Projetinho bem básico de turbo

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
mello3
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Projetinho bem básico de turbo

Mensagem não lida por mello3 »

500EF escreveu:Seu carro tem ar-condicionado? Se tiver, vai ser bem mais complicado colocar um intercooler nele. Se não tiver, pode usar o espaço que tem entre o radiador e a longarina, onde vai o condensador do ar-condicionado.
Tem ar-condicionado sim... Não tem espaço pra muita coisa. Mas também, não tem canister e já serve a caixa do filtro de ar lá.
Não tenho intenção de colocar intercooler.

Preciso mexer em velas/cabos de vela? Amplificador de faísca?
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

mello3 escreveu:Tem ar-condicionado sim... Não tem espaço pra muita coisa. Mas também, não tem canister e já serve a caixa do filtro de ar lá. Não tenho intenção de colocar intercooler.
Como eu disse, para esta pressão que pretende usar, ele não é indispensável.
Preciso mexer em velas/cabos de vela?
Sim. Seu preparador deve saber melhor que eu, mas acredito que ele não use nada "menos frio" que grau 9 no seu carro.
Amplificador de faísca?
Também não é indispensável, mas como em um turbo com ignição original para não falhar você tem que fechar o gap das velas, há ganhos usando um sistema amplificador e mantendo a abertura das velas...
Gustavo Turolla escreveu: Mas amigo, o que deve ser feito pra que a turbina encha a partir de uns 3500 giros e não antes disso? Pelo que você disse, vc anda a 120-130 com ela só soprando, mas a partir de uma determinada rotação ela abre, certo?
Vocês estão imaginando a turbina como algo "liga/desliga". Mas não é assim que acontece.

Ela é impulsionada pelos gases quentes que saem pelo escapamento. Ou seja, enquanto o giro estiver baixo ou você estiver pisando "casquinha", ela vai girar (e soprar) mas não vai girar o suficiente para pressurizar a admissão...

Para ela entrar, tem que acontecer as duas coisas, carga e RPM. O exemplo que cito do meu carro é o seguinte: Com carga (pé no fundo em 5a marcha), a luzinha acende antes de 2000 rpm. Pisando "casquinha" na estrada, mesmo em giros mais elevados, ela não entra...
edit: to vendo por aqui, e um gerenciador de bico suplementar sai em torno de 400 reais né...o kit mais uns 1500~2000, manometros uns 150~200...
Entre peças, tubulações (adm e escape), gerenciador e mão-de-obra, espere gastar uns 3.000,00 ~ 4.000,00...

Tem que ter atraso de ponto. Alguns modelos mais baratos não têm... tomem cuidado com isso (e com os preparadores que dizem que não precisa disso... estes vão deixar o ponto atrasado a curva toda para não ter detonação e seu carro fica frouxo e beberrão em baixas).
e a mão de obra?
Aí depende muito da região / oficina, etc.. Pode ir de 400,00 se feito por um chegado até 10.000,00 se feito nas oficinas "de grife" em SP.
edit2:(desculpa a confusão) só pra deixar claro, a 150 eu estou já um pouco acima de 3500 giros, e nessa situação não haveria problema da turbina estar cheia mas antes disso eu preferia ela só soprando. como está a sua pra mim já tava bom, mas com menos pressão, claro.
Ela é controlável pelo seu pé direito... Pisou fundo ela entra, pisou "casquinha" ela não entra...

Portanto, se nesta situação que você descreve, não for necessário afundar o pé para manter a velocidade, ela não entrará... :wink:

Só um detalhe, hein pessoal. Para andar certinho, qualquer alteração de característica no seu carro precisa ser autorizada previamente pelo Detran e depois homologada por uma empresa de inspeção do inmetro. Caso contrário, vocês podem ter dor-de-cabeça com os cops. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
mello3
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por mello3 »

500EF escreveu:Só um detalhe, hein pessoal. Para andar certinho, qualquer alteração de característica no seu carro precisa ser autorizada previamente pelo Detran e depois homologada por uma empresa de inspeção do inmetro. Caso contrário, vocês podem ter dor-de-cabeça com os cops. :wink:
Quanto vc gastou com documentação aí em MG? Parece que aqui no PR o pessoal do DETRAN não gosta de liberar esses tipos de modificação.
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
500EF
MODERADOR

mello3 escreveu:Quanto vc gastou com documentação aí em MG? Parece que aqui no PR o pessoal do DETRAN não gosta de liberar esses tipos de modificação.
Uns 250,00 da inspeção mais uns 100,00 de taxas no detran. Mas você tem que ver se a legislação atual admite esta alteração de característica. Na época que eu fiz, ainda estava valendo a resolução 25/98 do contran.

Estas empresas homologadas do inmetro, onde faz inspeção de gnv devem saber informar melhor vocês.

Ah! para passar na vistoria, tem que estar tudo certinho, poluição, suspensão, freios, buzina, luzes, cintos de segurança, etc, etc, etc.. :wink:
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Gustavo Turolla
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Gustavo Turolla »

Po Eduardo, vc esclareceu um monte de coisa!!
muito obrigado cara, já não tenho as principais dúvidas que me incomodavam.

Valeu mesmo! não encho mais o saco nesse tópico :D
abraços
SL/E 93 Vermelho Maiorca(?) - 70.000km originais
2.0 efi, completo, disco nas 4, tudo elétrico.
Manual, chave reserva, alarme original... E ainda falta bastante coisa.

batido, saindo da funilaria eu posto fotos.
Gustavo Turolla
Membro GLS (Ní­vel 6)

po voltei a encher o saco:

Art. 7º Não serão permitidas modificações da suspensão e do chassi do veículo classificado como misto ou automóvel.

como assim, ...?

500EF
MODERADOR

Re: po voltei a encher o saco:

Gustavo Turolla escreveu:Art. 7º Não serão permitidas modificações da suspensão e do chassi do veículo classificado como misto ou automóvel.

como assim, ...?
De onde você tirou este trecho? Procure se informar nas empresas de inspeção, mas quando fiz a minha, me apressei para que não entrassem em vigor as resoluções do contran 200 e 201... dê uma olhada em qual está valendo atualmente. :wink:
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Gustavo Turolla
Membro GLS (Ní­vel 6)

Tirei do site do denatran:
http://www.denatran.gov.br/download/Res ... 025_98.doc

Esta resolução teve seus primeiros 8 artigos revogados em 01/05/2008 e nada consta com essa data no site...
Como essas normas entram em vigor 120 dias após a publicação, procurei 3 meses antes da data e não encontrei nada também.
Encontrei uma publicação do fim de 2007, resolução 262, que entrou em vigor justamente em 01/05/2008 e se refere às modificações de veículos. Só pode ser essa... :smt023
pra quem quiser consultar, está aqui:

http://www.denatran.gov.br/download/Res ... AN_262.pdf

Dei uma lida e quanto à suspensão, boas notícias:

Art. 6º - Na modificação da suspensão, não será permitida a utilização de sistemas de suspensão com regulagem de altura.
(o que já era falado por aqui, agora tá confirmado)
Sobre rodas, o que todos já sabiam:

Art. 8º Ficam proibidas:
I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
II - Aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto roda/pneu;
III - Substituição do chassi ou monobloco.......

Agora, sobre modificações de motorização ou preparação de motores eu não encontrei nada.
Só fala no geral sobre modificações, que devem ser autorizadas previamente por autoridade responsável pelo registro e licenciamento e posteriormente é exigida a inspeção para emissão do CSV(certificado de segurança veicular).
O problema é que o artigo 2º desta resolução diz que as modificações permitidas estão no anexo, e eu não encontrei nada sobre motores. Encontrei sobre Competição, onde basta ser tudo autorizado e regularizado, mas a espécie do veículo em documento muda de passeio para competição, logo não sei se este pode circular normalmente em vias públicas.
alguém sabe dizer?
Editado pela última vez por Marcel Murai em 05 Ago 2008, 12:03, em um total de 1 vez.
Razão: Correção de Link

Responder