Teto Solar no Monza Classic SE 93 ( Novo Projeto )

Assuntos específicos relacionados à acabamentos externos, rodas e pneus.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Teto Solar no Monza Classic SE 93 ( Novo Projeto )

Mensagem não lida por Rafaelo »

segunda feira dia 30/9 chegou a encomenda ate em casa, via transportadora. o conjunto pesa bastante 54kg boa parte é "descarte" que vai pra reciclagem na firma. o principal é a maquina solar e estrutura que esta pesando +-30 kg, todas peças testadas e funcionando so esta precisando de uma trato, peças de FV costuma ter esses problema.

segue as foto e a explicaçao detalhada.

teto ja desmontado, pronto para começar a remoção dos paineis e travessas que serao utilizadas no monza. curioso é a mesma cor do omega nosso, azul strauss perol, acho lindo esse azul. que tambem tem TS e fabrica :D

os drenos estao inutilizados, foram serrados juntos... será feita a compra nova de uma mangueira apropriada pra os 4 drenos.
Imagem

quadro de sustentação da maquina solar em ótima condições.
Imagem
Imagem

informaçao tecnica anotada.

distancia correta da janela TS em relação ao para-brisa. essa medida é fundamental, é ela que determina tudo, se isso nao estiver correto os acabamentos nao poderão ser colocados adequadamente.
Imagem

abertura do vao interno norte - sul. é nesse vao que a maquina sela ao se fechar, na maquina existe as pestanas em toda sua borda pra fazer a selagem.
sao 440mm interno oque inclui a aba.
Imagem

abertura do vao interno leste - oeste. é nesse vao que a maquina sela ao se fechar, na maquina existe as pestanas em toda sua borda pra fazer a selagem.
sao 833mm interno oque inclui a aba.

distancia entre as travessa A e B. como falei anteriormente, quem dita as regras é a posição da janela em relaçao ao parabrisa. por isso se começa la da frente a colocação dos paineis.
Imagem

-------------------------------------------

começando a remoção completa de cada painel.

quadro da maquina removida, o quadro é soldado pelas 4 abas internas vista "dobradas" nessas imagem, ja com os pontos de solda brocados inclusive. o quadro é colado com um selante(preto), o mesmo sera feito no teto do monza conforme é feito originalmente de fabrica.
a parte de tras é soldado a travessa A, onde se ve o broqueamento da solda ponto. falo mais adiante das travessas A e B
Imagem

quadro do suporte da maquina removido inteiro. os furos serao os mesmo que receberam solda TIG quando colocada no monza. os furos ja estao prontos, isso se deve do broqueamento da solda ponto pra remover o painel.
Imagem

travessa A removida, e limpa. proximo passo recuper furos,e preparar o tratamento químico novo. o mesmo será feito na travessa B.
obs: a travessa NAO é soldada ao teto. ela é colada com um selante que da firmeza a peça e a folha do teto. os unicos ponto de solda sao 4 em cada aba lateral. ela funciona como um Arco(função estrutural de resistência) e as pontas que suportam a carga e nao a folha do teto :smt023 isso é muito importante respeitar isso.
Imagem
Imagem

----------------------------

guardei pro final :lol:
boqueta detected!

coitado desse ex dono de vectra, alem de ter tido prejuizo com a batida caiu na mao de um boqueta de mao cheia. é aquilo que sempre falo aqui e alguns ficam irritado comigo(paciência senao gostam) isso é o crime do acetileno. solda acetilena ao seu estado bruto uahauahuahuah olha que coisa mais linda. ta tudo enferrujado por dentro da coluna B, como era previsto, solda suja sem proteçao de gas da nisso ae, ferrugem, uma porquice, e comprometimento da estrutura em si. quando falo que solda acetileno nao presta por algum motivo é. é o pior metodo de se soldar chapa fina, o melhor metodo é a TIG pulse coisa que passa longe em varias oficina motivo custo e MO especializada, soldador TIG é o mais graduado, sao soldadores de alta precisão devido o alto nivel de ajuste que o maquinário proporciona, fora o metodo que é muito complicado. especialmente chapas finas no caso estamparias automotivas

infelizmente esse carro levou uma batida na coluna B, felizmente nao afetou o principal que é a maquina e o quadro dela.

o porcalhao nem se deu o trabalho de passar a escova de aço pelo menos, deixou com oxido e tudo mais :evil:
Imagem

vou atualizando na medida que vou trabalhando.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Show de bola Rafaelo, pelo jeito as coisas vão andar num passo até que rápido pela empreitada... Parabéns a vocês dois... o dia que eu for rico, eu compro um teto solar e deixo o bartok aí contigo também... kkkkkk!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR

valeu Vinicius, nessa primeira etapa de separação das peças, medições, limpeza, estudo, etc é ate rapida. oque vai demora é pro Ronaldo vim ate aqui em casa, preciso terminar o monza e colocar em circulaçao pra dar lugar pro monza dele. esse monza vai fica no cavalete pelo menos 3 meses pra fazer tudo com um nivel muito bom de qualidade. so agora ta rapido depois vai fica parado rsrsrsr

ah sim, será bem vindo. so aparecer
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Rafaelo, tu sabe que selante (preto) é esse? No vectra usam esse selante, mas no monza, usam o convencional mesmo... O do vectra parece ser bem mais resistente!
No meu monza nós ainda não colocamos as travessas, mas eu já comprei o selante (veda capo)... que se assemelha muito ao original do monza... Posso usar ele?
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Rafaelo
MODERADOR

nome comercial nao sei... ambos tem poder de colagem e vedaçao, o usado em linha de montagem é um selante exclusivo, porem tem quase as mesma propriedades do selante com nome comercial "veda capo", é um flexível carga mineral. nao é exclusivo do "vectra" foi adotado em toda linha de produçao da GM, oque deve incluir teu monza ja era vedado com esse selante, e tem um outro que é rosa com um cheiro característico.

sim,usem esse selante comercial que tem o mesmo papel de vedação e colagem, esse produto é obrigatório pra colagem das travessas A/B e quadro da maquina.
jhsantana
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jhsantana »

E pensar que deixei um TS do Omega por 500R$, mas fica mais pra frente.
Parabéns Ronaldo e Rafa pela iniciativa.
O filhão Gustavo, meu orgulho, minha vida

Tópicos
Reforma do Classicão
viewtopic.php?f=43&t=5260

OCD 4.1
viewtopic.php?f=23&t=29909

Em busca do sonhado Classic 500EF
Rafaelo
MODERADOR

dae Santana, por 500,00 se fosse completo como esse do Ronaldo seria otimo mesmo. uma otima oportunidade.

dando continuidade, hoje fiz a restauraçao das peças, trabalho de funilaria, limpeza, pintura.

limpando o quadro, tirando o selante...
Imagem

pintura de cinza PU 35% - pra proteçao das peças, quando montadas no monza serao pintadas da cor do carro. assim como é o original :smt023
Imagem
Imagem

ordem de montagem no teto ao monza. quadro + travessa A e posterior, peças esta novas agora, os ponto de soldagem/selagem serao escovados pra remover a tinta, porem somente no momento da colocaçao ao monza
Imagem

o resto do teto foi pra prensa virar lata de sardinha :D
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1993

Mensagem não lida por dbzronaldo »

vrsilva escreveu:Show de bola Rafaelo, pelo jeito as coisas vão andar num passo até que rápido pela empreitada... Parabéns a vocês dois... o dia que eu for rico, eu compro um teto solar e deixo o bartok aí contigo também... kkkkkk!!!
Obrigado Vinicios, não que eu esteja com grana sobrando, mas eh que esse de colocar o TS é um grande sonho antigo, e surgiu me deu na cabeça que eu tinha que por,
convenci o rafaelo, ele aceito, dai fui atraz do teto, o primeiro que achei ja comprei. kkkk
como eh um projeto pra mais pra frente não pensei 2 vezes em garantir o teto e deixar ele com o Rafaelo já. heheh

Rafaelo escreveu:segunda feira dia 30/9 chegou a encomenda ate em casa, via transportadora. o conjunto pesa bastante 54kg boa parte é "descarte" que vai pra reciclagem na firma. o principal é a maquina solar e estrutura que esta pesando +-30 kg, todas peças testadas e funcionando so esta precisando de uma trato, peças de FV costuma ter esses problema.

segue as foto e a explicaçao detalhada.

teto ja desmontado, pronto para começar a remoção dos paineis e travessas que serao utilizadas no monza. curioso é a mesma cor do omega nosso, azul strauss perol, acho lindo esse azul. que tambem tem TS e fabrica :D

os drenos estao inutilizados, foram serrados juntos... será feita a compra nova de uma mangueira apropriada pra os 4 drenos.
quadro de sustentação da maquina solar em ótima condições.

informaçao tecnica anotada.

distancia correta da janela TS em relação ao para-brisa. essa medida é fundamental, é ela que determina tudo, se isso nao estiver correto os acabamentos nao poderão ser colocados adequadamente.

abertura do vao interno norte - sul. é nesse vao que a maquina sela ao se fechar, na maquina existe as pestanas em toda sua borda pra fazer a selagem.
sao 440mm interno oque inclui a aba.

abertura do vao interno leste - oeste. é nesse vao que a maquina sela ao se fechar, na maquina existe as pestanas em toda sua borda pra fazer a selagem.
sao 833mm interno oque inclui a aba.

distancia entre as travessa A e B. como falei anteriormente, quem dita as regras é a posição da janela em relaçao ao parabrisa. por isso se começa la da frente a colocação dos paineis.
-------------------------------------------

começando a remoção completa de cada painel.

quadro da maquina removida, o quadro é soldado pelas 4 abas internas vista "dobradas" nessas imagem, ja com os pontos de solda brocados inclusive. o quadro é colado com um selante(preto), o mesmo sera feito no teto do monza conforme é feito originalmente de fabrica.
a parte de tras é soldado a travessa A, onde se ve o broqueamento da solda ponto. falo mais adiante das travessas A e B

quadro do suporte da maquina removido inteiro. os furos serao os mesmo que receberam solda TIG quando colocada no monza. os furos ja estao prontos, isso se deve do broqueamento da solda ponto pra remover o painel.

travessa A removida, e limpa. proximo passo recuper furos,e preparar o tratamento químico novo. o mesmo será feito na travessa B.
obs: a travessa NAO é soldada ao teto. ela é colada com um selante que da firmeza a peça e a folha do teto. os unicos ponto de solda sao 4 em cada aba lateral. ela funciona como um Arco(função estrutural de resistência) e as pontas que suportam a carga e nao a folha do teto :smt023 isso é muito importante respeitar isso.
----------------------------

guardei pro final :lol:
boqueta detected!

coitado desse ex dono de vectra, alem de ter tido prejuizo com a batida caiu na mao de um boqueta de mao cheia. é aquilo que sempre falo aqui e alguns ficam irritado comigo(paciência senao gostam) isso é o crime do acetileno. solda acetilena ao seu estado bruto uahauahuahuah olha que coisa mais linda. ta tudo enferrujado por dentro da coluna B, como era previsto, solda suja sem proteçao de gas da nisso ae, ferrugem, uma porquice, e comprometimento da estrutura em si. quando falo que solda acetileno nao presta por algum motivo é. é o pior metodo de se soldar chapa fina, o melhor metodo é a TIG pulse coisa que passa longe em varias oficina motivo custo e MO especializada, soldador TIG é o mais graduado, sao soldadores de alta precisão devido o alto nivel de ajuste que o maquinário proporciona, fora o metodo que é muito complicado. especialmente chapas finas no caso estamparias automotivas

infelizmente esse carro levou uma batida na coluna B, felizmente nao afetou o principal que é a maquina e o quadro dela.

o porcalhao nem se deu o trabalho de passar a escova de aço pelo menos, deixou com oxido e tudo mais :evil:

vou atualizando na medida que vou trabalhando.

Rafaelo, muito legal essa sua técnica em desmontar as coisas, estudar a engenharia reversa.. Parabéns mais uma vez.
Cada vez mais eu tenho certeza que ficara o mais original possivel essa instalação!

Eu nem sabia que aqueles pontinhos la era de solda. kkkk sempre imaginei que era detalhes. kkk

jhsantana escreveu:E pensar que deixei um TS do Omega por 500R$, mas fica mais pra frente.
Parabéns Ronaldo e Rafa pela iniciativa.
ehhe, Obrigadooo.. Noss... barato mesmo! se for completo vale sim!

Rafaelo escreveu:hoje fiz a restauraçao das peças, trabalho de funilaria, limpeza, pintura.

limpando o quadro, tirando o selante...
Imagem

pintura de cinza PU 35% - pra proteçao das peças, quando montadas no monza serao pintadas da cor do carro. assim como é o original :smt023
Imagem
Imagem

ordem de montagem no teto ao monza. quadro + travessa A e posterior, peças esta novas agora, os ponto de soldagem/selagem serao escovados pra remover a tinta, porem somente no momento da colocaçao ao monza
Imagem

o resto do teto foi pra prensa virar lata de sardinha :D
Opa, Legal mesmooo hein Rafaelo, ficou novinh. heheh não sei pra que serve essa pintura, mas já ficou bonito. kkkk
é aquela tinta Prime?
Já fez a limpeza no teto solar tambem? ou isso vai deixar pro final?

Abraços.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Responder