frfavoreto escreveu:Cara, então provavelmente seu monza está com amortecedores a gás. O monza com amortecedor a óleo é extremamente macio, quase não se sente as deformidades do solo.
Um teste prático pode ajudar a descobrir melhor: tente fazer força para baixo com os braços na dianteira do carro, se sentir uma resistência forte durante o movimento de abaixamento, assim como um retorno rápido à posição inicial então é amortecedor a gás. Se for a óleo o carro abaixa facilmente e tem um retorno lento e amortecido. Claro que esse teste é subjetivo, mas uma pessoa não leiga consegue perceber a diferença.
Frfavoreto, sim ele tem esse comportamento mesmo quando pressionado para baixo, no meu antigo monza, era amortecedores cofap, ao fazer força de peso em algum ponto do carro, ele afundava bem e retornava.
Faço isso de vez em quando para "testar" a suspensão, pois sei que se não retornar a tempo é culpa da mola, e se ficar balançando sozinho é amortecedor, claro que é um teste arcaico mas, pode prever manutenções futuras.
No meu atual monza percebo sim uma certa resistência, e retorna rápido sim sem balançar mais, ele simplesmente volta na posição e fica...
Andando com o carro parece que meus pneus estão com 32psi de pressão de tão seco que é, detalhe, rodo com 26psi no dianteiro e 25 no traseiro conforme manual... E mesmo assim o carro tem este comportamento...
E mesmo andando com o carro as vezes escuto o som dos amortecedores trabalhando...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.