Monza apagou e não quiz mais ligar?
- walisson alves
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Re: Monza apagou e não quiz mais ligar?
Sei q tem uma série d fatores que causam esse tipo d falha! Mais tenho notado bem antes que a marcha lenta em fase friA fica cm pequenos e imperceptíveis oscilação ?
- Carlos A. Freire
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Re: Monza apagou e não quiz mais ligar?
Como você mesmo sabe, não tem como fazermos um diagnóstico do problema sem os devidos testes e avaliações, usando equipamentos de diagnósticos.walisson alves escreveu:Sei q tem uma série d fatores que causam esse tipo d falha! Mais tenho notado bem antes que a marcha lenta em fase friA fica cm pequenos e imperceptíveis oscilação ?
O que pode fazer é verificar mangueiras soltas ou conectadas em locais errados, sistema de ignição (velas e cabos de velas), aterramento do motor e da IE.
Verificar o perfeito funcionamento da válvula termostática.
Se conseguisse fazer testes e avaliações sobre o sintoma e nos passando dados técnicos, isso nos ajudaria a avaliar o problema.
Abs,
Carlos Freire
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- walisson alves
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Re: Monza apagou e não quiz mais ligar?
Carlos A. freire
liguei o carro hj ele funcionou por uns 2 minutos depois apagou! Ai dei partida novamente e não pegou, oscilou e duas vezes e apagou!
Ai fiz umA coisa: voltei o antigo módulo hei que estava lá,ai dei partida ele funcionou e deixei ele funcionando por uns 6 minutos aí ele não apagou. E dei mais 3 partida testando e pegou blz. Não tenho certeza si e esse o problema até aprofundar mais cm os testes.
liguei o carro hj ele funcionou por uns 2 minutos depois apagou! Ai dei partida novamente e não pegou, oscilou e duas vezes e apagou!
Ai fiz umA coisa: voltei o antigo módulo hei que estava lá,ai dei partida ele funcionou e deixei ele funcionando por uns 6 minutos aí ele não apagou. E dei mais 3 partida testando e pegou blz. Não tenho certeza si e esse o problema até aprofundar mais cm os testes.
- Carlos A. Freire
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Re: Monza apagou e não quiz mais ligar?
Walisson, ao invés de fazer testes e identificar onde está o problema, foi trocando peças. Desta forma, continuamos a não saber a fonte do problema.walisson alves escreveu:Carlos A. freire
liguei o carro hj ele funcionou por uns 2 minutos depois apagou! Ai dei partida novamente e não pegou, oscilou e duas vezes e apagou!
Ai fiz umA coisa: voltei o antigo módulo hei que estava lá,ai dei partida ele funcionou e deixei ele funcionando por uns 6 minutos aí ele não apagou. E dei mais 3 partida testando e pegou blz. Não tenho certeza si e esse o problema até aprofundar mais cm os testes.
Quando o motor para de funcionar, o primeiro passo é identificar se parou por falta de ignição (sem faísca nas velas) ou por pane de combustível ( falta ou excesso). Após esse teste inicial é que se toma base e caminho a novos testes, mas já no setor defeituoso.
Digamos que seu problema é de falta de ignição, mas provocado por mau contato na bobina impulsora (alto índice de problemas), que fornece o sinal de rotação do motor para central de injeção eletrônica (UCE). Sem esse sinal, a UCE não deixa ter alta tensão ( sem faísca nas velas), não deixa o bico pulsar e a bomba de combustível não funciona de forma definitiva. Ela funciona por alguns segundos e para, ao ligar a chave de ignição e deve entrar em funcionamento direto assim que o motor de arranque começa a girar o motor.
Então, supostamente, quando mexeu no HEI, restabeleceu o contato na bobina impulsora, que fica dentro do distribuidor, junto com o HEI. O motor volta a funcionar, pois há sinal de rotação e as três partes acima descrito são liberadas pela UCE para funcionamento. Mas, o defeito mesmo não foi solucionado.
Por isso a importância de fazer testes e não ficar trocando peças. Assim, vai direto ao defeito e sabendo que foi realmente solucionado.
Se não tem os três itens indicados, onde a UCE bloqueia o funcionamento, podemos entender que não tem sinal de rotação, mesmo sem ter equipamentos de diagnóstico para esse teste. Se tiver um ou mais desses itens funcionando, esqueça o sinal de rotação e bobina impulsora, pois essa parte está funcionando.
Como pode ver esse teste inicial diz muita coisa e é simples de fazer, não necessitando ferramenta especial para avaliar.
Todos esses procedimentos e itens que mencionei nessa mensagem, já foi descrito em muitos outros tópicos sobre o mesmo assunto aqui no fórum.
Abs,
Carlos Freire
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- walisson alves
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Re: Monza apagou e não quiz mais ligar?
Tem razão. Vou levar no mecânico e pedir pra fazer os teste! As vezes nos que somos menos experientes e entendemos pouco d assunto, ficamos preocupados e até um pouco confuso em tentar resolver o problema.
"Agradeço toda a atenção e paciência.
Obrigado Carlos!
"Agradeço toda a atenção e paciência.
Obrigado Carlos!
- Carlos A. Freire
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Re: Monza apagou e não quiz mais ligar?
Os testes deverão ser feitos quando ocorrer o sintoma irregular. Se fizer testes quando o motor está funcionando perfeitamente, nada vai encontrar.
Mesmo que tenha pouco conhecimento, verificar se tem faísca (tire um cabo de vela, coloque uma chave de fenda dentro, aproxime a 1cm de uma parte metálica do motor e dê partida), se o bico injetor pulsa ( faz barulho, tec tec...) e se a bomba de combustível funciona ( faz chiado ao lado da roda traseira direita, mas deve ser verificado quando o motor de arranque estiver virando o motor), são testes simples, que qualquer um poderá fazer e sem necessidade de ferramentas especiais. Com essa informação, vai ajudar muito o reparador na manutenção.
Se tiver faísca, aplicar um desengripante (exemplo: WD 40) no TBI (ode vai o filtro de ar, ou em alguma tomada de vácuo e, o motor pegar, indica que está com pane de combustível.
Abs,
Carlos Freire
Mesmo que tenha pouco conhecimento, verificar se tem faísca (tire um cabo de vela, coloque uma chave de fenda dentro, aproxime a 1cm de uma parte metálica do motor e dê partida), se o bico injetor pulsa ( faz barulho, tec tec...) e se a bomba de combustível funciona ( faz chiado ao lado da roda traseira direita, mas deve ser verificado quando o motor de arranque estiver virando o motor), são testes simples, que qualquer um poderá fazer e sem necessidade de ferramentas especiais. Com essa informação, vai ajudar muito o reparador na manutenção.
Se tiver faísca, aplicar um desengripante (exemplo: WD 40) no TBI (ode vai o filtro de ar, ou em alguma tomada de vácuo e, o motor pegar, indica que está com pane de combustível.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Monza apagou e não quiz mais ligar?
Ola glr, o carro ta parado, ai hj eu mais meu pai estávamos olhando o possível defeito d carro! Ai notamos que o cabo d vela d 4 cilindro não esta mandando corrente elétrica o suficiente, e tbn esta todo preto por dentro , ai retiramos a vela e ela estava molhada e cm cheiro forte de gasolina. Então demos uma limpeza nesse cabo e deu funcionamento melhor, obvio e ate segunda me vou comprar um novo!!
- walisson alves
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Re: Monza apagou e não quiz mais ligar?
To comprando um cabos de velas d bosch ! O código eh F00099C005 t correto ??