como testar o motor do parabrisa

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: como testar o motor do parabrisa

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Carlos, a engrenagem parece boa... a maquina ta bem levinha, movimentei-a sem o motor, não pesou nada. O induzido é o mesmo de antes, apenas foi enrolado.

O que voce acha? To achando que pode ser as palhetas.. antes elas ficavam pulando no parabriasa.... estou pensando em comprar um par de palhetas dyna... As minhas são cibié...

Só não lubrifiquei a parte móvel que vai presa na churrasqueira. Como faço para lubrifica-la, tem que desmontar tudo?

Abraço!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1995

Mensagem não lida por Marcel Murai »

480,00 ???!!!!
affffffff :shock:
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Diego Paiva escreveu:Carlos, a engrenagem parece boa... a maquina ta bem levinha, movimentei-a sem o motor, não pesou nada. O induzido é o mesmo de antes, apenas foi enrolado.

O que voce acha? To achando que pode ser as palhetas.. antes elas ficavam pulando no parabriasa.... estou pensando em comprar um par de palhetas dyna... As minhas são cibié...

Só não lubrifiquei a parte móvel que vai presa na churrasqueira. Como faço para lubrifica-la, tem que desmontar tudo?

Abraço!
Diego,

para lubrificar, retire a máquina do limpador do carro. Próximo a rosca da porca de fixação dos braços dos limpadores, vai ver uma trava. Solte a trava e empurre o eixo para baixo. Depois de limpar as peças, passe graxa e monte tudo.

A partir do momento que foi refeito o enrolamento do induzindo, deixou de ser o mesmo. Não sabemos se foi utilizado mesmo tipo de fio com a mesma bitola. Quem garante que foi usado a mesma quantidade de espiras neste induzido?
O fato é que você está percebendo que o motor está fraco. Isso pode acontecer por tensão de alimentação baixa ou sem corrente, mecanismo "pesado" ou motor com problemas ou fora de especificação. O motor do limpador tem uma força bem razoável, não acredito que apenas um par de palhetas deixará o motor lento. Se tivesse outro motor para testar ficaria mais fácil.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Carlos A. Freire escreveu:
Diego,

para lubrificar, retire a máquina do limpador do carro. Próximo a rosca da porca de fixação dos braços dos limpadores, vai ver uma trava. Solte a trava e empurre o eixo para baixo. Depois de limpar as peças, passe graxa e monte tudo.

A partir do momento que foi refeito o enrolamento do induzindo, deixou de ser o mesmo. Não sabemos se foi utilizado mesmo tipo de fio com a mesma bitola. Quem garante que foi usado a mesma quantidade de espiras neste induzido?
O fato é que você está percebendo que o motor está fraco. Isso pode acontecer por tensão de alimentação baixa ou sem corrente, mecanismo "pesado" ou motor com problemas ou fora de especificação. O motor do limpador tem uma força bem razoável, não acredito que apenas um par de palhetas deixará o motor lento. Se tivesse outro motor para testar ficaria mais fácil.

Abs,

Carlos Freire
É verdade, Carlos, pode ter ocorrido algum erro no enrolamento do induzido.
O fio utilizado foi o nº 24, segundo o reparador, de mesma bitola do original, mas vai saber, né...
Quando o rapaz tirou o fio velho do induzido, ele contou quantas voltas tinham e depois enrolou com fio novo com a mesma quantidade, mas pode ter errado alguma coisa na hora. Antes do motor queimar, ele tava meio lento, as palhetas ficavam pulando no parabrisas em alguns momentos...
Até questionei ao rapaz se caso ele enrolasse errado, alguma volta, se o motor fucionaria.... ele disse que nem se mexeria :smt017 agora não sei o que fazer. Vou ver amanhá se faço essa lubrificação que você falou, para ver se melhora. :mrgreen:

Abraço!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

o meu travo por falta de uso
:D

tive que compra um no fv por 40,00 completo, depois reformei o meu e fico bom, se complica compra um no fv diego
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
denis.roraima
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por denis.roraima »

Carlos A. Freire escreveu:Denis,

fotos do motor do limpador Bosch do meu Monza GLS 96:

Sequência de cores dos fios - amarelo, marrom, verde, violeta/branco e branco.

Imagem

Imagem

Fotos do motor do limpador Dyna (importado) Monza GLS 94 - meu back up:

Sequência de cores dos fios - Amarelo e Branco.

Abs,

Carlos Freire

desculpe estive meio "offline" por uns dias.Pois é carlos o meu é igual a esse seu BOSCH. A minha dúvida não é em relação a fiação externa mas no caso internamente a engrenagem nao precisa estar alinhada conforme esse SOCKET que recebe os dois FIOS VERMELHO E VERDE que também serve como TAMPA? um abraço.
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Denis,

entenda bem... você pode colocar a engrenagem em qualquer posição. Ao ligar e desligar o motor pela alavanca de acionamento atrás do volante, a engrenagem vai parar no lugar certo, depois é só montar os braços.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
denis.roraima
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por denis.roraima »

Carlos A. Freire escreveu:Denis,

entenda bem... você pode colocar a engrenagem em qualquer posição. Ao ligar e desligar o motor pela alavanca de acionamento atrás do volante, a engrenagem vai parar no lugar certo, depois é só montar os braços.

Abs,

Carlos Freire
Ok Carlos obrigado. agora entendi, vou tentar fazer então e depois posto os resultados.

abraço e boa noite.
Responder