A engrenagem movida é o tal do pinhãozinho que sai do câmbio e move o cabo do velocímetro ou, no caso dos modelos EFI, move o VSS. No CepChev consta vários códigos para o Kadett. Se for colocado uma peça com quantidade de dentes diferente da aplicação correta, pode causar o sintoma.frfavoreto escreveu:Que engrenagem é essa do velocímetro que você se refere, é aquela que vai dentro do câmbio e gira o cabo do velocímetro? Se for ela, acredito que matou a charada, só pode ser ela mesmo pelo fato de 1 giro da roda dar 8 pulsos no sensor, já li em vários lugares que isso não deveria existir.
Fazer o teste medindo os pulsos no terminal da UCE é complicado porque eu teria que desconectar um daqueles plugs cheios de fios da UCE e assim o carro nem ligaria. Teria que abrir o fio de pulso, isso eu não quis fazer, mas enfim, pelo que percebi não há qualquer problema com a fiação, nos testes que fiz eu mexi bem os fios para ver se havia algum rompimento e estava tudo certo.
Quanto ao aterramento eu percebi que ele está ok, dá 0V com o negativo da bateria e 12V com o positivo, portanto acredito que está bom. Quanto ao câmbio ele é o correto do carro, é um Kadett Sport e todos eles têm câmbio curto, já até conferi o código de inscrição na carcaça dele. A UCE tem os códigos 16202829, BKSJ e Nº de Serviço 16154469, conferi no Chepchev e parece que é o modelo correto.
Seria muito bom ter o scanner, mas sem um notebook com porta serial (nem eixste mais) fica bastante complicado pra mim, pois moro num condomínio e não tem tomada na garagem.
Para medir o sinal na UCE não precisa desconectar nada, é só medir no terminal ou no fio. Se usar um scanner, torna a operação mais fácil ainda.
Se alguém trocar o diferencial, alterando a relação final do câmbio, também pode ter problemas. Isso só saberá contando os dentes da coroa e pinhão e comparando com a aplicação correta para esse Kadett.
Abs,
Carlos Freire