Página 21 de 36

Re: MONZA GLS 1995 AZUL

Enviado: 14 Fev 2014, 08:23
por Julio Cesar Ledo
Déco !

Bem interessante a sua explicação, fico imaginando como está a carbonização dos meus pistões visto que meu carro aparentemente nunca teve motor aberto... Peguei ele com 101.800 e já rodei 32.000 Km sempre usando gasolina aditivada e trocas de óleo antes do recomendado (óleo mineral 20W50 para 5k mas troco com 4k)...

Tento evitar criar borra de óleo no cárter e com gasolina aditivada aos poucos vai limpando os pistões, mas esse negócio do CAR80 eu desconhecia quando se trata de pistão muito carbonizado, inclusive vi em várias oficinas conceituadas esse procedimento ! rs rs

Valeu pela dica faz muito sentido, sobre criar polêmica, acredito q não tanto eu como Martins e o pessoal do forum somos 'mente aberta' e sempre tento absorver algo de bom das discussões 'sadias' ...

:smt005

Abração !
DÉCO escreveu:.
Martins, vou falar pra vc uma coisa que acho que vai criar polêmica : tenho alguma restriçao de utilizar estes aditivos (que em geral entregam o que oferecem) porem meu medo é da maldita carbonização dos pistoes... tenho um medo absurdo de "soltar" particulas com estes produtos e acabar riscando a camisa ( o "carvao" risca mesmo) nao posso afirmar que estes produtos possam chegar a "soltar" o carvao da cabeça do pistao, mas c soltar é problema a longo prazo.
Logico, que c utiliza-los desde o motor novo, ou apos abrir e limpar a cabeça dos pistoes, vai conservar sem carvao, mas pelo que ja li dos "estragos" que este carvao pode fazer numa camisa (inclusive superior a poeira) fico cabreiro, principalmente em carro a gasolina, que junta mais carvao que no alcool.
Pra vc ter uma ideia tem um procedimento para limpeza de carburador ( onde todos EFI e MPFI estao fora) onde c aplica CAR 80 dentro

da cuba e em todo o carburador, liga o carro e da umas aceleradas pra "jogar" o CAR 80 junto com a sujeira para fora (pra mim limpesa de preguiçoso) : jamais faria uma loucura destas tenho certeza que solta sim o carvao com este procedimento, mas logico que os produtos citados acima nao chegam aos pés do CAR 80 em questoes de agressividade, guardemos as devidas proporcoes.

Peguei esta imagem "emprestada" do Rafaelo de um outro tópico:

Imagem

abraço

Re: MONZA GLS 1995 AZUL

Enviado: 14 Fev 2014, 14:08
por RBMartins
DÉCO escreveu: Martins, vou falar pra vc uma coisa que acho que vai criar polêmica : tenho alguma restriçao de utilizar estes aditivos (que em geral entregam o que oferecem) porem meu medo é da maldita carbonização dos pistoes... tenho um medo absurdo de "soltar" particulas com estes produtos e acabar riscando a camisa ( o "carvao" risca mesmo) nao posso afirmar que estes produtos possam chegar a "soltar" o carvao da cabeça do pistao, mas c soltar é problema a longo prazo.
Logico, que c utiliza-los desde o motor novo, ou apos abrir e limpar a cabeça dos pistoes, vai conservar sem carvao, mas pelo que ja li dos "estragos" que este carvao pode fazer numa camisa (inclusive superior a poeira) fico cabreiro, principalmente em carro a gasolina, que junta mais carvao que no alcool.
Pra vc ter uma ideia tem um procedimento para limpeza de carburador ( onde todos EFI e MPFI estao fora) onde c aplica CAR 80 dentro da cuba e em todo o carburador, liga o carro e da umas aceleradas pra "jogar" o CAR 80 junto com a sujeira para fora (pra mim limpesa de preguiçoso) : jamais faria uma loucura destas tenho certeza que solta sim o carvao com este procedimento, mas logico que os produtos citados acima nao chegam aos pés do CAR 80 em questoes de agressividade, guardemos as devidas proporcoes.
concordo em gênero e grau !
inclusive já me alertaram disso quando comprei os aditivos que usei nele da primeira vez.
agora pra limpar essa carbonização dos pistões e de outras partes como válvulas, etc já ouvi falar várias vezes no que chamam de hemodialise ou descarbonização química onde uma mangueira é ligada no motor, vai injetanto detergentes que removem esse carvão, depois disso é sugado toda a sujeira por outra mangueira
Ah, mas essa seria uma discussão bem vinda :wink:

Re: MONZA GLS 1995 AZUL

Enviado: 14 Fev 2014, 21:33
por DÉCO
.
É rapaziada, este problema infelizmente é Real ! principalmente em veiculos a gasolina, mesmo usando de qualidade nao garante 100% de segurança quanto a depositos, e tem a igniçao tambem que poderia ser bem melhor etc...

Sabe que é possivel "visualizar" o nivel de "carvao" na cabeça dos pistoes ?

É só tirar uma vela, colocar o motor em PMS e com uma boa lanterna é possivel visualizar "quanto" de carvão tem inclusive com uma chave de fenda fina e muuuita "gentileza" fazer um "risco" de leve sem forçar mto para saber a "espessura" deste carvão. (talvez tenha até outra forma).

gostei deste esquema de "hemodiálise" muito interessante, só tem que ser bem feito pra nao correr o risco de ficar algum resíduo de carvao entre o pistao e a camisa, acima dos aneis , logo no pior lugar !!

No alcool, nao estamos livres, porem com muito menos residuos, logo depois que fiz meu motor (coisa de 2000 km) precisei trocar o cabeçote e vi a marca da gasolina da partida a frio, "sujando" a cabeça do pistao. :?

abraço

Re: MONZA GLS 1995 AZUL

Enviado: 17 Fev 2014, 08:53
por RBMartins
veja alguns comentários que achei na net sobre a tal descarbonização química :
DESCARBONIZAÇÃO
O QUE É: É outro tipo de limpeza do motor, mas relacionada às peças que estão em contato direto com a combustão interna, feita com um produto químico específico. Pistões, câmaras de combustão, válvulas e até mesmo dutos de admissão estão sujeitos à carbonização, que é a formação de depósitos de carbono, resultado de uma combustão incompleta.

QUANDO FAZER: Só quando os depósitos de carbono comprometerem o funcionamento do motor. O principal sintoma é a falha na vedação nas válvulas, o que reduz o desempenho e aumenta o consumo. Em casos extremos, pode levar à pré-detonação (batida de pino), que pode até furar o pistão. Assim como o flushing, sua eficiência é discutível. “A carbonização é de difícil remoção até mesmo por processos físicos como a abrasão, imagine com um produto químico”, diz Fukuda. Ele explica que um processo químico como os oferecidos no mercado pode até atenuar os efeitos de uma carbonização leve, mas não será capaz de propiciar uma limpeza interna totalmente eficaz. “A limpeza completa só é possível com banho químico, durante a retífica do cabeçote ou motor”, diz Fukuda, que faz questão de lembrar que esse é um problema maior de motor a gasolina. “Nos flex, o uso do etanol diminui bastante a carbonização no motor.”

QUANTO CUSTA: É feito por cerca 85 reais e também é relativamente simples: com o motor ligado, injeta-se o produto químico diretamente pela borboleta de aceleração ou por algum ponto de vácuo no coletor de admissão. Dura em torno de meia hora.
-Revista Quatro Rodas
Descarbonizar significa retirar por meio de um produto químico, a sujeira que adere em certas partes do motor, devido a queima do combustível.
O óleo que usamos, e mesmo a gasolina aditivada, servem para evitar que parte do resultado da queima de combustível acumule em parte vitais do veículo.
Cabeçote, válvulas de admissão e principalmente de escape, paredes do cilindro, anéis e cabeça do pistão, e ponta das velas, são lugares onde mais junta carvão.
No entanto, dependendo da quilometragem, se for alta, descarbonizar o motor pode inutiliza-lo, deixando-o com folgas e fazê-lo perder compressão.
Medir a compressão dos cilindros, para ver se tudo está bem, e se for o caso mudar o tipo de vela, colocando uma mais fria, e fazendo a limpeza bem feita do sistema de injeção ou carburador.
E logicamente colocando combustível e óleo de qualidade, pode resolver problemas de bateção de pino e perda de potência.
Se você fizer uma descarbonização, usando produtos para purgar, e o motor tiver por volta de 70 mil quilômetros, você pode joga-lo no lixo, pois no primeiro estradão que você tacar o pé, ele funde!
e como é o jeito tido como certo, indicado para motores já mais rodados:
1) Retirar a tampa de válvulas, correia dentada, soltar os coletores ( de admissão e descarga) e tirar o cabeçote.

2) Examinar o estado dos cilindros e pistões e, através desta simples inspeção visual vc vai saber se basta fazer a descarbonização ou se o "buraco-é-mais-embaixo" !!

3) Se os cilindros ainda tiverem as "estrias do brunimento" ( estrias diagonais nas paredes internas dos cilindros) basta raspar o carvão da cabeça dos pistões e depois escová-los adequadamente!

4) Leve o cabeçote inteirinho ( com o eixo de comando de válvulas junto ) a uma retífica e faça tudo o que manda o figurino: descarbonização quimica das câmaras de combustão, aplainamento da base, trocas das guias de válvulas, troca dos retentores de válvulas, troca dos mancais do eixo de comando, retífica do eixo de comando, e - provavelmente será necessário - troque as 4 válvulas de descarga ( pois ja devem estar muito danificadas e queimadas ) .

( Imagine se, ao invés de fazer a coisa desta forma, você optasse pelos fluidos milagrosos que prometem uma deescarbonização química !!
Vc ja imaginou onde iria parar todo o carvão desprendido pelo fluído mágico?? Pois é...iria parar dentro do catalizador e entupi-lo de vez !

Tem gente que quer fazer mágica e acaba com um prejuízo enorme !

5) Tire todo o óleo do motor e retire a tampa do carter e limpe com produto químico específico, retire a "peneira do pescador" e limpe-a.
( a peneira suja dificulta a circulação do óleo e se ela entupir ...adeus motor ! )

Tudo isso acima ( retífica completa e restauração do cabeçote vai te custar - no máximo uns 120 reais !

6) Compre um jogo de juntas novo , uma correia dentada nova e remonte tudo outra vez!

Somando o custo da retífica, das juntas, da correia e do mecânico voce vai gastar uns 300 a 400 reais no máximo !

É um valor pequeno mas que fará seu carro ficar ainda melhor do que está !

7) Agora, se vc tem dinheiro pra gastar e quer fazer uma serviço completo, pode tirar o motor fora e fazer a descarbonização da parte inferior do motor, trocar as camisas dos cilindros, jogo de pistôes e aneis, buchas de biela, retificar o virabrequim, etc, etc,!!

Re: MONZA GLS 1995 AZUL

Enviado: 23 Fev 2014, 12:34
por RBMartins
Bom Pessoal, hj arrumando o guarda roupas aqui de casa, "reencontrei" algumas revistas antigas minhas, e acabei encontrando até algumas preciosidades no meio delas:

tabela de preços de março de 2001:
Imagem

essa sem dúvida foi o maior achado no meio delas: revista em japonês :shock: sabe-se lá como isso veio parar aqui em casa:
Imagem

agora duvido alguem ler e me contar o que está escrito ai :lol:
Imagem

Para os amantes da Ford, especial sobre o Galaxie e Maverick:
Imagem

E claro, não poderia faltar um especial com a tragetoria do Opala:
Imagem

e dentro da Revista Opala e cia sairam algumas matérias relacionadas ao Monza:
Falando sobre o homônimo americano, que só partilhava do mesmo nome:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

e sobre o Lendário 500 EF:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

espero que gostem :smt023
abraço e bom domingo a todos !

Re: MONZA GLS 1995 AZUL

Enviado: 23 Fev 2014, 13:42
por S h E e Q u O
Lindas preciosidades! Passa um filme na cabeça da gente, né.
Bom domingo e boa semana pra vc também, Martins!
Se tiver mais, não hesite em mostrá-las pre gente!
Abraço

Re: MONZA GLS 1995 AZUL

Enviado: 23 Fev 2014, 14:33
por RBMartins
S h E e Q u O escreveu:Lindas preciosidades! Passa um filme na cabeça da gente, né.
Bom domingo e boa semana pra vc também, Martins!
Se tiver mais, não hesite em mostrá-las pre gente!
Abraço
podexá !
tenho mais umas especiais do Fusca, algumas 4 rodas antigas, uma delas com o teste do Gol 1.6 totalflex de abril de 2003, o primeiro carro nacional Flex, assim que der um tempo posto aqui
abraço

Re: MONZA GLS 1995 AZUL

Enviado: 23 Fev 2014, 14:53
por dimitrigsi
RBMartins escreveu:
S h E e Q u O escreveu:Lindas preciosidades! Passa um filme na cabeça da gente, né.
Bom domingo e boa semana pra vc também, Martins!
Se tiver mais, não hesite em mostrá-las pre gente!
Abraço
podexá !
tenho mais umas especiais do Fusca, algumas 4 rodas antigas, uma delas com o teste do Gol 1.6 totalflex de abril de 2003, o primeiro carro nacional Flex, assim que der um tempo posto aqui
abraço
Quatro Rodas nem precisa se preocupar, tem tudo na internet...