MAU CONTATO NO PAINEL

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por waldir »

Pra dissipar o calor, não precisa disso tudo não..... :smt005 :smt005 :smt005
Quando eu rabisquei a montagem que idealizei e que ainda permanece eu tinha em mente
o dissipador U que segue:

Imagem

esboço

Imagem


Você não estava imaginando que eu deveria sentar numa prancheta e fazer um croquis com medidas reais? :smt018

em tempo: o dissipador que você apresentou não permite a montagem da forma que idealizei, mas as dimensões são semelhantes.

Prometo caprichar na próxima vez :mrgreen:

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por vrsilva »

Quando eu puder eu tiro uma foto de como ficou as minhas lanternas montadas...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por waldir »

vrsilva escreveu:Quando eu puder eu tiro uma foto de como ficou as minhas lanternas montadas...
Vinicius,
essa sua história do LM 317 vc precisa demonstrar com fotos ou filme.

O par casado 'led e resistor' para a queda de tensão continua e a única garantia que vc disse é o suporte da corrente até 1.5 A para um ou mais leds até o limite de 1.5 A no LM 317; 3.0 A no LM 350 e 5.0 A no LM 338

Continuo não vendo vantagem por que não há estabilização de tensão então se entrar 13,999 sairá x; se entrar 14,3 sairá y
Outro agravante é o dissipador quando aplicado ser o 2º Vout e se encostar na lataria, tchau... para não encostar vira um trambolho que citei antes... caixinha não fechada ou dependurada na lanterna ou dentro da lanterna para esquentar (o que não ocorre somente com os resistores)


A partir da configuração de 1 resistor por Led considerando 14,5V pode-se usar 560 ohms ou 680 ohms para manter o brilho quase total

ou 270 ohms para 3 leds em série... ou 'apagar' o Led colocando um resistor de 1K :D

Valores resistivos menores que 560 ohms reduz a vida do led, e se a tensão extrapolar 15V queima junto com outros componentes/sensores/atuadores.

Nas fitas de Led 5050 utilizam 3 resistores de 131 ohms(em cada segmento) e é preconizado 12V de tensão; talvez aí valesse a pena estabilizar a tensão de 14.3 para 12.0 (?) por que me parece que o resistor está a 'seco' sem folga. Porém, aí não funciona com o LM... devido o imput de 2V acima do que se quer obter e quando a voltagem do alternador cai para 13,9V a estabilização 'morre' o CI não funciona.

Ocorre queas fitas tem suportado 14,3V por que não tenho lido ou ouvido que as aplicações das fitas de Led estão queimando.

Minha barra de Leds liga direto ao virar a chave da partida já vai para 6 meses e sem falhas, ou seja fica mais tempo ligada que faróis e luz de freio... é um DRL tupiniquim.

As lâmpadas Led de freio que construí já estão há mais de 1,5 anos, também sem problemas e com resistores menores devido a tensão do Led vermelho que é de 2.2V e algumas montagens em série de 3 leds.

Como escrevi acima, relativo ao LM 317 e 350

Se vc precisar de 12V na saída para alimentar a fita de leds a entrada não poderá ser menor que 14V, com 13,9V já não funciona e se a entrada for 14,3 a saída será 11,5 e não 12.0V e se a entrada for 13,8 V não 'proseia' e se for 12.6V não lhe dá ouvidos :D

Se quiser por exemplo 3.0V na saída para eliminar os resistores é possível, só que o dissipador vai ferver e muito

http://english.cxem.net/calc/lm317_calc.php

Vou experimentar 3.0V e uma pá de Leds, quem sabe eu compre uma protoboard só para essa experiência e economizar solda e reaproveitar com facilidade os Leds e consiguir medir quanto calor(ºC) o CI estará dissipando... deve ser divertido :D


waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por vrsilva »

