Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
Enviado: 02 Nov 2008, 21:11
Como já foi dito acima, o F18 é um câmbio mais novo que o F16.
Quanto a relações de marchas, isso vai depender da versão do carro.
Existem duas versões básicas destes dois câmbios:
- as close ratios, que são os câmbios das versões esportivas (Monza S/R, Kadett GS, Kadett GSI, Vectra GSI, Calibra)
- as overdrive, que são os câmbios das versões normais (Monza SL, Monza SL/E, Monza Classic, Monza GL, Monza GLS, Kadett SL, Kadett SL/E, Kadett GL, Kadett GLS, Vectra GLS, Vectra CD)
Identificar estes câmbios com o carro em movimento é fácil:
- na close ratio as marchas acabam mais rápido e em quinta o motor consegue esticar a marcha até o fim e reage rápido a qualquer acelerada.
- na overdrive as marchas demoram mais para acabar e em quinta o motor não tem força para estica-la até o fim e tem reações bam mais lentas ao acelerador que a quarta marcha.
- com relação entre ser F16 e F18, na F18 os engates são muito mais fáceis e precisos, sem aquelas enroscadinhas que o F16 dá de vez em quando...
Com o câmbio fora do carro, identificar F16 e F18 é fácil, pois vem gravado com letras bem grandes na carcaça do câmbio.
Já para identificar se o câmbio é um close ratio ou overdrive é complicado, pois até agora ainda não identifiquei um código gravado neles que os diferem (como ocorre nos VW: PV ou PB). Se alguém aqui souber os diferenciar... O mais garantido é conhecer o carro de onse saiu o câmbio.
Quanto a relações de marchas, isso vai depender da versão do carro.
Existem duas versões básicas destes dois câmbios:
- as close ratios, que são os câmbios das versões esportivas (Monza S/R, Kadett GS, Kadett GSI, Vectra GSI, Calibra)
- as overdrive, que são os câmbios das versões normais (Monza SL, Monza SL/E, Monza Classic, Monza GL, Monza GLS, Kadett SL, Kadett SL/E, Kadett GL, Kadett GLS, Vectra GLS, Vectra CD)
Identificar estes câmbios com o carro em movimento é fácil:
- na close ratio as marchas acabam mais rápido e em quinta o motor consegue esticar a marcha até o fim e reage rápido a qualquer acelerada.
- na overdrive as marchas demoram mais para acabar e em quinta o motor não tem força para estica-la até o fim e tem reações bam mais lentas ao acelerador que a quarta marcha.
- com relação entre ser F16 e F18, na F18 os engates são muito mais fáceis e precisos, sem aquelas enroscadinhas que o F16 dá de vez em quando...
Com o câmbio fora do carro, identificar F16 e F18 é fácil, pois vem gravado com letras bem grandes na carcaça do câmbio.
Já para identificar se o câmbio é um close ratio ou overdrive é complicado, pois até agora ainda não identifiquei um código gravado neles que os diferem (como ocorre nos VW: PV ou PB). Se alguém aqui souber os diferenciar... O mais garantido é conhecer o carro de onse saiu o câmbio.