Amortecedor remanufaturado compeça ou não ?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Rafael M
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Amortecedor remanufaturado compeça ou não ?

Mensagem não lida por Rafael M »

Carlos A. Freire escreveu:Quando foi a última vez que trocou molas da suspensão? Tem certeza que não houve erro na montagem dos pratos e coxins dos amortecedores?

Mola cansadas e montagem errada na suspensão são os principais itens que causam problemas em amortecedores.

Sempre use e uso Cofap, inclusive os que estão no meu Monza GLS 96 hoje são GM/Cofap. Comprei GM por estar mais em conta do que na embalagem Cofap. Troquei no ano passado.

Nesses 301.000km (comigo desde 1999, quando estava com 30.000km) desse Monza, apenas uma vez foi utilizado Monroe Gás Premiun, pois na época ganhei de cortesia da Tenecco (foi trocado preventivamente como os demais) e recolocado Cofap. Recomendo que faça a troca das molas junto com amortecedores, que não vai se arrepender depois.
A unica vez que usei a garantia da Cofap (2 anos de garantia), foi na primeira troca preventiva, quando o carro estava com 70.000km e os dianteiros deram problemas.
Agendei a vistoria com técnico da Cofap e me mostrou que as molas estavam cansadas, embora o carro não estava arriado.
Molas cansadas fazem raspar a frente com facilidade, o escapamento em lombadas e aumentam a cambagem. Na prática, o carro parece uma geleia de mole, rs!
Com molas e amortecedores novos e de boa qualidade, o carro fica bem firme e estável.
Faço alinhamento de direção preventivo a cada 10.000km e nunca precisei corrigir cambagem ou caster.
Posso dizer que rodo bem com o carro e em viagens sempre muito pesado e não tive problemas pelo uso do carro.

Antigamente, quando não trocava molas em outros Monza que tive, trocava amortecedores a cada 2 anos e sempre estava ruins.

Abs,

Carlos Freire
Carlos, quando o mecânico me mostrou que um dos amortecedores estava vazando, ele mesmo disse que poderia ter sido erro de montagem na última troca, embora não aparentasse. Pesquisei e verifiquei o doc da própria Cofap instruindo a montagem do conjunto (disponível em http://www.mmcofap.com.br/clinicas-tecnicas.aspx, caso algum membro não conheça, é bem bacana) e reconferimos, tinha sido montado corretamente.

Quanto as molas, não troquei e honestamente, não sei quando foram substituídas. Colocamos elas na bancada e conferimos com um jogo novo de molas Cofap que tinha na oficina. Todas na mesma altura, sem deformação alguma ou marca de trinca. Por isso, e por mesmo antes da troca o carro não ter "dado batente" ou ter "arriado" com peso, optei por não trocar. O carro ficou BEM firme após a montagem (até demais). Fui para uma loja Michelin conferir o alinhamento com uma máquina 3D e tudo perfeito quanto a cáster, cambagem e etc. Vou acompanhar, também faço verificação/alinhamento geral a cada 10 mil km.

Sobre a troca de molas, na próxima troca de amortecedores a farei. Sobre a verificação que o técnico da Cofap fez em suas molas, como ele determinou que elas estavam cansadas? De qualquer maneira, pelo pouco uso que o meu carro teve , o amortecedor ter perdido boa parte de sua ação com 8600Km é muito pouco. Ainda mais que o antigo dono andava quase sempre sozinho e pesa pouco mais que a metade de mim :lol:

Abraços e obrigado por compartilhar sua experiência!

Rafael
Rafael M
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: Minas Gerais-MG
Ano: 1994

Mensagem não lida por Rafael M »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Na última vez que substituí nesse meu Monza atual, fui pelo preço e me arrependi. Comprei 4 amortecedores GM, com garantia de 1 ano e 20 mil Km, mandei instalar em uma oficina especializada em suspensão, pagando a mão de obra.
Fiquei sabendo que se optasse pelos amortecedores Cofap deles teria o dobro da garantia (2 anos e 40 mil Km) e a vantagem insuperável de, caso algum amortecedor pifasse na garantia, teria o mesmo substituído sem precisar pagar nem a peça nem a mão de obra.
Luiz,

Infelizmente amortecedor com mais de 1 ano de garantia para nossos Monzas, só se encontrarmos estoque antigo. Pesquisei Cofap e Monroe e ambas marcas oferecem apenas as linhas Spa e Light, com 1 ano de garantia, mas sem limite de quilometragem.

Sobre garantia de amortecedores, nessa única vez que precisei, estava fora do prazo há pouco tempo. Comentei o ocorrido com um conhecido de uma loja de autopeças ontem e o mesmo disse que a garantia da Cofap hoje exige que se envie os amortecedores e aguarde laudo técnico, que na maioria das vezes causa um transtorno, já que são poucos os casos que o dono pode ficar sem o carro por dias, as vezes semanas.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

toda mola cansada faz rebaixar o carro. isso é normal, tanto é que fabricantes de mola reforçam isso.

quem da altura pro carro é as molas, se elas estao cansadas(perda de carga elastica) elas vao arriar, porem isso so acontece com carga(peso), elas sem carga ficam da mesma altura uma nova e uma usada, por sua vez o carro vai ficar mais baixo. tem um exemplo nesse forum de um monza hatch que o cara trocou as molas, tirou foto de antes e depois, o carro ficou estranho de mais, parecia um jeep. tanto que o dono do carro comentou isso, alias, nao so ele como todo mundo hehehehehe ficou extremamente alto.

meu omega 1994 com seus 88500 km originais, meu pai nunca trocou as molas nem os amortecedores. ainda sao ORIGINAIS de fabrica, é lacrado! ando em pavimento duro, paralelepípedo aqui na cidade do interior tem bastante ainda. e o carro é extremamente confortavel e macio, nao vejo necessidade de trocar isso ainda.

pra mim, o encurtamento da vida util ta na manutenção errada que fazem. amortecedor e molas(mola duram mais) é pra fazer muita quilometragem, e se estragou com 20,000 km é pq tem problema, é pra durar muito mais que isso.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Rafaelo escreveu:toda mola cansada faz rebaixar o carro. isso é normal, tanto é que fabricantes de mola reforçam isso.

quem da altura pro carro é as molas, se elas estao cansadas(perde de carga elastica) elas vao arriar, porem isso so acontece com carga(peso), elas sem carga ficam da mesma altura uma nova e uma usada, por sua vez o carro vai ficar mais baixo. tem um exemplo nesse forum de um monza hatch que o cara trocou as molas, tirou foto de antes e depois, o carro ficou estranho de mais, parecia um jeep. tanto que o dono do carro comentou isso, alias, nao so ele como todo mundo hehehehehe ficou extremamente alto.

meu omega 1994 com seus 88500 km originais, meu pai nunca trocou as molas nem os amortecedores. ainda sao ORIGINAIS de fabrica, é lacrado! ando em pavimento duro, paralelepípedo aqui na cidade do interior tem bastante ainda. e o carro é extremamente confortavel e macio, nao vejo necessidade de trocar isso ainda.

pra mim, o encurtamento da vida util ta na manutenção errada que fazem. amortecedor e molas(mola duram mais) é pra fazer muita quilometragem, e se estragou com 20,000 km é pq tem problema, é pra durar muito mais que isso.
Agora mesmo, a 20 minutos atras, fui buscar minha namorada e minha irmã numa festa, e o carro veio arrastando na traseira, baseando-se no que vcs estão falando, minha tese de que as molas traseiras já foram pro espaço só se comprovam. Vale lembrar que meu carro tem GNV, não faço a mínima ideia de quanto pesa um cilindro cheio + suporte mas não deve ser pouca coisa, até pq existe mola específica pra carros com gás por conta do excesso de peso causado pelo kit. Bem, muito proveitoso esse topico, vou proceder com a troca das molas do meu carro em breve, pelo menos as traseiras.
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Infelizmente amortecedor com mais de 1 ano de garantia para nossos Monzas, só se encontrarmos estoque antigo. Pesquisei Cofap e Monroe e ambas marcas oferecem apenas as linhas Spa e Light, com 1 ano de garantia, mas sem limite de quilometragem.

Troquei os amortecedores do meu Monza no ano passado, coloquei GM/Cofap e a garantia é de 2 anos. Comprei na Accioly e não é estoque antigo.
Comprei GM pois o preço da Accioly era melhor do que em outras lojas que vendiam Cofap na embalagem Cofap.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Carlos Freire

Nos carros que tive até hoje, cujas molas cansaram, todos eles ficaram mais baixos e mais duros.
No Chevette, cujas molas eram mais macias que no Monza (carro mais leve) eu nem precisava andar com o carro para perceber que as molas já eram. Só de abrir a porta do motorista e sentar no banco eu já percebia a diferença.
Como fiquei com o carro por 32 anos, substituí as molas algumas vezes. E sempre que ia tirar o carro da oficina de molas, ao entrar já sentia a maior maciêz.

Uma coisa que faz diferença na durabilidade dos amortecedores é o tipo de piso que se enfrenta no dia a dia.
Quem anda por ruas ou estradas de terra batida com muitas costelas é sério candidato a ter a vida dos amortecedores diminuída.

Na última vez que substituí nesse meu Monza atual, fui pelo preço e me arrependi. Comprei 4 amortecedores GM, com garantia de 1 ano e 20 mil Km, mandei instalar em uma oficina especializada em suspensão, pagando a mão de obra.
Fiquei sabendo que se optasse pelos amortecedores Cofap deles teria o dobro da garantia (2 anos e 40 mil Km) e a vantagem insuperável de, caso algum amortecedor pifasse na garantia, teria o mesmo substituído sem precisar pagar nem a peça nem a mão de obra.
Luiz Carlos,

isso que disse sobre a mola ficar dura quando cansada é ilógico. Qualquer mola que conheço quando cansada fica fraca. Mesmos aquelas de carburador de Fusca, que com o tempo não tem mais força para fechar a borboleta, ao colocar a mola nova o sintoma desaparece.
Talvez sinta o carro mais duro com molas cansadas por diminuir o curso da suspensão, é a única lógica que vejo.
No caso do Chevette, vale lembrar que tem suspensão muito diferente do Monza. Embora tivemos na família muitos Chevette e foi nesse carro que aprendi a dirigir aos 12 anos de idade, na época não tinha muito conhecimento e experiência em mecânica, apenas força de vontade em aprender, rs!

Desde os Passat que tive na década de 80 e os Monza antes desse na década de 90, sempre ficaram muito moles raspavam com facilidade quando as molas estavam cansada.
A diferença no andar com o carro é grande. Com molas novas ele fica muito mais estável e ao subir e descer lombadas não abaixa a frente. Nota-se até mesmo ao pisar no freio em curtas distâncias que a frente abaixa muito menos. Em pistas com muitas saliências, muitos remendos velhos e buracos, o carro passa sem desvio de rotas e mostra que a suspensão como um todo está fazendo seu papel.

Com relação a cambagem, com molas cansadas nem sempre vai pedir ajuste ou dar fora de posição, pois o Monza tem uma tolerância muito grande nas medidas da geometria de suspensão e direção. Mas com certeza, vai diminuir os valores de cambagem, com as molas novas.

Já disse aqui no fórum a tempos atrás da experiência que tive na primeira troca de amortecedores desse Monza GLS 96, quando estava com 70.000km, onde fiz a troca preventiva.
Coloquei Cofap e com 10.000km os dianteiros deram problema, de bater no final do curso. Recorri a garantia, onde o técnico da Cofap veio até a loja que escolhi, mais perto de onde eu estava.
Expliquei o que acontecia, perguntei se queria dar uma volta, ele disse não ser preciso. Colocou as luvas e balançou o carro segurando as hastes dos amortecedores. Disse que realmente estão ruins e que trocaria os dois na garantia.
Disse também que as molas estavam cansada e talvez por isso os amortecedores estragaram.
Rebati dizendo que o carro não estava arriado e por isso as molas estavam ruins. Ele disse que não é todo carro que fica arriado, principalmente carros que tem elos longe, como Monza e Palio, raramente ficam arriados. Se ocorrer as molas estão mais que cansadas nesses carros.
Ele não era da loja, não tinha interesse em vender molas e nem conhecia a oficina que estava.
Dai ele me falou algumas características que mostravam quando a mola está ruim.

Aquela bucha beje que vai na haste do amortecedor, parece ser de espuma. Ele chamou aquilo de mola auxiliar. Quando está estourada, indica que a mola está fechando muito, usando todo seu curso com muita frequência. Ou seja essa bucha está sendo sobrecarregada e com ela amortecedores e coxins
No meu caso estava estourada quando na troca dos amortecedores.
Frente do carro raspa com facilidade ao entrar em ruas ou rampas, bem como o meio ao passar em lombadas. Isso ocorria com meu Monza.
Valores de cambagem. Molas cansadas aumentam a cambagem. Ele perguntou tinha feito esse ajuste. Disse que não pois não precisou. Ele disse que ainda bem que não fez, pois com as molas novas poderia ter que reverter esse ajuste, pois diminuiria os valores. Valores esse que realmente diminuíram com a molas novas e foi fácil comprovar, pois faço alinhamento computadorizado onde imprimem os valore após o serviço.

Então, tudo que o técnico da Cofap disse aconteceu. Coloquei os 2 amortecedores da garantia e troquei as 4 molas. Na hora fui medir a altura da carroceria entre os pneus e não houve alteração alguma. Fiquei sismado e achei que tinha tomado pau nessas molas. Mas ao andar com carro, pareceu eu estar em outro carro. O comportamento mudou muito. Parecia estar andando em um carro novo 0km. Muito firme, estável, menos ruído interno, sente a suspensão fazer seu papel e deixar passar menos a deficiência da pista para a carroceria e ocupantes do veículo.

Nessas manutenções a única que não gostei foi em uma ocasião ter colocado amortecedores pressurizados a gás. Nesse caso o carro ficou muito duro mesmo. Sentia qualquer coisa no asfalto. Ficou muito bom em rodovias, mesmo passando em buracos, mas na cidade em ruas esburacadas, que é o que mais tem aqui na capital paulista, perdeu muito do conforto.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos, molas gasta deixam o carro mais baixo em algumas situaçoes. isso é normal né, é a mola que da altura pro carro. senao aconteceu é pq as molas nao estavam fraca no caso do monza. eu ja tive esse problema no meu monza ele com as rodas 13" era bem baixo, ate tenho fotos deles assim. se comparar com outros hatch, o meu parecia rebaixado.
Carlos A. Freire escreveu:perguntei se queria dar uma volta, ele disse não ser preciso. Colocou as luvas e balançou o carro segurando as hastes dos amortecedores. Disse que realmente estão ruins e que trocaria os dois na garantia.
Disse também que as molas estavam cansada e talvez por isso os amortecedores estragaram.
Rebati dizendo que o carro não estava arriado e por isso as molas estavam ruins. Ele disse que não é todo carro que fica arriado, principalmente carros que tem elos longe, como Monza e Palio, raramente ficam arriados. Se ocorrer as molas estão mais que cansadas nesses carros.
elos mais longos realmente é mais visivel do que os curtos.

outra coisa, mola pra testar a carga dela precisa de um dinamometro de mola, so assim se condena. assim como é feito em mola de cabeçote, se coloca ela numa maquina que da aperto e isso volta os kgf de carga no fechamento da mola(elo com elo) meu pai e meu avo eram eng mecanicos e projetista/fabricantes de maquinario industrial no ramo plástico(tudo que tipo de maquina nessa area) e sempre via um lote de molas usadas num canto da empresa, ate que descobri que aquilo era refugo(mola cansada) e era normal eles mandar fabricar molas novas pra ter mais carga, as vezes eles compensavam com calços. claro que eram menor que a de um carro na suspensão, mas mola é mola. "aço mola"

se tu tirar uma mola e por a outra do lado vai ter a mesma altura de uma usada de uma nova sem usar carga, so com carga estatica que ela vai mudar a altura, é questao de logica se ela cansou ela vai arriar na mesma carga de uso.

por isso que um dos sintomas é essa anotar a altura com ele novo e usado. ou sintoma é dar batente(fechamento de elos), a mola nao tem mais carga e da no fundo do curso.

se ao trocar uma mola dita "cansada" nao alterou a altura era pq ela nao tava cansada de fato. como falei antes é a mola que da altura pro carro. e se ela estava cansada ela estaria com a altura alterada em uso.

aqui explica o sintoma de mola fadigada.
http://www.saolourencopneus.com.br/molas/
http://molastigredobrasil.com.br/riodejaneiro/?p=114
http://mcmolasautomotiva.blogspot.com.br/

http://economia.terra.com.br/carros-mot ... aRCRD.html
aqui uma tecnica da cofap diz que o sintoma é a perda na altura do carro como comentei antes.
Entre os sinais de que as molas estão com problemas o mais visível é a perda de altura do veículo.

e outro da fabrini diz o mesmo
Molas em estado ruim causam problemas em outros componentes da suspensão. “Uma mola arriada reduz o curso de trabalho da suspensão.

eles dizem 80,000 km realmente o meu omega ta com o sistema original e ainda ta bom.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Carlos A. Freire
MODERADOR

Rafaelo, então me explica porque o carro mudou de comportamento com as molas novas, alterou valores de cambagem, se as molas estavam boas.
Por que com molas novas se tem toda vida útil dos amortecedores?
A altura do carro eu medi com dedos antes e depois do serviço, no mesmo local e piso. Nada mudou. Mas na prática mudou muito o comportamento do carro.

O técnico da Cofap sugeriu eu ir lá na fábrica da Cofap, que não é muito longe de onde moro, para medir a pressão das molas. No momento daquela troca. Disse também para ir depois que trocasse os amortecedores na garantia, se eles apresentasse problemas, só que nesse caso, comprovado o defeito das molas, os amortecedores não iriam entrar novamente na garantia.
Eu preferi trocar as molas e fiquei muito satisfeito com resultado. O mesmo aconteceu com Monza de amigos e da família, que passaram a trocar molas e amortecedores e nunca tiveram problemas com suspensão e usaram toda vida útil do conjunto e com carro mais estável.

Quando vejo um Monza e um Pálio arriado, lembro desse caso e sei que as molas passaram muito do tempo de troca. Ou seja, as molas não estão ruins e sim muito ruins.

Vale lembrar também, que o único momento que a mola para de trabalhar é quando está desmontada do carro. Estando montada, ainda com carro levantado ou suspenso, as molas estão trabalhando.
São Paulo-SP
Responder