DÚVIDA SOBRE BOMBA D´ÁGUA (DELPHI OU NAKATA)
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: DÚVIDA SOBRE BOMBA D´ÁGUA (DELPHI OU NAKATA)
Waldir, no meu, eu desparafusei a bomba e ela saiu na mão! Facilmente! Mas, pouco mais de 1 ano apenas, e, 14.000 km rodados. Eu tenho a ferramenta em casa pra tensionar a correia bela Bomda d'agua, facilita o serviço! E, sobre o tensor da correia poli-v, eu uso uma chave 17mm no fundo dela e, outra 13 pra apertar! da pra fazer sozinho o serviço! O chato é só colocar o tensor no lugar! Sempre apanho pra conseguir colocar o parafuso no lugar correto da rosca!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Se for colocar o tensionador por cima do cofre, eu uso a correia poly V para segurar o tensionador e alinhar o parafuso no suporte. Mas prefiro fazer por baixo do carro, segurando com uma das mãos e a outra, movendo o parafuso entre os dedos.
Não levanto o carro para procedimentos de correias, qualquer uma delas, a não ser que queira engatar uma marcha e virar a roda.
Abs,
Carlos Freire
Não levanto o carro para procedimentos de correias, qualquer uma delas, a não ser que queira engatar uma marcha e virar a roda.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro 500EF (Nível 9)
Boa a dica de usar a correia pra segurar o tensor! Não tinha pensado nisso! Rs.Carlos A. Freire escreveu:Se for colocar o tensionador por cima do cofre, eu uso a correia poly V para segurar o tensionador e alinhar o parafuso no suporte. Mas prefiro fazer por baixo do carro, segurando com uma das mãos e a outra, movendo o parafuso entre os dedos.
Abs,
Carlos Freire
Sobre levantar o carro, eu também não o levantei para mexer nas correias, e olha que não cabe eu debaixo dele! Sou digamos, largo, e o carro baixo não me atrapalhou em momento algum.
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
Eu deixo apenas a roda virada totalmente para direita, desta forma tenho acesso a parte do tensionador por baixo do carro.
Quando faço manutenção na oficina mecânica de amigos, usando o elevador facilita bastante, é bem mais fácil, rs!
Abs,
Carlos Freire
Quando faço manutenção na oficina mecânica de amigos, usando o elevador facilita bastante, é bem mais fácil, rs!
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Leocastro e Carlos,
antigamente eu usava um arame no entorno do esticador e um alicate de pressão. Hoje eu uso uma fita engasga-gato e 5mm de largura e o alicate de pressão para não deixá-lo cair

eu até coloquei a chave 17 por baixo para tensionar, mas, penso que faltou habilidade e experiência e contorcionismo para apertar o parafuso
Vou ter que desenvolver o projeto para apertar por cima... deixei passar e agora que precisei a ferramenta estava no papel
espessura da chapa 2mm para entrar encostado na capa (no estensor eu coloco uma arruela de 1,5mm para não ficar encostando na capa plástica

antigamente eu usava um arame no entorno do esticador e um alicate de pressão. Hoje eu uso uma fita engasga-gato e 5mm de largura e o alicate de pressão para não deixá-lo cair

eu até coloquei a chave 17 por baixo para tensionar, mas, penso que faltou habilidade e experiência e contorcionismo para apertar o parafuso
Vou ter que desenvolver o projeto para apertar por cima... deixei passar e agora que precisei a ferramenta estava no papel
espessura da chapa 2mm para entrar encostado na capa (no estensor eu coloco uma arruela de 1,5mm para não ficar encostando na capa plástica

MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Membro 500EF (Nível 9)
Ótima essa ideia de usar a enforca gato! Sobre apertar o tensor, nada como essa chave que comprei, é chave de boca só que, com catraca! É TOP e economiza uma paciência danada!

http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... -8-a-19-mm
Sobre a chave 17, eu tenho uma que entra certinho lá!
Agora, existe a ferramenta exclusiva pra apertar esse tensor!

http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... a-do-monza

http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... -8-a-19-mm
Sobre a chave 17, eu tenho uma que entra certinho lá!
Agora, existe a ferramenta exclusiva pra apertar esse tensor!

http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... a-do-monza
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
Leocastro,
Essa chave catraca achei muito interessante. Vou procurar avulsa.
A chave 13 comprida vou comprar, por que eu fiz uma extensão amarrada com arame numa chave fixa.
A chave fixa normal precisa ser desbastada por que ela acaba travando na ferramenta especial. E penso que a de catraca por ser redonda não deve ocorrer isso.
Obrigado pela informação, vou procurar. Pois a dificuldade maior para mim é o rolamento tensor da DH
Se não for impressão minha, eu acho que a bomba nova aumentou o fluxo no arrefecimento e a ventoinha está desligando mais rápido.
Talvez o plástico com o calor estivesse girando deficiente. Vou aquecer a bomba velha e tirar essa dúvida.
Essa chave catraca achei muito interessante. Vou procurar avulsa.
A chave 13 comprida vou comprar, por que eu fiz uma extensão amarrada com arame numa chave fixa.
A chave fixa normal precisa ser desbastada por que ela acaba travando na ferramenta especial. E penso que a de catraca por ser redonda não deve ocorrer isso.
Obrigado pela informação, vou procurar. Pois a dificuldade maior para mim é o rolamento tensor da DH
Se não for impressão minha, eu acho que a bomba nova aumentou o fluxo no arrefecimento e a ventoinha está desligando mais rápido.
Talvez o plástico com o calor estivesse girando deficiente. Vou aquecer a bomba velha e tirar essa dúvida.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Membro Class (Nível 5)
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1988
- Injeção: MPFi
Bom dia amigos, acredito que terei de trocar a bomba d'agua do meu monza, pois o que acontece é: Meu monza não tem a VT, então quando estou na rodovia a temperatura fica lá embaixo (sem problemas), porém se pego transito o marcador vai até o meio da escala e a ventoinha liga, mas até esse ponto a temperatura sobe de forma normal. Depois de chegar ao meio, o marcador vai a 3/4 muito rápido e mesmo que eu volte para a rodovia o marcador fica no meio da escala :smt017 Perguntei pro meu amigo mecânico e ele disse que pode ser justamente esse caso de a "helice" que é de plástico (Urba) dilatar e soltar do rotor. Será??
Obs.: Ainda não tive tempo de colocar o aditivo e fazer a devida limpeza no sistema, mas não há nenhum vazamento ou entupimento de mangueira nem nada e a bomba d'agua foi trocada há exatamente 1 ano e 4 meses.
Abraço.
Obs.: Ainda não tive tempo de colocar o aditivo e fazer a devida limpeza no sistema, mas não há nenhum vazamento ou entupimento de mangueira nem nada e a bomba d'agua foi trocada há exatamente 1 ano e 4 meses.
Abraço.
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA