Re: Alfa1 x 2E, qual a diferença do cabeçote ?
Enviado: 17 Out 2010, 21:31
Também tentei colocar um 3E no cabeçote F1 do meu 1.6, comprei um coletor de admissão pro 2E/3E, e fiz o mesmo teste com a junta da foto acima. A foto diz tudo: há um pequeno deslocamento das passagens do coletor F2(carburado) pro cabeçote F1 (no caso do F2 injetado o deslocamento é enorme, as passagens ficam praricamente alinhadas com os prisioneiros superiores).
Mas se você deslocar a junta pra direita e pra cima (em relação ao cabeçote), verá que até é possível fazer a adaptação refazendo os furos dos prisioneiros no coletor de admissão 2E/3E e usando umas arruelas maiores (e reforçadas) para fixar o coletor sem ter problemas de entrada de ar falso. Quanto a diferença do formato das passagens, ao alinhar a junta com as passagens do coletor fica evidente que isso não é muito significante, pois as do F1 circundm as do F2.
Porém mudei de estratégia:
Adaptei uma TBi do Monza tubarão no coletor do Alfa 1. Abri a passagem de 37mm do coletor pra 45mm com uma furadeira frezadora que tenho aqui dando sopa... Depois fiz uma flange em alumínio (10mm de expessura) e a fixei com dois parafusos allen de 8mm no coletor usando uma junta entre eles. Nesta flange também tem os dois furos (M8) pra fixar a TBi, que são bem mais afastados e não caberiam no coletor do Alfa 1. Outro detalhe interessante é que como a Tbi é bem mais baixa que o carbutador Alfa 1, mesmo com a flange, a altura do conjunto montado ficou ligeiramente menor.
O legal é que a TBi tem uma borboleta de 44mm, o que seria aproximadamente equivavente as duas borboletas do 3E (30+34mm) juntas em área de passagem. Isso em si não quer dizer que é melhor ou pior, é apenas uma comparação de dados, mas que com certeza garante que o motor possa aspirar bem melhor que com o velho Alfa 1 (também utilizados nos Fiat 1050 e 1300).
Agora o F1 1.6 será injetado!
Mas se você deslocar a junta pra direita e pra cima (em relação ao cabeçote), verá que até é possível fazer a adaptação refazendo os furos dos prisioneiros no coletor de admissão 2E/3E e usando umas arruelas maiores (e reforçadas) para fixar o coletor sem ter problemas de entrada de ar falso. Quanto a diferença do formato das passagens, ao alinhar a junta com as passagens do coletor fica evidente que isso não é muito significante, pois as do F1 circundm as do F2.
Porém mudei de estratégia:
Adaptei uma TBi do Monza tubarão no coletor do Alfa 1. Abri a passagem de 37mm do coletor pra 45mm com uma furadeira frezadora que tenho aqui dando sopa... Depois fiz uma flange em alumínio (10mm de expessura) e a fixei com dois parafusos allen de 8mm no coletor usando uma junta entre eles. Nesta flange também tem os dois furos (M8) pra fixar a TBi, que são bem mais afastados e não caberiam no coletor do Alfa 1. Outro detalhe interessante é que como a Tbi é bem mais baixa que o carbutador Alfa 1, mesmo com a flange, a altura do conjunto montado ficou ligeiramente menor.
O legal é que a TBi tem uma borboleta de 44mm, o que seria aproximadamente equivavente as duas borboletas do 3E (30+34mm) juntas em área de passagem. Isso em si não quer dizer que é melhor ou pior, é apenas uma comparação de dados, mas que com certeza garante que o motor possa aspirar bem melhor que com o velho Alfa 1 (também utilizados nos Fiat 1050 e 1300).
Agora o F1 1.6 será injetado!