pois é Deco, como voces podem ver como fazer uma comparaçao se ta ou nao gastando. poem na lista aquilo que falei la no comecinho, se 2 decimos de variaçao da Relação da queima ja da uma diferença gritante no consumo e no desempenho, imagina tudo isso acertado as escuras com um nariz e ouvido e acerto mecanico a coisa, e o pior, depois de acertado trocou o combustivel e ja se perdeu 100,00 da regulagem original hehehe. entao nao tem jeito, fica complicado essas avaliações concordo com o pessoal. se voces pegarem 25 pessoas com o mesmo carro, motor, e combustivel. vao ter 25 resultados diferente no consumo. acho que nem media da pra tirar disso, pra ter uma media precisa ter uma constante.
o INMETRO nao pode simular todas as rodovias,pavimento,clima do brasil num teste unico e determinar que aquilo é o consumo do carro, impossível isso. tambem é descartável esses dados deles assim com os da montadora so é uma ideia ilustrativa mais nada, isso nao diz que será igual na minha cidade, nao serve pra nada essa informaçao. a montadora tb mentem pra mais sempre. como vamos aceitar isso.
Deco tu nao entendeu oque o objetivo do consumo estatico, é justamente evitar isso que tu ta dizendo, vale pra carburador tb, nao tem nada a ver com injetor. é complicado escrever sem mostrar na pratica com os instrumentos adequados, mais imagina que tu tem uma queima de 1 lambda(estequiometrico nao interessa o combustivel em fator lambda é universal sempre) a 850rpm@100°C. regra da condiçao
essa seria uma padronizaçao vamos dizer assim, de todo teste de consumo deveriam ser feito assim por uma Norma Técnica: SAE,ISO,ABNT etc
por ex: tempo de analise 1 hora de funcionamento nessas condições atingidas.
* TESTE A / motor 2.0 8v roletado.
* TESTE B / motor 2.0 8v convencional.
* TESTE C / motor 2.0 8v flexivel.
* TESTE D / motor 2.0 carburado.
motores da mesma familia.
se testar nessas condições os 4 motores vao apresentar valores diferente no consumo, oque sai dali da bomba ou que ele queima melhor dito, quanto foi necessário pra atingir essa marca? ja é uma avaliaçao muito precisa e justa do consumo do motor. tb nao vai adiantar nada colocar no dinamometro, denovo entra no que nao precisa, é mais variavel hehehe.
dinamometro perde potencia nas roda, tem fator peso do carro em cima das rodas fazendo cargas diferentes so aqui mata a padronização, tem a força como pisaram no acelerador, temperatura do ambiente, ou seja nao funciona dessa forma tb. nada mais real que medição com ele parado numa rotaçao/temp do motor/AFR padronizada pra teste. o teste seria feito em dinamometro de motor pra manter sempre os 100°C e sem acionar a ventoinha pra nao variar. seria uma bela norma tecnica ao meu ver, problema seria convencer as montadoras de fazerem isso, é mais facil meter na rua e mentir o consumo nao é mesmo... mais barato como queiram.
eu sei que tu diz dizer e tb acho o mesmo, que cada motor reagiria de uma forma no consumo em carga/acel rapida,etc. mais é justamente isso oque a gente nao quer.
isso se explica pq agente nao aceita consumo aleio. tem variavel demais em jogo, no formato estático tem apenas 3 ou 4 no max e fim de papo é oque esta queimando ali e oque teu motor pode queimar, depois é so tabelar e comparar.
Consumo
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Consumo
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
vrsilva
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Uma maneira rápida e grosseira seria colocar a bomba pra puxar o combustível numa quantidade fixa, por exemplo 500ml e medir o tempo que o mesmo leva pra consumir os 500ml, assim seria simples e rápido de montar uma tabela.
Mas ainda acho que marcha lenta é muito variável pois motores com gerenciamentos modernos rendem a economizar mais em lenta mas não significa que em rodagem sejam mais econômicos proporcionalmente à medida de consumo em marcha lenta.
Por exemplo, um motor carburado com toda certeza gastará muito mais combustível que um mpfi porém em ordem de marcha em rodovia com mesmas condições e velocidade terão resultados bem próximos.
Penso eu que os motores não são tão poluentes em andamento por contra da inércia, já parados e ou em velocidades baixas em ordem de carga sejam mais poluentes e consequentemente mais gastões.
Digamos que um Monza completo à gasolina carburado na estrada à 100km/h faça uma media de 12,5km/l um EFI irá fazer digamos que 13,5 sendo um Monza também completo com todas características iguais.
