água da torneira no sistema de arrefecimento

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: água da torneira no sistema de arrefecimento

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Meu Monza é um GLS 94, portanto já com 15 anos de uso.
Sempre usei água da torneira + aditivo, e nunca precisei trocar um selo que seja. As mangueiras ainda são as originais, bem como o radiador.
A dosagem de cloro aqui na minha cidade não é muito alta, e se deixarmos um recipiente com água descansar por algumas horas ele perde praticamente todo o cloro.
Aqueles filtros de carvão ativado também eliminam o cloro da água.
Uma filtragem e passagem por filtro de carvão torna a água da torneira boa até demais para uso em motor de carro.
Claro que existem lugares onde a água tem mais do que cloro. Barro das tubulações é um dos componentes que se encontra com frequencia.
Pompéia, cidade no interior de São Paulo, tem uma água que se deixada numa bacia ao sol, qdo seca fica um resíduo branco no fundo. Ninguém lá bebe essa água, apesar de ser a água fornecida pela prefeitura.
O ideal, para os perfeccionistas, seria água desmineralizada ou destilada.
Para os meio-perfeccionistas, água da torneira filtrada já resolve. :lol:
Meu Chevette, comprado zero e que ficou comigo por 32 anos sempre usou água da torneira. Houve época em que eu usava só água, sem o óleo soluvel pedido no manual, que se tornou dificil de encontrar. Pois nesse carro só um selo vazou, e mesmo assim depois que o carro passou a ficar parado na garagem por anos, já que ninguém mais o usava.

Da mesma forma que é recomendado o uso de nitrogenio em certas aplicações, como para encher amortecedores e pneus de avião, eu nunca vi ninguém usar. Usavamos o ar comprimido mesmo, sem trauma.

Água mineral é perigo certo. Existem trocentos tipos de água mineral, algumas até impróprias para uso humano, de tanto mineral que contém. Jogar uma água mineral qualquer num motor é jogar com a sorte.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
BR MONZA
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por BR MONZA »

Pode parecer brincadeira, mas uma coisa que eu e meu pai fazemos há muito tempo é só utilizar água mineral no nosso monzão. Lógico, sempre acompanhado do etilenoglicol. Às vezes, é logico, falhamos e colocamos água da torneira, mas sempre que possível colocamos água mineral.
pccoelho52 escreveu: Esse aditivo a base de etileno glicol é para colocar junto com a água?
Isso, esse aditivo tem como função elevar a temperatura de ebulição da água. Tem a ver com diminuição da pressão máxima vapor da água, diminuindo a agitação de suas moléculas e impondo assim a necessidade de maior temperatura para passar ao estado de vapor.
:smt023
Boooooorn to be WiiiiiiiiiiiiiiiiiLLLLd!
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Ano: 1996

Mensagem não lida por Diego Paiva »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:Dr. no assunto falando! Sou formado em química! Só para corrigir, água de chuva mas de que cidade? Em metrópole é ácida pela reação do NO2 com água formando HNO3 e também da reação do CO2 com H2O (água) formando H2CO3, ou seja chuva ácida, com PH mais baixo (mais ácido) do que a água da torneira.
Hehehe, como eu falei:
Diego Paiva escreveu:Já a da chuva, acho que pode usar, pois me parece que ela é obtida pelo mesmo processo que a água desmineralizadada. Ou seja, a água evapora, se condensa e depois cai na forma de chuva.... sendo pura, assim como a água destilada, ou seja, contém apenas H2O... sem outras substâncias, exceto em alguns casos, como os de chuva ácida.
Acho que é mais ou menos assim, hehehe.... mas não tenho certeza :lol: daqui a pouco chega um Dr. no assunto e me corrige ou complementa o que eu falei :smt023

Abraço!
MonzaClub20EFICHZ escreveu: Água de poço? Que poço? Pode ser alcalina com PH mais alto do que a água de torneira e também provocar corrosão, mas nas borrachas.
Interessante essa de ressecar a borrachas.. não sabia que água de poço poderia ocasionar isso, pensei que fosse só corrosão nas partes metálicas mesmo... Monzeiros.com tbm é cultura! :mrgreen:

De qualquer maneira, acho que estou livre disso: água destilada + etileno glicol :mrgreen:.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
alquini
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por alquini »

Agua destilada, vou começar a colocar cachaça então kkkkkkkkkkkkk :smt020 :smt020 :smt020 :smt031 :smt031 :smt031

Brincadeira, eu coloco agua da torneira......nunca troquei nada.

Mas preciso fazer a limpeza do sistema e colocar agua destilada (pode ser da chuva aqui da cidade do interior) mais esse liquido rosa como manda no manual nao sei o que la glicol.

Dai fica tudo em ordem.
bz2
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por bz2 »

onde eu arranjo esses monzas na lombada intalado ae :smt014
fiaelaine
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagem não lida por fiaelaine »

olá,

comprei um aditivo para radiadores, sou novata de monza, e não sei o quanto coloco no reservatório de aguá do Radiador, agradeceria uma dica dos antigos ou de quem puder ajudar.

Radnaq - aditivo para radiadores - cooncentrado. Monoetilenoglicol.

desde já agradeço,
elaine.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Elaine, o manual do Monza manda colocar 3 litros de aditivo concentrado e o restante de água potável (torneiral).
Acontece que pode existir algum aditivo mais concentrado que os mais comuns, que pode prever uma mistura diferente.
Leia o rótulo do seu aditivo e veja o que ele diz.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
fiaelaine
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagem não lida por fiaelaine »

olá Prezado,

obrigada pela rapida ajuda.

o fabricante diz que é 40% de aditivo e 60 % de agua.

comprei um litro pensando em colocar no reservatório do meu Monzão 'BOLT' , mas o amigo fala em 3 litros, aí eu já me perdi, o lugar de colocar o aditivo não é naquele reservatório de agua? se for ali não cabem 3 litros, onde devo colocar o aditivo?

agradeço a gentileza da resposta-auxilio.

att.
elaine.
Responder