ebilck escreveu:Que é sobre adaptação eu sei, mas a duvida é pq tem que ser uma Bobina de Gol/Santana e etc e não uma de Monza, uma vez que existem monzas e injeção eletrônica? Seria pq as bobinas dos Monzas são de mais pinos?
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boa tarde Ebilck, e seja bem vindo ao forum !!
A opçao pela BOBINA MI de 2 pinos, foi exatamente por ela, a principio, possuir um sistema de alimentaçao "similar" à original (1 positivo + 1 negativo) e tambem por ser uma bobina de potencia muito superior ( algo em torno de 34.000 contra algo em torno de 20.000 na original destes veiculos asfaltica), e por ser utilizada na adaptaçao de varios veiculos de varias marcas exemplo : voyage, passat, gol antigo, opalas, jeeps etc... com resultados satisfatorios e bem sucedidos, nestes veiculos, viabilizando assim a "tentativa" de adaptaçao nos nossos Monzas, que até o momento quando corretamente instalada, BEM SUCEDIDA .
MAS PORQUE NAO A DO MONZA EFI ? Principalmente por que ela possui um funcionamento um pouco mais complexo com 4 fios do que uma com 2 fios, que pelo que eu saiba, ela "recebe" e "envia" informaçoes para varios sensores, UCE etc que nos carburados nao existe, tornando assim esta "adapataçao" complexa e com alto risco de ser MAU SUCEDIDA, causar danos nela, e no Modulo de igniçao dos carburados etc...sendo que ela seria viavel quanto a potencia, mas pela complexidade da adaptaçao, inviavel, POREM, nao impossivel (questao que teria que ser amplamente avaliada, atravez de um conhecimento profundo do funcionamento das EFI (coisa que eu nao tenho)) .
Quando eu disse que é só tirar uma e por a outra, foi apenas para nao confundir as pessoas e tornar esta adaptaçao facil para pessoas com pouco ou nenhum conhecimento do assunto, que depois de varias tentativas de
erro e acerto essa é a melhor opçao, MAS... mesmo com 2 fios, o funcionamento desta bobina é muito mais complexo do que c pode parecer, para vc ter uma ideia, um dos fios que alimenta ela , durante o funcionamento, fica mudando a polaridade, imagina uma com 4 fios quantas variaveis deve haver (estou chutando, nao conheço o funcionamento das EFI) e tem mais ainda, a questao do fio resitivo que nao vou entrar em detalhes que vai ficar gigante a resposta e cansativa....
RESUMINDO: por know how (experiencias bem sucedidas anteriores) material disponivel para estudo, e similaridade de funcionamento em comparaçao a asfaltica.
Talvez eu estude o funcionamento das dos EFI para poder te responder melhor, porem ja vi o assunto agora "superficialmente" ela recebe mesmo uma informaçao da UCE coisa que os carburados nao possuem
abraço