Vazamento na tampa do cabeçote

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Vazamento na tampa do cabeçote

Mensagem não lida por Fastback »

Gente, desculpem "ressucitar" o tópico mas quero a opinião de voces...
Hoje saí "à caça", procurando os preços das peças que pretendo mexer na TBI e, aproveitando que ela vai sair de lá, da tampa de valvulas também. Ou seja, já que é pra dar uma geral na TBI quero dar uma geral na ventilaçao do carter também, inspirado pelos tópicos do meu xará do agreste e do grande waldir!

Aí, eis o que encontrei:

Mangueira do respiro (52287367): AutoPeças3: 22.00 / AutoPeças1: 40.50 / CasaDeBorrachas: 40.00
Filtro do Blow-By (90128374): Nafil(RJ): 25.08 (só achei lá...)
Junta da tampa de valvulas (10116243): AutoPeças3: 9.00 (diz que tem limitador) / Nafil(RJ): 22.00
Tampa do abastecimento de oleo (90467976): AutorizadaGM: 13.00 / Nafil(RJ): 11.04 (o resto era só a CLICK, essa eu tenho. até boa mas prefiro a original)
Bóia do tanque: AutoPeças3: 38.00 / Nafil(RJ): 25.50
Reparos da TBI: AutoPeças3: 13.00 (diz o vendedor que vem com as do BICO também, sei nao) / Nafil(RJ): 12.09
Reparos do BICO: AutoPeças3: 0.00 (vem no kit da tbi, diz o vendedor) / Nafil(RJ): 3.80
Car80: AutoPeças3: 12.00 / Nafil(RJ): 10.24

Frete NAFIL: R$ 14.89

Resumindo... O filtro do Blow-By eu nao achei em canto nenhum daqui. Aí tenho duas opçoes: deixar o meu de molho no querosene, diesel, ácido sulfurico, mijo de frentista e qualquer outra coisa que tire a meleca ou comprar nova, dessa da nafil. Mas... Se for pra comprar da nafil pra pagar frete, compensa trazer outras peças que saem mais em conta que nas autopeças daqui, já que o frete é o mesmo. O que voces acham?

Vou colocar a relaçao das peças que achei na nafil:
Filtro do Blow-By: http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=6243
Junta da tampa de válvulas (nao achei SABÓ em lugar nenhum... :( mas a que destaquei da AutoPeças3: diz ter limitador - marca JUNTALIMA, presta?) essa é a da nafil, presta tb?: http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=8917
Tampa de abast. de oleo (é original, nao?): http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=15306
Bóia (nao achei SIMENS/VDO, essa INDEBRAS é boa?): http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=6494
Reparo TBI: http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=4570
Reparo BICO: http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=4199
Car80: http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=2081
Junta da boia (essa serve no meu 95, compensa trocar?): http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=2451

Bom, totalizando temos na NAFIL: 88.52 + 14.89 = 103.41 (sem a mangueira do respiro + 22.00 extras = 125.41)
E nas lojas + baratas daqui (o que achei): 107.00 (detalhe, SEM o blow-by que custaria + 40.08 extras = 147.08)

Resumindo, pesquisando um pouco, se economiza bastante!
Deem uma olhada nos produtos da Nafil que eu mencionei e deem suas opinioes sobre o que presta ou nao, sobre o que conhecem, enfim! Tirando as peças originais, nada ali é familiar pra mim!

Ainda to no aguardo dos orçamentos da BHZ de Belo Horizonte e da Accioly.

Abraços!
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )

EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Fastback

PEssoal, tô pra comprar as peças pra dar uma geral na tampa de valvulas, sistema de ventilação do carter e uma limpeza na TBI e queria saber de vocês se na hora de fechar a tampa de válvulas é bom usar algum tipo de veda junta ou coisa do tipo.
Essa seria uma boa escolha: http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=1200
Dei o link da Nafil porque é de lá que vou trazer boa parte das peças (principalmente o filtro do Blow-by/ventilação do motor)... Se alguém achar outro melhorzinho lá (que não seja muito caro) fique a vontade pra sugerir!

Outra coisa, o amigo MonzaClub20EFICHZ disse que seria bom aproveitar e trocar o anel de vedação do distribuidor. Porém, não achei nada parecido na Nafil.. Ele é vendido avulso? Como ele é?

Achei esse kit de vedação: http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=822 vale a pena? O anel do distribuidor está aí no meio? Pra que servem esses vários anéis!?

Fico no aguardo o mais breve possível!
Valeu gente!
Isaque&Rebeca:

Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Fastback escreveu:PEssoal, tô pra comprar as peças pra dar uma geral na tampa de valvulas, sistema de ventilação do carter e uma limpeza na TBI e queria saber de vocês se na hora de fechar a tampa de válvulas é bom usar algum tipo de veda junta ou coisa do tipo.
Essa seria uma boa escolha: http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=1200
Dei o link da Nafil porque é de lá que vou trazer boa parte das peças (principalmente o filtro do Blow-by/ventilação do motor)... Se alguém achar outro melhorzinho lá (que não seja muito caro) fique a vontade pra sugerir!

Outra coisa, o amigo MonzaClub20EFICHZ disse que seria bom aproveitar e trocar o anel de vedação do distribuidor. Porém, não achei nada parecido na Nafil.. Ele é vendido avulso? Como ele é?

