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Re: Instalando freios de 280/288mm dianteira(sem adaptaçao)

Enviado: 07 Jan 2015, 01:01
por Rafaelo
ivoraujo escreveu:Olá Rafaelo!

Excelente adaptação, show de bola demais; Estou fazendo essa mesma adaptação no meu kadett, só tenho uma dúvida, o cilindro mestre e o servo freio, pode ser o original ou tenho que colocar o do vectra também?
olá, que parte tu teve que adaptar?

eu expliquei que nao precisa de adaptaçao. é so trocar a peça, oque tu fez ae? usou padrao de fixação atual? pq no padrao antigo é exatamente como expliquei no topico SEM adaptaçao alguma.

adaptaçao é quando tu modifica a estrutura original da peça.

Re: Instalando freios de 280/288mm dianteira(sem adaptaçao)

Enviado: 07 Jan 2015, 01:12
por Rafaelo
jhsantana escreveu:Rafa ficou faltando as placas defletoras dos discos???
O sistema dos cabos e alavanca do freio de mão de mão são plung and play tambem???
Encontrei este sistema do Vectra B por 250,00 o que acha??
Abs
ola Santana, nao vou usar, disco de alto desempenho nao usam, acaba acomulando muito po e aquecendo o disco. os defletor so protegem o disco mas por outro lado aquecem mais eles... como eu nao vou usar o carro no campo, na terra, na brita, no dia a dia, pra mim pouco esses defletores. nao teria utilidade, seriam inuteis. pra por eles nao sei se precisa adaptar se precisar é re-furaçao simples da placa.

atras é mais complicado, teve uma epoca que projetei uma peça que evitava adaptaçoes, era so plugar. mas era projetado pra um tipo de eixo 82-85 que era vazado em baixo. ainda nao projetei, mas pretendo um dia por as placas traseira da ponta de eixo com o suporte superior esse seria mais facil pra todos os eixos, e desenvolver um suporte especifico. assim se usaria o cabo do monza e compraria o suporte desenvolvido pro monza com disco 286mm. isso era uma coisa que ja tinha pensado a um tempo atras. o suporte inferior é complicado demais tanto é que nem to mais fornecendo o suporte por ser muito limitado.

agora no meu eixo 82-85 uso esses suportes desenhados pra o cabo de freio de mao do monza sem nenhuma adaptaçao com os disco 286mm.

tudo depende, mas por o modelo de acoplagem do cabo inferior vai complicar, o ideal é conseguir o que é superior o engate e desenvolver um suporte pra ele, assim usa-se as peças do carro.

Re: Instalando freios de 280/288mm dianteira(sem adaptaçao)

Enviado: 07 Jan 2015, 15:02
por dbzronaldo
Só agora vi o tópico! ficou muito bem explicado! Parabéns Rafaelo!

Eu coloquei e não me arrependo! foi o melhor investimento que ja fiz em meu Monza!
Uma semana antes de eu vir pra SP, o Semaforo tava aberto em uma avenida, e eu acelerei pra passar a tempo, não sei porque raios o cara que estava na minha frente com um corsa parou!
Pisei no freio totalmente!

Eu parei uns 2 palmos de distancia do carro!
O ABS atuou bastante, mas fui salvo pelos novos freios! o antigo nunca, jamais conseguiria segurar o carro!
não vi ninguem atravessar a rua, e o sinal tava aberto ja! não entendi o pq ele parou la!

Querem freios bons? troquem esses do monza, pq eles não são seguro igual vcs pensao!
quando precisar deles verao que nao sao eficientes!

Abraços!

Re: Instalando freios de 280/288mm dianteira(sem adaptaçao)

Enviado: 17 Jan 2015, 09:44
por José Leal
Chegando atrasado, mas lá vai a dúvida:

Rafaelo, vc está usando no Monza 288mm na frente e 286mm na traseira certo? Isso não altera o equilíbrio do freio? Digo, ao invés de 70%F e 30%T, ficaria 55%F e 45%T? Desse modo, na frenagem, como a inércia joga o peso do carro para frente, as rodas traseiras travaria facilmente, causando uma rodada... ou o sistema de freio tem uma válvula equalizadora para a traseira? Lembro que o Tipo tem essa válvula, mas não sei se é padrão em todos os carros...

Re: Instalando freios de 280/288mm dianteira(sem adaptaçao)

Enviado: 17 Jan 2015, 10:45
por Rafaelo
Jose, correto essa é a configuraçao, nao tem como acontecer isso, diametro de disco nao tem relaçao com distribuiçao de forças. entao, tanto das pessoas que mudarem apenas os freios, como os que mudarem pra ABS(meu caso), ou apenas trocar servo freio, vao continuar freando normalmente. isso que esta dizendo só é possivel se alguem inventar de usar linha sem redutores(equalizador). ninguém vai fazer isso...

eu no meu caso tenho tudo atualizado pra o projeto original Ate 288/286mm tenho o ABS dele e tenho o servo freio. como é o caso do Ronaldo tambem, dessa forma os freios sao muito superior do que apenas trocando a pinça.

o ABS dentro dele tem o redutor de pressao, tanto é que tem a ordem de ligaçao, e tambem se falhar a eletronica dele freia normalmente. pergunte pro Ronaldo, ele ja fez teste de travamento de rodas com ABS ligado e desligado com sistema 288/286 fez em video e o carro dele fica alinhado no travamento.


so pq o carro tem freios maiores nao quer dizer que ele terá tendência a travar as rodas com frequencia(ate pq a roda aumenta o diâmetro automaticamente), quem comanda isso é teu pé e nao os freios. a unica diferença que vai precisar pisar menos, no monza precisa socar o pe pra freiar, no i30 por exemplo so precisa tocar no pedal. e no monza com 288/286mm é a mesma coisa, é mais eficiente.

todo monza tem as 2 valvula que sai do servo freio, e elas tem que ser mantidas. ela é um redutor de pressao que nao tem interesse no diametro do freio.

Re: Instalando freios de 280/288mm dianteira(sem adaptaçao)

Enviado: 17 Jan 2015, 14:53
por jhsantana
Valeu Rafa, a propósito na assinatura antiga tinha o link do seu book, onde foi parar, pois eu não me cansava de ver as fotos da restauração de seu carro.
Abs

Re: Instalando freios de 280/288mm dianteira(sem adaptaçao)

Enviado: 17 Jan 2015, 19:43
por Rafaelo
jhsantana escreveu:Valeu Rafa, a propósito na assinatura antiga tinha o link do seu book, onde foi parar, pois eu não me cansava de ver as fotos da restauração de seu carro.
Abs
Santana, eu tive que tirar por falta de espaço, entao fiz outro: https://www.flickr.com/photos/98103338@N04/

Re: Instalando freios de 280/288mm dianteira(sem adaptaçao)

Enviado: 20 Jan 2015, 19:56
por José Leal
Rafaelo escreveu:Jose, correto essa é a configuraçao, nao tem como acontecer isso, diametro de disco nao tem relaçao com distribuiçao de forças. entao, tanto das pessoas que mudarem apenas os freios, como os que mudarem pra ABS(meu caso), ou apenas trocar servo freio, vao continuar freando normalmente. isso que esta dizendo só é possivel se alguem inventar de usar linha sem redutores(equalizador). ninguém vai fazer isso...(...)
É que eu pensei que aumentando/instalando o disco traseiro, por ter maior poder de frenagem devida a alavanca maior, as rodas traseiras iriam travar mais facilmente.
Tentando explicar o que digo: no sistema original, de qqer carro (claro, sem ABS), os freios estão dimensionados para que as rodas travem ao mesmo tempo. Aumentando o freio dianteiro e mantendo o original, teoricamente a frente irá travar antes da traseira*. Até aí tudo bem. Mas, numa situação onde mantém o sistema dianteiro e melhora o traseiro, a tendência é que as rodas traseiras travariam antes das dianteiras, certo? As válvulas equalizadoras estão ligadas em alguma parte da suspensão e conseguem detectar o mergulho da frente, mudando a distribuição da pressão hidráulica?

*Quando montei os discos frisados e ventilados do Corsa 1.6 no meu carro, fiquei com medo de desbalancear o conjunto, fazendo com que a frente afundasse e por consequência as rodas traseiras travassem antes das dianteiras. Isso é possível?

Antecipadamente obrigado pelas explicações!