tive ir na retífica de ônibus para pegar o cabeçote( não quis incomodar ninguém), sem contar que é fim de ano e tenho de visitar parentes (coisas normais de fim de ano) e como moro em uma cidade distante, só de carro mesmo.
Mas fico grato por sua disposição, veja bem não estou descartando não, apenas estou adiando esta possibilidade.

Final de ano corrido no trabalho que não dá tempo nem de mijar :smt030 e ainda sem carro
Exatamente o que estou vivendo.
Abraços

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 14 Dez 2013, 19:04
por Rafaelo
Blz senão conseguir eu vejo, o problema é exatamente a data. Nessas épocas algumas pessoas trabalham, mas outras menos por incrível que pareça. Aliás DETESTO Natal e fim de ano, são datas que não me trazem boas lembranças e prefiro não comemorar NADA, queria acordar em 2 de jan, ai tem essa loucura toda, calor. Olha é uma esmagada no saco isso tudo.

No seu caso vc está usando o sensor né? Não é apenas para tampar o buraco?
Sim, uso pq minha ECU utiliza roda fônica original para captar a RPM. No teu caso o máximo que vai acontecer é estragar o sensor como me aconteceu. Mas ele é ruim ate de vedar viu? Tenta achar de outra marca. Comprei o meu "Gump" Forest, rsrsrs! Na Nafil torrei 65,00 para o lixo.

O parafuso antigo podem ser reaproveitados não tem problema nisso. Eu já reaproveitei os originais do 1.6 pelo menos 3X
Quanto ao torneiro, a cidade esta em franca expansão (grandes obras como construção do maior porto do país, construção de um estaleiro de submarinos nucleares, construção de uma base naval, construção de importantes estradas ai coisas pequenas eles ignoram.
Sem dúvida, isso para torneiro mecânico é coisa mais fácil que tem. Além de rápido.

O silicone preto é parecido com o cinza, é o mais próximo. E se for de marca boa como as 2 ai pode pegar. É mais estético aquele preto destacando no motor do que outra coisa. O ideal é o cinza.

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 14 Dez 2013, 19:51
por eduardo_saura
Blz, se precisar eu compro e te envio sem problemas, mas para que consiga te enviar na quinta feira, tenho que comprar amanhã ( a loja abre de domingo) é a Mercado Car.
Ai no caso, preciso que me avise até amanhã umas 10:00h da manhã, que vou lá de manhã e já compro e na quinta te envio, pq durante a semana não vou ter carro p/ ir comprar isso daí, rsrs!
Os parafusos lá é da Taranto e o silicone é o Loctite, tem cinza, preto, vermelho, verde, fica a gosto do freguês, rsrs!

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 14 Dez 2013, 23:30
por coy
Para não perder a mania de perguntar:
Quando deixei o cabeçote na retifica eles me pediram para comprar uma marca especifica de válvulas (acho que 3B, não prestei muita atenção nisto), pois segundo eles as da Metal Leve estavam apresentando muitos problemas nos últimos tempos, mas notei estas diferenças abaixo, será que tem algum problema?
Imagem
diferenças das valvulas por coyrj, no Flickr


Olha a meia lua que o Rafaelo sempre se refere:
Imagem
meia lua por coyrj, no Flickr
Imagem
FAC por coyrj, no Flickr

Como eu tinha dito ontem fui buscar e não estava pronto, o dono da retífica se prontificou em trazer na minha residência, mas não trouxe (diz ele que veio trazer mas não encontrou o endereço e que meu o Nextel estava desligado e, ele não conseguiu contato comigo e retornou para a retífica a uns 30 kms de distância).
Então tive de ir buscar e fui de ônibus mesmo, já cheguei na retífica às 12:40 e estava fechada, porém o proprietário estava me esperando em frente a retífica e o burro aqui acabou esquecendo de pedir as medidas corretas por escrito, mas pedi para ele medir, ele então entrou na retífica levando o cabeçote e voltou dizendo que tinha retirado apenas meio milimetro no faceamento e agora estava em 95.5 mm; então dei mais uma chorada no preço que acabou ficando por R$170,00.
Então, como ele tinha me dito antes meu cabeçote era stand, mas achei estranho, pois a junta que estava nele era de metal (flex do Astra) será que trocaram esta junta sem facear este cabeçote?



Qual a real função deste pino de ponto de ignição na arvore de manivelas?
Parece obvio mas queria saber mais sobre isto.
Imagem
PINO PONTO DE IGNIÇÃO por coyrj, no Flickr


Achei uma matéria interessante sobre roda fônica:
http://www.noticiasdaoficinavw.com.br/v ... -e-funcao/
Abraços.

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 15 Dez 2013, 02:22
por Rafaelo
A cabeça das válvulas tem desenhos diferentes dependendo da marca, o problema de usar cabeça de desenho diferente entre pistões é que um deles vai "explodir" mais que o outro, ou seja vai ter mais compressão. O certo é deixar tudo igual. Se todas "cabeça reta" ou "côncava" dai não tem problema.

