Rafaelo, os dois tem a mesma classificação SAE20W50SL. A receita de aditivos e detergentes podem diferenciar entre as marcas, desde que atinjam a classificação API de mesma base de comparação.Carlos tem ou tinham a mesma classificação SAE? pq tu sabe que SAE ou API é uma norma tecnica que classica os oleos mundialmente né. se a norma tercnica americana determinou que ambos os oleos que tu esta comparando são uma classificação identica então não existe diferença alguma entre ambos(senao seria diferente as classificaçao). agora se tu me dizer que eram de classificaçao diferente entao a coisa muda completamente de figura. a classificaçao leva em conta a viscosidade e aditivos tb, ja a coloração do produto é refutável. cada marca tem uma coloração de oleo novo.
Foi isso que me explicaram em palestra sobre óleos e motores. Os dois óleos que estamos comparando, tem coloração diferente já novos na embalagem, então há mesmo algo diferente entre eles.
Como disse antes, está clareando e está agora com 277.000km. atualmente só fica escuro perto da troca. Pago R$11,00 no litro desse AC Delco mineral.o problema da tua avaliação Carlos é as variaveis, pelo visto esta avaliando pelo primeiro comparativo, e tem o agravante, cada vez mais teu motor vai carbonizar mais e mais pela idade, e fora oque falei da malha aberta. entao é sempre melhor se basear se tecnicamente se sao ou nao diferentes e quem nos diz isso é a classificaçao do oleo. nao to duvidando de ti por favor nao é isso. e sim pelas variaveis que estao contra a analise da cor do oleo.
esse oleo que uso motorcraft original ford é muito bom e barato. poupei 40,00 na diferença pro GM da mesma classificaçao. e se trata do mesmo oleo a norma diz isso. a embalagem nao importa oque diz e reportagens muito menos.
Lembra que já comentei que faço ajuste de CO com analisador de gases acoplado ao escapamento? Fazia antes e continuo fazendo de tempos em tempos. Faço a troca de óleo e filtro a cada 4.000km.
Se tivesse escurecido e mantivesse dessa forma, nem notaria diferença e diria por ser motor rodado mesmo, mas está clareando. Ou seja, está limpando.
Os motores de veículos gasolina de amigos, mesmo novos já estão com óleo escuro já nos primeiros KM. meu tio tem uma CR-V gasolina que comprou 0km e está com óleo bem escuro. O mesmo ocorreu com Corolla 2006 gasolina que ele teve e também comprou 0km. Já outros amigos e família com carros novos, esses são flex e aqui em São Paulo só usam álcool.
Como disse, no início achei estranho a reportagem e estou comprovando na prática. Mas como você mesmo disse, tudo é relativo.
Abs,
Carlos Freire