waldir escreveu:
Vinicius,
essa sua história do LM 317 vc precisa demonstrar com fotos ou filme.
Pode deixar que assim que eu tiver um tempinho e me lembrar eu tirarei fotos... Mas não é um dragão de sete cabeças não...
waldir escreveu:
O par casado 'led e resistor' para a queda de tensão continua e a única garantia que vc disse é o suporte da corrente até 1.5 A para um ou mais leds até o limite de 1.5 A no LM 317; 3.0 A no LM 350 e 5.0 A no LM 338
Não entendi bem o que você quis dizer aqui, mas essas informações de corrente, no caso 1,5A para o LM317 é a CARGA que ele suporta, ou seja, ele suporta até 1,5A de carga sem problemas.
waldir escreveu:
Continuo não vendo vantagem por que não há estabilização de tensão então se entrar 13,999 sairá x; se entrar 14,3 sairá y
Outro agravante é o dissipador quando aplicado ser o 2º Vout e se encostar na lataria, tchau... para não encostar vira um trambolho que citei antes... caixinha não fechada ou dependurada na lanterna ou dentro da lanterna para esquentar (o que não ocorre somente com os resistores)
Waldir, me desculpe as palavras, mas, você ainda não abriu sua mente... LED NÃO PRECISA DE TENSÃO ESTABILIZADA, E SIM CORRENTE. Com o LM317 devidamente configurado para fornecer CORRENTE CONSTANTE de acordo com o(s) LED(s) vai manter a corrente SEMPRE CONSTANTE INDEPENDENTE da tensão de alimentação, desde que, esteja acima do mínimo aceitável pelo circuito, no caso de um LED de 1W é 3 volts para o LED mais 3 para o LM317, ou seja com 6V já acende o LED em POTÊNCIA MÁXIMA. E como tensão máxima parece me que o LM317 aguenta até 45V de diferença de potêncial... ou seja, aguenta tranquilo...
Mas entenda que, LED não consome tensão e sim corrente, o que ele precisa é corrente, se por exemplo eu configurar o LM317 para fornecer 20mA para um LED alto brilho, e alimentar com 6 volts, vai mandar 20mA, se alimentar com 8 volts, continua com 20mA, se mandar 12V, continua 20mA se mandar 30V vai continuar a mandar SOMENTE 20mA de corrente no LED. O resistor NÃO BAIXA TENSÃO, LIMITA CORRENTE, como consequência de sua resistência ele retém parte da tensão que é proporcional ao seu valor resistivo, e esta tensão é queimada em forma de calor, o LED consome 3 volts de tensão e gasta isso em forma de luz e calor.
Waldir, pra ligar somente 1 led de alto brilho ou esse 5050, o resistor não chega a esquentar consideravelmente mesmo, mas ligar 1 led de 1w somente com resistor, vai esquentar e MUITO, sabe porque?
P = V x I
Onde
P = Potência em Watts (W)
V = Tensão em Volts (V)
I = Corrente em Ampere (A)
Tensão bateria 12 arredondado
LED 1W com corrente À 350mA
V= R x i
12= R x 0,350
R = 12/0,350 = 34,28 Ohms
Comercialmente temos dois valores próximos, 33 Ohms e 36 Ohms. Vamos recalcular com esses valores para saber a corrente.
i = V / R
i = 12 / 33 = 0,363A ou 363mA já está acima da corrente máxima recomendada pelo datasheet do LED.
i = V/ R
i = 12 / 36 = 0,33333....A ou 333mA mais seguro...
Potência que irá passar pelo resistor.
Como o LED tem aproximadamente 3v (arredondado, na real é 3,2V) de tensão reversa, fica 9V para o resistor dissipar.
Então....
P = V x i
P = 9 x 0,333 = 2,97W de calor dissipado, é 3 vezes mais que o próprio LED... com toda certeza o LM317 não irá dissipar todo esse calor...
Com carro ligado tensão em 14,5V
i = V / R
i = 14,5 / 36 = 0,402A ou 402mA já fritou o LED...
Então vamos recalcular usando a tensão do alternador de 14,5V
R = V / i
R = 14,5 / 0,35 = 41,42 Ohms. Valores comerciais de 39 Ohms ou 43 Ohms, vamos usar o bom senso e pegar o de 43R.
i = V / R
i = 14,5 / 43 = 0,337A ou 337mA legal...
P = V x i
P = 11,5 x 0,337 = 3,87W 4 vezes mais calor que o próprio LED...
E com o motor desligado, volta no 12V
i = 12 / 43 = 0,279A ou 279mA o brilho vai cair...
Ou seja, qualquer e TODA variação de tensão o LED irá sentir, e não só a variação medida pelo multímetro, mas como também TODO ruído que é gerado na linha de alimentação pela ignição...
Colocando um LM317 para estabilizar a corrente em 350mA ele vai SEMPRE manter essa corrente INDEPENDENTE da tensão de entrada, o LED SEMPRE irá consumir 3V SEMPRE, a necessidade de ter um resistor NO MÍNIMO é SOMENTE para não dar CURTO CIRCUITO pois o LED é um Diodo e ele devidamente polarizado é nada mais nada menos que um curto circuito, pois sua resistência é baixíssima...
O LM317 vai esquentar porque?
Porque ele consome 3V para seu circuito interno, o LED consome 3V para emitir Luz, o resto da tensão é desprendida em forma de calor da mesma maneira que o resistor faria, pra resolver isso?
Só ligar 3 LEDs em série, que daria 9V aproximadamente, mais os 3V do LM317 daria 12V, ficaria tudo lindo e bonito... E como o LM317 aguenta 1,5A de carga, daria pra ligar 4 conjunto em paralelo sendo cada conjunto uma série de 3 LEDs. Ou seja, 12 LED de 1W só com 1 LM317...
Se cada LED de 1W tem 110 Lúmens de potência luminosa ligados à 350mA, 12 seria 1320 Lúmens... bastante coisa..
Pra efeito de comparação, uma lampada de Xenon 35W de cor 4300K tem potência luminosa de 3200 lúmens... As lampadas halogenas comuns de 55W tem 800 lúmens... kkkkk!!! Não é atoa que a Audi está usando LEDS nos faróis de alguns carros já...
waldir escreveu:
A partir da configuração de 1 resistor por Led considerando 14,5V pode-se usar 560 ohms ou 680 ohms para manter o brilho quase total
ou 270 ohms para 3 leds em série... ou 'apagar' o Led colocando um resistor de 1K
Valores resistivos menores que 560 ohms reduz a vida do led, e se a tensão extrapolar 15V queima junto com outros componentes/sensores/atuadores.
Cara já usei 680 Ohms e tive vários leds de alto brilho queimados em questão de meses...
waldir escreveu:
Nas fitas de Led 5050 utilizam 3 resistores de 131 ohms(em cada segmento) e é preconizado 12V de tensão; talvez aí valesse a pena estabilizar a tensão de 14.3 para 12.0 (?) por que me parece que o resistor está a 'seco' sem folga. Porém, aí não funciona com o LM... devido o imput de 2V acima do que se quer obter e quando a voltagem do alternador cai para 13,9V a estabilização 'morre' o CI não funciona.
V = R x i
12 = 131 x i
i = 12 / 130 = 0,091A Está OK esse valor, só acho que você leu errado o código do resistor SMD, as duas primeiras casas são o primeiro e segundo dígito e a terceira casa é a quantidade de zeros, 1 para 130 se fosse 2 seria 1300, se fosse 3 seria 13000 e assim segue. O led SMD 5050 é 0,3W e admite corrente máxima de 150mA e tem potência luminosa de SOMENTE 11 lúmens, o LED de 1W tem só 10 vezes a potência luminosa do 5050, consome só o dobro de corrente, e dissipa só 3 vezes o calor do 5050... LEDzinho ruim esse 5050... Nada econômico... Prefiro 1 de 1W do que 3 5050... Mas claro que depende muito da aplicação... mas ainda acho o LED de 1W um dos melhores LEDs para se usar para obter iluminação...
waldir escreveu:
Ocorre queas fitas tem suportado 14,3V por que não tenho lido ou ouvido que as aplicações das fitas de Led estão queimando.
Não vão queimar por um bom tempo, porque os leds 5050 aguentam 150mA de corrente máxima contínua...
waldir escreveu:
Minha barra de Leds liga direto ao virar a chave da partida já vai para 6 meses e sem falhas, ou seja fica mais tempo ligada que faróis e luz de freio... é um DRL tupiniquim.
Já explicado acima..
waldir escreveu:
As lâmpadas Led de freio que construí já estão há mais de 1,5 anos, também sem problemas e com resistores menores devido a tensão do Led vermelho que é de 2.2V e algumas montagens em série de 3 leds.
Lembre se que, o que importa é configurar a corrente que o resistor irá fornecer pro led, esqueça tensão, LED é diodo e consome tensão fixa independente do resistor ou da alimentação, desde que seja maior que a necessária, nesse caso o LED vermelho precisa somente de 2,2V para acender diferente do branco que precisa de 3V aproximadamente, mas o que determina o brilho é a corrente... CORRENTE... CORRENTE...
waldir escreveu:
Como escrevi acima, relativo ao LM 317 e 350
Se vc precisar de 12V na saída para alimentar a fita de leds a entrada não poderá ser menor que 14V, com 13,9V já não funciona e se a entrada for 14,3 a saída será 11,5 e não 12.0V e se a entrada for 13,8 V não 'proseia' e se for 12.6V não lhe dá ouvidos
Não entendi lhufas do que escreveu aqui... :smt030
waldir escreveu:
Se quiser por exemplo 3.0V na saída para eliminar os resistores é possível, só que o dissipador vai ferver e muito
Estou explicando como usar o LM317 como fonte de CORRENTE CONSTANTE e não tensão, e corrente constante é o que IMPORTA pro LED...
waldir escreveu:
http://english.cxem.net/calc/lm317_calc.php
Vou experimentar 3.0V e uma pá de Leds, quem sabe eu compre uma protoboard só para essa experiência e economizar solda e reaproveitar com facilidade os Leds e consiguir medir quanto calor(ºC) o CI estará dissipando... deve ser divertido
waldir
É válido a protoboard hoje custam barato, eu tenho uma e dificilmente uso ela.... kkkK!! Mas ajuda bem... já usei bastante no primeiro emprego..
Você já parou pra pensar como as lanternas tácticas com LEDS de 1W ou mais conseguem manter o LED aceso por várias horas, usando somente 3 baterias de 1,5V???? Pesquise sobre LED DRIVER... e vai ver o que realmente é o mundo dos LEDS, resistor é primata neandertal, LM317 já seria a idade da pedra, mas ainda assim é primitivo também... tem coisa MUITO melhor...
Gostei do site...
Exact Calculated Resistance R1: 3.571 Ohm
Cálculo básico do resistor levando em consideração a tensão de 1,25 do LM317 nos pinos de regulagem.
Standard Resistor Value R1: 3.6 Ohm
Resistor Color Code R1: black, orange, blue, gold, gold
Power Dissipation on the R1: 441 mW
Wattage recommendation for the R1: 0.5 W
Baixa dissipação em comparação com o circuito usando somente resistor
Corrected Iout on R1 Standard Resistor Value E24: 0.347 A
Power Dissipation on the chip: 0.4375 W
Baixa dissipação também...
Input voltage must be less than 7.3 V
Aqui ele fala pra usar MENOS de 7,3V pra esse caso, pois se passar disso o que passar o LM317 vai dissipar em forma de calor, mas não esquenta muito não...
Recomendo o programa Proteus caso não o tenha... se quiser te mando uma versão que tenho aqui...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.