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Re: Troca da embreagem!

Enviado: 26 Mai 2014, 16:25
por coy
Agora com ajuda do mestre Carlos não tem erro.

Re: Troca da embreagem!

Enviado: 26 Mai 2014, 21:05
por jesuino b ferreira
Já desparafusei ele todo, como tira os eixos que vão para as rodas?
Só desparafusar aquela tampa deles que sai?
Não tira a tampa não, vai caçar problemas sem necessidade.
Faça o que o Carlos Freire disse que consegue trocar sem descer este câmbio.

E se for descer, tem que soltar as homocineticas com esta chave 30 mm e, veja se consegue sem desacoplar estes braços do câmbio, senao corre o grande risco de vazamentos futuros.

Mas, faça com o Carlos Freire disse que consegue :smt023

Re: Troca da embreagem!

Enviado: 26 Mai 2014, 22:10
por lucasdaniel88
jesuino b ferreira escreveu:
Já desparafusei ele todo, como tira os eixos que vão para as rodas?
Só desparafusar aquela tampa deles que sai?
Não tira a tampa não, vai caçar problemas sem necessidade.
Faça o que o Carlos Freire disse que consegue trocar sem descer este câmbio.

E se for descer, tem que soltar as homocineticas com esta chave 30mm e, veja se consegue sem desacoplar estes braços do câmbio, senao corre o grande risco de vazamentos futuros.

Mas, faça com o Carlos Freire disse que consegue :smt023
Pior que é por ai que eu acho que está vazando o óleo do câmbio.
Não dá para ver os parafusos das tampas da homocineticas.
O câmbio tinha um total de 500ml de óleo quando eu removi as tampas.
A tampa do diferencial está toda enferrujada por dentro, a tinta soltou e por fora não :evil: ,
O diferencial estava começando a enferrujar.
Terminando de tirar o platô eu vou lavar onde vai a embreagem, ai vou fechar todo o câmbio,
e meter a Vap para tirar todo o óleo encrustado, ai sim da para diagnosticar da onde está vindo,
que naturalmente veio banhado a óleo o cofre inteiro, 80 % está limpo, mas falta o câmbio e o sistema de DH para lavar.

Para confirmar mesmo é essa a ferramenta:
http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... &subcat=79

O platô está com os calços já é só remover mesmo.

Re: Troca da embreagem!

Enviado: 28 Mai 2014, 08:34
por coy
E as novidades?
Pelo que foi dito acima, pelos mais experiêntes o melhor no seu caso é não tirar o câmbio.
Coloca umas fotos ai para termos uma noção melhor de como está a situação.

Re: Troca da embreagem !

Enviado: 16 Nov 2019, 11:44
por AGC
Carlos A. Freire escreveu: 26 Mai 2014, 16:13 Faz tempo que não faço manutenção de troca de embreagem no Monza até 92, que usa esse sistema.

Vamos lá... Pelo que me lembro, primeiro coloque os calços entre o disco e platô (não me lembro se é entre platô ou o volante, na hora use a lógica que vai entender). Para facilitar a colocação dos calços, pise na embreagem.

Solte aquela trava no centro da engrenagem. Solte o parafuso estriado no centro da engrenagem (mesma medida dos parafusos da homocinética dos VW.
Com a ferramenta dessa manutenção, rosqueie o parafuso na rosca desse local que retirou o estriado. Aperte o parafuso da ferramenta até soltar o eixo piloto.
OBS: Se não colocar os calços no disco o eixo piloto vai ficar muito pesado para soltar.

O disco, platô, rolamento, até o volante se precisar, passa no vão que tem embaixo do câmbio. Não é preciso remover o câmbio para essa manutenção.
O manual de reparações do Monza 90 deve ter os procedimentos com mais detalhes.


Espero que esse procedimento resumido possa ajudar nessa manutenção.


Abs,

Carlos Freire
Mestre Carlos ou quem conseguiu com êxito a manutenção de troca da embreagem sem retirar o câmbio!!

No manual de reparação só restou uma dúvida. Ao instalar o novo platô, pelo que vi e li precisa instalar os grampos RAVEN para retenção da mola. É isso mesmo?
Como consigo instalar os grampos no platô novo?
Somente com prensa hidráulica?

Ou consigo instalar o platô sem as presilhas (grampos) e depois tensiono a mola com cabo do pedal já colocado?

Re: Troca da embreagem!

Enviado: 16 Nov 2019, 11:50
por Carlos A. Freire
AGC escreveu: 16 Nov 2019, 11:44
Carlos A. Freire escreveu: 26 Mai 2014, 16:13 Faz tempo que não faço manutenção de troca de embreagem no Monza até 92, que usa esse sistema.

Vamos lá... Pelo que me lembro, primeiro coloque os calços entre o disco e platô (não me lembro se é entre platô ou o volante, na hora use a lógica que vai entender). Para facilitar a colocação dos calços, pise na embreagem.

Solte aquela trava no centro da engrenagem. Solte o parafuso estriado no centro da engrenagem (mesma medida dos parafusos da homocinética dos VW.
Com a ferramenta dessa manutenção, rosqueie o parafuso na rosca desse local que retirou o estriado. Aperte o parafuso da ferramenta até soltar o eixo piloto.
OBS: Se não colocar os calços no disco o eixo piloto vai ficar muito pesado para soltar.

O disco, platô, rolamento, até o volante se precisar, passa no vão que tem embaixo do câmbio. Não é preciso remover o câmbio para essa manutenção.
O manual de reparações do Monza 90 deve ter os procedimentos com mais detalhes.


Espero que esse procedimento resumido possa ajudar nessa manutenção.


Abs,

Carlos Freire
Mestre Carlos ou quem conseguiu com êxito a manutenção de troca da embreagem sem retirar o câmbio!!

No manual de reparação só restou uma dúvida. Ao instalar o novo platô pelo que vi e li precisa instalar os grampos RAVEN para retenção da mola. É isso mesmo?
Como consigo instalar os grampos no platô novo? Somente com prensa hidráulica?

Ou consigo instalar o platô sem as presilhas (grampos) e depois tensiono a mola com cabo do pedal já colocado?
Não entendi... Me fez a pergunta em MP, onde já foi respondia e aqui também...

Abs,

Carlos Freire

Re: Troca da embreagem!

Enviado: 16 Nov 2019, 12:18
por AGC
Quis receber opinião de alguém do fórum também, caso alguém já tenha feito. Pois nem no manual e nem no YouTube informa se necessita instalar as presilhas para instalar o platô!

Re: Troca da embreagem !

Enviado: 14 Fev 2020, 14:33
por Ipanema
Amigo, eu troquei a embreagem da minha Ipanema.

Necessita sim por as travas para instalar senão o platô não entra junto com o disco.

Realmente o certo seria por o platô na prensa para poder colocar os três grampos.

Eu fiz de uma maneira mas não aconselho. Coloquei o platô embaixo da roda do carro com o rolamento velho (como se fosse acionar a embreagem) e alguma madeira para apoiar o rolamento no pneu (para distribuir o peso no rolamento). Então fui baixando o carro com muito cuidado e conforme o peso vai sendo maior, o platô cede, aí podendo por as travinhas.

Esse procedimento tenho a mais absoluta certeza que está completamente errado, até quem sabe podendo danificar a o Platô, mas quem não tem cão caça com gato...


Agora vou contar uma idéia que tive depois, mas não fiz:

Seria o de por o platô novamente no volante, mas sem o disco e ir apertando os parafusos aos poucos. Como está sem o disco ele deve entrar bem mais fácil. Então ao pisar na embreagem se faz novamente o processo de por a travas. Então retira novamente o platô, e depois reinstala agora com o disco.

É uma mão de obra, mas talvez funcione.

O fato de não ter algumas ferramentas deixa o vivente de mãos atadas!

Abç