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Re: Gambiarras, gatos e afins

Enviado: 13 Mar 2008, 20:38
por José Leal
Fastback escreveu:Dá até pra lembrar da propaganda da Semp Toshiba, onde os nossos moderadores Japas são melhores que os dos outros! :smt023
E é mesmo. Participo do Clube do Tipo, e tem um moderador lá que acha que é o dono do site...

Ví vc falando sobre testar um relé na cx de fusíveis. Vou ver como está a ligação (o relé do 1º estágio nem tá lá, mas coloquei o da buzina e não funcionou...).

Vou testar toda a linha de transmissão de sinal da ventoinha, para saber onde está o erro. Assim que fizer os teste, informo aqui.
Diego Paiva escreveu:Dá uma olhada no sensor de temperatura, aquele que fica prox à valvula termostática, do lado direito(lado do passageiro) do motor. É ele que manda a informação pra central, ai ela(central) manda o sinal p/ liga o ventilador, se necessário. Um sensor desse custa uns 30 reais.

Abraço.
Por acaso esse sensor funciona como um cebolão (2 estágios), ou só informa à central da IE (através de voltagem) como está a temp. da água? No meu carro, esse sensor é novo, mas tem somente 2 fios chegando nele...

Até mais!

Re: Gambiarras, gatos e afins

Enviado: 14 Mar 2008, 09:24
por Fastback
O sensor tem somente dois fios mesmo, José.
Ao que tudo indica, aqueles fios servem para o envio de sinal para a central, que é quem realmente controla a temperatura do motor...
Mesmo assim, é a minha leiga opinião... :smt020

Re: Gambiarras, gatos e afins

Enviado: 14 Mar 2008, 16:00
por Diego Paiva
Fastback escreveu:O sensor tem somente dois fios mesmo, José.
Ao que tudo indica, aqueles fios servem para o envio de sinal para a central, que é quem realmente controla a temperatura do motor...
Mesmo assim, é a minha leiga opinião... :smt020
Acho que seja assim tbm. Qt ao sensor, ele só tem 2 fios mesmo.

Abraço.

Re: Gambiarras, gatos e afins

Enviado: 14 Mar 2008, 16:21
por José Leal
Fastback escreveu:Conseguindo, POR FAVOR, me dá um toque e comenta o que tu fez... Também quero dar uma olhada no meu sistema mas me falta tempo.

Estou pensando em testar primeiro a linha entre o módulo e os relês pois, meu ventilador funciona. O interessante, é que ao fazer os testes de autodiagnóstico, o 2º estágio funcionava beleza. Porém, na rua NADA! O carro lá, pelando de quente, e nada do 2º estágio dar uma mão.. Foi só retirar a tal resistência de cerâmica que ele manda direto o 2º estágio, o que está me preocupando pois o mesmo COME uma energia lascada do carro. :(

Se quiser trocar algumas idéias a respeito, manda uma MP.

Boa sorte cara!
Fastback os testes que fiz foram somente a continuidade dos fios. O pino A3 do módulo de IE controla o 1º estágio e o pino C1 o 2º. No meu carro, a continuidade dos fios está perfeita.

O que me chamou a atenção foi que na cx de fusíveis tem um lugar vago (L5), que é o fusível da ventoinha. O fusível N5 protege os relés. Existe um conector solto, provavelmente para colocar um dos terminais de fusível. No lugar do fusível L1, que é o do farol de neblina, existe somente 1 conector, mas meu carro não tem os neblinas. Agora fiquei na dúvida, se algum mocorongo que mexeu na elétrica do meu carro fez o favor de colocar esse conector no lugar errado (talvez seja o L5 que está faltando), ou se ele já é preparação para os neblinas. Quem tiver paciência para olhar isso, agradeço!

Lá no cofre do motor, tem o chicote da ventoinha, que, "no meu intindimento" está assim: para o 1º estágio, sai o fio da cx de fusíveis, passa pela resistência no paralamas, e retorna para a cx. Provavelmente dentro da cx deve ter um jumper com o relé do 2º estágio, ou com o fusível que tá faltando. De lá, retorna para o cofre do motor, direto para a ventoinha.

Re: Gambiarras, gatos e afins

Enviado: 14 Mar 2008, 17:44
por Fastback
José, quanto aos fusíveis "pré instalados", fica tranquilo que é assim mesmo. Tanto esse fusível do farol de neblina quanto alguns outros de itens que o monza GL/Barcelona/Class entre outros já vem mesmo com uma das perninhas prontas para uso. Acredito eu que seja a perna que vem da bateria. Sendo assim, daí mandamos a energia pro botão e em seguida pras lâmpadas ou relê que acionará a mesma. ;)
Eu mesmo quero desfazer a gambiarra que fiz pra ligar minhas milhas e neblinas para fazer esse esqueminha de usar o fusível na caixa como é o padrão de fábrica.

Quanto ao eletroventilador, vou fazer alguns testes também. A unica coisa que sei é que retirando a tal resistência lá na frente o primeiro estágio já manda o segundo na lata sem frescura.
Porém... É aí que começo a ficar confuso. Uns dizem que esse segundo estágio não aciona em condições normais, apenas com o ar condicionado. Aí, se há uma resistência lá na frente, qual é o funcionamento dela? O lógico seria conforme aumenta a temperatura, maior é a passagem de corrente, certo? Sendo assim, ele QUENTE de verdade deveria deixar passar 100% da corrente, não é? Se é assim, porque minha ventoínha não ficava rápida o suficiente pra baixar bastante a temperatura como é agora sem essa resistência? Vai lá entender...
No caso do meu, o primeiro estágio já funciona com a potência do segundo... Também considero o fato ser algum "defeito" na programação do chip, já que a central poderia não estar enviando o sinal para o relê. Aiai... É nesse final de semana que minha diversão estará garantida! :D

Re: Gambiarras, gatos e afins

Enviado: 14 Mar 2008, 19:14
por José Leal
Fastback, tomando como base o funcionamento da ventoinha do Tipo (controlada por cebolão), fica assim: a ventoinha liga no 1º estágio (92°), passando por uma resistência. O caminho é simples: o positivo é direto da bateria. O negativo vem de um terminal do cebolão, passa pela resistência e chega ao motor da ventoinha. Se estiver muito quente (97°), aciona o 2º estágio, onde o outro terminal do cebolão joga um sinal para um relé, que é o mesmo que é acionado pelo pessossato do AC. Daí ela já gira com muito mais velocidade. Quando comprei meu Tipo, tava com essa resistência queimada, daí só funcionava o 2º estágio. O pior são os "mechanicos" dizerem que é normal o motor trabalhar a 97°... :smt021 . Antes de comprar a peça nova, fiz um jumper como vc fez.

Pelo que entendi da ligação do Monza, a única diferença é que o 1º estágio tem um relé de acionamento. Então, no seu carro, provavelmente o 1º estágio está dando conta de refrigerar o motor. Só para constar, quarta-feira, quando saí com o carro, o marcador de temp. tava ~1mm acima do meio. Realmente tava quente, mas não chegou nem a lampejar a lâmpada de advertência. Se vc tiver coragem, retire o relé do 1º estágio, e fique de olho no termômetro!!! Ou melhor, se vc tiver multímetro, coloque a ponta positiva no terminal C1 da IE, e a ponta negativa em qqer parte da lataria, e saia com o carro. Assim, vc verá se a IE tá mandando sinal para acionar o 2º estágio.

Voltando a cx de fusíveis, como se explica a falta do fusível L5? Como disse tb, tem um conector solto na cx. Dê uma olhada:

Imagem

Imagem

Repare a falta dos fusível L5, o local do fusível do neblina (L1), e do relé do 1º estágio (em cima do lado esquerdo). Coloquei o relé da buzina mas não funcionou.

É nítido que nesse conector solto tem 2 fios, um que vai para trás da cx, e outro que é ligado no conector branco de cima, do lado esquerdo. Esse conector tb tem 2 fios que saem dele e vão para trás da cx. Talvez seja esse o jumper que tá faltando, ou é um dos conectores do fusível L5. O outro conector deve estar atrás da cx. Como que se faz para retirar a cx, já que aquele console alí em baixo é rebitado?

Um abraço e vamos continuar nessa luta.

Re: Gambiarras, gatos e afins

Enviado: 15 Mar 2008, 11:02
por Marcel Murai
José,
O fusível L5 só se aplica a carros SEM AC.
Conforme discutimos no tópico:
viewtopic.php?f=9&t=1403

Re: Gambiarras, gatos e afins

Enviado: 15 Mar 2008, 11:10
por Marcel Murai
Fast,
Seu monza na estrada tmbm esquenta? tipo uns 100km/h? Se mesmo assim tiver esquentando é problema na circulação da água.

Na estrada a ventoinha nao liga.

Uma vez a GM soltou um boletim p/ correção do acionamento da ventoinha que acionava com temperatura muito acima da normal. Parece que é nos monzas 95. Só se o cara que programou o chip pegou o do 95 com esse problema e remapeaou em cima dele.

Acho que o Luiz Carlos ou o Carlos Freire tem mais informações sobre essa correção da GM. Que eu me lembre era só aterrar um fio lá da central.