waldir escreveu:
Vinicius,
essa sua história do LM 317 vc precisa demonstrar com fotos ou filme.
Pode deixar que assim que eu tiver um tempinho e me lembrar eu tirarei fotos... Mas não é um dragão de sete cabeças não...
waldir escreveu: O par casado 'led e resistor' para a queda de tensão continua e a única garantia que vc disse é o suporte da corrente até 1.5 A para um ou mais leds até o limite de 1.5 A no LM 317; 3.0 A no LM 350 e 5.0 A no LM 338
Não entendi bem o que você quis dizer aqui, mas essas informações de corrente, no caso 1,5A para o LM317 é a CARGA que ele suporta, ou seja, ele suporta até 1,5A de carga sem problemas.
waldir escreveu: Continuo não vendo vantagem por que não há estabilização de tensão então se entrar 13,999 sairá x; se entrar 14,3 sairá y
Outro agravante é o dissipador quando aplicado ser o 2º Vout e se encostar na lataria, tchau... para não encostar vira um trambolho que citei antes... caixinha não fechada ou dependurada na lanterna ou dentro da lanterna para esquentar (o que não ocorre somente com os resistores)
Waldir, me desculpe as palavras, mas, você ainda não abriu sua mente... LED NÃO PRECISA DE TENSÃO ESTABILIZADA, E SIM CORRENTE. Com o LM317 devidamente configurado para fornecer CORRENTE CONSTANTE de acordo com o(s) LED(s) vai manter a corrente SEMPRE CONSTANTE INDEPENDENTE da tensão de alimentação, desde que, esteja acima do mínimo aceitável pelo circuito, no caso de um LED de 1W é 3 volts para o LED mais 3 para o LM317, ou seja com 6V já acende o LED em POTÊNCIA MÁXIMA. E como tensão máxima parece me que o LM317 aguenta até 45V de diferença de potêncial... ou seja, aguenta tranquilo...

Mas entenda que, LED não consome tensão e sim corrente, o que ele precisa é corrente, se por exemplo eu configurar o LM317 para fornecer 20mA para um LED alto brilho, e alimentar com 6 volts, vai mandar 20mA, se alimentar com 8 volts, continua com 20mA, se mandar 12V, continua 20mA se mandar 30V vai continuar a mandar SOMENTE 20mA de corrente no LED. O resistor NÃO BAIXA TENSÃO, LIMITA CORRENTE, como consequência de sua resistência ele retém parte da tensão que é proporcional ao seu valor resistivo, e esta tensão é queimada em forma de calor, o LED consome 3 volts de tensão e gasta isso em forma de luz e calor.

Waldir, pra ligar somente 1 led de alto brilho ou esse 5050, o resistor não chega a esquentar consideravelmente mesmo, mas ligar 1 led de 1w somente com resistor, vai esquentar e MUITO, sabe porque?

P = V x I
Onde
P = Potência em Watts (W)
V = Tensão em Volts (V)
I = Corrente em Ampere (A)

Tensão bateria 12 arredondado
LED 1W com corrente À 350mA

V= R x i
12= R x 0,350
R = 12/0,350 = 34,28 Ohms

Comercialmente temos dois valores próximos, 33 Ohms e 36 Ohms. Vamos recalcular com esses valores para saber a corrente.

i = V / R
i = 12 / 33 = 0,363A ou 363mA já está acima da corrente máxima recomendada pelo datasheet do LED.

i = V/ R
i = 12 / 36 = 0,33333....A ou 333mA mais seguro...

Potência que irá passar pelo resistor.
Como o LED tem aproximadamente 3v (arredondado, na real é 3,2V) de tensão reversa, fica 9V para o resistor dissipar.

Então....

P = V x i
P = 9 x 0,333 = 2,97W de calor dissipado, é 3 vezes mais que o próprio LED... com toda certeza o LM317 não irá dissipar todo esse calor...

Com carro ligado tensão em 14,5V

i = V / R
i = 14,5 / 36 = 0,402A ou 402mA já fritou o LED...

Então vamos recalcular usando a tensão do alternador de 14,5V

R = V / i
R = 14,5 / 0,35 = 41,42 Ohms. Valores comerciais de 39 Ohms ou 43 Ohms, vamos usar o bom senso e pegar o de 43R.

i = V / R
i = 14,5 / 43 = 0,337A ou 337mA legal...

