Geral no motor - Ajuda

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Geral no motor - Ajuda

Mensagem não lida por mattador »

Depois de muito tempo sem escrever, estou de volta ao tópico. Foram meses trabalhando nos fins de semana. Foi muita ralação mesmo!!!! Várias dúvidas apareciam e foram senso sanadas durando o processo, um verdadeira aprendizado adquirido com muita paciência para quem fez isso pela primeira vez. Vou resumir tudo que fiz deste a última vez que postei:

Desmontei completamente o motor, câmbio, sistema de arrefecimento, e retirei ainda a suspensão dianteira para facilitar o trabalho. Ao voltar as peças fiz tudo por baixo do carro já que não tenho o guincho para suspender e baixar. Foi tudo no braço! Como não sou um cara do tipo “sarado”, fui retirando cada conjunto o mais desmembrado possível para diminuir o peso q teria que carregar. Tive a ajuda do meu cunhado para tirar e colocar o bloco e o câmbio.

Limpei todas as peças com gasolina, sabão, detergente em pasta e outras produtos afim de deixar tudo sem uma gota de sujeira ou óleo. Estava tudo completamente sujo e foi preciso muito trabalho para conseguir alcançar a limpeza completa. Comprei diversas escovas de aço, algumas delas para uso na furadeira que usava nos serviços mais pesados.

Feito isso, todas as peças foram pintadas com tinta para alta temperatura nas cores alumínio ou preto dependendo da peça.
No bloco do motor foi feita a retífica completa, abertura dos cilindros para os pistões na sobre-medida 0.50, brunimento, troca dos selos e gargalo da bomba d água. Comprei pistões novos da marca Metal Leve, com seus anéis novos e pinos. As bronzinas foram todas trocadas também e ajustadas ao virabrequim (árvore de manivelas) na retífica. Após todo o serviço foi feito a pintura com tinta preto fosco para alta temperatura. Eu mesmo fiz a montagem a instalação dos pistões, adquiri a ferramenta que comprime os anéis e segui as orientações quando ao posicionamento da abertura de cada anel.

Aproveitei para colocar pistões para uso com gasolina, ao invés do modelo a álcool original do meu carro. Como moro em cidade pequena, cada trajeto é muito curto, sendo assim é complicado o tempo que o motor a álcool precisa para pegar e esquentar de manhã. Aqui também é preciso dizer que o gerenciamento da injeção de combustível do meu carro é feito pela MegaSquirt, por isso posso reajustar os parâmetros dela para o novo combustível que irei usar. Todos os itens necessários para meu carro rodar injetado já estavam instalados e funcionando antes dessa empreitada com o motor.

Itens como bomba d´agua, tensionador da correia dentada, válvula termostática e bomba de óleo foram comprados novos. Na ordem as marcas foram: Urba, GM, Whaler e Schadek. Todas as juntas foram compradas no kit da Sabó, sendo que peguei a junta do cárter com defletor, coisa que o meu carro não tinha. Todos os retentores do motor foram trocados também usando produtos da Sabó. A correia dentada e os parafusos do cabeçote são novos, respectivamente Contitech e Taranto.

Todos os parafusos foram apertados seguindo os torques do manual de reparação disponível aqui no fórum.
O cabeçote comprei um no ferro velho que apresentava boas condições. Ele foi lavado com banho químico, retificado e aplainado. Foram trocados todas ás válvulas tanto de admissão quanto de escape, além das guias, todos da marca Metal Leve. Retentores também foram colocados novos, da marca Sabó.

Bom, é isso por hora. Agora vem as dúvidas:
Volto a repetir que nunca montei um motor antes e queria saber o seguinte: Quando montei os pistões e instalei o volante do motor, lubrifiquei as câmaras de compressão e girei o virabrequim do motor com a mão, segurando pelo volante (ainda não tinha instalado o câmbio nesse ponto). Eu conseguia com força moderada girar com uma só mão, mas quando os pistões atingiam o seu ponto mais alto, eu tinha que usar as duas mãos para girar o volante e colocar mais força nisso. Era como se eles prendessem nesse ponto. Mas quando começavam a baixar, voltada a ser possível girar só com uma mão, isso até que os próximos pistões atingissem seu ponto mais alto e precisasse usar as duas mãos novamente. Pergunto, é assim mesmo? Tem algum outro teste para ver se está tudo normal?
::[ Fernando Daniel ]::
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

