oleo mineral 20 50 api sm da gm?

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: oleo mineral 20 50 api sm da gm?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Carlos tem ou tinham a mesma classificação SAE? pq tu sabe que SAE ou API é uma norma tecnica que classica os oleos mundialmente né. se a norma tercnica americana determinou que ambos os oleos que tu esta comparando são uma classificação identica então não existe diferença alguma entre ambos(senao seria diferente as classificaçao). agora se tu me dizer que eram de classificaçao diferente entao a coisa muda completamente de figura. a classificaçao leva em conta a viscosidade e aditivos tb, ja a coloração do produto é refutável. cada marca tem uma coloração de oleo novo.
Rafaelo, os dois tem a mesma classificação SAE20W50SL. A receita de aditivos e detergentes podem diferenciar entre as marcas, desde que atinjam a classificação API de mesma base de comparação.
Foi isso que me explicaram em palestra sobre óleos e motores. Os dois óleos que estamos comparando, tem coloração diferente já novos na embalagem, então há mesmo algo diferente entre eles.
o problema da tua avaliação Carlos é as variaveis, pelo visto esta avaliando pelo primeiro comparativo, e tem o agravante, cada vez mais teu motor vai carbonizar mais e mais pela idade, e fora oque falei da malha aberta. entao é sempre melhor se basear se tecnicamente se sao ou nao diferentes e quem nos diz isso é a classificaçao do oleo. nao to duvidando de ti por favor nao é isso. e sim pelas variaveis que estao contra a analise da cor do oleo.

esse oleo que uso motorcraft original ford é muito bom e barato. poupei 40,00 na diferença pro GM da mesma classificaçao. e se trata do mesmo oleo a norma diz isso. a embalagem nao importa oque diz e reportagens muito menos.
Como disse antes, está clareando e está agora com 277.000km. atualmente só fica escuro perto da troca. Pago R$11,00 no litro desse AC Delco mineral.

Lembra que já comentei que faço ajuste de CO com analisador de gases acoplado ao escapamento? Fazia antes e continuo fazendo de tempos em tempos. Faço a troca de óleo e filtro a cada 4.000km.

Se tivesse escurecido e mantivesse dessa forma, nem notaria diferença e diria por ser motor rodado mesmo, mas está clareando. Ou seja, está limpando.
Os motores de veículos gasolina de amigos, mesmo novos já estão com óleo escuro já nos primeiros KM. meu tio tem uma CR-V gasolina que comprou 0km e está com óleo bem escuro. O mesmo ocorreu com Corolla 2006 gasolina que ele teve e também comprou 0km. Já outros amigos e família com carros novos, esses são flex e aqui em São Paulo só usam álcool.

Como disse, no início achei estranho a reportagem e estou comprovando na prática. Mas como você mesmo disse, tudo é relativo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: oleo mineral 20 50 api sm da gm?

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, os dois tem a mesma classificação SAE20W50SL. A receita de aditivos e detergentes podem diferenciar entre as marcas, desde que atinjam a classificação API de mesma base de comparação.
Foi isso que me explicaram em palestra sobre óleos e motores. Os dois óleos que estamos comparando, tem coloração diferente já novos na embalagem, então há mesmo algo diferente entre eles.
pra mim se tratam do mesmo oleo, se tem a mesma classificaçao, aditivos diferentes muda a classificação tb. se notar os exemplos que mostrei acima é o mesmo oleo com classificações diferentes, por tanto esses sim tem aditivos diferentes em comparação um com outro.

isso diz no "povo pergunta e a lubrax responde": que a classificação muda conforme o aditivo.
http://www.br.com.br/wps/portal/portalc ... brificacao

item 19 - API – American Petroleum Institute onde fala que a classificação muda conforme aditivos, por isso que falei que se tem a mesma classificação é igual os oleo.