P = V x i
P = 11,5 x 0,337 = 3,87W 4 vezes mais calor que o próprio LED...

E com o motor desligado, volta no 12V

i = 12 / 43 = 0,279A ou 279mA o brilho vai cair...

Ou seja, qualquer e TODA variação de tensão o LED irá sentir, e não só a variação medida pelo multímetro, mas como também TODO ruído que é gerado na linha de alimentação pela ignição...

Colocando um LM317 para estabilizar a corrente em 350mA ele vai SEMPRE manter essa corrente INDEPENDENTE da tensão de entrada, o LED SEMPRE irá consumir 3V SEMPRE, a necessidade de ter um resistor NO MÍNIMO é SOMENTE para não dar CURTO CIRCUITO pois o LED é um Diodo e ele devidamente polarizado é nada mais nada menos que um curto circuito, pois sua resistência é baixíssima...

O LM317 vai esquentar porque?
Porque ele consome 3V para seu circuito interno, o LED consome 3V para emitir Luz, o resto da tensão é desprendida em forma de calor da mesma maneira que o resistor faria, pra resolver isso?
Só ligar 3 LEDs em série, que daria 9V aproximadamente, mais os 3V do LM317 daria 12V, ficaria tudo lindo e bonito... E como o LM317 aguenta 1,5A de carga, daria pra ligar 4 conjunto em paralelo sendo cada conjunto uma série de 3 LEDs. Ou seja, 12 LED de 1W só com 1 LM317...

Se cada LED de 1W tem 110 Lúmens de potência luminosa ligados à 350mA, 12 seria 1320 Lúmens... bastante coisa..
Pra efeito de comparação, uma lampada de Xenon 35W de cor 4300K tem potência luminosa de 3200 lúmens... As lampadas halogenas comuns de 55W tem 800 lúmens... kkkkk!!! Não é atoa que a Audi está usando LEDS nos faróis de alguns carros já...
waldir escreveu: A partir da configuração de 1 resistor por Led considerando 14,5V pode-se usar 560 ohms ou 680 ohms para manter o brilho quase total

ou 270 ohms para 3 leds em série... ou 'apagar' o Led colocando um resistor de 1K :D

Valores resistivos menores que 560 ohms reduz a vida do led, e se a tensão extrapolar 15V queima junto com outros componentes/sensores/atuadores.
Cara já usei 680 Ohms e tive vários leds de alto brilho queimados em questão de meses...
waldir escreveu: Nas fitas de Led 5050 utilizam 3 resistores de 131 ohms(em cada segmento) e é preconizado 12V de tensão; talvez aí valesse a pena estabilizar a tensão de 14.3 para 12.0 (?) por que me parece que o resistor está a 'seco' sem folga. Porém, aí não funciona com o LM... devido o imput de 2V acima do que se quer obter e quando a voltagem do alternador cai para 13,9V a estabilização 'morre' o CI não funciona.
V = R x i
12 = 131 x i
i = 12 / 130 = 0,091A Está OK esse valor, só acho que você leu errado o código do resistor SMD, as duas primeiras casas são o primeiro e segundo dígito e a terceira casa é a quantidade de zeros, 1 para 130 se fosse 2 seria 1300, se fosse 3 seria 13000 e assim segue. O led SMD 5050 é 0,3W e admite corrente máxima de 150mA e tem potência luminosa de SOMENTE 11 lúmens, o LED de 1W tem só 10 vezes a potência luminosa do 5050, consome só o dobro de corrente, e dissipa só 3 vezes o calor do 5050... LEDzinho ruim esse 5050... Nada econômico... Prefiro 1 de 1W do que 3 5050... Mas claro que depende muito da aplicação... mas ainda acho o LED de 1W um dos melhores LEDs para se usar para obter iluminação...

waldir escreveu: Ocorre queas fitas tem suportado 14,3V por que não tenho lido ou ouvido que as aplicações das fitas de Led estão queimando.
Não vão queimar por um bom tempo, porque os leds 5050 aguentam 150mA de corrente máxima contínua...
waldir escreveu: Minha barra de Leds liga direto ao virar a chave da partida já vai para 6 meses e sem falhas, ou seja fica mais tempo ligada que faróis e luz de freio... é um DRL tupiniquim.
Já explicado acima..
waldir escreveu: As lâmpadas Led de freio que construí já estão há mais de 1,5 anos, também sem problemas e com resistores menores devido a tensão do Led vermelho que é de 2.2V e algumas montagens em série de 3 leds.
Lembre se que, o que importa é configurar a corrente que o resistor irá fornecer pro led, esqueça tensão, LED é diodo e consome tensão fixa independente do resistor ou da alimentação, desde que seja maior que a necessária, nesse caso o LED vermelho precisa somente de 2,2V para acender diferente do branco que precisa de 3V aproximadamente, mas o que determina o brilho é a corrente... CORRENTE... CORRENTE...
waldir escreveu: Como escrevi acima, relativo ao LM 317 e 350

Se vc precisar de 12V na saída para alimentar a fita de leds a entrada não poderá ser menor que 14V, com 13,9V já não funciona e se a entrada for 14,3 a saída será 11,5 e não 12.0V e se a entrada for 13,8 V não 'proseia' e se for 12.6V não lhe dá ouvidos :D
Não entendi lhufas do que escreveu aqui... :smt030
waldir escreveu: Se quiser por exemplo 3.0V na saída para eliminar os resistores é possível, só que o dissipador vai ferver e muito
Estou explicando como usar o LM317 como fonte de CORRENTE CONSTANTE e não tensão, e corrente constante é o que IMPORTA pro LED...
waldir escreveu: http://english.cxem.net/calc/lm317_calc.php

Vou experimentar 3.0V e uma pá de Leds, quem sabe eu compre uma protoboard só para essa experiência e economizar solda e reaproveitar com facilidade os Leds e consiguir medir quanto calor(ºC) o CI estará dissipando... deve ser divertido :D
waldir
É válido a protoboard hoje custam barato, eu tenho uma e dificilmente uso ela.... kkkK!! Mas ajuda bem... já usei bastante no primeiro emprego..

Você já parou pra pensar como as lanternas tácticas com LEDS de 1W ou mais conseguem manter o LED aceso por várias horas, usando somente 3 baterias de 1,5V???? Pesquise sobre LED DRIVER... e vai ver o que realmente é o mundo dos LEDS, resistor é primata neandertal, LM317 já seria a idade da pedra, mas ainda assim é primitivo também... tem coisa MUITO melhor...

Gostei do site...

Imagem

Exact Calculated Resistance R1: 3.571 Ohm Cálculo básico do resistor levando em consideração a tensão de 1,25 do LM317 nos pinos de regulagem.
Standard Resistor Value R1: 3.6 Ohm
Resistor Color Code R1: black, orange, blue, gold, gold
Power Dissipation on the R1: 441 mW
Wattage recommendation for the R1: 0.5 W Baixa dissipação em comparação com o circuito usando somente resistor
Corrected Iout on R1 Standard Resistor Value E24: 0.347 A
Power Dissipation on the chip: 0.4375 W Baixa dissipação também...
Input voltage must be less than 7.3 V Aqui ele fala pra usar MENOS de 7,3V pra esse caso, pois se passar disso o que passar o LM317 vai dissipar em forma de calor, mas não esquenta muito não...


Recomendo o programa Proteus caso não o tenha... se quiser te mando uma versão que tenho aqui...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por vrsilva »

Fiz o esqueminha no proteus....