Achei esse kit de vedação: http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=822 vale a pena? O anel do distribuidor está aí no meio? Pra que servem esses vários anéis!?

Fico no aguardo o mais breve possível!
Valeu gente!
Fast,

na junta da tampa de válvulas não precisa usar cola.
O anel (O´ring) de vedação do distribuidor, do tubo do respiro (junto a vareta de medição de nível de óleo), válvula termostática... são comprados separadamente. Na concessionária ele vendem pelo código epor isso fica mais fácil, em casa de peças independentes, acredito que vendem pelo tamanho, levando amostra.
É importante lembrar que o anel de vedação do distribuidor do Monza, tem 2 tamanhos, um para os modelos carburador e MPFI e outro para os modelos EFI.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Fastback

É Carlos, o melhor mesmo é desmontar e levar uma amostra numa casa de borrachas. Lá sim dá pra encontrar o que preciso, muitas vezes a peça nem é especificamente pro carro mas é idêntica à original.

Agora preciso de uma ajuda RAPIDA com outro negócio... Comprei o kit de juntas da TBI, a mangueira do respiro e a junta da tampa de válvulas (que veio com uma espécie de arruela alta que deve ser o tal limitador, porém, o cara me forneceu o kit de juntas do Corsa (EFI) e me disse que é o mesmo kit. Isso está certo? Olhei no CEPCHEV e ALGUMAS partes são compatíveis. Porém, aquela outras sequer aparecem o Kadett ou a S10 junto como acontece com a maioria que aparece ou não o Corsa também.
E aí... Devolvo as juntas? Ou a do Corsa serve mesmo?

Abração!
Isaque&Rebeca:

Carlos A. Freire
MODERADOR

Fastback escreveu:É Carlos, o melhor mesmo é desmontar e levar uma amostra numa casa de borrachas. Lá sim dá pra encontrar o que preciso, muitas vezes a peça nem é especificamente pro carro mas é idêntica à original.

Agora preciso de uma ajuda RAPIDA com outro negócio... Comprei o kit de juntas da TBI, a mangueira do respiro e a junta da tampa de válvulas (que veio com uma espécie de arruela alta que deve ser o tal limitador, porém, o cara me forneceu o kit de juntas do Corsa (EFI) e me disse que é o mesmo kit. Isso está certo? Olhei no CEPCHEV e ALGUMAS partes são compatíveis. Porém, aquela outras sequer aparecem o Kadett ou a S10 junto como acontece com a maioria que aparece ou não o Corsa também.
E aí... Devolvo as juntas? Ou a do Corsa serve mesmo?

Abração!
Fast,

essas borrachas de vedação, são muito baratas, mesmo comprando em concessionárias ou distribuidor de peças GM como a Accioly.

Toda vez que comprei junta do TBI, estava especificado para Monza e Kadett e se não me engano para S-10. Posso confirmar em casa depois.
Compre o jogo de juntas que vem a junta da base "grossa", que antigamente era de amianto, mas mudaram o material e seu visual e espessura são iguais. Tem jogo de juntas que não vem essa junta grossa, vem uma comum, bem fininha.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Fastback

Carlos, esse jogo de juntas parece ser muito bom porque a espessura dos materiais é enorme! Todas as juntas e reparos parecem ser de ótima qualidade (vou pegar o nome do kit depois) inclusive a junta que vai entre a TBI e o coletor, que deve ter uns 4 ou 5mm de espessura, pra mais. O unico detalhe é que ela é daquele mesmo material que parece uma cortiça meio emborrachada que se usa hoje em dia.

Mesmo assim, meu medo maior é que, por ela ser do Corsa, não sirva no Monza.. Tu sabe me confirmar essa informação? Não quero ter que abrir o kit e a TBI pra descobrir que "..., isso aqui não serve ali!" hehehe :smt005 E, se eu chegar com o kit lá de novo dizendo que não vai servir, obviamente os caras da autopeças (que se acham engenheiros automotivos) vão fazer eu acreditar que serve e vou ficar com cara de ......

Abração!
Isaque&Rebeca:

Carlos A. Freire
MODERADOR

Mesmo assim, meu medo maior é que, por ela ser do Corsa, não sirva no Monza.. Tu sabe me confirmar essa informação? Não quero ter que abrir o kit e a TBI pra descobrir que "..., isso aqui não serve ali!" hehehe E, se eu chegar com o kit lá de novo dizendo que não vai servir, obviamente os caras da autopeças (que se acham engenheiros automotivos) vão fazer eu acreditar que serve e vou ficar com cara de ......
Fast,

eu não tenho essa informação, posso ver no jogo de juntas que está em casa e confrimar depois. Olhando no catálogo de peças, se seu TBI for de Monza gasolina, ele usa um junta de borracha para aquela conexão das três saídas de vácuo. No catálogo do Corsa EFI, parece ser junta comum.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Fastback

Aí está a bendita...

Imagem

Imagem

É essa a tal junta, Carlos? Tanto ela quanto os anéis que aparecem na parte de cima (são os o'rings do bico injetor?) parecem ser de borracha...
Imagem
Isaque&Rebeca:

Responder