Óleo e Álcool ???

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Felipe Demasiado
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Óleo e Álcool ???

Mensagem não lida por Felipe Demasiado »

Pode cre Déco !
quando estava só mechendo na estética do Monzão me aparece mais essa ... mas a males que vem para o bem quem sabe eu faça o motor inteiro .

Muito obrigado mesmo !

Abraço meu brother !
Felipe Demasiado
Membro GL (Ní­vel 2)

Boa tarde pessoal !
Desmontei o cabeçote do Monza hoje e eis a situação pelo menos na parte de cima do motor ...
A junta ainda estava inteirinha nada queimada em ótimo estado e o cabeçote depois de desmontado aparentemente sem nenhum indicio de trinca ... aparentemente !!! pois não mandei pra retifica pra fazer teste de trinca apenas limpei e procurei a olho e sem bater ar , fui bem criterioso na troca da junta respeitando o torque certo e os apertos em graus e de repente surgiu esse problema por isso acredito que o problema esteja na parte de baixo do motor ... como eu disse o carro não dava mais partida e ja desconfiava de calço hidráulico e quando tirei o cabeçote a primeira coisa que vi foi o 4°pistão mergulhado na água !
justamente aquele que encharcava vela e não dava diferença na corrente quando puxava o cabo dele fora .. poderia andar sem o cabo que era a mesma coisa.

Agora minha questão é outra ... o que poderia ter ocasionado isso ??? , virabrequim , aneis , pistão danificado ?
Pelo menos ele continua girando normalmente ...
De qualquer forma pretendo no próximo passo arrancar o pistão fora pra analisar melhor os fatos ... talvez ja troque o jogo de anéis e bronzinas ... minha vontade mesmo era de tirar o bloco fora e mandar pra retifica e ja ver a situação do bujão da bomba d'agua que infelizmente com o bloco no motor seria impossível de verificar com ele no lugar até onde eu sei ...

Situação do 4°cilindro , lembrando que os demais estavam sequinhos !
http://imgur.com/PDEy32M
http://imgur.com/AtxWmXp

Cabeçote ...
http://imgur.com/gPskwr0

Situação da junta depois de 3 meses de uso ...
http://imgur.com/zgraa4n
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não consigo aproximar as imagens, mas me parece ter passagem no 4º cilindro. Dá a impressão de ter uma marca no cabeçote e na junta, no mesmo local onde possivelmente não vedou.

Leve o cabeçote para retífica, faça o teste de trincas e de planicidade da face em contato com a junta. Se necessário, plaine o cabeçote.

Qual foi o motivo da manutenção anterior a essa e o que foi feito exatamente?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Felipe

Se o pistão nº 4 estava, como vc disse, mergulhado na água, está passando água da galeria para dentro do cilindro.

Em motores encamizados, como os da Ford, pode ser camisa rachada.
Nos motores sem camisa, pode ser um furo ou rachadura na parede do cilindro. A galeria de água envolve o cilindro por fora, para resfriamento.
Talvez girando o motor, de modo a fazer o referido pistão baixar até o ponto morto inferior, dê para examinar as paredes do cilindro.
Se for, é coisa grave e o reparo é caro.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

verifica os parafusos.
eles esticam e podem nao apertar corretamente o cabeçote.

manda verificar o comprimento deles em uma oficina e compara com
um novo.

talvez assim voçe tira alguma duvida e possa sanar o defeito :smt023
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Felipe, eu somo a opinião com o Jesuíno.
Se vc fez tudo certinho o parafuso não deu aperto suficiente ou

vale a indicação do Carlos Freire para mandar examinar numa retífica qto. a trincas e aferir a planicidade

E se entrou tanta água, por sorte não deu um calço hidráulico para arrebentar biela e pistão

Imagem

Sugiro que vc use aditivo na proporção correta.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Felipe Demasiado
Membro GL (Ní­vel 2)

Olhos de águia hein Mestre Carlos!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk ....
Pior que essa marca é justamente uma pequena solda nessa galeria ... realmente da pra perceber a marca na junta e por incrível que pareça eu troquei a junta por que estava fumando e a junta estava trincada bem nessa parte e o cabeçote anterior tava 30 vezes pior que esse !!!! além da junta esta trincada nessa parte o cabeçote estava com trinca entre o meio das válvulas e logo nas 4 !!!!
o carro andava normalmente mas fumaçava muito e o que foi feito foi a troca da junta e o cabeçote , coloquei um cabeçote 1.8 que um camarada meu tinha mas era o fase dois que é as mesmas medida do 2.0 só que mandei fazer teste de trinca só não foi feito assentamento de válvulas por que segundo o rapaz da retifica estavam todos com a pressão boa :smt023

Luiz Carlos ...
Aparente mente e pelo que eu vi movimentando os pistão não aparentou nada de trinca no bloco ... realmente os pistão são envolvidos pela água tipo banho maria pra ir resfriando , mas mesmo assim vou verificar melhor .

Jesuino e Waldir ...
Infelizmente eu tive a infelicidade de usar os mesmos parafusos ! :(
e com certeza isso pode ter ocorrido e como o jesuino disse vou verificar com um original e ver essa elasticidade e também a planicidade do cabeçote com a junta .

Tomara que não encontre danos piores e seja só agua passando pela galeria ... o dono anterior desse monza me passou o carro com 84 mil kl/m rodado e me disse que ja tinha feito o motor uma vez ... pelo estado do carro (maltratado) é dificil de acreditar ... mais provavel que tenha voltado a quilometragem ... rodei apenas mil kl/m com ele e por enquanto de motor só apresentou esse problema de cabeçote .
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

por sorte não deu um calço hidráulico para arrebentar biela e pistão
Às vezes é um calço hidráulico que causa um problema tipo esse: