Potenciometro de co, fatos e verdades//// parte 2 por dentro

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Potenciometro de co, fatos e verdades//// parte 2 por de

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

saul jorge escreveu:So faço com o motor bem aquecido,depois da ventoinha ter acionado de 3 a 4 vezes!
Então tem coisa errada mesmo. Recomendo que com scanner verifique as entradas de sinais, saídas e comandos da UCE, fazendo os testes de funcionamento dos sensores, bem como a tensão de entrada e aterramentos.
Se estiver entrando sinais normalmente e os comandos que saem estão errados o problema é na UCE, se saem corretamente e não são bem executados o problema está em um dos componentes de saída.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

isso é sintoma de mistura pobre. deve ta com baixa vazao por isso o potenciometro nao faz efeito, ou entrada de ar falsa oque é raro em IE mas se tratando de um TBI é possivel

alias o potenciometro é ajuste fino da mistura e nao total.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Marcel Murai
MODERADOR
Ano: 1995

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Esse potenciometro é a prova dagua? Abriu facil?
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Ano: 1994

Mensagem não lida por dutra s a »

tai , boa pergunta kkkkkkkkkkkkk , por se tratar de componente eletrico geralmente nao combina com agua rsrsr, mas por ser bem vedado , acgo que é só passar silicone na parte de traz onde abri e sem estar funcionando a agua nao entra nele
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

dutra s a escreveu:tai , boa pergunta kkkkkkkkkkkkk , por se tratar de componente eletrico geralmente nao combina com agua rsrsr, mas por ser bem vedado , acgo que é só passar silicone na parte de traz onde abri e sem estar funcionando a agua nao entra nele
abs estamos ai
se tu fizer isso vai mandar esse potenciômetro pro inferno mais cedo rsrsrsrs

tem acido no silicone, que é responsável pela aderência e secagem do produto. nao combina com eletrica.

se quer selar isso, tu tem que usar resinas inertes, a mesma que é usada pra selagem de bobinas de igniçao, etc :smt023

resina epox
http://www.mgpeletrica.com.br/resinas-e ... l-1kg.html
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Ano: 1994

Mensagem não lida por dutra s a »

Rafaelo escreveu:
dutra s a escreveu:tai , boa pergunta kkkkkkkkkkkkk , por se tratar de componente eletrico geralmente nao combina com agua rsrsr, mas por ser bem vedado , acgo que é só passar silicone na parte de traz onde abri e sem estar funcionando a agua nao entra nele
abs estamos ai
se tu fizer isso vai mandar esse potenciômetro pro inferno mais cedo rsrsrsrs

tem acido no silicone, que é responsável pela aderência e secagem do produto. nao combina com eletrica.

se quer selar isso, tu tem que usar resinas inertes, a mesma que é usada pra selagem de bobinas de igniçao, etc :smt023
:smt005 :smt005 :smt005 :smt005 :smt005 :smt005 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Eu só sei que o Dutra não sabe tirar fotos... kkkkk!!!

Dutra nada à ver com o tópico mas... Vou lhe dar umas dicas para as fotos... OK?!?!!?

Bem, toda câmera possui uma distância mínima para que ela faça o foco, e notei que em muitas fotos saíram desfocadas, pois bem, essa distância mínima sempre deverá ser respeitada, pois nada adianta uma foto extremamente próxima mas sem foco.
O que ocorre é que, quanto mais próximo da lente o objeto mais desfocado, por consequência muito menos definição na imagem, portanto é muito melhor o objeto menor na foto mas com definição que, o objeto grande mas totalmente desfocado.

Sempre respeite essa distância mínima para focar, nas câmeras essa distância é confirmada quando o quadradinho de foco fica verde... Se está vermelho está fora do alcance de foco da lente.

Quanto ao potenciômetro de CO bem, ele é um componente de ajuste fino, antes de tudo deverá ser revisado todos os sensores, atuadores, linha de combustível e eliminado possíveis entrada falsa de ar, para só então mexer no potenciômetro.
Muitos dizem que esses potenciômetros de precisão não podem ser operados rapidamente, cara, eu trabalhei ajustando eles por muito tempo no meu trabalho e, nunca vi algum desses potenciômetro estragar por "girar rápido" demais.
Ele é plástico mas bem justo!

Com todo respeito mas, é incrível como as coisas estragam na suas mãos... kkkkk!!!!

Eu não tenho muita experiência pra falar sobre, pois quase nunca mexi com eles... Mas estou precisando dar uma checada no meu, outro dia medi a tensão e estava em 3,8V... Não sei se isso é normal pra Monza álcool... Mas como o carro passava no controlar em SP pode ser que seja, ou também pode ser que os caras mexiam nele nas vistorias visto que, a tampinha não existe mais...

Eu queria saber se a tensão baixa significa mistura mais rica, ou mais pobre...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Ano: 1993

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

vrsilva escreveu:
Eu não tenho muita experiência pra falar sobre, pois quase nunca mexi com eles... Mas estou precisando dar uma checada no meu, outro dia medi a tensão e estava em 3,8V... Não sei se isso é normal pra Monza álcool... Mas como o carro passava no controlar em SP pode ser que seja, ou também pode ser que os caras mexiam nele nas vistorias visto que, a tampinha não existe mais...

Eu queria saber se a tensão baixa significa mistura mais rica, ou mais pobre...
Então vrsilva,

A maioria dos 'profissionais' de mecânica, há alguns anos, e até a literatura mais recente de injeção eletrônica (tipo DoutorIE) dizem que a média, "padrão", para o potenciometro CO é de 1,8 à 2,0 v, etc... conforme estamos carecas de saber. :lol:

Como o Freire sempre diz, se fosse pra ter um ajuste necessariamente em uma tensão "x", o ajuste seria fixo ou numa faixa menor, apenas. Onde que eu quero chegar com isso?

R: No meu carro, que é um 2.0 EFI gasolina... quando era novo a tensão no pot. de CO dele era ~2,6 vdc. Passados muito tempo, foi reajustado (conforme manda o manual do carro) e foi pra 1,5vdc. Passou anos, reajustou-se novamente para 3,2 vdc, daí em 2013 eu mexi no cabeçote dele e ano passado reajustei ele e foi parar em ~2,55 vdc! E provavelmente, vai precisar de um novo ajuste, porque desde a mudança do percentual de adição de etanol na gasolina em março (E30), eu percebi o carro com algumas deficiências já no funcionamento (tudo em ordem e recentemente revisei, novamente, TBI, entrada falsa de ar, bico, mangueira do servo, valvula do servo e o próprio em si, e revisei todo o distribuidor). Outro dia fui dar uma de curioso e subi a tensão assim pra cima dos ~3vdc e me parece que surtiu um pouco de melhora no carro (ah, e não fedeu gasolina, não ficou amarrado, muito pelo contrário), mas voltei pro que tava, porque tem que regular com analisador mesmo. rsrsrs

Abraç,
Felipe.
FelipeLichirgu
Responder