Tem a fórmula, que é até bem simples.
Mas a parte chatinha não é esta. É preencher a câmara com algum líquido e medir quantos ml ela tem.
Eu e o Rafaelo já postamos por aí no fórum alguns valores que podem servir de base.
Dê uma pesquisada (acho que no tópico da minha blazer tem alguns cálculos que eu fiz também... De cabeça agora, acho que eu medi 7,5ml para 1mm de rebaixo a partir do STD. Mas confirma isso aí... não procurei, estou escrevendo o que eu lembro só... hehehe).
Edit: Algumas continhas rápidas, só para ajudar. Todas considerando dados de fábrica, para motores totalmente STD:
Motor 2.0 com 8,8:1 de taxa => volume da câmara(*): 64,05ml
Motor 2.0 com 9,2:1 de taxa => volume da câmara(*): 60,92ml
Motor 2.0 com 12:1 de taxa => volume da câmara(*): 45,42ml
E a fórmula para cálculo da taxa é: ( volume admitido por cilindro + volume da câmara(*) ) / volume da câmara(*)
(*) Entendam por volume da câmara tudo que sobra de espaço quando o pistão está em cima (rebaixo/bolha do pistão, junta, câmara do cabeçote, ponta da vela, válvulas, etc).