E se tivesse um Monza mpfi digital diria que iria fazer no máximo uns 13,8km/l ou seja a diferença cairia bastante...
Já em marcha lenta seria outros resultados e com carga também dando vantagem ao sistema mais moderno.
Mas ainda acho que marcha lenta é muito variável pois motores com gerenciamentos modernos rendem a economizar mais em lenta mas não significa que em rodagem sejam mais econômicos proporcionalmente à medida de consumo em marcha lenta.
Por exemplo, um motor carburado com toda certeza gastará muito mais combustível que um mpfi porém em ordem de marcha em rodovia com mesmas condições e velocidade terão resultados bem próximos.
Penso eu que os motores não são tão poluentes em andamento por contra da inércia, já parados e ou em velocidades baixas em ordem de carga sejam mais poluentes e consequentemente mais gastões.
Digamos que um Monza completo à gasolina carburado na estrada à 100km/h faça uma media de 12,5km/l um EFI irá fazer digamos que 13,5 sendo um Monza também completo com todas características iguais.
E se tivesse um Monza mpfi digital diria que iria fazer no máximo uns 13,8km/l ou seja a diferença cairia bastante...
Já em marcha lenta seria outros resultados e com carga também dando vantagem ao sistema mais moderno.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
Rafaelo
- MODERADOR
verdade seria uma boa, parecida como o consumo dos CB.vrsilva escreveu:Uma maneira rápida e grosseira seria colocar a bomba pra puxar o combustível numa quantidade fixa, por exemplo 500ml e medir o tempo que o mesmo leva pra consumir os 500ml, assim seria simples e rápido de montar uma tabela.
Vinicius lenta aquecida(sem variaçao da fase de aquecimento e correçoes) nao é variavel nao, esta enganado.esqueceu do closedloop da mistura? sabe como funciona isso mesmo ou so tem uma ideia? veja que o motor ECU tem uma AFR(mapa) pra atingir(target) e nao sair de la, ela vai fazer de tudo pra atingir essa meta de queima e por tanto nao vai variar o consumo, pois bem, como vai variar o consumo se esta queimando sempre a mesma coisa ou tentando. se o mapa da lambda esta dizendo... olha ECU ! queime sempre 14.7:1 a 850 rpm como o consumo vai variar?. tá, existe uma pequena correçao do closedloop do EGO control mais é tao pequena que nao da diferença na pratica, estamos falando de decimal e de um curto espaço de tempo de correção.vrsilva escreveu:Mas ainda acho que marcha lenta é muito variável pois motores com gerenciamentos modernos rendem a economizar mais em lenta mas não significa que em rodagem sejam mais econômicos proporcionalmente à medida de consumo em marcha lenta.
veja outra coisa que esta esquecendo. todo motor hoje é por lei poluir numero X de CO² e todos sao iguais devido a lei de poluiçao, senao for oque pede é BAN. pois bem, todo motor sai de fabrica programado pra queimar sempre uma AFR aquecido. é uma norma que todas as montadoras tem que seguir senao é barrado e o carro nao pode ser comercializado. olha a tabela do controlar que vai te responder isso. la nao diz o carro, diz a faixa de poluente. nao descrimina o carro, entao logicamente vale pra todos.
desde um N20XF ate um UP da Volks vao gastar entre 0,99 a 1,02 lambda(regiao menos poluente possivel sem comprometer o motor).
mais é sabido que nao tem como comparar consumo de nenhuma forma, isso é verdade, porem a estatica é a mais precisa delas, mais nao conclusiva tb. obriga as montadoras padronizar isso é impossível, padronizar esse teste de consumo. cada um faz de sua moda e da essa descredencia toda
----------------
correto, na lenta ele é economico, mais tem zonas do motor que é obrigatorio ter certas relaçoes de queima(isso é pra tudo, desde carburado ate um injeçao direta a pouca diferença) senao o motor nao funciona. por exemplo faixa potencia aspirado é sempre entre 12 a 13 AFR carburado,efi,o meu motor,inj direta, nao interessa.
sim, eo responsavel por isso é o closedloop que sempre falo aqui, a malha fechada(o nome ja ta dizendo) tenta deixar a mistura sempre conforme o alvo do mapa da sonda. quando o motor ta em cruzeiro, usando a inercia entre 2000 a 3500 rpm sem carga(entre 35 a 45 kpa) ele fica com a mistura levemente pobre, é justamente pra nao gastar e poluir, os engenheiro de programação ja deixam ele feito pra operar nessa faixa.vrsilva escreveu:Penso eu que os motores não são tão poluentes em andamento por contra da inércia
parado nao gasta e nao polui tb nos injetados em especial malha fechada, desde que esteja aquecido e saido da zona de aquecimento. acho que ja deve ter visto eu explicar isso por aqui.vrsilva escreveu:já parados e ou em velocidades baixas em ordem de carga sejam mais poluentes e consequentemente mais gastões.
o motor a 85 a 100°C nao pode ta enriquecendo, tem que estar na ordem 0.95 a 1 lambda(estequiometrico) isso gera 0,3% de CO² apenas. se um motor aquecido estiver com mistura rica ta com problemas muito serio. uma coisa que muita gente nao conhece, o carburador tem a mistura em lenta mais rica que um injetado senao o motor apaga, nao funciona corretamente. olhem a tabela controlar e vejam os valores la dos carros carburados é mais rico e poluidores que os atuais injetado, carburador precisa de mistura mais rica pra funcionar em lenta. oque influe no consumo.
a engenharia mudou muito desde o monza. sabiam que ate sequencial é agora o modo partida? pois é, e nao faz muito tempo... tudo pra economia e poluir menos.
as normas tecnica anti poluiçao dizem o seguinte hj: motores atual nao pode ter mais que >0,3% de CO², advinha se a AFR nao é a da estequiometrica? tem uma tabela que mostrai isso, por isso que nao tem como varias o consumo em lenta Vinicius tendeu? viva a malha fechada. nao existe fabricante de motor que vai por 0.900 lambda em lenta aquecido, se fizer isso nao é aprovado o carro. todo carro hoje sai queimando em lenta muito perto dos 1 lambda. 99.9% dos motores.
-
vrsilva
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Quando digo variação em resultados falo comparação entre motores carburado, efi e mpfi. Isso que quis dizer que variam em marcha lenta, o consumo comparado entre eles.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
-
Rafaelo
- MODERADOR
sim nesse ponto é verdade, é que eu interpretei sendo atual o "moderno" que tu falou, e nao monza e carburador. mais blz ta explicado. carros de malha aberta como monza certamente pode acontecer isso mesmo variar, pouco coisa no injetado EFI, no carburado essa variação é maior.vrsilva escreveu:Quando digo variação em resultados falo comparação entre motores carburado, efi e mpfi. Isso que quis dizer que variam em marcha lenta, o consumo comparado entre eles.
e a malha aberta tem um agravante(monza) qualquer um pode lar mexer na mistura e deixar mais pobre ou mais rico, dae nao tem como fazer referencia pra nda.
mais volto a inteirar... o teste de consumo estático que falo seria voltado pra motores atuais(e nao usar entre monzas) ja que esses atuais seguem um padrao rígido anti poluição atual, como viram, todos eles tem que queimar uma AFR igual senao nao sao aprovados. sem contar o closedloop ativo
esse video mostro isso no meu monza. nesse momento do video o motor esta queimando exatos +-0.3% CO² de poluente ja que estava a lambda 0.98 a 1.0(estequiometrico) alcool. e nao estava ligado o closedloop, estava em malha aberta como no monza, porem esse sistema é muito estavel devido a tecnologia dele. praticamente nao teve variaçao na mistura e no consumo.
-
DÉCO
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
.
É amigo, realmete vc me convençeu, esta forma de teste seria a mais confiavel.
Quando citei o teste do inmetro, no caso do gol 1.0 G5 , gostei dos numeros que estao representados la, pois refletiu fielmente o que aconteceu comigo na pratica, talvez seja mais por o sistema de padronizaçao deles (que nao sei c é em pista propria, rolo, simulaçao) ficou muito proximo do que o carro apresentou na pratica na trajeto que utilizei, o consumo do gol que utilizei ficou em torno de 9,4 km/l ,etanol, na estrada, e no site do inmetro estava c nao me engano 9,6.
E no caso do "meu" Monza, que consegui a incrivel media de 12,4 km/l alcool ( quase todas variaveis a meu favor, estimado, nada é perfeito) a 120,130 km/h, mas quando "tento" andar a 100 km/h, na mesma estrada, o consumo aumenta significativamente (coisa em torno de 10 km/l) , isto seria por causa do meu cambio ? (longo) . (meu cambio nao posue mais a "impressao" das caracteristicas, cheguei a esta conclusao comparando com o tuba da minha amiga : a 110km/h meu fica a 2500 rpm, o dela fica a 3000 rpm).
