Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
- Robson Lott
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Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
Caro Ricardo,
Lógico que já que você vai estar com o motor aberto, o diagnóstico será mais preciso. Nomes de ruídos é algo bem subjetivo, apesar de que existem alguns "padrões" na linguagem de alguns mecânicos pra mostrar o tipo de barulho que o motor faz.
Diante de suas explicações, o motor fazendo um barulho que fosse como se houvesse um aumento de vibração, aumento no volume do barulho dele em 3.000 a 4.000 RPM, e se esse barulho ocorre em baixa aceleração (pouca carga do motor, porém na faixa de RPM) descrita, me pareeeeeeeece que isso é desgaste naquelas bronzinas e casquilhos do virabrequim. Eu tive o mesmo diagnóstico no Corsa que tive, pois era um motor que tinha uma saúde incrível, não baixava óleo nem água, consumia gasolina decentemente, porém tinha o mesmo ruído, e um breve serviço de retífica no virabrequim e aumento da medida dos casquilhos e bronzinas novos, resolveria o UNICO problema que aquele motor tinha. E fazia com q ele rodasse mais 145.000km sem precisar se preocupar com cabeçote (era 16v) e tampouco pistões, anéis, etc.
Essas informações são apenas à título de complemento, ok!? Pra q, caso o comportamento (e condições) sejam parecidos, vc tenha um norte.
Abraços!
RObson Lott
Lógico que já que você vai estar com o motor aberto, o diagnóstico será mais preciso. Nomes de ruídos é algo bem subjetivo, apesar de que existem alguns "padrões" na linguagem de alguns mecânicos pra mostrar o tipo de barulho que o motor faz.
Diante de suas explicações, o motor fazendo um barulho que fosse como se houvesse um aumento de vibração, aumento no volume do barulho dele em 3.000 a 4.000 RPM, e se esse barulho ocorre em baixa aceleração (pouca carga do motor, porém na faixa de RPM) descrita, me pareeeeeeeece que isso é desgaste naquelas bronzinas e casquilhos do virabrequim. Eu tive o mesmo diagnóstico no Corsa que tive, pois era um motor que tinha uma saúde incrível, não baixava óleo nem água, consumia gasolina decentemente, porém tinha o mesmo ruído, e um breve serviço de retífica no virabrequim e aumento da medida dos casquilhos e bronzinas novos, resolveria o UNICO problema que aquele motor tinha. E fazia com q ele rodasse mais 145.000km sem precisar se preocupar com cabeçote (era 16v) e tampouco pistões, anéis, etc.
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Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
No meu Monza GLS 96 tem os dois capacitores. Inclusive a tempos atrás tivemos aqui no fórum conversas sobre esses capacitores onde tem até imagens.Uau! 2 capacitores anti ruído!!! Interessante saber! Me lembro de ver o do alternador do meu Monza, mas não esse do distribuidor.
Muito obrrigado, Carlos!!! :smt023
Abraços,
Robson Lott
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Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
Primeira duvida amigo como solto esta parte do cabeçote que ta com a bomba da Direção Hidráulica e o Alternador ? Tem como soltar ela completa ou tem que soltar uma a uma ?


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Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
Esse suporte onde é fixado a bomba da DH e o alternador no Monza EFI com DH original de fábrica, é fixado no bloco do motor e no cabeçote através do suporte em L. Para remover apenas o cabeçote não há necessidade de soltar o suporte da DH e alternador. Remova o suporte em L, que está dentro do círculo em amarelo. Depois os procedimentos normais para remoção do cabeçote conforme orientação contida no manual de reparações do Monza 90, disponível neste fórum na seção de manuais.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
Não se esqueça que para soltar os parafusos do cabeçote o melhor e soltar na sequencia inversa de aperto, para evitar empenos.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
Carlos A. Freire escreveu:Esse suporte onde é fixado a bomba da DH e o alternador no Monza EFI com DH original de fábrica, é fixado no bloco do motor e no cabeçote através do suporte em L. Para remover apenas o cabeçote não há necessidade de soltar o suporte da DH e alternador. Remova o suporte em L, que está dentro do círculo em amarelo. Depois os procedimentos normais para remoção do cabeçote conforme orientação contida no manual de reparações do Monza 90, disponível neste fórum na seção de manuais.
Abs,
Carlos Freire
Só pra entender melhor amigo são 4 parafusos dois em cima no cabeçote e dois em baixo no bloco ?
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Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
São dois no bloco e os dois que vê na imagem, um de cada lado do suporte em L.
Abs,
Carlos Freire
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Carlos Freire
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Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92
Tive que desmontar tudo Carlos não consegui solta so os 4 parafusosCarlos A. Freire escreveu:São dois no bloco e os dois que vê na imagem, um de cada lado do suporte em L.
Abs,
Carlos Freire

Amanha começo a desmontar o coração do bixo e vou atualizando aqui pra vocês
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