Chiado no TBI.

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Chiado no TBI.

Mensagem não lida por waldir »

Saul e Carlos,

eu também não identifiquei chiado pq outros barulhos se sobrepõe como o dos balancins.

Pergunto ao Carlos, juntas dos coletores gastas/queimadas produzem chiado/assobiado, né não?

Poderia ser também uma possibilidade?

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1993

Mensagem não lida por saul jorge »

waldir,o monza estava a duas semanas parado tirei o tbi limpei e coloquei,e logo dei a partida,tem algo a ver?
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Me paraceu entrada falsa de ar, mas por óbvio, via vídeo não se pode dizer onde, eu revisaria todas as tubulações de vácio do motor.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Waldir, o ruído que identifiquei no vídeo é igual ao que o meu Monza, de amigos e família fazem (todos EFI) quando o motor está frio, como na primeira partida do dia. Logo ele some. Esse ruído é mais intenso quando sem a tampa do filtro de ar.
A impressão que me dá é que nessa condição ocorre por estar com mistura excessivamente rica o que é normal na fase fria do motor. Se ligar o motor na fase fria com conector do MAP desligado, esse ruído aumenta mais, além de acender a luz de anomalia da IE.

Por esse motivo, indiquei para verificar como estão os parâmetros de funcionamento da IE, que creio estar com tempo de injeção muito errado, ou por problemas de aquecimento do coletor, o que indicaria o maior tempo do ruído do que o normal e a instabilidade no funcionamento do motor.
Já tive casos de a mangueira do MAP (em Monza e Kadett EFI ) estar em local errado, o que fazia o motor consumir mais combustível e ficar muito ruim na fase fria. O tempo de injeção ficava muito alto, acima de 1000ms.

Com problemas em junta também pode ocorrer essas instabilidade, o mesmo com mangueiras soltas ou rachadas, da mesma forma, motor fora de sincronismo. Estando com equipamentos de diagnóstico corretos como: scanner e vacuômetro, se faz o diagnóstico rápido e preciso do problema.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)

Carlos,é que no video não se percebe,mas com o capô aberto se ouve mais o ruido do que o barulho do motor,parece panela de pressão quando está cozinhando feijão.as mangueiras estão todas em perfeito estado e bem conectadas.Quando você falou sobre o coletor,lembrei de ter dois conectores ( um preto e um branco)atrás dele,conectei-os e liguei o carro,o ruido caiu 75% na fase fria e ao esquentar ele sumiu totalmente.amanhã cedo vou ver se ele ainda persiste.O scanner eu posso ver em qualquer oficina que trabalhe com injeção?se for,vou mandar que analisem.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

saul jorge escreveu:Carlos,é que no video não se percebe,mas com o capô aberto se ouve mais o ruido do que o barulho do motor,parece panela de pressão quando está cozinhando feijão.as mangueiras estão todas em perfeito estado e bem conectadas.Quando você falou sobre o coletor,lembrei de ter dois conectores ( um preto e um branco)atrás dele,conectei-os e liguei o carro,o ruido caiu 75% na fase fria e ao esquentar ele sumiu totalmente.amanhã cedo vou ver se ele ainda persiste.O scanner eu posso ver em qualquer oficina que trabalhe com injeção?se for,vou mandar que analisem.
Como falei acima:
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Me paraceu entrada falsa de ar, mas por óbvio, via vídeo não se pode dizer onde, eu revisaria todas as tubulações de vácio do motor.
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por frfavoreto »

Isso pode ser entrada falsa de ar em diversos pontos, até mesmo um hidrovácuo com defeito pode causar isso.

Meu carro está com uma entrada falsa na junta do coletor de admissão e faz um barulho alto, ainda não resolvi por falta de tempo.

Mas no seu caso eu apostaria que o barulho vem da TBI mesmo, talvez o eixo da borboleta está folgado e deixando passar muito ar.

Deu pra perceber que teu monza está embolando a lenta por causa dessa entrada falsa.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)

Amigos, depois de muito tempo procurando a solução para o problema,com a indicação de um amigo levei o carro em um mecanico que só meche com injeção eletronica. O primeiro problema que ele indentificou foi o enorme excesso de alcool no motor.ele disse que o carro estava afogando e a iac forçava muito para manter o carro estavel (por isso o enorme chiado) ele disse que a injeção está totalmente fora dos parametros,o potenciometro está dando quase 6v segundo ele,e a voltagem do map está variando muito e sempre para mais do que o normal. Ele tambem disse que o erro pode estar no chicote da i.e. Amanhã ele vai fazer uma analize completa do mesmo. Já foi testado modulo e todos os sensores e nada foi constatado e também foi verificado pressão e vazão,mas ele ainda não tem total certeza de onde está o problema. Abraços
Responder