Fiquei até zonzo com tanto sensor e com medo de algum parar agora que sei o que cada um faz! Por menos que isso, ja sai morrendo em um monte de coisa haha. Mas é isso ai, a ultima do meu carro foi a tomada da bobina, foi a primeira coisa que troquei quando começou o problema uma vez que a "original" estava despedaçada ja(quase farelo haha) ai coloquei umas paralelas, pois não sabia que ainda teria isso da original(pra que :smt011 ...)dutra s a escreveu:nenhuma pergunta a mim sera idiota , aqui se aprende e se compartilha ajudamos uns aos outros na medida do possivel
cts : ``sensor de temperatura `` ou cebola de temperatura , no monza efi , 1 é acima da valvula termostatica com 2 vias , essa trabalha diretamente com o modulo e injeçao (ecu) que se encontra abaixo do porta luvas a direita é o cérebro do carro , nao causa estouros , mas pode dar lentidao, alto consumo , erro de leitura de temperatura do motor , e ate nao enviar sinal ao cerebro pra acionar a ventoinha pra refrigerar o motor e trabalhar mais comandos , caso esteja com defeito,
outro de temperatura esta alojado na lateral do cabeçote abaixo do distribuidor e possui 1 fio , o mesmo apenas serve pra acompanhamento de leitura de temperatura no painel , o painel nao é interligado ao cerebro ecu
iac : `motor de passo´ ou atuador de marcha lenta , alojado na base inferior do tbi (parte de baixo ) do mesmo lado do suporte do cabo de aceleraçao , tem como funçao receber comando do cerebro do quanto deva abrir ou fechar a entrada de ar pra melhor controle , economia ,desempenho em varios regimes de trabalho do motor, frio quente meio a meio em alta ou baixa e porai vai , nao provoca estouros , mas pode causar trantornos de baixa aceleraçao ou alta aceleraçao com o carro parado ou andando fora do tempo , é um sensor receptivo , só obedece pode travar aberto ou fechado ou nem funcionar e pra isso basta estar com o tbi imundo e preto de sujeira de oleo do tipo crostas principalmente na janelinha por onde ele trabalha que é no buraquinho no contorno do tbi ao lado do parafuso de fixaçao do mesmo lado dele.
tps : `sensor de posiçao de borboleta ou potenciometro de borboleta , acompanha a circuferencia de abertura da borboleta conforme se acelera , e manda o sinal ao cerebro em que posiçao esta de abertura
vss : `sensor de velocidade´ , alojado no cambio do lado direito do trambulador da caixa de cambio , fica em pé como um piao e junto a ele é conectado por cima o cabo do velocimetro do painel , tem como caracteristica enviar sinal ao cerebro sobre sua rotaçao/velocidade pra equalizar um melhor consumo em reduzidas e informar o momento adequado de passar a marcha , o seu e o meu efi cambio manual é com 8 pulos , outros modelos de monza possui vss com diferença de pulsos , pra mais ou pra menos , automatico mesmo acho que é de 13 pulsos nao lembro .
map `sensor de pressao absoluta do coletor de admissao´ , esse sim pode provocar estouros , mas estouros bem abafados , trabalha com pressao de vacuo do coletor de admissao , esse é mais um que envia sinal ao cerebro do quento mais ou menos combustivel enviar , pois tambem pode controlar o ponto de motor indiretamente , como por exemplo uma entrada de ar falsa é o mesmo que esta acelerando e automaticamente ira consumir mais , pois ele ja vem calibrado de fabrica pra cada carro
ecu , central eletronica de controle de injeçao ou modulo de injeçao eletronica ou unidade de controle de injeçao ... , é lá e nela que é calculado tudo , o contador da empresa rsrsr o cerebro , miolo do assunto ,la que se calcula o que recebe e se restitui e divide o que se pede na velocidade da luz sem canseira e em tempo integral /automaticamente
por mais
http://www.xpeedclub.com.br/xtechlib/te ... e/Ca53.htm
viewtopic.php?f=14&t=30799
abs estamos ai
Como disse, carro ficou pronto e resolvido, porém ainda sentia algo estranho nele(eu e esse monza somos quase que ligados simbioticamente cara, sério ASHuAShasu) mas levei o carro assim o dia todo ontem. Fui notando que ele dava uns pequenos picos, surtos de que como se fosse ainda morrer ou falhar, dito e feito, cheguei em casa depois do trabalho e mexi com ele ligado parado na tomada nova, além dela estar com o fio quebrado ja bem na ponta dela(quebrado por dentro, reparei quando mexi apenas) ela era muito grande, o que dava uma "folga" o suficiente para ela se movimentar a vontade na bobina, gerando o que? FALHAS! mesmo que pequenas, daí também explica o problema no vídeo que não sei se viu, do erro de leitura do conta giros do meu carro, uma vez que o negativo tava "sambando" LA NA BOBINA DO MEU CARRO! Daí fui numa auto peça ja aqui perto de onde moro e la para MINHA SORTE achei a TC 1011!(Original dos Monzas, pelo menos no meu caso) OUTRO NÍVEL! Justinha, medida certinha de encaixe e ainda vem com macarrão para fazer isolamento nas emendas! E o melhor 2 reais mais barato que a maldita PARALELA! :smt005 :smt005
Agora só alegria, por enquanto tudo correndo bem e o erro de leitura parou também. Mas ainda vou continuar em observação com meu monzinha, traumas como esse demoram a sumir rapaz, lembro que da primeira vez que deu, qualquer pipoco na rua perto do meu carro ja achava que era o meu :smt005 JURO! haha Cagava todo!
Abs,
Vitor