Desculpe responder na frente, mas entendo que ele tenha falado que afastando o módulo HEI do cofre do motor, ele ficaria mais protegido de influências eletromagnéticas advindas de cabos de vela mal blindados, por exemplo, embora acho que ele continue a não ficar imune a picos de tensão. É isso mesmo que quis dizer, Marcel Murai?MonzaClub20EFICHZ escreveu:Acho ótima idéia refrigerar o módulo HEI, até mesmo usando uma cooler, mas quanto à proteção quanto ao excesso de voltagem, não vejo nenhuma influência no local onde o HEI está, explique melhor a tua idéia, s colocar dentro, pode colocar um controlador de voltagem para a proteção do HEI.
Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!
- avvsilva
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Carlos. nao sei se ja viu um sistema(drive) de igniçao de hoje em dia. o meu por exemplo e como a maioria interna é apenas um transistor IBGT que fecha o curto da bobina, so isso.Carlos A. Freire escreveu: Diferente de carros modernos onde a unidade de potência fica dentro da UCE. Ou seja, em veículos modernos, fuga de tensão, problemas em cabos de velas ou bobina, a UCE vai para "espaço".
caso queime vai ser ele mais nada, nao tem como passar dele. queimar a ECU toda é exagerado. e explico pq.
o sinal pulso vinda da CPU ate a BASE do transistor de potencia IBGT, geralmente tem protetores entre a porta do CPU ate a BASE do transistor ou no drive, dificilmente retorna ate a CPU

quando queima é so o transistor IBGT oque é barato trocar mesmo sendo SMD. infelizmente exitem é pessimos profissionais no mercado que condena a ECU por nao saberem medir ou arrumar uma ECU avariada.
pra quem quer saber como funciona um modulo de igniçao interna é assim que funciona. esse é da minha ECU. como falei, os IBGT(alguns) tem protetores de alta tensao, e alta temperatura desarmando o mesmo pra nao queimar. e fora os protetores offbords, por isso acho muito raro queimar a ECU inteira.

pessoal, a queima do HEI senao for pelo calor transferido do cabeçote rsrsrsr bravos engenheiros

PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Injeção: EFi
Rafaelo, a dúvida era se "queimasse" a a UCE e foi isso que respondi. Se o IGBT pifar o veículo não funciona e a UCE tem que passar por manutenção. Dependendo de onde estiver, não conseguirá reparos. De qualquer forma, vai ficar algum tempo sem o carro, não é verdade?
Já o módulo de potência externo se consegue encontrar com facilidade e, creio eu a um custo menor do que o conserto e principalmente a troca da UCE, dependendo do caso.
A um tempo atrás, a UCE da BMW de um amigo pifou, foi um transistor desses. Para nós aqui em São Paulo, foi até fácil conseguir fazer a troca desse transistor e deixar a UCE funcionando corretamente.
Marcel,
A temperatura não é o único motivo de "queima" do HEI. Na minha opinião, sobre tensão do alternador (acima 14,5v) e fuga de alta tensão são os principais motivos.
Abs,
Carlos Freire
Já o módulo de potência externo se consegue encontrar com facilidade e, creio eu a um custo menor do que o conserto e principalmente a troca da UCE, dependendo do caso.
A um tempo atrás, a UCE da BMW de um amigo pifou, foi um transistor desses. Para nós aqui em São Paulo, foi até fácil conseguir fazer a troca desse transistor e deixar a UCE funcionando corretamente.
Marcel,
A temperatura não é o único motivo de "queima" do HEI. Na minha opinião, sobre tensão do alternador (acima 14,5v) e fuga de alta tensão são os principais motivos.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Para que um módulo HEI queime por influências eletromagnéticas é necessário um pico eletro-magnético tão grande que queimaria tudo no carro, além de celulares, todos os motores elétricos, etc...avvsilva escreveu:Desculpe responder na frente, mas entendo que ele tenha falado que afastando o módulo HEI do cofre do motor, ele ficaria mais protegido de influências eletromagnéticas advindas de cabos de vela mal blindados, por exemplo, embora acho que ele continue a não ficar imune a picos de tensão. É isso mesmo que quis dizer, Marcel Murai?MonzaClub20EFICHZ escreveu:Acho ótima idéia refrigerar o módulo HEI, até mesmo usando uma cooler, mas quanto à proteção quanto ao excesso de voltagem, não vejo nenhuma influência no local onde o HEI está, explique melhor a tua idéia, s colocar dentro, pode colocar um controlador de voltagem para a proteção do HEI.
-
- MODERADOR
sim, esses componentes muitas vezes so importando. mais geralmente sao de facil aquisiçao. tenho um amigo que é eletronico e ele nao mexe com ECU e IE, a area dele é automaçao industrial. era um funcionario nosso, muito bom inclusive. deram pra ele uma ECU "irrecuperavel" quando ele viu era so o IBGT de potencia que avia queimado, trocou e voltou a funcionar a igniçao. se tivesse afetado a porta da CPU ae sim seria lixo. pra trocar é muito facil, uma maquina SMD uma pinça e uma chave philips troca. em 15min ta arrumada. o demorado é conseguir o componente que geralmente nao passa da 15,00Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, a dúvida era se "queimasse" a a UCE e foi isso que respondi. Se o IGBT pifar o veículo não funciona e a UCE tem que passar por manutenção. Dependendo de onde estiver, não conseguirá reparos. De qualquer forma, vai ficar algum tempo sem o carro, não é verdade?
o HEI tambem concordo a principal falha é sobre tensao na amplificaçao da bobina e torrando o IBGT.
-
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1995
- Injeção: EFi
Deve ter no forum ainda quando eu desmontei o modulo hei da MTE. Só ví um C.I da motorola dentro coberto de gel e um driver.
Tambem podemos estabilizar a tensao entao usando um transistor 7812 com um resistor no GND para filtrar em 14V.
Por ordem de trajeto, queima oque está mais proximo aos cabos de vela ou bobina. Parece que o alckimin aqui do forum fez um aterramento no distribuidor e segundo ele havia parado a queima do modulo hei.MonzaClub20EFICHZ escreveu: Para que um módulo HEI queime por influências eletromagnéticas é necessário um pico eletro-magnético tão grande que queimaria tudo no carro, além de celulares, todos os motores elétricos, etc...
Tambem podemos estabilizar a tensao entao usando um transistor 7812 com um resistor no GND para filtrar em 14V.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Eu faço isso tudo com um ferro de solda comum, estanho comum, e uma pinça baratinha.. kkkK!!Rafaelo escreveu:sim, esses componentes muitas vezes so importando. mais geralmente sao de facil aquisiçao. tenho um amigo que é eletronico e ele nao mexe com ECU e IE, a area dele é automaçao industrial. era um funcionario nosso, muito bom inclusive. deram pra ele uma ECU "irrecuperavel" quando ele viu era so o IBGT de potencia que avia queimado, trocou e voltou a funcionar a igniçao. se tivesse afetado a porta da CPU ae sim seria lixo. pra trocar é muito facil, uma maquina SMD uma pinça e uma chave philips troca. em 15min ta arrumada. o demorado é conseguir o componente que geralmente nao passa da 15,00Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, a dúvida era se "queimasse" a a UCE e foi isso que respondi. Se o IGBT pifar o veículo não funciona e a UCE tem que passar por manutenção. Dependendo de onde estiver, não conseguirá reparos. De qualquer forma, vai ficar algum tempo sem o carro, não é verdade?
o HEI tambem concordo a principal falha é sobre tensao na amplificaçao da bobina e torrando o IBGT.
Eu faço reparos em CI de 20 pinos SMD que são to tamanho de um grão de feijão... tranquilo...
E realmente é MUITO difícil dar pai numa ECU, pois ela tem vários circuitos de proteção... só se o cara ligar ela no 220V... kkkK!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- MODERADOR
é, ou botar um pararaio direto na ECU rsrsrsrs
Vinicius tu é ninja. quando fiz o painel de instrumento desloquei as led smd e usei a estaçao SMD sem ela nao dava.
Vinicius tu é ninja. quando fiz o painel de instrumento desloquei as led smd e usei a estaçao SMD sem ela nao dava.