consumo com a/c

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
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Carlos A. Freire
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Re: consumo com a/c

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O a/c é original de fabrica ,mas não tem essa intervenção da central desligando o compressor automaticamente afim de liberar potencia para o motor.
Talvez seja porque meu monza é mais antigo ,ano 93.
Segundo informação que tenho, essa é uma caracteristica de todo Monza EFI com AC de fábrica. Ou seja, todos desligam o compressor ao pisar 75% do acelerador por alguns segundos, o suficiente para o motor "encher" e aciona o compressor em seguida. Na prática, é um pouco difícil perceber essa condição, mas dá para peceber.

Abs,

Carlos Freire
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TheRipper
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Re: consumo com a/c

Mensagem não lida por TheRipper »

Pensei em adaptar A/C no meu, será que com aquele evaporador que se usa embaixo do painel fica mais fácil? :smt017
José Leal
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Re: consumo com a/c

Mensagem não lida por José Leal »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:(...) dono de uma frota de carros antigos, participante do fórum sobre Fiat Uno no Orkut, do qual eu faço parte(...)
Eu tb participei dessa comunidade no Orkut, pois tive um Uno 1.6R mpi. Sobre esse teste, achei muito válido, tira muito as dúvidas. Eu me baseio nesses dados ao fazer a manutenção dos meus carros.

[OFF]Sobre o Marcelo, eu já troquei muitas idéias com ele, mas talvez pelo fato dele conhecer muito sobre carros, ele acaba sendo um pouco incisivo no que diz. Quero dizer, fica parecendo que só ele sabe de tudo. Um exemplo é que certa vez comentei sobre o sistema mpi do Tipo, e ele jurou que era o mesmo do Uno, o que é um equívoco. Mas isso não vem ao caso, né?!

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
CRISTIANO.DESENV
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Re: consumo com a/c

Mensagem não lida por CRISTIANO.DESENV »

Essa do carro ficar mais 'pesado' é verdade :D , acontece mesmo, mas o ar, cmo o nosso amigo disse, se desliga de tempos em tempos, principalmente quando necessita de mais potência. O ano do monza não importa, eu tenho um 93 modelo 94 que também se desliga quando precisa de mais potência. :wink:
Este nunca me deixou na mão.
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Carlinho
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Re: consumo com a/c

Mensagem não lida por Carlinho »

Hehe Criastiano ,achava que era só o meu que perdia potencia com o a/c ligado ,mas muitos já disseram que tambem passam por isso.
Até mais. :smt023
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MONZA 93 - E.F.I. - SL/E - AZUL - 4 PORTAS -
AGORA COM A/C FUNCIONANDO.
Fastback
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Re: consumo com a/c

Mensagem não lida por Fastback »

José Leal escreveu:
Luiz Carlos (Rio) escreveu:(...) dono de uma frota de carros antigos, participante do fórum sobre Fiat Uno no Orkut, do qual eu faço parte(...)
Eu tb participei dessa comunidade no Orkut, pois tive um Uno 1.6R mpi. Sobre esse teste, achei muito válido, tira muito as dúvidas. Eu me baseio nesses dados ao fazer a manutenção dos meus carros.

[OFF]Sobre o Marcelo, eu já troquei muitas idéias com ele, mas talvez pelo fato dele conhecer muito sobre carros, ele acaba sendo um pouco incisivo no que diz. Quero dizer, fica parecendo que só ele sabe de tudo. Um exemplo é que certa vez comentei sobre o sistema mpi do Tipo, e ele jurou que era o mesmo do Uno, o que é um equívoco. Mas isso não vem ao caso, né?!

Até mais.
Esse tal estudo já deu um ... rolo na internet. Uma vez me passaram com o nome de outra pessoa na assinatura, sei lá porque. Só sei que, por curiosidade, resolvi dar uma vasculhada, como faço pra todo e qualquer email aparentemente "spam" que recebo e, descobri que o mesmo email estava em muitos e muitos clubes como uma utilidade pública. Muito curioso, corri atrás das fontes e mandei um email pro tal cara que assinava os testes. Um tal Alexandre Noronha, que na assinatura diza-se Engenheiro da VW. Resumindo, o cara respondeu que nunca fez tal teste muito menos era engenheiro e que quase perdeu o emprego por esse tal email. Mesmo assim, foi só uma pequena observação para que as pessoas que não inventem coisas e coloquem os outros no meio... Isso pode prejudicar, e muito!

Sobre o consumo com o A/C, pelo menos com as experiências que tive, na estrada ou na cidade faz diferença. Pouca, mas faz. O meu pelo menos fazia em torno de 12 na estrada e com o ar ligado caia pra 11,5, 11 dependendo das condições da estrada. Mas, há de se convir que isso é muito relativo. Nessa história tem o relevo, trânsito, pressão atmosférica, temperatura, condições da pista e etc.
Já na cidade, como disseram anteriormente, a diferença é um pouco maior, justamente por o "anda e para" do trânsito exigir mais do motor que, consequentemente, está "arrastando nas costas" o compressor do ar condicionado, assim como "arrasta" o alternador, a bomba da direção hidráulica e etc.
Agora, sobre o consumo com os vidros abertos Luiz, concordo plenamente que vidro aberto é sinal de arrasto aerodinâmico que atrapalha bastante o desempenho, assim como pneus murchos e etc. Mas, ainda pelas experiências próprias, com os vidros levemente abertos (coisa de dois dedos ou menos) o consumo é um pouco menor que com o A/C.
Independente disso, por meio KM/L acho que compensa o "esforço" pra nao ter que ouvir aquele bendito barulho de vento na janela aberta! :smt005
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Luiz Henrique
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Re: consumo com a/c

Mensagem não lida por Luiz Henrique »

Carlos A. Freire escreveu:
O a/c é original de fabrica ,mas não tem essa intervenção da central desligando o compressor automaticamente afim de liberar potencia para o motor.
Talvez seja porque meu monza é mais antigo ,ano 93.
Segundo informação que tenho, essa é uma caracteristica de todo Monza EFI com AC de fábrica. Ou seja, todos desligam o compressor ao pisar 75% do acelerador por alguns segundos, o suficiente para o motor "encher" e aciona o compressor em seguida. Na prática, é um pouco difícil perceber essa condição, mas dá para peceber.

Abs,

Carlos Freire

Amigos Carlos ,meu 94GLS tem AC de fábrica ,sitema selado e gelando muito , mas te digo , esse desligamento momentâneo do compressor em regime de acelerador/potência nunca aconteceu no meu carro ....
Seria um problema na UCE ou em algum dos pressostatos ??? :smt017
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Fastback
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Re: consumo com a/c

Mensagem não lida por Fastback »

Acontece sim cara... Talvez você nunca tenha percebido porque, ao contrário dos 1.0 da vida, desligar o ar condicionado não dá aquele "tranco" como dá nos milzinhos.
Tente fazer o teste, retire a tampa da caixa de fusíveis, fique com a mão em cima dos dois primeiros relês (de baixo pra cima) do lado esquerdo da caixa e dê uma pisada funda com o ar ligado. Um deles, no caso o do compressor do A/C irá dar um estalo. Pelo menos eu sempre o ouço estalando...
Sem dizer que, sem essa função de corte momentaneo do ar condicionado, ultrapassagens podem se tornar perigosas já que o carro estará sem 100% de sua potência.


Abração!
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