Durante frenagem forte Roda trava com facilidade

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Durante frenagem forte Roda trava com facilidade

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Felippe Delgado escreveu: Depois de feito isso...voce colocar alcool de cozinha mesmo no lugar do fluido para limpar o sistema ..ai abre todos os sangradores das pincas e cilindros de roda e pedala o freio e vai completando o reservatorio com alcool ate perceber que esta saindo somente alcool nos sangradores....ai vc para de completar o reservatorio e continua pedalando para retirar o max de alccol do sistema...ei vc fecha todos os sangradores e efetua a sangria conforme conversamos antes...da roda mais longa para mais perto do cilindro mestre....
Boa dica, cara!!! Mas me diga uma coisa, se colocar álcool no sistema, não corre o risco de danificar o cilindro mestre e as pinças??? Pq se não houver "efeito colateral", vou fazer assim :mrgreen:
Mas sei lá, fiquei com um pé meio atras com isso do álcool... pq no ele contem um pouco de água, ne... e esses fluidos de freio são "imigos" da umidade :?
O que fazer???!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Felippe Delgado
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Amazonas-AM

Mensagem não lida por Felippe Delgado »

Diego Paiva escreveu:
Felippe Delgado escreveu: Depois de feito isso...voce colocar alcool de cozinha mesmo no lugar do fluido para limpar o sistema ..ai abre todos os sangradores das pincas e cilindros de roda e pedala o freio e vai completando o reservatorio com alcool ate perceber que esta saindo somente alcool nos sangradores....ai vc para de completar o reservatorio e continua pedalando para retirar o max de alccol do sistema...ei vc fecha todos os sangradores e efetua a sangria conforme conversamos antes...da roda mais longa para mais perto do cilindro mestre....
Boa dica, cara!!! Mas me diga uma coisa, se colocar álcool no sistema, não corre o risco de danificar o cilindro mestre e as pinças??? Pq se não houver "efeito colateral", vou fazer assim :mrgreen:
Mas sei lá, fiquei com um pé meio atras com isso do álcool... pq no ele contem um pouco de água, ne... e esses fluidos de freio são "imigos" da umidade :?
O que fazer???!
Diretor...

Antes de mais nada...quero parabenizar de pé a todos que contribuiram para a inovção do site...fico show de futebol...

Desculpa a ausencia... andei estudando um pouco..e trabalhando mt...
Mano acho que nao danifica nao...vi isso numa fita de video vhs (por coicidencia) do Monza / Kadett / Ipanema da fábrica na epoca que cursei meu tecnico de mecanica automotiva...ja fiz no meu carro e fico show...

Abraços...
Felippe Delgado

Continuando...
Diego Paiva
MODERADOR

Ahh, beleza demais. Mas na fita, eles usavam o álcool? para retirar todo o fluido velho? Valeu! :smt023

Acho que vou usar álcool isopropílico :D Pq ai ele é livre de água.. não terei problema com a umidade. :smt023
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

se vcs usarem alcool de cuzinha vcs vao fude todo o sistema com aqua e humidade nao façam isso. o alcool de cozinha é 97% etanol e 2% aqua

ja o isopropilico 99,8% puro mas e caro entorno de 125ml 7,00

e duvido que o de cuzinha tenha somente 2% tem mais isso ae, no inverno agente tenta bota fogo num recepiente com esse alcool e nao pega fogo so tem aqua dentro

usem o isopropilico... se for fazer isso
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Felippe Delgado
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Amazonas-AM

Mensagem não lida por Felippe Delgado »

Diego Paiva escreveu:Ahh, beleza demais. Mas na fita, eles usavam o álcool? para retirar todo o fluido velho? Valeu! :smt023

Acho que vou usar álcool isopropílico :D Pq ai ele é livre de água.. não terei problema com a umidade. :smt023

Mano...

O alcool que eu usei era o de combustivel que colocamos em carros normais de passeio, ou seja, o da bomba de combustivel de qlqr posto, nao me deu nenhum problema. Ja para retirar o fluido velho...abra todos os sangradores e pedala o pedal ate sair o minimo possivel de fluido, ai entao entra com o alcool no reservatório e continua pedalando (e completando) ate sair todo o resto de fluido e depois pedala (sem completar) para sair o maximo de alcool possivel...entao feche todos os sangradores

- Obedeca a ordem de sangria da roda mais longe para a mais proxima do cilindro mestre, visto que o ar tende a se localizar nas extremidades do sistema entao fica mais facil tirar ele comecando do sangrador mais longe do cilindro mestre para o mais perto...
- Use um recipiente transparente onde voce possa colocar uns dois dedos do fluido, o mesmo que voce estiver ultilizando para completar o reservatorio...
- Use uma mangueira de uns 30cm transparente que voce colocara no sangrador e o abrira e em seguida voce coloca a outra ponta da mangueira no recipiente com o fluido...
- Peca para uma pessoa pedalar varias vezes ate voce notar que na mangueira nao haja mais bolhas de ar, somente fluio de uma cor so de preferencia e entao feche o sangrador e passe para a proxima roda...repita esse processo obedecendo a ordem da roda mais longe para a mais proxima do cilindro mestre...
- Ah...nao esquece de completar o reservatorio a medida que ele for esvaziando...

Abraços diretor...espero ter ajudado...

Ps: fiz a iluminação com LED's no meu painel...fico mt show..aquele painel do gls com fundo cinza...vo postar umas fotos...acho que amanha...
Felippe Delgado

Continuando...
cristianochs
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por cristianochs »

Rafaelo escreveu:ja o isopropilico 99,8% puro mas e caro entorno de 125ml 7,00
Aqui no RJ , ano passado eu comprei alcool isopropilico 500ml a 3,50 reais e aqui na empresa usamos garrafa de 1 litro de alcool isopropilico e com custo interno de 6,15 reais.

Acredito que 500ml sejam mais que suficientes pra limpar, no meu monza eles usaram isso e quando perguntei me disseram que era alcool especial pra limpeza de dutos, rsrsrsrssss ... :)

Meu freio ficou bom conforme comentario acima.

Um grande abraço a todos
" Monza rastreado pelo 4º homem da fornallha "
Monza S/R 1986 1.8 alcool / Brosol Solex 30-34 BLFA
1º dono meu Pai, 2º dona minha Mãe e 3º dono Eu :)
Em processo de restauração iniciado ...
Diego Paiva
MODERADOR

Já coloquei o DOT 5.1. O mexânico limpou o sistema com o fluido mesmo, com fluido novo. 1L de fluido foi suficiente para a limpeza e troca.
Até agora a única diferença que senti foi o pedal mais macio e o freio respondendo mais rápido ao toque do pedal, mas acho que isso se deve a limpeza que foi feita no sistema. :smt023
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

e mais macio pq é lubrificado por causa do glycol, umas das caracteristica e lubrificação, e tem gente que acha ruim ou desnecessario o uso do 5.1. nada have é tecnologicamente mais moderno possui varias propiedades quimica, alem que o glycol nao ataca a pintura numa eventual vazamento(aconteceu no meu e fez um belo estrago). e digo mais, eu por exemplo que meu carro fica parado por meses nao uso o freio, com o dot 3 ele enferruja as pinça e dificultando o retorno dos embolos. ja com o glycol ou o siliconado(dot5) nao ocorre isso fica livre o tempo todo quando precisa vai esta disposto e nao vai travar

ah glycol e um anti congelante, ou seja pra dias frios como no sul aqui onde moro no inverno em algumas area faz -8º como cambara do sul-rs. onde eu moro o minino que registrei no termometro de casa foi de 0º

tenho algumas foto de como fica o pistao por dentro se o 3-4. agora com o 5.1 isso nao aconteçe por ser lufricado e anti congelante, alem de outras propiedades
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder