Consumo
-
- Membro SR (Nível 4)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Consumo
Nen sei pra q q tem econômetro no monza, no meu, só de encostar o pé no acelerador o trem vai la em cima 

Vectra C o l l e c t i o n 2.0
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
O meu e mesma coisa cara.... eai galera.. sera que nosso econometro ta com problema ou e assim mesmo? aindei com uma maigo meu. o dele carburado.. e odele sobe na moral...
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA 

- avvsilva
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Olá Philipi, você diz que encosta o pé no acelerador e o vacuômetro vai lá em cima. Mas isso é com o carro parado, desengatado ou com o carro em movimento? Nesse tópico, alguns monzeiros discutem o comportamento do vacuômetro:Philipi15 escreveu:Nen sei pra q q tem econômetro no monza, no meu, só de encostar o pé no acelerador o trem vai la em cima
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =3&t=16401
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
- dutra s a
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
sobre o fato dos carros atuais ,versoes flex, eu POSSO dizer o seguinte :henez escreveu:Pessoal...veio aqui com uma duvida que eu tenho já faz tempo.
Assim,vejo estes testes dos carros novos (tipo,no auto esporte ou no vrum) e vejo que praticamente todos os carros(menos os 1.0)fazem menos que o monza(tirando com base no meu que faz 10km/h,ontem ele fez 11,40km/l)e eu fico apavorado,pois tem carro ae 2.0 que faz 7km/l...se for isso mesmo vou mandar restaurar o monza e ficar com ele,pois não to vendo coisa boa em comprar um carro mais novo(mesmo que um dia este novo se torne velho),não sei se vocês já notaram isso,mas eu já,e já to colocando minhas barbas de molho no assunto "troca de carro".
Na real é mais um desabafo,mas se algum puder confirmar se isso é real ou é alguma forma de "merxam" das emissoras,comenta ae.
flw.
NENHUM CARRO FLEX ( NENHUM ,MESMO 1.0) PELADO ,NAO É MAIS ECONOMICO QUE OS CARROS DE UNICA UTILIZAÇAO DE COMBUSTIVEL.
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
-
- Membro Classic (Nível 7)
Já fiz testes várias vezes no meu percurso Rio - Saquarema . Meu carro faz 12 km/l na estrada andando entre 90 / 100 km/h . Uma média excelente para um carro 1.8 carburado com 23 anos de idade. Só que só ando com gasolina aditivada, meus pneus são novos , motor sem folgas, carburador limpo e regulado, velas novas , filtro de ar válvula termostática espero o carro aquecer um pouco antes de sair etc. Sou chatíssimo com a manutenção do meu carro. Tenho fama de chato por causa disto. Mas isso no final representa economia e segurança. Já puxei muito carrinho novo com corda ...

- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
Como disse, andar rápido a 120km/h pode ser mais econômico do que andar a 80km/h, dependendo da situação.
Se manter o carro embalado e apenas acelerando pouco para manter a velocidade, pode ser mais econômico do que andar a 80km/h acelerando para que o consiga chegar nessa velocidade e fique apenas nela. É uma equação difícil de explicar.
Na prática, posso dizer assim: Em uma rodovia onde temos muitas subidas e descidas por conta da geografia local, e aqui em São Paulo tem muito morros nas estradas, se andar a 80km/h constantes, vai ter que acelerar mais para vencer essas subidas ao passo que a 120km/h, o carro já está embalado e subirá com facilidade essas subidas sem ter que pisar mais, poupando combustível.
Não é somente as causas mencionadas pelos colegas aqui que entram na equação. Tem mais fatos que apenas a física pode mostrar.
Na prática eu sinto bem essa diferença quando estou em viagem. Viajo muito, desde os anos 80, para Presidente Prudente e Birigui, (570km e 530km respectivamente da capital paulista), Uma viagem para cada cidade dessas são mais 1.000km entre ida e volta e for nas duas aumenta mais ainda, pois certamente irei a casas de parentes em Martinópolis, Lins e Araçatuba.
Já fiz vários teste desse tipo e com muitos carros diferentes, que tive e que tenho, carros da família... Posso afirmar que nessas condições andar muito devagar pode aumentar o consumo de combustível.
Em condições de apenas pistas retas é claro que andar a 80km será mais econômico do que a 120km, mas isso não aplica aqui em no estado de São Paulo por exemplo.
Outra coisa, quando faço viagem desse tipo, o carro está lotado com pelo menos 4 pessoas e porta malas "até a boca". Então são muitas variáveis que devem somar a conta e que não estão somando. Estão apenas colocando em velocidade constante e pista em boas condições.
Mais outra coisa, toda vez que fizemos carreata do Monza Clube para Jambeiro, Aparecida do Norte, Bragança e mesmo ao Rio de Janeiro, meu carro sempre foi um dos que menos consumiram combustível. Isso mostra que é a forma de condução que está influenciando, já que estamos todos juntos. Se não souber como conduzir, fazer da melhor maneira em condições adversas, como pista, subidas e descidas, redução por conta de carros ou caminhões mais lentos pode ser a diferença entre melhor ou pior consumo. A longo prazo, também pode influenciar na durabilidade do motor.
Abs,
Carlos Freire
Se manter o carro embalado e apenas acelerando pouco para manter a velocidade, pode ser mais econômico do que andar a 80km/h acelerando para que o consiga chegar nessa velocidade e fique apenas nela. É uma equação difícil de explicar.
Na prática, posso dizer assim: Em uma rodovia onde temos muitas subidas e descidas por conta da geografia local, e aqui em São Paulo tem muito morros nas estradas, se andar a 80km/h constantes, vai ter que acelerar mais para vencer essas subidas ao passo que a 120km/h, o carro já está embalado e subirá com facilidade essas subidas sem ter que pisar mais, poupando combustível.
Não é somente as causas mencionadas pelos colegas aqui que entram na equação. Tem mais fatos que apenas a física pode mostrar.
Na prática eu sinto bem essa diferença quando estou em viagem. Viajo muito, desde os anos 80, para Presidente Prudente e Birigui, (570km e 530km respectivamente da capital paulista), Uma viagem para cada cidade dessas são mais 1.000km entre ida e volta e for nas duas aumenta mais ainda, pois certamente irei a casas de parentes em Martinópolis, Lins e Araçatuba.
Já fiz vários teste desse tipo e com muitos carros diferentes, que tive e que tenho, carros da família... Posso afirmar que nessas condições andar muito devagar pode aumentar o consumo de combustível.
Em condições de apenas pistas retas é claro que andar a 80km será mais econômico do que a 120km, mas isso não aplica aqui em no estado de São Paulo por exemplo.
Outra coisa, quando faço viagem desse tipo, o carro está lotado com pelo menos 4 pessoas e porta malas "até a boca". Então são muitas variáveis que devem somar a conta e que não estão somando. Estão apenas colocando em velocidade constante e pista em boas condições.
Mais outra coisa, toda vez que fizemos carreata do Monza Clube para Jambeiro, Aparecida do Norte, Bragança e mesmo ao Rio de Janeiro, meu carro sempre foi um dos que menos consumiram combustível. Isso mostra que é a forma de condução que está influenciando, já que estamos todos juntos. Se não souber como conduzir, fazer da melhor maneira em condições adversas, como pista, subidas e descidas, redução por conta de carros ou caminhões mais lentos pode ser a diferença entre melhor ou pior consumo. A longo prazo, também pode influenciar na durabilidade do motor.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
Isso significa apenas uma coisa, estão pisando demais, ou estão com entrada falsa de ar no sistema, tanto no Hatch 83, como no SL/E 88 e no Club, todos só a pé de chumbo da minha mulher fazia bater o ponteiro do econômetro no fim, é questão de saber dosar e aprender a dosar.Philipi15 escreveu:Nen sei pra q q tem econômetro no monza, no meu, só de encostar o pé no acelerador o trem vai la em cima
O Econômetro e mais ainda o computador de bordo, bem usados são excelentes para ensinar a andar economicamente.
Isso além de andar com o motor em boas condições, bem regulado, pneus calibrados, filtro de ar limpo, etc...
- dutra s a
- Ano: 1994
- Combustível:: Etanol
tai , a equaçao que o freire disse, e que nosso cientista do sul que respeito muito tambem pode ajudar, nessa equaçao o fato do carro ser economico em alta velocidade e ser gastao em baixa em reta nao se aplica ao fato de cavalaria do carro ?
pois ja observei e muito a graduaçao do meu econometro ou vacuometro , tanto que ate o miles da fiat ainda
hoje tem o mesmo sistema, e entao percebi que no geral o que aparenta é
carros 1.0 ate 1.8 ou ate 1.9 sao economicos andando em reta estando em 80km/h e acima dessa cilindrada sera economico apenas a mais de 105km/h pois nao precisa pisar fundo (obs : todos 8 valvulas e 4 cilindros )
abs estamos ai
pois ja observei e muito a graduaçao do meu econometro ou vacuometro , tanto que ate o miles da fiat ainda
hoje tem o mesmo sistema, e entao percebi que no geral o que aparenta é
carros 1.0 ate 1.8 ou ate 1.9 sao economicos andando em reta estando em 80km/h e acima dessa cilindrada sera economico apenas a mais de 105km/h pois nao precisa pisar fundo (obs : todos 8 valvulas e 4 cilindros )
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR