José Leal escreveu:Luiz Carlos (Rio) escreveu:(...) dono de uma frota de carros antigos, participante do fórum sobre Fiat Uno no Orkut, do qual eu faço parte(...)
Eu tb participei dessa comunidade no Orkut, pois tive um Uno 1.6R mpi. Sobre esse teste, achei muito válido, tira muito as dúvidas. Eu me baseio nesses dados ao fazer a manutenção dos meus carros.
[OFF]Sobre o Marcelo, eu já troquei muitas idéias com ele, mas talvez pelo fato dele conhecer muito sobre carros, ele acaba sendo um pouco incisivo no que diz. Quero dizer, fica parecendo que só ele sabe de tudo. Um exemplo é que certa vez comentei sobre o sistema mpi do Tipo, e ele jurou que era o mesmo do Uno, o que é um equívoco. Mas isso não vem ao caso, né?!
Até mais.
Esse tal estudo já deu um ... rolo na internet. Uma vez me passaram com o nome de outra pessoa na assinatura, sei lá porque. Só sei que, por curiosidade, resolvi dar uma vasculhada, como faço pra todo e qualquer email aparentemente "spam" que recebo e, descobri que o mesmo email estava em muitos e muitos clubes como uma utilidade pública. Muito curioso, corri atrás das fontes e mandei um email pro tal cara que assinava os testes. Um tal Alexandre Noronha, que na assinatura diza-se Engenheiro da VW. Resumindo, o cara respondeu que nunca fez tal teste muito menos era engenheiro e que quase perdeu o emprego por esse tal email. Mesmo assim, foi só uma pequena observação para que as pessoas que não inventem coisas e coloquem os outros no meio... Isso pode prejudicar, e muito!
Sobre o consumo com o A/C, pelo menos com as experiências que tive, na estrada ou na cidade faz diferença. Pouca, mas faz. O meu pelo menos fazia em torno de 12 na estrada e com o ar ligado caia pra 11,5, 11 dependendo das condições da estrada. Mas, há de se convir que isso é muito relativo. Nessa história tem o relevo, trânsito, pressão atmosférica, temperatura, condições da pista e etc.
Já na cidade, como disseram anteriormente, a diferença é um pouco maior, justamente por o "anda e para" do trânsito exigir mais do motor que, consequentemente, está "arrastando nas costas" o compressor do ar condicionado, assim como "arrasta" o alternador, a bomba da direção hidráulica e etc.
Agora, sobre o consumo com os vidros abertos Luiz, concordo plenamente que vidro aberto é sinal de arrasto aerodinâmico que atrapalha bastante o desempenho, assim como pneus murchos e etc. Mas, ainda pelas experiências próprias, com os vidros levemente abertos (coisa de dois dedos ou menos) o consumo é um pouco menor que com o A/C.
Independente disso, por meio KM/L acho que compensa o "esforço" pra nao ter que ouvir aquele bendito barulho de vento na janela aberta! :smt005