Re: injetor a frio
Enviado: 24 Jun 2008, 17:32
EU to com um problema semelhante... e ao final ainda vou passar uma receita de gambiarra boa pra emergencias...
No monza aqui de casa(um 1.8 alcool original, 85 e 1/2) sem ar, direção ou automático, nosso desde novo, a partida frio sempre funcionou a contento. Mas recentemente durante o tempo(final do ano passado) que fiquei sem meu Monza 94 até comprar o Vectra, eu notei que a partida a frio dele tava acionando todo dia de manhã, nao importando que a temperatura externa fosse superior a 20 graus e até mesmo chegando a 28 ou 30(verão em BH). Entao mandei fazer uma manutenção razoável no carro pra tirar alguns vazamentos de óleo e alcool(mangueiras apodrecendo...) e aproveitei pra pedir pros caras trocarem o sensorzinho, já que imaginei que ele pudesse ewstar "travado" internamente, devido à idade de mais de 10 anos... Beleza... os caras trocaram e de quebra ainda trocaram o conector da ponta do fio que estava bem oxidado. O problema supostamente parou, a partida a frio nao acionava mais nas ligadas pela manhã.
Só que o que fui descobrir tardiamente, é que agora... com manhãs frias a partida tambem NÃO FUNCIONA ! !heheh! Experimentei desconectar o fio( o que dava efeito ANTES da fuçada dos caras) e nem assim a partida a frio acionava, fiz um teste na bombinha, tá OK. Como a tampa original da caixa de fusiveis quebrou e foi trocada há tempos por uma de monza EFI, as indicações nela nao correspondem. Gostaria que alguem, se puder, postasse uma foto ou um esquema ou sei lá o quê que pudesse me ajudar a rastrear esse pepino...
Será que meu caso tambem é pau de relé?? Valeu!
Agora a gambiarra !
Essa eu desenvolvi sozinho nas minhas fuçadas que eu dava nesse carro lá pros idos de 1988... heeheh! Pode ser que mais gente teve a mesma ideia em lugares e época diferentes, mas vamos lá....
Quem tinha certa idade naquela época deve se lembrar que os marcadores de alcool da Chevrolet eram uns LIXOS ! Viviam deixando gente na rua... Ou dava problema na bóia ou no ponteiro do painel. E eu fiquei várias vezes na mão por conta disso... entao um belo dia eu descobri que dava pra trocar o conector da bomba do esguicho do parabrisas com o da gasolina, fazendo com que o controle do limpador passasse a controlar a injeção de gasolina. Isso me ajudava muito, pois dá pra levar o carro até um posto próximo, em caso de falta de alcool ou entao tirá-lo de algumas subidas onde a cuba do carburador esvaziava por causa da inclinação, ou problemas na bóia ou na válvula-agulha.
Não se deve esquecer de desconectar tambem os fios do motor do limpador, em caso de dia seco, pra que o mesmo nao fique acionando as palhetas e riscando o vidro.
Com um pouco de habilidade no controle entre o tempo de injeção com a alavanca do limpador e o acelerador, dá pra levar o carro numa boa E DEVAGAR por alguns quilometros até algum lugar que possa sanar o problema ou entao onde dê pra abrigar-se ou o que for necessário. Lembrem-se de reconectar tudo de volta quando normalizarem a situação. Num dia chuvoso é claro que nao precisa desconectar o motor do limpador... heheh !
Recomendo aos que gostaram da ideia, que treinem algumas vezes em algum lugar vazio, removendo a mangueira de entrada na bomba ou no filtro e vejam como coordenar os movimentos da injeção com o acelerador..
Esse procedimento simples me ajudou MUITAS E MUITAS vezes, tanto na cidade quanto na estrada, assim como vários conhecidos meus que tinham Kadetts e Monzas naquela época.
No monza aqui de casa(um 1.8 alcool original, 85 e 1/2) sem ar, direção ou automático, nosso desde novo, a partida frio sempre funcionou a contento. Mas recentemente durante o tempo(final do ano passado) que fiquei sem meu Monza 94 até comprar o Vectra, eu notei que a partida a frio dele tava acionando todo dia de manhã, nao importando que a temperatura externa fosse superior a 20 graus e até mesmo chegando a 28 ou 30(verão em BH). Entao mandei fazer uma manutenção razoável no carro pra tirar alguns vazamentos de óleo e alcool(mangueiras apodrecendo...) e aproveitei pra pedir pros caras trocarem o sensorzinho, já que imaginei que ele pudesse ewstar "travado" internamente, devido à idade de mais de 10 anos... Beleza... os caras trocaram e de quebra ainda trocaram o conector da ponta do fio que estava bem oxidado. O problema supostamente parou, a partida a frio nao acionava mais nas ligadas pela manhã.
Só que o que fui descobrir tardiamente, é que agora... com manhãs frias a partida tambem NÃO FUNCIONA ! !heheh! Experimentei desconectar o fio( o que dava efeito ANTES da fuçada dos caras) e nem assim a partida a frio acionava, fiz um teste na bombinha, tá OK. Como a tampa original da caixa de fusiveis quebrou e foi trocada há tempos por uma de monza EFI, as indicações nela nao correspondem. Gostaria que alguem, se puder, postasse uma foto ou um esquema ou sei lá o quê que pudesse me ajudar a rastrear esse pepino...
Será que meu caso tambem é pau de relé?? Valeu!
Agora a gambiarra !
Essa eu desenvolvi sozinho nas minhas fuçadas que eu dava nesse carro lá pros idos de 1988... heeheh! Pode ser que mais gente teve a mesma ideia em lugares e época diferentes, mas vamos lá....
Quem tinha certa idade naquela época deve se lembrar que os marcadores de alcool da Chevrolet eram uns LIXOS ! Viviam deixando gente na rua... Ou dava problema na bóia ou no ponteiro do painel. E eu fiquei várias vezes na mão por conta disso... entao um belo dia eu descobri que dava pra trocar o conector da bomba do esguicho do parabrisas com o da gasolina, fazendo com que o controle do limpador passasse a controlar a injeção de gasolina. Isso me ajudava muito, pois dá pra levar o carro até um posto próximo, em caso de falta de alcool ou entao tirá-lo de algumas subidas onde a cuba do carburador esvaziava por causa da inclinação, ou problemas na bóia ou na válvula-agulha.
Não se deve esquecer de desconectar tambem os fios do motor do limpador, em caso de dia seco, pra que o mesmo nao fique acionando as palhetas e riscando o vidro.
Com um pouco de habilidade no controle entre o tempo de injeção com a alavanca do limpador e o acelerador, dá pra levar o carro numa boa E DEVAGAR por alguns quilometros até algum lugar que possa sanar o problema ou entao onde dê pra abrigar-se ou o que for necessário. Lembrem-se de reconectar tudo de volta quando normalizarem a situação. Num dia chuvoso é claro que nao precisa desconectar o motor do limpador... heheh !
Recomendo aos que gostaram da ideia, que treinem algumas vezes em algum lugar vazio, removendo a mangueira de entrada na bomba ou no filtro e vejam como coordenar os movimentos da injeção com o acelerador..
Esse procedimento simples me ajudou MUITAS E MUITAS vezes, tanto na cidade quanto na estrada, assim como vários conhecidos meus que tinham Kadetts e Monzas naquela época.