Compressor não funciona

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
José Leal
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Re: Compressor nao funciona

Mensagem não lida por José Leal »

ricardorick, essa peça que vc está falando é o kiker. Ao ligar o AC, este kiker faz o carro ficar acelerado. Faça uma pesquisa que vc encontrará algo escrito sobre ele.

As fotos, estarei postando assim que possível.

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
José Leal
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Re: Compressor nao funciona

Mensagem não lida por José Leal »

Sensores na tubulação do AC
Imagem

Imagem

Funcionamento:
O sensor 1 acredito que seja o de alta temperatura do gás, pois ao desconectá-lo, o compressor desligou, mas a ventoinha continuou funcionando;
O sensor 2 é o de alta pressão no sistema. No meu caso está com defeito. Fiz um jumper nele e a ventoinha disparou na velocidade alta. Nos sistemas que estão funcionando perfeitamente, ao desconectar esse sensor, a ventoinha fica disparada na velocidade lenta;
O sensor 3 é o de baixa pressão no sistema. Ao desconectá-lo, o compressor e a ventonha desligaram-se.

Espero que essas fotos possam ajudar aos amigos.

Até mais.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Compressor nao funciona

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Segundo o catálogo de peças, o sensor 1 é o sensor de baixa pressão. Sem gás, ele corta a alimentação da embreagem do compressor. Ele abre a 1,8 bar e fecha a 3.3 bar. Notem que ele está situado na tubulação de baixa pressão (mais grossa).
Num sistema de ar condicionado, existem dois setores, um antes e outro depois do compressor. Notem que nas oficinas, qdo medem a pressão, utilizam um kit com dois manômetros, um deles ligado na linha de baixa e outro na linha de alta pressão.
Ainda segundo o catálogo, o sensor 2 é o sensor que pede a segunda velocidade do eletroventilador qdo a pressão no sistema estiver em 15 bar. Nessa situação é necessário maior fluxo de ar no condensador.
O sensor 2 existe só para isso. Se o Monza, como outros carros, tivesse um ventilador exclusivo para o condensador do ar condicionado, seria governado por ele. No Monza, como não existe esse ventilador exclusivo, a solução foi fazer o ventilador do radiador do motor trabalhar dobrado, para resfriar o motor e o condensador.

Eu, se fosse engenheiro da GM, não teria 'inventado' essa solução barulhenta :smt018
O sensor 3 é o sensor de alta pressão, que desliga tudo se a pressão do gás no sistema atingir 30 bar.
Na foto aparece uma válvula de alivio de alta pressão do gás, que abre para a atmosfera se a pressão do gás atingir um valor que possa danificar o sistema.
Na figura do catálogo essa válvula aparece do lado oposto aos dois sensores.
O catálogo não fala do interruptor de ciclagem, que eu acredito seja uma outra designação para o sensor 1.
Os testes que o amigo Leal efetuou confirmam essas informações do catálogo.
O bloco cinza no desenho abaixo, do lado esquerdo, é o módulo de comando da injeção eletrônica:

Imagem

Abraços
Luiz Carlos
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José Leal
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Re: Compressor nao funciona

Mensagem não lida por José Leal »

Valeu, Luiz Carlos! É sempre ótimo ter informações precisas.

Até mais.
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Robson Lott
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Re: Compressor nao funciona

Mensagem não lida por Robson Lott »

José Leal escreveu:Sensores na tubulação do AC

Funcionamento:
O sensor 1 acredito que seja o de alta temperatura do gás, pois ao desconectá-lo, o compressor desligou, mas a ventoinha continuou funcionando;
O sensor 2 é o de alta pressão no sistema. No meu caso está com defeito. Fiz um jumper nele e a ventoinha disparou na velocidade alta. Nos sistemas que estão funcionando perfeitamente, ao desconectar esse sensor, a ventoinha fica disparada na velocidade lenta;
O sensor 3 é o de baixa pressão no sistema. Ao desconectá-lo, o compressor e a ventonha desligaram-se.

Espero que essas fotos possam ajudar aos amigos.

Até mais.
Seu filho da mãe!!!!!!! :lol: :smt033 :smt039 :smt079 :smt111 :smt110 :snipe: Tirou fotos e explicou tudo direitinho!!!! Vou verificar no meu Class sobre isso e posto os resultados! :smt023

Bastante agradecido, irmão!

Abraços! Robson
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

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Robson Lott
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Re: Compressor nao funciona

Mensagem não lida por Robson Lott »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Segundo o catálogo de peças, o sensor 1 é o sensor de baixa pressão. Sem gás, ele corta a alimentação da embreagem do compressor. Ele abre a 1,8 bar e fecha a 3.3 bar. Notem que ele está situado na tubulação de baixa pressão (mais grossa).
Num sistema de ar condicionado, existem dois setores, um antes e outro depois do compressor. Notem que nas oficinas, qdo medem a pressão, utilizam um kit com dois manômetros, um deles ligado na linha de baixa e outro na linha de alta pressão.
Ainda segundo o catálogo, o sensor 2 é o sensor que pede a segunda velocidade do eletroventilador qdo a pressão no sistema estiver em 15 bar. Nessa situação é necessário maior fluxo de ar no condensador.
O sensor 2 existe só para isso. Se o Monza, como outros carros, tivesse um ventilador exclusivo para o condensador do ar condicionado, seria governado por ele. No Monza, como não existe esse ventilador exclusivo, a solução foi fazer o ventilador do radiador do motor trabalhar dobrado, para resfriar o motor e o condensador.

Eu, se fosse engenheiro da GM, não teria 'inventado' essa solução barulhenta :smt018
O sensor 3 é o sensor de alta pressão, que desliga tudo se a pressão do gás no sistema atingir 30 bar.
Na foto aparece uma válvula de alivio de alta pressão do gás, que abre para a atmosfera se a pressão do gás atingir um valor que possa danificar o sistema.
Na figura do catálogo essa válvula aparece do lado oposto aos dois sensores.
O catálogo não fala do interruptor de ciclagem, que eu acredito seja uma outra designação para o sensor 1.
Os testes que o amigo Leal efetuou confirmam essas informações do catálogo.
O bloco cinza no desenho abaixo, do lado esquerdo, é o módulo de comando da injeção eletrônica:

Abraços
Opa!!!!! Obrigado ao Luiz tbm!!!!!1 Esse diagrama ajuda bastante!!!!!

Abraços, meu caro!!!!!

Robson
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

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José Leal
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Re: Compressor nao funciona

Mensagem não lida por José Leal »

Robson Lott escreveu:Seu filho da mãe!!!!!!! :lol: :smt033 :smt039 :smt079 :smt111 :smt110 :snipe: Tirou fotos e explicou tudo direitinho!!!! Vou verificar no meu Class sobre isso e posto os resultados! :smt023

Bastante agradecido, irmão!

Abraços! Robson
:lol: :lol:

Isso é para pelo menos redimir um pouco os floods que posto lá no tópico...

Vê aí o que está acontecendo no seu carro e não deixe de postar os resultados.

Um abraço e até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
jhsantana
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Re: Compressor nao funciona

Mensagem não lida por jhsantana »

Caros companheiros, vcs saberiam me dizer se a lógica de funcionamento no carburado é a mesma.Será que alguem tem o diagrama de ligação, pois já vasculhei a net de ponta a ponta até perder a paciência e não encontrei nada.
Abraços.
O filhão Gustavo, meu orgulho, minha vida

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