Carlos A. Freire escreveu: Lembra que já comentei que faço ajuste de CO com analisador de gases acoplado ao escapamento? Fazia antes e continuo fazendo de tempos em tempos. Faço a troca de óleo e filtro a cada 4.000km.
lembro, mais isso nao serve pra deixar o motor sempre com a mesma queima perfeita

a ECU de malha fechada faz ajuste no motor em funcionamento quase tempo todo(tirando a carga que ae é ignorado o corretor de queima), só na lenta faz mais de 20x leitura e ajuste e em velocidade cruzeiro pelo menos umas 200x por seg e a pessoa nem sabe rsrsrs. sao milhoes de ajuste com o motor em funcionamento automaticamente. oque quero dizer com isso que um motor de malha aberta fica com oleo mais sujo que um de malha fechada que ja é autoajustamente e nao permite ajustes. entao tem esse componente que pode influenciar na cor do oleo.
Carlos A. Freire escreveu: Se tivesse escurecido e mantivesse dessa forma, nem notaria diferença e diria por ser motor rodado mesmo, mas está clareando. Ou seja, está limpando.
é o contrario, se esta clareando é pq nao ta limpando ou o teu motor ja esta limpo dae demora pra escurecer. o oleo quando fica escuro é pq absorveu a sujeira do motor como carbonização. nao é eu que to falando isso, é os fabricantes de oleo. por isso que falei que quanto mais usado o motor, fica mais sujo fica o oleo, e se for malha aberta que permite ajuste tente a piorar esse resultado. clareando e limpando não seria lógico.

http://www.br.com.br/wps/portal/portalc ... brificacao

item 7.
Carlos A. Freire escreveu: Os motores de veículos gasolina de amigos, mesmo novos já estão com óleo escuro já nos primeiros KM. meu tio tem uma CR-V gasolina que comprou 0km e está com óleo bem escuro. O mesmo ocorreu com Corolla 2006 gasolina que ele teve e também comprou 0km. Já outros amigos e família com carros novos, esses são flex e aqui em São Paulo só usam álcool.
sim gasolina fica escuro mesmo.
no i30 ta com 13,630 km é somente gasolina e o oleo ta pouco escuro cor caramelo, andamos pouco. foi trocado nos 10580. tudo é relativo, o combustivel usado influencia na cor do oleo tb, modo de operaçao do motor(se anda com muita carga ou pe em baixo ae contamina pela mistura rica), uso urbano(mescla a queima) ou rodoviário(mistura sempre estequiometrica ou levemente pobre - devido o modo cruzeiro da malha fechada). isso influencia na cor, quanto mais rico mais encarde ele.

nao da pra avaliar dessa forma tb, ae tu imagina um motor de malha aberta que tem mais variáveis em jogo.

Carlos A. Freire escreveu: Como disse, no início achei estranho a reportagem e estou comprovando na prática. Mas como você mesmo disse, tudo é relativo.
nao vai muito atras disso Carlos, empresas tem interesse de venda e inventam qualquer coisa pra falar e o cara acreditar. a GM forneceu o motor GM pra Fiat lembra? pois bem... será que a Fiat tem um oleo especial ou é a GM? quem será que vai brigar uahahauuu tendeu onde quero chegar?. oleo é oleo, pode ser usado onde for desde que tenha a classificação viscosidade correta pro motor da aplicação, na motorcraft que uso diz la: oleo desenvolvido especialmente pra motor zetec e rocan e sei la oque mais, especial pra motores ford. tudo lorota pro cara comprar deles(efeito psicológico). a mim eles nao me enganam. tanto é que to usando o oleo perfeitamente 5w30 sintético que o motor pede e quando trocar compro novamente da mesma marca. como disse, 100% sintetico com um otimo preço foi o mais barato que achei na epoca e ainda hoje.

aquela vez so iria comprar GM ou Acdelco devido a oportunidade da compra tava pegando peças genuínas pro meu motor. depois do preço nao pensei 2x e na epoca nao tinha o sintetico era o mineral 5w30.

oque quero dizer com tudo isso que nao se pode ir muito pela marca do engarrafador. e sim pela classificação igual ou superior que o motor pede.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder