Alex escreveu:Vocês estão dizendo que gasta mais combustível... como funciona isso? O alternador não fica girando o tempo todo, independente se estiver gastando mais energia ou não?
O que gastaria menos combustível é se o alternador parasse de girar em algum momento, ou girasse mais lentamente. Mas isso não acontece. Mas que vai queimar mais lâmpada, isso é certo, porém o custo é muito baixo, considerando os benefícios em prol da segurança.
Alex, não é assim que funciona, sim ele fica girando o tempo todo, mas nao é so isso. o alternador pra produzir energia é preciso ter corrente, e a corrente vem da resistencia eletrica do circuito. se o alternador estiver ligado ao infinito(sem fios neles) e mesmo ele girando, ele vai estar produzindo apenas tensao eletrica. e vai ficar apenas com um torque motriz mecanico(ou seja a força mecanica de fricção do proprio alternador) como rolamento, mancal, polias, etc. aquele que tu gira na mao facinho, esse é o atrito mecânico.
MAS...
quando entra a corrente eletrica a coisa muda de figura, quanto mais corrente passar pelo alternador, MAIOR será o torque do alternador necessário pra produzir essa energia, e quem paga o pato é o motor. e esse torque é jogado pro motor onde ele fica mais pesado. e quanto mais peso no motor, maior sera o consumo.
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o Basico da fisica eletrica.
toda resistencia eletrica produz uma corrente, um curto vamos dizer assim. assim sendo, quanto maior a corrente, mais torque o alternador puxa do motor pra gerar essa energia.
se a corrente que passa pelo alternador for de 20mA(uma led simples) nao vai fazer diferença alguma no consumo. mas quando falamos de 7 a 8A ae sim estamos fazendo uma diferença no consumo.
Alex, o alternador é a mesma coisa que um motor eletrico. motor trifasico, pra ligar um motor eletrico é preciso dela mesma energia... quanto maior a potencia do motor e a carga mecanica acoplado a ele, maior o consumo eletrico, ou seja maior a corrente necessitaria.
o alternador faz o mesmo, so que contrario, fornece energia ao movimento, e nao movimento mecanico como nos motores eletrico AC.
alias, da pra transformar um alternador em motor trifasico, e um motor trisafico em alternador facilmente
obs: quando liga a ventoinha o motor nao da aquela queda na rotaçao e na tensao? ou o AC ? hoje nem tanto, mas no carro velho dava, é justamente quando sobe a corrente(resistencia), e o torque necessário pra mover o alternador é puxado la do motor e o consumo acaba aumentando. quem tem scanner olhe quando o motor aciona o AC ou a ventoinha e anotem a pressao do motor na lenta. é facil de observar quando a pressao sobe informando aumento de CARGA.
Alex quando liga o AC nao aumenta o consumo? acho que isso responde tua duvida. é a mesma coisa, apenas que tem um pouco do torque mecanico do compressor, mas tem a eletrica junto.