sistema de temperatura
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: sistema de temperatura
É Carlos eu sei da grande incidencia de MTE queimados no forum, eu mesmo quando coloquei fiquei com a pulga atrás da orelha pois já fazia da leitura do forum, não participava tanto mas fazia leitura e buscas... eu até ia comprar outro Delphi, mas como está lá rodando a muito tempo sem problemas, deixei mais por curiosidade e ver até onde vai.. pelo jeito vai longe... pode ser que realmente a "safra" dos MTE de 2007 sejam dos bons, e o novo que eu tenho guardado seja uma bomba que quando instalar queimará logo logo... Como o carro não está falhando nem nada, alias está rodando muito liso...
Como eu mencionei, o meu carro teve problemas no alternador e regulador de tensão, tinha dificuldades de dar partida, as vezes não pegava, as vezes estava tudo normal... depois que feito o trabalho no alternador, levou alguns meses para que o HEI desse problema, e foi com o carro parado num semaforo não andando... Depois de colocado este outro MTE que tinha em casa, está até agora... como já citei... eu acredito que queimou por conta do tempo que o carro rodou com o alternador/regulador problematico...
A questão da pasta térmica, tomem muito cuidado, pois muitos pensam que ela tem a função de refrigerar, e não é bem assim... a pasta térmica deve ser passada para que ela deixe a superficie uniforme e lisa, para garantir que quase 99% da superficie esteja em contato com a outra superficie... portanto é uma camada bem fina que se deve passar, até mesmo porque, ao dar o aperto no HEI se colocar pasta demais ela irá sair pelos lados... desperdiçando pasta... E pasta demais faz o efeito contrário, ela não transfere o calor ela irá isolar o calor... ela só é usada porque mesmo que a superficie seja muito lisa, ela não consegue contato 100% com outra superficie também lisa, teriam que ser lixadas ou desgastadas com precessos muito caros, e a pasta resolve bem esse caso, desde que usada corretamente...
Como eu mencionei, o meu carro teve problemas no alternador e regulador de tensão, tinha dificuldades de dar partida, as vezes não pegava, as vezes estava tudo normal... depois que feito o trabalho no alternador, levou alguns meses para que o HEI desse problema, e foi com o carro parado num semaforo não andando... Depois de colocado este outro MTE que tinha em casa, está até agora... como já citei... eu acredito que queimou por conta do tempo que o carro rodou com o alternador/regulador problematico...
A questão da pasta térmica, tomem muito cuidado, pois muitos pensam que ela tem a função de refrigerar, e não é bem assim... a pasta térmica deve ser passada para que ela deixe a superficie uniforme e lisa, para garantir que quase 99% da superficie esteja em contato com a outra superficie... portanto é uma camada bem fina que se deve passar, até mesmo porque, ao dar o aperto no HEI se colocar pasta demais ela irá sair pelos lados... desperdiçando pasta... E pasta demais faz o efeito contrário, ela não transfere o calor ela irá isolar o calor... ela só é usada porque mesmo que a superficie seja muito lisa, ela não consegue contato 100% com outra superficie também lisa, teriam que ser lixadas ou desgastadas com precessos muito caros, e a pasta resolve bem esse caso, desde que usada corretamente...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Como disse, acompanhei o caso com um associado do Monza Clube de Sta Catarina, onde ele mandavam as mensagens copiadas para mim entre o engenheiro da MTE com o associado.
No primeiro aceitou na garantia e pediu parar verificar os itens que podem danificar o HEI. Foi feito tudo, avaliado conforme recomendações minhas e do auto elétrico do associado. Em 1 mês pifou novamente. Enviou a peça para o fabricante novamente e deram outra peça na garantia, que em pouco tempo pifou novamente. O engenheiro pediu para que o associado comprasse um HEI original GM que a empresa pagaria a peça. Foi o que fez e não teve mai problemas.
Com outro associado que teve o mesmo problema, não ele não podia deixar o carro parado e comprou o HEI Delphi e também acabaram os problemas. A peça com defeito também foi enviada para o fabricante.
Por outro lado, gostei do atendimento da empresa. Como também gostei do atendimento da Urba, só que foi outro caso nada a ver com esse.
Abs,
Carlos Freire
No primeiro aceitou na garantia e pediu parar verificar os itens que podem danificar o HEI. Foi feito tudo, avaliado conforme recomendações minhas e do auto elétrico do associado. Em 1 mês pifou novamente. Enviou a peça para o fabricante novamente e deram outra peça na garantia, que em pouco tempo pifou novamente. O engenheiro pediu para que o associado comprasse um HEI original GM que a empresa pagaria a peça. Foi o que fez e não teve mai problemas.
Com outro associado que teve o mesmo problema, não ele não podia deixar o carro parado e comprou o HEI Delphi e também acabaram os problemas. A peça com defeito também foi enviada para o fabricante.
Por outro lado, gostei do atendimento da empresa. Como também gostei do atendimento da Urba, só que foi outro caso nada a ver com esse.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
vrsilvaE pasta demais faz o efeito contrário, ela não transfere o calor ela irá isolar o calor... ela só é usada porque mesmo que a superficie seja muito lisa, ela não consegue contato 100% com outra superficie também lisa, teriam que ser lixadas ou desgastadas com precessos muito caros, e a pasta resolve bem esse caso, desde que usada corretamente...
a superfície/aço do Hei é bem lisa, quase espelhada
e
a superfície do distribuidor /alumínio é no mínimo rugosa ao dobro da do Hei
então a pasta funcionará para que não haja ar isolando o contato entre as duas superfícies e dificultando a dissipação do calor.
Concordo que a falta e o excesso são prejudiciais. (já comentamos eu e você no ano passado sobre isso)
Esse meu comentário foi mais um preciosismo de ilustrar a função da pasta (é assim também nos transistores que necessitam de radiadores de calor)
editado: A Pasta Térmica foi desenvolvida para permitir um perfeito acoplamento e eliminar o ar entre montagens. Permite-se trabalhar numa região de temperaturas mais seguras com maior eficiência. Por melhor que seja a superfície montada, a pasta preenche as micro lacunas de ar que possam existir, aumentando a performance térmica do sistema gerador de calor x dissipador.
Abs
waldir
Editado pela última vez por waldir em 25 Abr 2012, 11:10, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
Sim sim, eu aprendi isso justamente no meu curso técnico de mecatronica... tudo em falta e/ou excesso faz mal...
-
- Membro SL (Nível 1)
Olá pessoal,Carlos A. Freire escreveu:Em condições normais, o motor deve aquecer e o ponteiro de temperatura deve ficar sempre acima da marca branca acima da azul (painel Monza GLS de 94 a 96). Essa condição deve permanecer inclusive em pista ou rodovias de trânsito rápido. Em situações de trânsito lento e ou carro parado, o ponteiro deve subir até a metade do marcador, ligar a ventoinha e desligar antes da marca branca (acima do azul).
Essa é a condição normal sem o A/C ligado.
Com A/C ligado, a ventoinha deve entrar assim que acionado o A/C, mesmo com motor frio, o ponteiro de temperatura deve subir acima da marca branca citada nessa mensagem e permanecer lá enquanto estiver em condições de trânsito rápido e ou carro parado. Em movimento com trânsito lento, subidas e algumas situações de carga do motor, o ponteiro poderá subir até a metade ou pouco mais da metade do curso do marcador, vai depender da carga ou força que o motor estiver fazendo.
Com A/C ligado, fica alternando a 1ª e 2ª velocidades da ventoinha conforme necessidade de temperatura do motor ou pressão do sistema de A/C.
Tenho um GLS 94 com A/C que esta me deixando encucando com o arrefecimento. O funcionamento dele com o ar desligado está exatamente como descrito pelo Carlos acima, ou seja normal.
Quando ligo o ar, em dias amenos ele fica acima da marca branca como descrito acima, mas se o dia estiver realmente quente (como foi hoje em SP), no transito lento ou parado a temperatura vai subindo ( a primeira velocidade da ventoinha entra normlmente), mas não vejo a segunda velocidade entrar para que ele volte para a perto do azul.
Para evitar que aqueça demais desligo o ar (nesse ponto já passou da metade), e ai sim entra a segunda velocidade, que traz a temperatura para o ponto ideal logo acima do azul.
A linha de arrefecimento está em ordem, com aditivo e tudo mais. Alguém aqui já passou por algo semelhante?
Comparando com o outro Monza que tive (GL 95 sem A/C), eu acho que esse aquece mais rápido. Estou suspeitando do radiador, acho que vou começar a investigar por ele, se a colmeia está em ordem.
Outra duvida: nos EFI a segunda velocidade não entra depois de 80km/h? vi isso em algum lugar....
Abraços
Ricardo
Ex GL 2.0 95/95 Gasolina/GNV (DH, VE, TE, VV) - Desde 06/2002 a 06/2007
Atual GLS 93/94 - Gasolina - Completo - Desde 07/2010
Chevrolet - Andando na frente
-
Olha a condição normal da ventoinha é funcionar a segunda velocidade mesmo com o ar ligado, a unica coisa que muda quando se liga o A/C é que a ventoinha liga em 1º estágio para refrigerar o radiador do sistema do A/C, pode acontecer de demorar para a temperatura da agua subir um pouco mais que o normal por conta da ventoinha já estar ligada mesmo que mais fraca, mas ao atingir a marca do segundo estágio é para entrar ela em sua potencia total. Deve estar com problemas nos relés aí...
Sobre aquecer rápido, desde que o sistema funcione corretamente não é um erro, aliás é bom, pois o motor DEVE trabalhar entre as temperaturas de trabalho, se algum carro de algum conhecido seu demora para esquentar significa que a valvula termostática dele está travada ou não está fechando completamente para o aquecimento do motor, motor frio é consumo de combustível a mais e aumento de poluíção. Se a valvula travar fechada o motor esquenta rápido a ventoinha arma e não desliga mais e a temperatura não cai. Já passei pelas duas situações e era a valvula termostática.
No meu atual monza, ele sai da faixa azul em poucos minutos, coisa de 3 minutos... depois trabalhar normalmente ligando e desligando a ventoinha nas marcas corretas.
Sobre aquecer rápido, desde que o sistema funcione corretamente não é um erro, aliás é bom, pois o motor DEVE trabalhar entre as temperaturas de trabalho, se algum carro de algum conhecido seu demora para esquentar significa que a valvula termostática dele está travada ou não está fechando completamente para o aquecimento do motor, motor frio é consumo de combustível a mais e aumento de poluíção. Se a valvula travar fechada o motor esquenta rápido a ventoinha arma e não desliga mais e a temperatura não cai. Já passei pelas duas situações e era a valvula termostática.
No meu atual monza, ele sai da faixa azul em poucos minutos, coisa de 3 minutos... depois trabalhar normalmente ligando e desligando a ventoinha nas marcas corretas.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
Verifique se a 2ª velocidade da ventoinha não está armando e os pontos de aterramento entre motor/câmbio e carroceria. São os defeitos mais comuns para esse sintoma.
Fora isso, radiador obstruído interna ou externamente, condensador obstruído externamente, ventoinha com defeito ou aplicação errada também contribuem para o sintoma.
PS: Depois de aquecido, em nenhuma situação o marcador de temperatura deve ficar próximo do azul. Deve ficar sempre acima do azul, ou seja, entre a faixa branca acima do azul e 1/2 de escala.
Abs,
Carlos Freire
Fora isso, radiador obstruído interna ou externamente, condensador obstruído externamente, ventoinha com defeito ou aplicação errada também contribuem para o sintoma.
PS: Depois de aquecido, em nenhuma situação o marcador de temperatura deve ficar próximo do azul. Deve ficar sempre acima do azul, ou seja, entre a faixa branca acima do azul e 1/2 de escala.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL (Nível 1)
edit: deu erro no meu navegador....
Editado pela última vez por xunfos em 19 Set 2012, 22:21, em um total de 1 vez.
Ex GL 2.0 95/95 Gasolina/GNV (DH, VE, TE, VV) - Desde 06/2002 a 06/2007