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por waldir »

Estou me perguntando o que essa discussão poderá estar acrescentando ao leitor do forum. Por que já virou uma conversa particular.
E esta será a última em respeito aos associados.

waldir escreveu:O par casado 'led e resistor' para a queda de tensão continua e a única garantia que vc disse é o suporte da corrente até 1.5 A para um ou mais leds até o limite de 1.5 A no LM 317; 3.0 A no LM 350 e 5.0 A no LM 338

Não entendi bem o que você quis dizer aqui, mas essas informações de corrente, no caso 1,5A para o LM317 é a CARGA que ele suporta, ou seja, ele suporta até 1,5A de carga sem problemas.
O que vc não entendeu, vc respondeu e confirmou aqui. Sobre o ‘par casado (resistor+ led)

Colocando um LM317 para estabilizar a corrente em 350mA ele vai SEMPRE manter essa corrente INDEPENDENTE da tensão de entrada, o LED SEMPRE irá consumir 3V SEMPRE, a necessidade de ter um resistor NO MÍNIMO é SOMENTE para não dar CURTO CIRCUITO pois o LED é um Diodo e ele devidamente polarizado é nada mais nada menos que um curto circuito, pois sua resistência é baixíssima... Se não colocar um redutor de tensão para 3,4V (no caso) o led vai queimar obviamente independente da corrente estabilizada.
V = R x i
12 = 131 x i
i = 12 / 130 = 0,091A Está OK esse valor, só acho que você leu errado o código do resistor SMD, as duas primeiras casas são o primeiro e segundo dígito e a terceira casa é a quantidade de zeros, 1 para 130 se fosse 2 seria 1300, se fosse 3 seria 13000 e assim segue. O led SMD 5050 é 0,3W e admite corrente máxima de 150mA e tem potência luminosa de SOMENTE 11 lúmens, o LED de 1W tem só 10 vezes a potência luminosa do 5050, consome só o dobro de corrente, e dissipa só 3 vezes o calor do 5050... LEDzinho ruim esse 5050... Nada econômico... Prefiro 1 de 1W do que 3 5050... Mas claro que depende muito da aplicação... mas ainda acho o LED de 1W um dos melhores LEDs para se usar para obter iluminação...
Vinicius, eu não li nada errado.
Eu desmontei a fita e medi o resistor com o multímetro e confere com o que está escrito: 131 ohms
Quanto a ser ledizinho ou não é uma questão de escolha como vc fez a sua por um competente led de 1W :smt030
E tenho ainda na lanterna leds comuns vermelhos alto brilho de 25 centavos com eficiência :D
waldir escreveu:Como escrevi acima, relativo ao LM 317 e 350

Se vc precisar de 12V na saída para alimentar a fita de leds a entrada não poderá ser menor que 14V, com 13,9V já não funciona e se a entrada for 14,3 a saída será 11,5 e não 12.0V e se a entrada for 13,8 V não 'proseia' e se for 12.6V não lhe dá ouvidos

Não entendi lhufas do que escreveu aqui...


Vinicius, respira, respira... imagine que estamos falando da tensão oferecida pelo alternador do veículo que é de 13,8 a 14,5V certo?
Agora veja que a fita de Led requer 12V certo?

O LM317 e família estabilizam correntes já conhecidas e JUNTO mantém uma determinada tensão já que tenho que montar um circuito para isso e tenho que considerar a tensão Certo?

Se no 'V in' houver tensão menor que 14V ele não fornece 12V para alimentar a fita embora a Corrente esteja presente.

Faz um esforço que vc entende. A explicação sobre o funcionamento do LM 317 já foi entendida desde o começo e pão com pão não pode ser chamado de sanduiche, agora se rechear com tensão, pode ser e virar a realidade.

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por vrsilva »

Waldir, essa conversa apesar de estar sendo um tira teima entre eu e você, acrescenta muito a quem tiver interesse de ler TODO o post... Eu tomo o maior cuidado possível para escrever de maneira que, qualquer um entenda... Acho que eu deveria ser professor técnico... kkk!!! Mas vamos lá... não deixaremos a peteca cair...

Ok... então você entendeu o que eu havia lhe falado, com relação a estabilizar corrente, sendo mais importante do que tensão para o LED... E o LM317 faz isso de boa...

Bem pelo que eu entendi, você está se referindo a utilização do LM317 com sua fita de LED, é isso???

Se for, não tem como mesmo, como você mesmo disse (agora entendi) pois, a fica já foi produzida com resistor limitando a corrente, se fosse querer usar um LM317 pra alimentar essa fita, você teria que retirar todos esses resistores e fazer jump em tudo, e deixar que SOMENTE o LM317 limite a corrente...

Sacou???

A verdade é assim Waldir...

Pra LED alto brilho, DEPENDENDO da corrente aplicada no mesmo, não há problemas, eu já tive, várias vezes, num palio, no meu ex-monza, e no meu atual... Principalmente o palio, nunca teve problema de alternador e bateria, o que me leva a crer que, LEDS baratos não aguentam NEM a corrente "nominal"...
Se for LED alto brilho de BOA qualidade, aí sim esses aguentam... Mas como LED de 5mm não tem marca gravada nele, como saber sua procedência? Complicado...

LED 5050, esses LEDs são fabricados num processo de qualidade MUITO superior aos LEDS de alto brilho genéricos.. MUITO melhor... Portanto, eles tem como limite de corrente, 150mA, o que é BEM alto, e o brilho deles é relativamente forte... Eu gosto deles também... Esses aguentam mais desaforo... Pode ficar tranquilo...

Agora LED de 1W é 350mA e QUALQUER variação na tensão muda drasticamente a corrente que irá passar pelo LED... Por este motivo que, não dá pra usar LED de 1W só com resistor, fora que o resistor teria de ser de 5W pra dissipar MUITO calor, eu já fiz testes...

Eu deixava LEDs ligados a minha fonte do PC dia e noite, só pra ver quando tempo eles duravam.... E vou te falar, não existe NADA em carro algum que tenha uma tensão TÃO estabilizada como as fontes chaveadas de PC... Elas são tão boas que, estabilizador é pega trouxa, pois um estabilizador que usa relés para "estabilizar" a tensão é tão cavernoso perto da fonte do PC que é burrice colocar estabilizador... E mesmo nestas fontes chaveadas o LED não aguentava muito não, durava meses... mas um dia queimava...
Mas isso é LED genérico... Ainda não testei o 5050, vou comprar uns no ML... Mas o de 1W é óbvio a necessidade de usar uma estabilização de corrente, pois o resistor desperdiça MUITA tensão...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: MAU CONTATO NO PAINEL

Mensagem não lida por waldir »

Vinicius,

A minha intenção com os leds aplicados no veículo foram simplesmente de economizar bateria quando o veículo está desligado.
Eu fico as vezes parado uns 10/15 minutos 6:15h da manhã ainda escuro e gosto de deixar sinalizado para que não achem que a traseira do Monza é garagem.

Dar uma melhoradinha no painel de instrumentos.

Parar de queimar o plástico da lanterna de freio(congestionamento às 18:30h) até por que inventei de tempos atrás colocar iluminação dupla no freio e na época acresci portanto mais duas lâmpadas de 5+21W (já de há muito, com lâmpadas de freio com 27 leds vermelhos alto-brilho cada e na parte debaixo 2 placas esq/dir com 18 leds vermelhos cada, todos funcionando como se fosse 2 polos em cada e estou satisfeito.

Mas, vou ainda brincar com os leds 5050 para substituir os antigos já que com menor quantidade eu posso conseguir um resultado igual ou melhor.

Sei que no ML vendem as lâmpadas prontas, mas, o meu prazer está em montá-las à gosto saindo do convencional.

Quanto ao aproveitamento dos CIs familia LM 317 ou da familia 78xx eu penso que uma cascata funcionaria para estabilizar a corrente, ou seja, um redutor de tensão e depois aplicar os LMs que corresponder melhor com vistas as lanternas de freio e ou fita de leds.

Na época que comecei a fuçar nos Leds eu desisti dos Leds de 1W ou mais, por que além de precisar de dissipador no próprio Led, eu achei um exagero o brilho ( eventualmente o branco de 1W até se aplique bem para a luz de ré) Não substitui as lâmpadas nas lanternas de seta mesmo sabendo que um resistor ou um novo relê funcionaria e na luz de ré, pois o consumo é irrisório mesmo sendo incandescente.

É isso, motor de Ferrari não cabe no fusqueta kkkkk

obrigado pelo entendimento

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder