COLETOR DE ADMISSAO SEM AGUA !!!!!!!!!!!!!!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: COLETOR DE ADMISSAO SEM AGUA !!!!!!!!!!!!!!

Mensagem não lida por dutra s a »

rafaelo , em razao do que se segue a engenharia num todo, suas finalidades sao formidaveis como por exemplo diminuir peso de algo que era de metal com algo mais proximo possivel de resistencia metalica em varias situaçoes !, mas uma coisa que é uma logica certa é : nao existe comforto sem sacrificio, ou seja diminuimos o peso do motor com algo de que nao seja de metal que entao sabendo que o metal tem a principio e no final uma resistencia maior , porem tem mais peso,
tudo tem seu criterio ao se inicializar num comercio, " ganhar mais sem dar prejuizos"
fiat marea, entre todos esses relacionados que ja possuem o coletor com esse material que nao é de metal, sei que o proprietario pode chegar a 100 anos e morrer e o carro esta la sem um minimo reparo do coletor, mas isso é muito relativo ao fato de montadoras fazerem uma coisa com economia pensando em, há ate tal kilometragem o proprietario ja vai ter interesse em outro mas novo,"dane-se"
ja vi muitos coletores , ja empenados de metal por super aquecimento simplesmete por uma serie de fatores como rotor de bomba de agua de plastico e nao por defeito de engenharia .imagina coletor de " plastico", e sim por ter pressa para lançar carros no mercado pra nao perder concorrencia
ja troquei uma bomba do meu , 1 vez so e ao ser feita a troca , o rotor era plastico, pequizei preços e achei original gm para o meu por 350,00 na caixa fechada com nota e o rotor é de metal galvanizado ao inves de 120 por uma com o rotor de plastico e paralelo,até hoje estou com ela.se fosse de plastico kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

digamos que meu ramo seria algo relacionado a "desenvolvimentos e melhorias"des do dna a funçao final kkk e nao tenho oficina , eu digo minha por apenas levar o meu caça lá e so lá , pois so vivo lá e graças a deus tenho um mecanico que ja deu nó em engenheiros porai pois a oficina é dele e é so ele que faz os carro , nao existe funcionarios para darem dor de cabeça, alem do que é honesto , ensina tudo aos clientes,higienico com tudo, prova o porque do que etc,, em fim um sonho de qualquer proprietario de carro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e em breve irei se deus permitir e virgem maria ajudar vou realcionar ela no forum, sem contar que tenho voces para ajudar a mim e a muitos em muita coisa.

entao tche, o que quero dizer é que as montadoras esquecem do futuro , como exemplo disso é o nosso monza de cada dia, onde ha comentarios a principal coisa que falam em maioria é , a gm nao deveria parar com o monza, e porque ? cara isso é carro que atende a tudo e é carro pra toda obra´alá resistencia rsr.
entao se pensar so no agora, sem requizitar a fama futura, la na frente vai ver que a propria montadora que se condenou por fazer coisas que nao seria certo de fazer lá traz.

nao sou exatemente contra coletores de plastico, mas no geral quem vai comprar um carro nao iria gostar de saber de uma coisa de "plastico" proximo a alta temperatura de um metal, concorda amigao ?
e cara, agradeço ao suas informaçoes, e quero lembrar a todos que o que é discutido aqui é pra todos , todos mesmo, sempre coma finalidade de ajudar e nao se esqueça de avisar sobre seus tutoriais novos , pois sao uma aula rsr

professor freire uma pergunta : ao fato do motor de passo trabalhar como o wadir falou em razao da instabilidade por falta de agua no coletor, o mesmo receberia essa "informaçao" da ecu em questao do map saber da instabilidade de sucçao do coletor por conta de pessima mistura ao cilindro ?

waldir , valeu obrigado pelo curso amigao rsrs
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

o metal tem a principio e no final uma resistencia maior , porem tem mais peso,
Há muitos anos que isso não é mais verdadeiro.
Na época em que eu trabalhava em aviação de transporte de carga, tudo no avião era metálico. Liga de alumínio, aço, aço inox., titânio...
Qdo deixei esse tipo de aeronave e passei para helicóptero, começava então a revolução dos materiais compostos, que são nada mais que plásticos e fibras.
Uma peça importantíssima dos helicópteros, as pás dos rotores, eram até então feitos em liga de alumínio. Pois eram frequentes as rachaduras por esforço ou fadiga do material. Toda asa ou pá de rotor um dia vai rachar, tanto que qdo um avião é lançado, na fábrica existe um ou mais aviões iguais que passam o tempo todo em máquinas hidráulicas que simulam esforço na estrutura e principalmente nas partes mais sensíveis.
Existem helicópteros onde as pás dos rotores, ocas, são enchidas com ar comprimido e um manômetro em cada pá mostra a pressão o tempo todo. Se a pressão cair, significa que existe rachadura.
Então, antes que aconteçam rachaduras nos aviões que estão em serviço, o avião de ensaio vai apresentar as mesmas. Nessa hora param -se os aviões e reforçam-se ou substituem-se as peças defeituosas, antes que ocorra um acidente.
Pois com os materiais compostos não existe mais fadiga e a resistência desses materiais em alguns casos é maior que o aço mais duro.
No helicóptero em que eu trabalhei por um tempo, as pás dos rotores eram de material composto e o miolo era feito de colméia de papelão.
A única parte metálica era o olhal de fixação no mastro do rotor.
Claro que nem tudo é perfeito, e uma fábrica de avião ou helicóptero não procura um fabricante qualquer para diminuir os custos de uma peça. Já na indústria automobilística nós sabemos que não podemos confiar demais. :smt011

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

blz Dutra, so nao condene o plastico pq isso é uma realidade e nao de agora. lembra do distribuidor de plastico da agua do monzinha velho de guerra?^pois é feito de plastico o meu antigo 82 1.6 tava inteiro e olha quantos anos se fez. aluminio corroe com o tempo, cabeçote, distribuidor cavalete, ja vi varios comidos e podres. hoje é feito de plastico a aqua nao ataca o plastico.

oque tu tem que intender que isso é um tipo de polimero especial e nao qualquer plastico. sao feito pra suportar torçao,temperatura,fluidos entre outros. todo carro de hoje é praticamente feito de polimeros de alta densidade um pra cada projeto.

a mangueira de combustivel da flauta do meu motor é de plastico. cavalete daqua plastico, coletor, tampa valvula, capas, distribuidor, entre outros. ate mesmo o radiador tem plastico rsrsrsr nao aceitar isso é muita ignorancia.

ah bomba daqua desse meu motor original é pa de inox, pá de plastico(paralelo) nao dura pra essa aplicaçao.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
dutra s a

kkk entao tá tche, juro que se houver uma ocasiao nova de prestar ajuda a um proprietario de monza de preferencia que goste mesmo do carro , terei o maior prazer em relacionar os conhecimentos aqui adquiridos, pois essa do desmanche , me deixou mesmo encucado em relaçao a falta de fluxo de agua no coletor.

meu amigo galderio, tenho uma certa curiozidade : no caso ai do sul , num inverno pra la de extremo, um sistema como a do monza no coletor de admissao por haver o fluxo de agua pra aquecimento, seria uma boa esse sistema nos coletores modernos de hoje para facilitar a estabilidade de msitura no rigorozo frio que chega a dar dai ? ´supondo que houvesse essa implataçao nos coletores de metal e de nao metal rsrs dos multi-pontos em geral "

por um acaso, voce ja ouviu dizer ou presenciou ( caso ja aconteceu) o congelamento do sistema de arrefecimento devido ao frio e ate uma camada finissima de gelo por dentro de coletores feito de material que voce conhece `polimero especial ´ ?

abs estamos ai
dutra s a

luiz carlos, voce esqueceu de um detalhe, relaçao de temperatura ambiente de trabalho , materia prima para finalidades aereas sao melhoradas pra dar resistencia a baixas temperaturas ao extremo e tambem outras para alta temperatura ao extremo ,em resistencia a pressao de ar e contra o ar, enquanto uma materia prima para veiculos terrestres em sua maior porcentagem sao melhoradas para temperaturas altas sem uma suposta" ventilaçao ".
nao quero dizer que tudo em helicopteros e jatos sao apenas pra baixa temperatura, mas á uma infinidade de relatividades entre um jato, helicopteros e um carro.

mas o que voce relatou aqui , de fato nao deixa de ser verdade.

abs estamos ai
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

dutra s a escreveu:meu amigo galderio, tenho uma certa curiozidade : no caso ai do sul , num inverno pra la de extremo, um sistema como a do monza no coletor de admissao por haver o fluxo de agua pra aquecimento, seria uma boa esse sistema nos coletores modernos de hoje para facilitar a estabilidade de msitura no rigorozo frio que chega a dar dai ? ´supondo que houvesse essa implataçao nos coletores de metal e de nao metal rsrs dos multi-pontos em geral "
ta se referindo aquecer o coletor de plastico-ou metal com a agua pra facilitar pegar? nao precisa aquecer o ar em mpfi. como expliquei antes os mpfi fazem a emulsificaçao dentro da valvula. a mistura se forma ali mesmo... existe metodos mais eficiente hoje em dia, do que esse.

ja existe é um pre aquecimento do combustivel uma das novidades moderna de hoje em dia. as valvula injetoras tem aquecedor dentro que aquecem o combustivel é bem mais eficiente ja que sai em forma de vapor ultra fino o combustivel mesmo em dias congelates -0°. agua quente nao se uma em mpfi e muito menos em mpfi injeção direta.
dutra s a escreveu:por um acaso, voce ja ouviu dizer ou presenciou ( caso ja aconteceu) o congelamento do sistema de arrefecimento devido ao frio e ate uma camada finissima de gelo por dentro de coletores feito de material que voce conhece `polimero especial ´ ?
nao, aqui o minimo que ja peguei foi -1°C e tem anti congelante no sistema. pra dar problema tem que ser na serra mais altas onde faz +- -5 a -10°c e sem anti congelante. pra te fala nunca ouvi problema por aqui
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Mimoso
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Mimoso »

É, sobre esse assunto de coletor sem água agora estou por dentro.
Viajei esse feriado e o Monza me testou, na volta no sol escaldante das 15:00Hs na estrada, a luz da temperatura ascendeu. Não sei pq, mas a temperatura tinha se elevado a ponto de romper a conexão em forma de "T" que fica abaixo do coletor ligando três mangueiras, uma mais fina (central) para o coletor, outra para a bomba d'agua e outra para o tambor de distribuição. Pois é, ali não tem como emendar nada, só outra peça, pensei vou tirar a conexão do coletor ( não sabia se ia danificar algo, mas era o jeito) e ligar a uma mangueira do coletor de volta para o tambor, a que ia pra bomba substitui pela que ia pro reservatório. Mas o buraco do reservatório ficou aberto, então peguei uma mangueira que sobrou, liguei nele e na outra etremidade por falta de tampa enfiei uma chave de fenda e seu cabo serviu de tampa, apertei a braçadeira e ainda cheguei a Fortaleza a tempo de comprar peça. Troquei resolveu.
Só não esqueço as queimaduras que sofri quando fui fazer a gambiarra, mas valeu depois sara. :smt023
dutra s a

nao entendi, tambor de distribuiçao ???????
bom ,em partes temos um tubo de distribuiçao de agua sendo suas ligaçoes na bomba de agua por duas conecçoes , 1 que vem do radiador para ar quente que dele segue ao reservatorio e por fim 1 que vem do radiador de resfrigeramento do motor., ( sobre as ligaçoes me corrijam se estiver errado)
o colega minoso poderia dizer em qual dessas partes houve o problema ?
como foi feito exatamente as alteraçoes para o socorro ?
como e onde seria esse buraco que foi usado chave de fenda ?

em todo caso ainda bem que era um monza rsrsrsr se fosse qualquer outro dos anos de hoje ,,,,ai ai ai ai ai rsrsrsrrs
o bom do monza é isso, voce poder se socorrer porisso pelo menos no meu caso nao tenho vontade de desfazer dele kkkkkkkk
abs estamos ai
Responder