Monza apagou e não quiz mais ligar?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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walisson alves
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Re: Monza apagou e não quiz mais ligar?

Mensagem não lida por walisson alves »

Sei q tem uma série d fatores que causam esse tipo d falha! Mais tenho notado bem antes que a marcha lenta em fase friA fica cm pequenos e imperceptíveis oscilação ?
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Carlos A. Freire
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Re: Monza apagou e não quiz mais ligar?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

walisson alves escreveu:Sei q tem uma série d fatores que causam esse tipo d falha! Mais tenho notado bem antes que a marcha lenta em fase friA fica cm pequenos e imperceptíveis oscilação ?
Como você mesmo sabe, não tem como fazermos um diagnóstico do problema sem os devidos testes e avaliações, usando equipamentos de diagnósticos.
O que pode fazer é verificar mangueiras soltas ou conectadas em locais errados, sistema de ignição (velas e cabos de velas), aterramento do motor e da IE.
Verificar o perfeito funcionamento da válvula termostática.
Se conseguisse fazer testes e avaliações sobre o sintoma e nos passando dados técnicos, isso nos ajudaria a avaliar o problema.

Abs,

Carlos Freire
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walisson alves
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Re: Monza apagou e não quiz mais ligar?

Mensagem não lida por walisson alves »

Carlos A. freire
liguei o carro hj ele funcionou por uns 2 minutos depois apagou! Ai dei partida novamente e não pegou, oscilou e duas vezes e apagou!
Ai fiz umA coisa: voltei o antigo módulo hei que estava lá,ai dei partida ele funcionou e deixei ele funcionando por uns 6 minutos aí ele não apagou. E dei mais 3 partida testando e pegou blz. Não tenho certeza si e esse o problema até aprofundar mais cm os testes.
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Carlos A. Freire
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Re: Monza apagou e não quiz mais ligar?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

walisson alves escreveu:Carlos A. freire
liguei o carro hj ele funcionou por uns 2 minutos depois apagou! Ai dei partida novamente e não pegou, oscilou e duas vezes e apagou!
Ai fiz umA coisa: voltei o antigo módulo hei que estava lá,ai dei partida ele funcionou e deixei ele funcionando por uns 6 minutos aí ele não apagou. E dei mais 3 partida testando e pegou blz. Não tenho certeza si e esse o problema até aprofundar mais cm os testes.
Walisson, ao invés de fazer testes e identificar onde está o problema, foi trocando peças. Desta forma, continuamos a não saber a fonte do problema.
Quando o motor para de funcionar, o primeiro passo é identificar se parou por falta de ignição (sem faísca nas velas) ou por pane de combustível ( falta ou excesso). Após esse teste inicial é que se toma base e caminho a novos testes, mas já no setor defeituoso.

Digamos que seu problema é de falta de ignição, mas provocado por mau contato na bobina impulsora (alto índice de problemas), que fornece o sinal de rotação do motor para central de injeção eletrônica (UCE). Sem esse sinal, a UCE não deixa ter alta tensão ( sem faísca nas velas), não deixa o bico pulsar e a bomba de combustível não funciona de forma definitiva. Ela funciona por alguns segundos e para, ao ligar a chave de ignição e deve entrar em funcionamento direto assim que o motor de arranque começa a girar o motor.
Então, supostamente, quando mexeu no HEI, restabeleceu o contato na bobina impulsora, que fica dentro do distribuidor, junto com o HEI. O motor volta a funcionar, pois há sinal de rotação e as três partes acima descrito são liberadas pela UCE para funcionamento. Mas, o defeito mesmo não foi solucionado.

Por isso a importância de fazer testes e não ficar trocando peças. Assim, vai direto ao defeito e sabendo que foi realmente solucionado.

Se não tem os três itens indicados, onde a UCE bloqueia o funcionamento, podemos entender que não tem sinal de rotação, mesmo sem ter equipamentos de diagnóstico para esse teste. Se tiver um ou mais desses itens funcionando, esqueça o sinal de rotação e bobina impulsora, pois essa parte está funcionando.

Como pode ver esse teste inicial diz muita coisa e é simples de fazer, não necessitando ferramenta especial para avaliar.

Todos esses procedimentos e itens que mencionei nessa mensagem, já foi descrito em muitos outros tópicos sobre o mesmo assunto aqui no fórum.

Abs,

Carlos Freire
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walisson alves
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Re: Monza apagou e não quiz mais ligar?

Mensagem não lida por walisson alves »

Tem razão. Vou levar no mecânico e pedir pra fazer os teste! As vezes nos que somos menos experientes e entendemos pouco d assunto, ficamos preocupados e até um pouco confuso em tentar resolver o problema.
"Agradeço toda a atenção e paciência.

Obrigado Carlos!
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Carlos A. Freire
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Re: Monza apagou e não quiz mais ligar?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Os testes deverão ser feitos quando ocorrer o sintoma irregular. Se fizer testes quando o motor está funcionando perfeitamente, nada vai encontrar.
Mesmo que tenha pouco conhecimento, verificar se tem faísca (tire um cabo de vela, coloque uma chave de fenda dentro, aproxime a 1cm de uma parte metálica do motor e dê partida), se o bico injetor pulsa ( faz barulho, tec tec...) e se a bomba de combustível funciona ( faz chiado ao lado da roda traseira direita, mas deve ser verificado quando o motor de arranque estiver virando o motor), são testes simples, que qualquer um poderá fazer e sem necessidade de ferramentas especiais. Com essa informação, vai ajudar muito o reparador na manutenção.

Se tiver faísca, aplicar um desengripante (exemplo: WD 40) no TBI (ode vai o filtro de ar, ou em alguma tomada de vácuo e, o motor pegar, indica que está com pane de combustível.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Monza apagou e não quiz mais ligar?

Mensagem não lida por walisson alves »

Ola glr, o carro ta parado, ai hj eu mais meu pai estávamos olhando o possível defeito d carro! Ai notamos que o cabo d vela d 4 cilindro não esta mandando corrente elétrica o suficiente, e tbn esta todo preto por dentro , ai retiramos a vela e ela estava molhada e cm cheiro forte de gasolina. Então demos uma limpeza nesse cabo e deu funcionamento melhor, obvio e ate segunda me vou comprar um novo!!
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walisson alves
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Re: Monza apagou e não quiz mais ligar?

Mensagem não lida por walisson alves »

To comprando um cabos de velas d bosch ! O código eh F00099C005 t correto ??
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