DÚVIDA SOBRE BOMBA D´ÁGUA (DELPHI OU NAKATA)

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: DÚVIDA SOBRE BOMBA D´ÁGUA (DELPHI OU NAKATA)

Mensagem não lida por Leocastro »

Waldir, no meu, eu desparafusei a bomba e ela saiu na mão! Facilmente! Mas, pouco mais de 1 ano apenas, e, 14.000 km rodados. Eu tenho a ferramenta em casa pra tensionar a correia bela Bomda d'agua, facilita o serviço! E, sobre o tensor da correia poli-v, eu uso uma chave 17mm no fundo dela e, outra 13 pra apertar! da pra fazer sozinho o serviço! O chato é só colocar o tensor no lugar! Sempre apanho pra conseguir colocar o parafuso no lugar correto da rosca!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se for colocar o tensionador por cima do cofre, eu uso a correia poly V para segurar o tensionador e alinhar o parafuso no suporte. Mas prefiro fazer por baixo do carro, segurando com uma das mãos e a outra, movendo o parafuso entre os dedos.
Não levanto o carro para procedimentos de correias, qualquer uma delas, a não ser que queira engatar uma marcha e virar a roda.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Carlos A. Freire escreveu:Se for colocar o tensionador por cima do cofre, eu uso a correia poly V para segurar o tensionador e alinhar o parafuso no suporte. Mas prefiro fazer por baixo do carro, segurando com uma das mãos e a outra, movendo o parafuso entre os dedos.
Não levanto o carro para procedimentos de correias, qualquer uma delas, a não ser que queira engatar uma marcha e virar a roda.

Abs,

Carlos Freire
Boa a dica de usar a correia pra segurar o tensor! Não tinha pensado nisso! Rs.
Sobre levantar o carro, eu também não o levantei para mexer nas correias, e olha que não cabe eu debaixo dele! Sou digamos, largo, e o carro baixo não me atrapalhou em momento algum.
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Eu deixo apenas a roda virada totalmente para direita, desta forma tenho acesso a parte do tensionador por baixo do carro.
Quando faço manutenção na oficina mecânica de amigos, usando o elevador facilita bastante, é bem mais fácil, rs!

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Leocastro e Carlos,

antigamente eu usava um arame no entorno do esticador e um alicate de pressão. Hoje eu uso uma fita engasga-gato e 5mm de largura e o alicate de pressão para não deixá-lo cair

Imagem

eu até coloquei a chave 17 por baixo para tensionar, mas, penso que faltou habilidade e experiência e contorcionismo para apertar o parafuso

Vou ter que desenvolver o projeto para apertar por cima... deixei passar e agora que precisei a ferramenta estava no papel

espessura da chapa 2mm para entrar encostado na capa (no estensor eu coloco uma arruela de 1,5mm para não ficar encostando na capa plástica

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Ótima essa ideia de usar a enforca gato! Sobre apertar o tensor, nada como essa chave que comprei, é chave de boca só que, com catraca! É TOP e economiza uma paciência danada!
Imagem
http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... -8-a-19-mm

Sobre a chave 17, eu tenho uma que entra certinho lá!

Agora, existe a ferramenta exclusiva pra apertar esse tensor!
Imagem
http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... a-do-monza
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

Leocastro,

Essa chave catraca achei muito interessante. Vou procurar avulsa.
A chave 13 comprida vou comprar, por que eu fiz uma extensão amarrada com arame numa chave fixa.
A chave fixa normal precisa ser desbastada por que ela acaba travando na ferramenta especial. E penso que a de catraca por ser redonda não deve ocorrer isso.

Obrigado pela informação, vou procurar. Pois a dificuldade maior para mim é o rolamento tensor da DH

Se não for impressão minha, eu acho que a bomba nova aumentou o fluxo no arrefecimento e a ventoinha está desligando mais rápido.
Talvez o plástico com o calor estivesse girando deficiente. Vou aquecer a bomba velha e tirar essa dúvida.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1988
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Jose JJ »

Bom dia amigos, acredito que terei de trocar a bomba d'agua do meu monza, pois o que acontece é: Meu monza não tem a VT, então quando estou na rodovia a temperatura fica lá embaixo (sem problemas), porém se pego transito o marcador vai até o meio da escala e a ventoinha liga, mas até esse ponto a temperatura sobe de forma normal. Depois de chegar ao meio, o marcador vai a 3/4 muito rápido e mesmo que eu volte para a rodovia o marcador fica no meio da escala :smt017 Perguntei pro meu amigo mecânico e ele disse que pode ser justamente esse caso de a "helice" que é de plástico (Urba) dilatar e soltar do rotor. Será??
Obs.: Ainda não tive tempo de colocar o aditivo e fazer a devida limpeza no sistema, mas não há nenhum vazamento ou entupimento de mangueira nem nada e a bomba d'agua foi trocada há exatamente 1 ano e 4 meses.
Abraço.
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
Responder