mattador escreveu:Bom, é isso por hora. Agora vem as dúvidas:
Volto a repetir que nunca montei um motor antes e queria saber o seguinte: Quando montei os pistões e instalei o volante do motor, lubrifiquei as câmaras de compressão e girei o virabrequim do motor com a mão, segurando pelo volante (ainda não tinha instalado o câmbio nesse ponto). Eu conseguia com força moderada girar com uma só mão, mas quando os pistões atingiam o seu ponto mais alto, eu tinha que usar as duas mãos para girar o volante e colocar mais força nisso. Era como se eles prendessem nesse ponto. Mas quando começavam a baixar, voltada a ser possível girar só com uma mão, isso até que os próximos pistões atingissem seu ponto mais alto e precisasse usar as duas mãos novamente. Pergunto, é assim mesmo? Tem algum outro teste para ver se está tudo normal?
absulutamente normal. esse efeito se deve os 180° do virabrequim nos bancos de pistoes 1-4 e 2-3. quando ate chegar ao PMS/PMI ele fica muito duro, depois que começa a descida pro PMI fica leve e facil... ate ficar rigido novamente ao atingir o PMS/PMI. isso é normal.

meu motor novo 2012 0 km tem o mesmo efeito :wink: alias nao so motor familia 2. qualquer motor nessa configuraçao 4 cilindros em banco.

isso eu digo com o motor sem o cabeçote instalado. com o cabeçote instalado a compressao é praticamente impossivel mexer na mao.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Ano: 1986
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Quando montei os pistões e instalei o volante do motor, lubrifiquei as câmaras de compressão e girei o virabrequim do motor com a mão, segurando pelo volante (ainda não tinha instalado o câmbio nesse ponto). Eu conseguia com força moderada girar com uma só mão, mas quando os pistões atingiam o seu ponto mais alto, eu tinha que usar as duas mãos para girar o volante e colocar mais força nisso. Era como se eles prendessem nesse ponto. Mas quando começavam a baixar, voltada a ser possível girar só com uma mão, isso até que os próximos pistões atingissem seu ponto mais alto e precisasse usar as duas mãos novamente. Pergunto, é assim mesmo? Tem algum outro teste para ver se está tudo normal?
estava com as velas ou sem elas :smt017
se estava com elas,normal como o rafaelo disse :smt023
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)

Fiz isso de girar o virabrequim sem o cabeçote, ou seja, com os pistões expostos mesmo. Fico aliviado em saber que é normal então prender quando se atinge o PMS.

Hoje coloqueis mais peças no carro e agora to com um problema ao colocar o platô e a embreagem. Na hora de montar o câmbio eu encaixar o platô e e o disco no eixo piloto com o câmbio fora, e coloquei o câmbio no lugar segurando para que os dois não caissem, pois pensei em só colocar os parafusos do platô ao volante depois. Aconteceu que o platô se mexeu e saiu da posição, ficando fora de centro em relação ao volante do motor e fora da posição onde ficam os furos para prender os parafusos.

Já prendi o câmbio ao motor e já dei o torque correto nos parafusos. Será que tem perigo de danificar o disco por causa do platô estas desalinhado? Minha dúvida é se deixo assim até chegarem a ferramenta própria para fazer o serviço, aquela que tem 3 presilhas e um parafuso para puxar o eixo piloto, pois já encomendei e ela leva uns 7 dias pra chegar.
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
esmael chechenski
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por esmael chechenski »

se fazer a montagem sem o cabeçote, filtro de óleo, fica bem mais fácil de acertar o cambio sem precisar mexer no trem de engrenagem não vi se vc falou se já montou o motor completo
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)

Pintou uma nova dúvida, como faço para colocar a correia dentada, sendo que como desmontei todo o motor o comando de válvulas vai estar em uma posição que pode vir a bater com os pistões?

É o seguinte, para colocar o cabeçote no lugar e prender com os parafusos já vi dicas que devo colocar os pistões todos no meio do curso, para que ao montar o cabeçote não corra o risco de alguma válvula pegar na cabeça de algum pistão. Até ai tudo certo. Porém quando terminar de colocar o cabeçote terei que alinhar as marcas das polias do comando e da polia do virabrequim para colocar a correia, e nessa hora terei de girá-las para chegas as suas posições. Mas ai é que está, como está sem a correia, se girar o virabrequim os pitões vão subir e podem acertar alguma válvula.

Qual é o jeito certo de fazer esse serviço?
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

isso é lenda. a nao ser que teu cabeçote sofreu muito rebaixo algo acima de -1.5mm sendo ele STD.

é so colocar em sincronia as polia.e apertar os parafuso na seq correta e ja era. nao misterio nisso. se isso que falam fosse verdade, o motor nao funcionaria bateria assim que fizesse a sincronia nao concorda? nao tem logica alguma isso.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)

Então Rafaelo, mas se está tudo desmontado e vou colocar o cabeçote no lugar, eu devo pegar a gaiola do comando, colocar a polia coma marca mais ou menos pra cima, colocá-la sobre o cabeçote tentando fazer a marca continuar para cima, ir no virabrequim e colocar a polia dele na marca, e então colocar os parafusos e ir apertando tudo?
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
Responder