comando mais bravo

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: comando mais bravo

Mensagem não lida por 500EF »

Mantendo gasolina e com 11:1 de taxa, vai dar alguma diferença. Mas não espere nenhum milagre.

Se quiser ter ganho mais significativo, teria que mandar a taxa lá para os 13 ou 14:1 e virar para o álcool.

Claro que o custo da modificação também aumenta, já que para chegar nesta taxa vai ter que trocar os pistões e acertar a alimentação com álcool.

Então é melhor definir bem o que quer para não gastar duas vezes. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

geralmente -1mm equivale +-1x. se ele for STD 1.5mm vai pra 0.5mm de sobra, oque deve da 9.8:1 da pra usar facil gasolina comum nessa taxa e com folga. vai sentir um desempenho maior e economia. nao da pra esperar muita coisa quando é em carburador, porem é certo que vai sentir uma mudança positiva.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Como disse antes foi uma duvida de um amigo monzeiro que eu nao soube responder, a minha intenção é converter o meu pro alcool e com o motor parcial flex ai sim rebaixar ate o talo pra chega nessa taxa de 13:1 a 14:1 sem fala em polimento dos dutos, e 4X1 de preferencia de inox.

Agora como medir a taxa de compressao, ha uma formula pra isso?
500EF
MODERADOR

Tem a fórmula, que é até bem simples.

Mas a parte chatinha não é esta. É preencher a câmara com algum líquido e medir quantos ml ela tem.

Eu e o Rafaelo já postamos por aí no fórum alguns valores que podem servir de base.

Dê uma pesquisada (acho que no tópico da minha blazer tem alguns cálculos que eu fiz também... De cabeça agora, acho que eu medi 7,5ml para 1mm de rebaixo a partir do STD. Mas confirma isso aí... não procurei, estou escrevendo o que eu lembro só... hehehe). :wink:

Edit: Algumas continhas rápidas, só para ajudar. Todas considerando dados de fábrica, para motores totalmente STD:

Motor 2.0 com 8,8:1 de taxa => volume da câmara(*): 64,05ml
Motor 2.0 com 9,2:1 de taxa => volume da câmara(*): 60,92ml
Motor 2.0 com 12:1 de taxa => volume da câmara(*): 45,42ml

E a fórmula para cálculo da taxa é: ( volume admitido por cilindro + volume da câmara(*) ) / volume da câmara(*)

(*) Entendam por volume da câmara tudo que sobra de espaço quando o pistão está em cima (rebaixo/bolha do pistão, junta, câmara do cabeçote, ponta da vela, válvulas, etc).
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

intendi Leandro, tem sim, o Eduardo ja postou ae em cima. um meio rapido é medir via manometro de compressao e fazer a comparaçao. isso serve no carro montado, taxa teorica medida em papel nao é a mesma da taxa fisica(montado). no papel pode estar a 8.8 mais na pratica esta 8.5:1 por dirversos motivos, seja por cilindro ovalizado, seja por desgaste nos aneis, seja por vazamento da junta, ou por outro meio de fulga da compressao.

o calculo...
pressao atmosferica 14 psi (nivel mar)

exemplo: motor frio, ao nivel do mar. 8:1 = 8x14 psi = 112psi

é so anotar o valores obtidos pelos 4 cilindros do motor e pegar a media. vamo supor que anotaram 123 psi de media 123/14= 8.8:1
facil,simples e de boa amostragem na pratica. é claro, os valores poderem varias um pouco devido a temperatura mais é uma base muito boa de se obter a compressao do motor.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

500EF volume admitido por cilindro serai por exemplo eu colocar o pistao totalmente em baixo e enchelo de agua (exemplo ta!) e digamos que de 2litrosesse seia o "volume admitido por cilindro"?

Rafaelo eu moro em São Paulo mais ou menos 800 metros acima do nivel do mar, ha diferença?
500EF
MODERADOR

LeandroConstantino escreveu:500EF volume admitido por cilindro serai por exemplo eu colocar o pistao totalmente em baixo e enchelo de agua (exemplo ta!) e digamos que de 2litrosesse seia o "volume admitido por cilindro"?
O cálculo é pelo deslocamento.

Como sabemos que o 2.0 GM tem 86mm de diâmetro e 86 mm de curso, e lá das aulas de matemática temos que volume do cilindro =

((TT x D2) / 4 ) x h.

(( 3,1416 x 86 x 86 ) / 4 ) x 86 = 499558,3824

Para passar para ml (ou centímetros cúbicos, ou o famoso cc), dividimos por 1000 => 499,56 ml de volume de deslocamento por cilindro. :smt023
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

sim,vai dar diferença no valor obtido.

0m = 101kpa
900m= 90kpa

90 kpa = 13 psi

em vez de 14, faça a multiplicaçao da compressao por 13. 13x8.8 por exemplo :smt023
Responder