Outra observaçao muito interessante, mesmo no meu carro carburado (que nao possue alteraçao de mistura, sem afogador puxado, como existe nos efi), quando substitui a termostatica original a alcool por uma original a gasolina (uma idiotice :smt021 ) o consumo ficou beeeeem maior, nao tinha ideia que as diferenças de temperatura de trabalho do motor poderiam dar uma diferença tao gritante assim : na cidade caiu de em torno de 7 km/l para em torno de 5 km/l !!.
abraços
É amigo, realmete vc me convençeu, esta forma de teste seria a mais confiavel.
Quando citei o teste do inmetro, no caso do gol 1.0 G5 , gostei dos numeros que estao representados la, pois refletiu fielmente o que aconteceu comigo na pratica, talvez seja mais por o sistema de padronizaçao deles (que nao sei c é em pista propria, rolo, simulaçao) ficou muito proximo do que o carro apresentou na pratica na trajeto que utilizei, o consumo do gol que utilizei ficou em torno de 9,4 km/l ,etanol, na estrada, e no site do inmetro estava c nao me engano 9,6.
E no caso do "meu" Monza, que consegui a incrivel media de 12,4 km/l alcool ( quase todas variaveis a meu favor, estimado, nada é perfeito) a 120,130 km/h, mas quando "tento" andar a 100 km/h, na mesma estrada, o consumo aumenta significativamente (coisa em torno de 10 km/l) , isto seria por causa do meu cambio ? (longo) . (meu cambio nao posue mais a "impressao" das caracteristicas, cheguei a esta conclusao comparando com o tuba da minha amiga : a 110km/h meu fica a 2500 rpm, o dela fica a 3000 rpm).
Outra observaçao muito interessante, mesmo no meu carro carburado (que nao possue alteraçao de mistura, sem afogador puxado, como existe nos efi), quando substitui a termostatica original a alcool por uma original a gasolina (uma idiotice :smt021 ) o consumo ficou beeeeem maior, nao tinha ideia que as diferenças de temperatura de trabalho do motor poderiam dar uma diferença tao gritante assim : na cidade caiu de em torno de 7 km/l para em torno de 5 km/l !!.
abraços
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
-
Rafaelo
- MODERADOR
sem duvida amigo Deco, pq tu acha que Não existe norma tecnica da padronizaçao de consumo no mundo inteiro? pq será?
sobre consumo de um motor.
* nao existe normal tecnica na SAE(americana)
* nao existe normal tecnica na DIN(alemanha)
* nao existe normal tecnica na AFNOR (França)
* nao existe normal tecnica na BSI (Reino Unido)
* nao existe normal tecnica na JISC(Japao)
* nao existe normal tecnica na ABNT(brasil)
sabem pq nao tem? simplesmente pq nao tem como cada montadora fazer um motor e medir esse consumo sem tirar as mais de 25 variaveis do jogo, dae a norma tecnica nao realiza isso a muitas variantes. por isso que falei no consumo estatico deixaria tudo mais justo, ate mesmo um cortador de grama 6CV 4T monocilindro saberia oque gasta em relaçao ao concorrente 6CV 4T monocilindro. pq saberia que foi padronizado o teste.
podem notar, quando voces olharem uma especificaçao tecnica de um motor, vao ver a Potencia X Torque e do ladinho tem uma norma tecnica onde o motor foi testado(se for brasil é ABNT). meu motor B&G do cortador de grama 6CV 4T é americano e la esta na norma deles SAE(sociedade americada de engenheiros). o mesmo do oleo SAE é verificado la nas normas deles.
mais nao diz consumo SAE hehehe nunca que voces vao ver padronizaçao de consumo, pq simplesmente nao tem como medir de forma justa. as montadoras adoram enganar o povao e acham que todos sao iguais pra acreditar neles. ta bom....
obvio que teste de laboratorio nao é o mesmo que o real. mais seria uma estimativa muito realistica e proxima. 2 motores sofrendo o mesmo teste de padronizaçao, tao simples isso. quem consome menos nessa situação é o mais eficiente na mesma categoria claro...
alias, motores potencia/torque/curva sao medido a maioria das normas tecnica no mundo em dinamometro de motor. isso faz tirar as variavel do dinamometro de rolo inercial(peso do carro, aderencia, bla bla). so nao sei se todas as normas seguem o uso do dinamometro de motor. uma vez estabelecida a regra ABNT,DIN,SAE que for onde diz como testar qualquer motor, o país da norma tem que testar TODOS os motores assim. acho que no brasil é por rolo.
nao é pelo cambio Deco, e sim pela conduta, teria que ver a carga do teu motor e nao adianta usar aquele manometro de painel que nao é assim que se mede, tem que ter um vacuometro micro escalado de precisao, e simular as 2 condiçoes que tu fez, se der diferença na pressao ta explicado o consumo. o injetado é mapeado oque faz o motor ficar mais dentro dos parametros sem essa variaçao, e se for um malha fechada que nao é o caso de nenhum monza ae nao tem variaçao praticamente no consumo. maravilhas da tecnologia desde 1986 ehehehe
é carburador qualquer alteraçao vai ferrar o consumo por ser tudo regulado manualmente como voces sabem, hoje os flex como o meu, a VT é a mesma 87 a 105°, tudo é feito eletronicamente a correçao da ECU. no teu caso o motor tava regulado a uma temperatura, se trocou ela de "lugar" dae o carro vai trabalhar onde nao deve e resultar em consumo erratico. no injetado ate mesmo na multec 700 EFI ja tem a correçao mapeada e tem a mesma VT alc/gas acabou a diferença de antes, é tudo feito eletronicamente nesses modelos.
sobre consumo de um motor.
* nao existe normal tecnica na SAE(americana)
* nao existe normal tecnica na DIN(alemanha)
* nao existe normal tecnica na AFNOR (França)
* nao existe normal tecnica na BSI (Reino Unido)
* nao existe normal tecnica na JISC(Japao)
* nao existe normal tecnica na ABNT(brasil)
sabem pq nao tem? simplesmente pq nao tem como cada montadora fazer um motor e medir esse consumo sem tirar as mais de 25 variaveis do jogo, dae a norma tecnica nao realiza isso a muitas variantes. por isso que falei no consumo estatico deixaria tudo mais justo, ate mesmo um cortador de grama 6CV 4T monocilindro saberia oque gasta em relaçao ao concorrente 6CV 4T monocilindro. pq saberia que foi padronizado o teste.
podem notar, quando voces olharem uma especificaçao tecnica de um motor, vao ver a Potencia X Torque e do ladinho tem uma norma tecnica onde o motor foi testado(se for brasil é ABNT). meu motor B&G do cortador de grama 6CV 4T é americano e la esta na norma deles SAE(sociedade americada de engenheiros). o mesmo do oleo SAE é verificado la nas normas deles.
mais nao diz consumo SAE hehehe nunca que voces vao ver padronizaçao de consumo, pq simplesmente nao tem como medir de forma justa. as montadoras adoram enganar o povao e acham que todos sao iguais pra acreditar neles. ta bom....
obvio que teste de laboratorio nao é o mesmo que o real. mais seria uma estimativa muito realistica e proxima. 2 motores sofrendo o mesmo teste de padronizaçao, tao simples isso. quem consome menos nessa situação é o mais eficiente na mesma categoria claro...
alias, motores potencia/torque/curva sao medido a maioria das normas tecnica no mundo em dinamometro de motor. isso faz tirar as variavel do dinamometro de rolo inercial(peso do carro, aderencia, bla bla). so nao sei se todas as normas seguem o uso do dinamometro de motor. uma vez estabelecida a regra ABNT,DIN,SAE que for onde diz como testar qualquer motor, o país da norma tem que testar TODOS os motores assim. acho que no brasil é por rolo.
nao é pelo cambio Deco, e sim pela conduta, teria que ver a carga do teu motor e nao adianta usar aquele manometro de painel que nao é assim que se mede, tem que ter um vacuometro micro escalado de precisao, e simular as 2 condiçoes que tu fez, se der diferença na pressao ta explicado o consumo. o injetado é mapeado oque faz o motor ficar mais dentro dos parametros sem essa variaçao, e se for um malha fechada que nao é o caso de nenhum monza ae nao tem variaçao praticamente no consumo. maravilhas da tecnologia desde 1986 ehehehe
é carburador qualquer alteraçao vai ferrar o consumo por ser tudo regulado manualmente como voces sabem, hoje os flex como o meu, a VT é a mesma 87 a 105°, tudo é feito eletronicamente a correçao da ECU. no teu caso o motor tava regulado a uma temperatura, se trocou ela de "lugar" dae o carro vai trabalhar onde nao deve e resultar em consumo erratico. no injetado ate mesmo na multec 700 EFI ja tem a correçao mapeada e tem a mesma VT alc/gas acabou a diferença de antes, é tudo feito eletronicamente nesses modelos.