O cabeçote virgem STD tem uma margem segura de 1.5mm (e 2 mm máximo) para os fase 1 e 2. Se eles removeram 5 décimos de mm está dentro da margem, já que o cabeçote tem 96mm, então está com 1mm de folga de retífica ainda no cabeçote. Tem muita folga esse cabeçote. Tudo certo

Troca de junta não é obrigatório a retífica de face. Ela pode ter queimado mas não empenado, digo a original de fábrica antiga.

Os bloco novos FGP não tem mais isso por motivos obvio, isso era nos antigos GM ignição ajustável como carburador e HEI. Nos motores de hoje GM que é por roda fônica, não tem mais ajuste de ponto, é tudo fixo agora. Só colocar em sincronia a polia de comando e o resto é via ECU o ponto inicial, que é de 12°APMS, o usuário não regula mais a ignição, já que é toda em malha fechada, e tão pouco tem essas marcas físicas. Faz tempo que não vejo meu antigo bloquinho 1.6, mas um pino é o PMS e o outro o avanço inicial senão me engano era isso.

Bem legal a literatura da roda fônica. Interessante explicar que roda fônica pode trabalhar com sensores indutivos e hall, o hall são bem mais eficientes e preciso em qualquer rpm, já que geram ondas quadrada com variação na freq e sem falha em alta e baixa rotação, é sempre a mesma saída do sinal. O mesmo é ativo (alimentado 5 ou 12v) o meu motor hoje trabalha com um sensor Bosch GM de fase hall do próprio motor original, sensor que pode trabalhar a 25.000 rpm sem falhas, hehehehe!
Coloquei ele na bancada de teste e com os monitores do PC da ECU MS não mostraram perda de sincronia alguma nessa rpm ultra rápida. São fantásticos esses sensores hall.


Só por curiosidade, a tua taxa original STD é 9,2:1 cabeçote com margem de 1.5mm. Agora ele esta com 1mm e a taxa esta 9,7:1 vai ficar mais esperto, mais econômico e com mais torque.

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 16 Dez 2013, 20:03
por coy
Novidades:
Hoje passei o dia atrás de um torneiro e dos parafusos do cabeçote.
Torneiro ate consegui, mais (tudo tem de ter um mais) ele só pode fazer o tampão na semana que vem dia 27 o custo é de 70 pratas.
A empresa parece ser muito boa mesmo, eles tem muitas maquinas CNC.
Como estou com pressa pra montar logo este motor, na verdade estou precisando muito do carro, amanhã meu pai vai a outro município e vai tentar com outros torneiros.
Se não conseguir eu ate pensei em uma paliativa que seria comprar o tubo guia da vareta do Vectra , serrar e soldar(tampando) o furo deste tubo. depois encaixá-lo no bloco, mais é inviável pelo custo(120 pratas), pelo trabalho e pela aparência.
Amanhã vou começar a montar e se não conseguir o tampão a tempo pensei em pegar um parafuso com diâmetro próximo ao furo, cortá-lo bem curtinho e fixá-lo ao furo com Loctite de forma que a cabeça do parafuso não permita o risco deste cair dentro do motor. Isto seria apenas para poder usar o carro ate conseguir o tampão definitivo.
Parafusos não encontrei em lugar nenhum nem mesmo em uma concessionária GM (Grupo Líder), acho que vão os antigos mesmo.
Vi duas coisas interessantes;
Num desmanche tinha um Vectra 2000, pedi pra dar uma olhada no motor pra ver a posição da vareta e me surpreendi pois ele estava com motor de Monza completo, ate a TBI EFI estava lá.

O dono me disse que aviam roubado o carro e tirado o motor e la no desmanche eles transplantaram tudo do Monza pra ele, pedi pra ver funcionando e estava redondinho .
Agora vem a lambança, na cidade tem uma oficina linda, muito bem falada e que tem ate retifica fui ate la e expliquei o que eu preciso daí o dono me sugeriu que leva se o meu motor zero que ele tamparia o furo com solda isto mesmo solda num motor zero.
Agora à noite vou tentar trocar o óleo de caixa.
Juntas da caixa de marcha e silicone cinza
Imagem
CAM00192 por coyrj, no Flickr

Rafaelo valeu pelas respostas.

Edit:
Estava me esquecendo, em outra retífica o cara mediu o furo do sensor e da vareta em um motor de Vectra que ele tinha lá e me disse que eu consigo comprar uns selos de motor nas mesmas medidas para tampar os furos.

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Enviado: 18 Dez 2013, 00:09
por coy
As novidades de hoje são:
Óleo de caixa trocado. Aproveitei e deixei um passo a passo para ajudar alguém no futuro, veja:
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 14&t=28940

Umas fotinhas:
Imagem
4 por coyrj, no Flickr

Fotos da parte interna da caixa:
Imagem
CAM00202 por coyrj, no Flickr
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CAM00205 por coyrj, no Flickr
Imagem
CAM00214 por coyrj, no Flickr


Além disto desmontei, limpei e lubrifiquei com óleo novo os tuchos hidráulicos.
Abraços.