Exato, e com relação ao chute, eu que dei um chute e não vc, dizendo que a montadora coloca 4,25l (3,75l + 0,5l com troca de filtro) para suprir possíveis perdas durante o funcionamento do motor.waldir escreveu:renatovisk,Quanto a informação do manual de 4,25l, e sempre com 4 litros fica no nível máximo, isto é um chutemas talvez, isto já é feito pela montadora, calculando-se possível perda normal do lubrificante pelos motivos já citados acima, não que eu ache isto correto, pois o excesso de óleo também pode trazer problemas para o motor, como vazamentos por exemplo.
não é chute não. No manual do proprietário está lá 3,75 litros + 0,50 litro capacidade do filtro = 4,25 litros.
Nos primeiros anos 1995 a 2000 eu sempre colocava,(na realidade o cara do posto. 4 litros + metade de um frasco de 1/2 litro e
ficava com o restante para completar se necessário... o que nunca ocorreu). Aí percebi que com 4 litros incluindo o filtro a marca na vareta de medição ficava na posição máxima (enquanto que o ideal é entre o mínimo e o máximo que nos leva de volta aos 3,75 litros)
Abs
waldir
PS.: a brincadeira que fiz sobre somente trocar o filtro, se e quando ocorrer vazamento superior à 1/2 litro... é o que diz os números, por que vc sempre terá óleo com meia vida, mas respeitando a a troca do filtro que deverá ter retido as impurezas (borra, pó do desgaste e um etc.)
Mas, atualmente devido a nova tecnologia (detergentes, anti oxidantes etc da sopa de letrinhas do API ) é salutar a troca do filtro juntamente com a troca do óleo do carter e não como indica o manual a cada duas trocas.
Abs
waldir
BAIXANDO NÍVEL DO ÓLEO
-
renatovisk
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: BAIXANDO NÍVEL DO ÓLEO
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Amigos,O meu motor está com 220 mil e se baixa é cerca 300 ml (chutando alto - embora eu faça a troca em casa nunca medi a litragem do óleo sujo) a cada 4.000 ~4.500 Km o que significa 0,07 (%) do volume de 4 litros. A medição na vareta sempre esteve no máx (por ter colocado 4 litros) e não 4,25l como manda o manual.
ontem 11.12.12 efetuei a troca de óleo 15W50. Havia passado exatos 5 meses e 3.000 km e ao envasar o óleo sujo nos recipientes do 15w50 tive o cuidado de colocar exatamente um litro em cada frasco e no último apontou 750ml.
Escorri também o filtro. Percebi que o óleo deixa uma película nas partes, foi o caso da lata onde aparei o óleo sujo e tive que ajudar com um papel para forçar o escorrimento das paredes da lata. Feito isto tudo 250ml.
Se considerar todas as partes banhadas pelo óleo no motor, deposito no fundo da torre do cabeçote, no carter e sei lá mais onde,
posso inferir que a queima foi em torno de 150ml [150ml / 4.000 ml - 0,0375 (3,7%) ou 0,0125 (1,2%) a cada 1.000 Km ou seja 1 copinho e 2/4 de café a cada 1.000 km (50ml) ou 1 copinho de café de óleo por mes/30 ml ( no meu caso) e para um motor original com 219.000 está muito bom.
Desculpem-me colocar essas 'particularidades' do meu Monza, mas foi só para saldar a pendência que ficou da mensagem original e que não tem o intuito de se sobrepor aos motores dos Amigos deste forum e sim para admitir a queima de óleo na combustão que não é tão exagerada como consta em artigos sobre a matéria indicando 500 ml a cada 1.000 km como normal.
Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
Diego Paiva
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
Waldir, excelente o seu feedback. O meu carro era exatamente assim, nunca precisei completar óleo... baixava minimamente, não dava nem pra perceber na vareta. Acho que o certo é assim...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
-
Julio Cesar Ledo
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Só para relatar a maneira que o cidadão usa o motor tb influencia na quantidade de óleo que baixa do cárter..
Já reparei que se vc usa o carro como um 'Vô', sempre giro baixo nunca passa de 320RPM (torque máximo) o óleo baixa BEM POUCO...
Mas se vc usa o carro como um Psicopata', troca de marcha direto acima de 5600RPM (potência máxima), o óleo baixa sim e mais de 500Ml facilmente.
Este teste eu fiz com o meu GOL 1.6 CHT Álccol e com o meu Monza 2.0 Gasolina. Quanto mais giro vc submete o motor, mais ele consome óleo lubrificante, mesmo o motor estando 100%, ou seja, não fuma em nenhuma circunstância.
Abraço a todos !
Já reparei que se vc usa o carro como um 'Vô', sempre giro baixo nunca passa de 320RPM (torque máximo) o óleo baixa BEM POUCO...
Mas se vc usa o carro como um Psicopata', troca de marcha direto acima de 5600RPM (potência máxima), o óleo baixa sim e mais de 500Ml facilmente.
Este teste eu fiz com o meu GOL 1.6 CHT Álccol e com o meu Monza 2.0 Gasolina. Quanto mais giro vc submete o motor, mais ele consome óleo lubrificante, mesmo o motor estando 100%, ou seja, não fuma em nenhuma circunstância.
Abraço a todos !
Editado pela última vez por Julio Cesar Ledo em 29 Dez 2012, 18:12, em um total de 2 vezes.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Julio,
É possível sim com o seu exemplo. Esmirilhando tudo vai pro saco.
Penso que a gasolina provoca naturalmente maior oxidação no óleo e maior quantidade de gases para requeima principalmente dirigindo extremadamente. Os Monzas à etanol que 'enrolam asfalto' atrás deve ocorrer algo semelhante embora com menor incidência.
Como minhas "viagens" diárias são centrais 10km não há oportunidade para dirigir perigosamente até por que pretendo manter o Monza por muito tempo com manutenção em dia e sem gastos provocados insanamente.
Mas, acho plausível o que escreveu.
Abs
waldir
É possível sim com o seu exemplo. Esmirilhando tudo vai pro saco.
Penso que a gasolina provoca naturalmente maior oxidação no óleo e maior quantidade de gases para requeima principalmente dirigindo extremadamente. Os Monzas à etanol que 'enrolam asfalto' atrás deve ocorrer algo semelhante embora com menor incidência.
Como minhas "viagens" diárias são centrais 10km não há oportunidade para dirigir perigosamente até por que pretendo manter o Monza por muito tempo com manutenção em dia e sem gastos provocados insanamente.
Mas, acho plausível o que escreveu.
Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya