Conto do "chipário" ¬¬

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conto do "chipário" ¬¬

Mensagem não lida por 500EF »

ELTON LUIZ escreveu: o primeiro sintoma de mistura pobre seria a temperatura e o rendimento do carro, certo?
como o carro esta andando bem a temperatura sequer mudou o carro esta fazendo 5 km/lt andando no alcool com ar ligado, acho que a mistura não esta tão pobre a ponto de detonar o motor.
Abraço!
Vamos pensar juntos...

Mesmo depois de ler o que escrevi acima, sobre as diferenças entre as taxas estequiométricas do álcool e da gasolina, você ainda tem dúvida que a mistura está pobre?

Os monzas nem mesmo têm sonda lambda, então, a central nem tem como saber que tem alguma coisa diferente do normal e tentar corrigir um pouco (e é bem pouco mesmo, na maioria dos carros não-flex, a correção por sonda é de cerca de 5%) e vai continuar injetando o mesmo tanto de combustível que ela injetava antes, "pensando" que você ainda está rodando com gasolina.

E neste caso, se a central nem tomou conhecimento da sua conversão, quem é que estaria alimentando seu motor com uma mistura adequada? Pois é... ninguém vai...

Fazer conversão assim é pior que colocar um chip, que pelo menos vai tentar aumentar o tempo de injeção até que os bicos estejam abertos 100%... a partir daí nem ele dá conta mais... :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
ELTON LUIZ
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por ELTON LUIZ »

vou esperar o tanque secar e colocar 100% alcool dai ver o resultado e pensar em um bico do monza a alcool.
EX -MONZA CLUB 94, AZUL, COMPLETÃO + abertura do porta malas no controle. ATUAL ASTRA SEDAN ADVANTAGE 2007

Imagem
alquini
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por alquini »

Só nao mudo pra alcool por causa da inspeção do INMETRO pq tenho GNV.

Dai iria dar leitura diferente de emissao de CO2 e provavelmente nao passaria no teste.
Pra fazer o treco bem feito teria que alterar o documento o que se torna mais caro...e levando em conta que o alcool aqui nao ta muti mais barato que a gasolina: entre 1,75 e 186 alcool e 1,45-159 gasolina, acho que nao vale a pena!
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

alquini escreveu:Só nao mudo pra alcool por causa da inspeção do INMETRO pq tenho GNV.
Dai iria dar leitura diferente de emissao de CO2 e provavelmente nao passaria no teste.
O meu passou normalmente...
Pra fazer o treco bem feito teria que alterar o documento o que se torna mais caro...
Nunca vi nenhum policial cheirando a tampa do tanque para descobrir com o que você abasteceu... hehehe

Mas para ficar 100% certinho, teria que mudar no documento sim.

O custo, se você deixar para fazer junto com a inspeção anual do GNV, vai ser só da mudança do documento, que não deve chegar a R$ 100,00, já que os testes você já vai ter que fazer mesmo e o fato de acrescentar a mudança para álcool não deve encarecê-lo (pelo menos no meu, se eu fosse deixar turbo e gasolina, ou aproveitar e mudar também para álcool, o valor era o mesmo).

E aqui em MG, tem a vantagem do valor do IPVA ter um desconto de 30% em carros à álcool. Não sei se é assim em todos os estados... :wink:

e levando em conta que o alcool aqui nao ta muti mais barato que a gasolina: entre 1,75 e 186 alcool e 1,45-159 gasolina, acho que nao vale a pena![/quote]
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
ELTON LUIZ
Membro GL (Ní­vel 2)

aqui no mato alcool 1,76 e gasolina 2,87 a 2,92.
EX -MONZA CLUB 94, AZUL, COMPLETÃO + abertura do porta malas no controle. ATUAL ASTRA SEDAN ADVANTAGE 2007

Imagem
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

ELTON LUIZ escreveu: gasolina 2,87 a 2,92.
E eu achando caro pagar 2.39~2.48 na gasolina :smt021
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
ELTON LUIZ
Membro GL (Ní­vel 2)

coloquei alcool puro no meu monza, resultado, ficou uma b...., coloquei velas a alcool tambem, vou ter mesmo que comprar um bico do monza alcool

Imagem
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por TheRipper »

ELTON LUIZ escreveu:coloquei alcool puro no meu monza, resultado, ficou uma b...., coloquei velas a alcool tambem, vou ter mesmo que comprar um bico do monza alcool
É totalmente DESNECESSÁRIO trocar velas em carros destaxados!
Pode manter as velas originais (grau 5) sem problema algum.
Responder