vrsilva escreveu:
Eu não tenho muita experiência pra falar sobre, pois quase nunca mexi com eles... Mas estou precisando dar uma checada no meu, outro dia medi a tensão e estava em 3,8V... Não sei se isso é normal pra Monza álcool... Mas como o carro passava no controlar em SP pode ser que seja, ou também pode ser que os caras mexiam nele nas vistorias visto que, a tampinha não existe mais...
Eu queria saber se a tensão baixa significa mistura mais rica, ou mais pobre...
Então vrsilva,
A maioria dos 'profissionais' de mecânica, há alguns anos, e até a literatura mais recente de injeção eletrônica (tipo DoutorIE) dizem que a média, "padrão", para o potenciometro CO é de 1,8 à 2,0 v, etc... conforme estamos carecas de saber.
Como o Freire sempre diz, se fosse pra ter um ajuste necessariamente em uma tensão "x", o ajuste seria fixo ou numa faixa menor, apenas. Onde que eu quero chegar com isso?
R: No meu carro, que é um 2.0 EFI gasolina... quando era novo a tensão no pot. de CO dele era ~2,6 vdc. Passados muito tempo, foi reajustado (conforme manda o manual do carro) e foi pra 1,5vdc. Passou anos, reajustou-se novamente para 3,2 vdc, daí em 2013 eu mexi no cabeçote dele e ano passado reajustei ele e foi parar em ~2,55 vdc! E provavelmente, vai precisar de um novo ajuste, porque desde a mudança do percentual de adição de etanol na gasolina em março (E30), eu percebi o carro com algumas deficiências já no funcionamento (tudo em ordem e recentemente revisei, novamente, TBI, entrada falsa de ar, bico, mangueira do servo, valvula do servo e o próprio em si, e revisei todo o distribuidor). Outro dia fui dar uma de curioso e subi a tensão assim pra cima dos ~3vdc e me parece que surtiu um pouco de melhora no carro (ah, e não fedeu gasolina, não ficou amarrado, muito pelo contrário), mas voltei pro que tava, porque tem que regular com analisador mesmo. rsrsrs
Abraç,
Felipe.