Carlos, quando o mecânico me mostrou que um dos amortecedores estava vazando, ele mesmo disse que poderia ter sido erro de montagem na última troca, embora não aparentasse. Pesquisei e verifiquei o doc da própria Cofap instruindo a montagem do conjunto (disponível em http://www.mmcofap.com.br/clinicas-tecnicas.aspx, caso algum membro não conheça, é bem bacana) e reconferimos, tinha sido montado corretamente.Carlos A. Freire escreveu:Quando foi a última vez que trocou molas da suspensão? Tem certeza que não houve erro na montagem dos pratos e coxins dos amortecedores?
Mola cansadas e montagem errada na suspensão são os principais itens que causam problemas em amortecedores.
Sempre use e uso Cofap, inclusive os que estão no meu Monza GLS 96 hoje são GM/Cofap. Comprei GM por estar mais em conta do que na embalagem Cofap. Troquei no ano passado.
Nesses 301.000km (comigo desde 1999, quando estava com 30.000km) desse Monza, apenas uma vez foi utilizado Monroe Gás Premiun, pois na época ganhei de cortesia da Tenecco (foi trocado preventivamente como os demais) e recolocado Cofap. Recomendo que faça a troca das molas junto com amortecedores, que não vai se arrepender depois.
A unica vez que usei a garantia da Cofap (2 anos de garantia), foi na primeira troca preventiva, quando o carro estava com 70.000km e os dianteiros deram problemas.
Agendei a vistoria com técnico da Cofap e me mostrou que as molas estavam cansadas, embora o carro não estava arriado.
Molas cansadas fazem raspar a frente com facilidade, o escapamento em lombadas e aumentam a cambagem. Na prática, o carro parece uma geleia de mole, rs!
Com molas e amortecedores novos e de boa qualidade, o carro fica bem firme e estável.
Faço alinhamento de direção preventivo a cada 10.000km e nunca precisei corrigir cambagem ou caster.
Posso dizer que rodo bem com o carro e em viagens sempre muito pesado e não tive problemas pelo uso do carro.
Antigamente, quando não trocava molas em outros Monza que tive, trocava amortecedores a cada 2 anos e sempre estava ruins.
Abs,
Carlos Freire
Quanto as molas, não troquei e honestamente, não sei quando foram substituídas. Colocamos elas na bancada e conferimos com um jogo novo de molas Cofap que tinha na oficina. Todas na mesma altura, sem deformação alguma ou marca de trinca. Por isso, e por mesmo antes da troca o carro não ter "dado batente" ou ter "arriado" com peso, optei por não trocar. O carro ficou BEM firme após a montagem (até demais). Fui para uma loja Michelin conferir o alinhamento com uma máquina 3D e tudo perfeito quanto a cáster, cambagem e etc. Vou acompanhar, também faço verificação/alinhamento geral a cada 10 mil km.
Sobre a troca de molas, na próxima troca de amortecedores a farei. Sobre a verificação que o técnico da Cofap fez em suas molas, como ele determinou que elas estavam cansadas? De qualquer maneira, pelo pouco uso que o meu carro teve , o amortecedor ter perdido boa parte de sua ação com 8600Km é muito pouco. Ainda mais que o antigo dono andava quase sempre sozinho e pesa pouco mais que a metade de mim
Abraços e obrigado por compartilhar sua experiência!
Rafael