Coletor enche de alcool

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor enche de alcool

Mensagem não lida por Rafaelo »

se forem fazer com o motor ligado é preciso prestar atenção pra nao fazer com ele quente ou morno, somente frio. e sempre sem a tampa senao o a pressão não pode diminuir pra equalizar.

não falei no video, mas so precisei fazer aquilo, depois nao precisou retorcar, ou remover sensor com ele quente. somente isso e ja nao tinha mais ar no sistema, tanto é que nao precisou repor agua depois.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O Monza de qualquer ano e modelo tem capacidade no sistema de arrefecimento de 7,5 litros com ar quente e 7 litros sem esse equipamento.
Se no rótulo do aditivo estiver indicando 6 de água para 1 de aditivo, a proporção ainda não fechou.
Em geral, aditivos para pouca proporção de água tem baixa durabilidade. Verifique no rótulo do aditivo se a próxima manutenção será depois de 6 meses ou 1 ano. Fique atento.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

Carlos Freire,
Vc tem razão na teoria seria isso mesmo. Ou colocar na proporção 40/60 aditivo/água

Porém, na prática não há como fechar a conta como vc colocou.

Isso seria possivel se esgotasse totalmente as galerias do motor, mais as galerias do radiador de ar quente , mais as galerias do pé do radiador.
Com isso seria possível compor a mistura correta de 40/60.

O melhor trocador de calor é a água = 1kcal/cm3
(1.000 calorias por centímetro cúbico = 1ºC)

O mono-etileno-glicol puro troca apenas 0,62kcal/cm3
A mistura 60% água + 40% aditivo deverá trocar cerca de 0,900kcal/cm3

Se aumentar a concentração do etileno para 50 ou 60% a troca de calor será menor, cerca de 0,850 ou 0,800kcal/cm3 o que significará um aquecimento mais rápido do motor e a ventoinha funcionando mais vezes.

Se aumentar o volume de água para 70% por exemplo a troca de calor aumentará para 0,950kcal/cm3, mas, com um agravante que aumentará em curto prazo a condutividade eletrica do liquido de arrefecimento ( perdendo a neutralidade e reduzindo o ponto de fervura).
Aumento de condutividade significa > corrosão (efeito galvânico)
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

vale lembrar que toda regra tem sua exceção.

nem todos os aditivos seguem o mesmo padrao de diluiçao, eu utilizei o radiex por falta de opçao mesmo, e nele a concentração é diferente. entao é so ler o rotulo e fazer oque diz ali, uma calculadora e ta feito.

e tambem nao precisa tanta pentelhação, um pouco menos ou mais nao muda nada na pratica, tanto é que o fabricante ja deixa uma margem de diluição, acho que o meu era 40 a 50% nao lembro...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Ano: 1994

Mensagem não lida por dutra s a »

joao lembrei de um sintoma muito parecido com o seu , alem do tps pra medir , verifique o map ,

comigo uma vez o map tava me deixando na mao quando eu ia acelerar , tanto em subidas como em retas , dai eu chamava o giro no pé de 4 a 5 paus mesmo falhando e quando eu ia soltando a embreagem o sintoma persistia porem mais fraco , mas andando normalmente ao ter que acelerar ele dava esse sintoma como se desse falta de combustivel na hora ( ou em outras palavras como se desligasse tudo sozinho ) e ao deixar na lenta ele ficava de boa e tambem pra dar partida , e pior ,a luz de injeçao do painel nao era acionada , nisso levei a um reparador e com um kaptor ( scannerzinho ) nao indentificou nada na lenta , mas ao andar e aprezentar o sintoma deu map , isso alguns meses depois que comprei o carro

portanto de uma verificada nele tambem e na mangueirinha dele se esta obstruida, frouxa ....
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Waldir escreveu:
Carlos Freire,
Vc tem razão na teoria seria isso mesmo. Ou colocar na proporção 40/60 aditivo/água

Isso seria possivel se esgotasse totalmente as galerias do motor, mais as galerias do radiador de ar quente , mais as galerias do pé do radiador.
Com isso seria possível compor a mistura correta de 40/60.
Eu procuro resolver isso da seguinte maneira: esgoto o líquido de arrefecimento várias vezes, rodando por um tempinho só com água.
Aí, antes de colocar a mistura, esgoto de novo tudo e coloco 3 litros de aditivo, completando com água. Nunca entram os 4,5 litros de água que deveriam entrar, pois fica sempre um resto de água pura no sistema, como citou o Waldir.

Rodo com o carro e vou completando com água pura, à medida que o nivel baixa. Sempre baixa um pouco nos primeiros dias.

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 06 Set 2015, 00:22, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

dutra s a escreveu:joao lembrei de um sintoma muito parecido com o seu , alem do tps pra medir , verifique o map ,

comigo uma vez o map tava me deixando na mao quando eu ia acelerar , tanto em subidas como em retas , dai eu chamava o giro no pé de 4 a 5 paus mesmo falhando e quando eu ia soltando a embreagem o sintoma persistia porem mais fraco , mas andando normalmente ao ter que acelerar ele dava esse sintoma como se desse falta de combustivel na hora ( ou em outras palavras como se desligasse tudo sozinho ) e ao deixar na lenta ele ficava de boa e tambem pra dar partida , e pior ,a luz de injeçao do painel nao era acionada , nisso levei a um reparador e com um kaptor ( scannerzinho ) nao indentificou nada na lenta , mas ao andar e aprezentar o sintoma deu map , isso alguns meses depois que comprei o carro

portanto de uma verificada nele tambem e na mangueirinha dele se esta obstruida, frouxa ....
abs estamos ai
O meu está com este sintoma... Ele da a partida tranquilo, faz o aquecimento de boa... Mas ao pisar ele parece estar com uma entrada de ar falsa gigantesca... mesmo depois de quente...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Carlos Freire,

Com isso seria possível compor a mistura correta de 40/60
Quando faço a limpeza do arrefecimento, removo radiador e a VT. Coloco mangueira dentro do tubo de água e se vê a água saindo do cavalete da VT, mostrando que está circulando. Ainda assim, mantenho a mangueira ligada e funciono o motor e se vê sair mais água com mais fluxo.

Como o radiador está fora, encho de água tampando um do lados e solto, depois inverto os lados até sair toda sujeira. Meu Monza tem o sistema limpo e essa parte é fácil de fazer. Do meus amigos fico muito tempo nessa operação.

Com o uso da máquina de limpeza de arrefecimento (não tenho), seria mais fácil limpar e trocar todo líquido.

Se apenas abrir e esgotar o líquido, principalmente se manter a VT no lugar, não vai remover todo líquido sistema.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder