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Re: Monza com motor de captiva
Enviado: 18 Fev 2013, 17:29
por vrsilva
Rafaelo escreveu:deve ter uma programaçao bem mamao com açucar pra economia e antipoluiçao mesmo. e tem outra a potencia maxima entra muito cedo a 5000 rpm oque 'tira' muita potencia do motor nao explora o resto escondido se ele fosse programado pra 6500 rpm daria muito mais que 186cv, essa configuraçao em modo de alta performace é pra mais de 250cv.
eles devem fazer isso pra selecionar a venda interna deles, um outro modelo de mais de 200cv por exemplo. é negocio politico e nao tecnico a parada hehehe
ah o turbo é o twin ou seja pas duplas oque melhorou muito o turbo, jogando torque ja saido da lenta. e rolamento tambem ajuda. é uma nova tecnologia em motores turbo.
repare no consumo como é economico.
Sim eu vi, segundo a BMW 18km/l em rodovias...
Quanto a potência Rafaelo é isso mesmo que você falou, esse modelo que eu estou mencionando é o 320i "básico" ou seja o mais "simples", eles vão lançar o 318i que terá o motor do 118i que é 1.6. O 2.0 tira todo o rendimento no 320i Sport, esse tem mais de 200cv, senão me engano é 240cv.
O que eu achei mais bacana nesse carro é que ele é tração traseira, deve ser o bicho pra andar...
E o sistema start&stop, outro dia eu estava parado num semáforo em uma avenida, e eu ficava ouvindo um liga e desliga de motor, daí olhei pro lado um pouco pra trás, e tinha uma mercedes acho que era uma c180, fiquei impressionado com a rapidez com que o motor reanima ao pisar no acelerador. A BMW tem isso também...
Será que o sistema de arranque do motor que é diferente e proporciona essa possibilidade...???
Re: Monza com motor de captiva
Enviado: 18 Fev 2013, 19:24
por Rafaelo
sem duvida essa potencia toda em traçao dianteira se resume em perda de transferencia. tem que se traseira pra aproveitar todo a potencia e torque.
ja li a respeito desse sistema, so nao sei a longo prazo oque representa isso pq o desgaste da bateria, motor de arranque, voltante vai penar la na frente. nao sei se existe um motor eletrico(talvez o motor de arranque) que deixa o motor em inercia tipo <100 rpm na fase "desligado" e valvulas abertas pra evitar peso no sistema. nao deve ser parada total acredito eu. senao nao teria logica a coisa. gasta de um lado pra economizar do outro hehehe
hoje os motores estao cada vez mais eficientes, esse meu a lenta original dele é de 800 rpm vejam como foram capaz de fazer rebaixando a lenta de 1000 rpm antigos pra meros 800 rpm. isso gera economia, e menos disperdicio.
Re: Monza com motor de captiva
Enviado: 19 Fev 2013, 10:14
por vrsilva
Pois é... Rafaelo... eu não me importo que meu carro seja antigão, mas eu gosto de ver essas tecnologias...
Também já fiquei pensando como que deve ser esses sistemas de star&stop daqui a 20 anos, como será a eficiência deles, e também gostaria de saber como REALMENTE é esse sistema.
Mas o Mercedes que eu vi, ele ficava dando partida a todo tempo, e era a partida do motor mesmo, como se estivesse ligando...
Acredito eu que o sistema de partida desses carros deva ser mais leve, e como o motor já está quente, não sofrem tanto para reanimar o motor novamente.
Mas vou ver se encontro algo a respeito...
Re: Monza com motor de captiva
Enviado: 19 Fev 2013, 11:29
por Rafaelo
eu tb penso o mesmo, por isso que faço oque faço no meu hatch 82 a casca é antiga porem modernizado. desde que se tenha essa possibilidade tecnica.
se for assim partida do zero, certamente é um sistema mal feito. imagina so, quem mora em cidade grande que é um para e anda hehehehe vai fica ligando e desligando o motor por completo a cada metro que se da adiante... mesmo sendo mais leve acaba gastanto, o motor de arranque hoje é por caixa de reduçao,roletado cabeçote,entao fica mais leve, mais nao deixa de ser "arranque"
Re: Monza com motor de captiva
Enviado: 22 Fev 2013, 22:05
por rafael_club
tenho uma duvida o motor ohc do monza é bom pra prepara = os ap?
Re: Monza com motor de captiva
Enviado: 14 Mar 2013, 19:22
por jose_sherman
Então, cá estou. Haha.
Vamos do começo: desde que eu comprei o Monza, eu percebi nele um potencial bacana pra pista. Não tive a oportunidade de dirigir um sedan, mas o hatch tem uma dinâmica que me encantou: muito bom de curva e de "chão", mesmo com a suspensão de Monza "comum" que eu coloquei nele quando comprei. Daí, depois de conhecer de perto o que era um track-day, comecei a desenvolver a idéia de ter algo interessante pra brincar na pista, mas que eu pudesse usar na rua também.
Como o motor do meu já está com 0,75 de medida e já tá rajando um pouco, vi nesse projeto uma boa oportunidade pra troca do motor. E quando eu comecei a analisar as opções, vi o Captiva como um doador pouco explorado e com um bom potencial! Afinal de contas, tinha um motor que não era tão grande (3.0), originalmente tinha a potência que eu queria (250cv a 300cv na roda), teoricamente não seria tão mais pesado que o meu (bloco e cabeçote de alumínio) e que ainda ia ter um barulho que eu não veria em nenhum Monza ou Kadett tão cedo aqui no Brasil. Haha. Só que.
Em algumas conversas com o pessoal de EBTech (bastante atenciosos e profissionais, diga-se de passagem), me foi pedido que eu medisse a distância entre as pontas das torres do Captiva e do Monza, pra se ter idéia se o motor ia caber ou não. O problema foi que essa diferença foi de 15cm... Daí eu desanimei um pouco do plano A. Possível, é. Mas não quero montar projeto super complexo como o do Fox VR6. Não agora.
Deixando o A um pouco de lado, agora tô estudando o plano B: o 2.4 Ecotec LE5 do mesmo Captiva. São 171cv com a injeção original em um motor que tem uma infinidade de kits de preparação lá fora. Infelizmente perco o barulho do V6, mas com certeza vou deixar de perder alguns cabelos da cabeça... Hahaha. Sim, eu sei que não é uma solução trivial e que eu provavelmente vou apanhar muito até fazer esse carro funcionar como o esperado. Mas, como diria o sábio, "APzão treisquilimei tem pra todo canto, né Jão?"
A idéia inicialmente é montá-lo aspirado e com a Megasquirt e o câmbio original, fazer coisa ou outra de suspensão (no freio eu já mexi), curtir um pouco o carro e depois, ano que vem, talvez, partir pra algum tipo de sobrealimentação. Vamo ver que bicho dá :P
Abraço!
Re: Monza com motor de captiva
Enviado: 14 Mar 2013, 21:43
por Rafaelo
jose o captiva novo? gasolina com 180cv alguma coisa nao lembro... monocombustivel com otima programaçao muito bom o motor. é 4 cil
sem duvida a megasquirt vai te evitar muitos problemas. eu nao lembro mais nao sei se esse captiva usa o bloco familia 1 e foi tudo modernizado como o familia 2 fase 3. pq se usar a caixa do monza seria plug and play, ja que o layout da caixa serve tanto no familia 1 como no 2 da GM. sendo algo mais facil do que parece ser. o V6 teria muita complicaçao
Re: Monza com motor de captiva
Enviado: 15 Mar 2013, 03:17
por Surfin
rafael_club escreveu:tenho uma duvida o motor ohc do monza é bom pra prepara = os ap?
Se é igual não sei, mas na minha opinião é bom sim, embora muita gente tenha preconceito e diga que não preste.
Sobre o motor de captiva, não é mais jogo pegar um 2.0 16v mesmo e fazer uma preparação legal nele pra girar na casa dos 7k rpm? Mais tarde uma turbina se encarrega de chegar nos 250cv :smt023
Mas o ideal mesmo era a GM importar por encomenda os motores V6 2.5 e 2.6 que equipavam os Monza e Vectras A e B na europa, aí todos ficariam felizes
